Teologia

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

ENSINA A BÍBLIA O BATISMO PELOS MORTOS?



Ricardo André
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (os mórmons) advogam e praticam o batismo por procuração, ou como é comumente chamado batismo pelos mortos. Na prática, as pessoas vão ao seu templo Mórmon local e vestem-se apropriadamente para um batismo, adotando de forma representativa o nome da pessoa que morreu; assim, o mórmon é batizado na água no lugar da pessoa falecida, que cumpre desse modo às exigências necessárias para a sua salvação no mundo após a morte. E pode agora desfrutar de outros benefícios espirituais. No site oficial da organização, há a seguinte explicação para a prática do batismo pelos mortos: “Aprendemos no Novo Testamento que o batismo pelos mortos era feito no tempo do Apóstolo Paulo (ver I Coríntios 15:29). Essa ordenança foi restaurada com o estabelecimento da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O Profeta Joseph Smith ensinou a respeito da ordenança do batismo pelos mortos pela primeira vez durante o discurso feito em um funeral em agosto de 1840. Ele leu boa parte de I Coríntios 15, inclusive o versículo 29 e afirmou que o Senhor permitiria que os membros da Igreja realizassem batismos em favor de amigos e familiares falecidos. Ele lhes disse que “o plano de salvação foi projetado para salvar todos os que estivessem dispostos a obedecer às demandas da lei de Deus” (Journal History of the Church, 15 de agosto de 1840).
Nem todos os que viveram na Terra tiveram a oportunidade de ser batizados pela devida autoridade durante a vida aqui, por isso os batismos podem ser realizados por procuração, o que significa que uma pessoa viva pode ser batizada em favor de uma pessoa falecida. O batismo pelos mortos é realizado por membros da Igreja nos templos do mundo todo.” (http://mormon.org/por/perguntas-frequentes/batismo-pelos-mortos
A questão de capital importância é: A Bíblia realmente ensina a prática do batismo pelos mortos? Foi ensinada e praticada por Jesus e pelos primeiros apóstolos de Cristo?  
A doutrina é baseada numa interpretação equivocada do texto bíblico de I Coríntios 15:29. O texto reza: "Se não há ressurreição, que farão aqueles que se batizam pelos mortos? Se absolutamente os mortos não ressuscitam, por que se batizam por eles?"  (1Co 15.29, NVI). Na realidade, este texto tem intrigado os estudiosos da Bíblia, e através dos séculos os comentaristas sugeriram inúmeras soluções, na tentativa de explicar esta obscura afirmação do apóstolo Paulo. Os mórmons procuram dar importância ao que o apóstolo não tencionava dizer. Sendo assim, qual é a explicação de I Coríntios 15:29?
Antes de escrever esse artigo pesquisei no Índice na parte de trás do Livro de mórmon alguma citação que fizesse referência a tal prática, mas não encontrei uma sequer. Não obstante o Livro de mórmon ser considerado pelos adeptos da Igreja como contendo “a plenitude do evangelho eterno” (Doutrina e Convênios 27:5), embora dizem ser o batismo para os mortos um ensino central do evangelho de Jesus Cristo, é esclarecedor sabermos que o Livro de mórmon não contém nenhuma referência à prática, direta ou indiretamente deste ritual. As únicas referências dadas provém de quatro seções de “Doutrinas e Convênios” (124,127,128,1382). 
UM ÚNICO VERSO
O silêncio do Livro de mórmon quanto ao batismo pelos mortos é um fato importante, por isto um único verso na Bíblia—1 coríntios 15:29—constitui sua base exclusiva para os teólogos mórmons. E há uma regra de interpretação bíblica que estabelece que não se pode fundamentar uma doutrina em apenas um único texto. Não se pode tomar um texto isolado e firmar uma crença.
A primeira coisa que notamos neste verso é que o batismo para os mortos não é ensinado de fato, mas apenas mencionado. Dado a natureza escassa da evidência, é especialmente importante seguir princípios sãos de interpretação Bíblica buscando entender este verso. Dois princípios básicos pertinentes a esta tarefa são: (1) não leia um verso de forma isolada, mas cuidadosamente considere seu contexto, e (2) use passagens claras e explícitas da Bíblia para interpretar o que está obscuro ou menos claro não o contrário! 
Uma leitura superficial de I coríntios 15:29 isolada de seu contexto pode sugestionar um aparente apoio para o batismo para os mortos. Porém, um estudo cuidadoso do verso em seu contexto e na luz de outras passagens Bíblicas pertinentes, deixa claro que isto não é possível. 
Seguindo os princípios descritos acima, nós deveríamos fazer várias perguntas tais como: (1) Há qualquer coisa em I coríntios (num contexto mais amplo) que lança mais luz sobre a questão em 15:29? (2) o que o tema e essa linha de argumento tem a ver com o contexto imediato? (3) como o verso 29 se ajusta nesta linha de argumento? (4) Há alguma outra menção sobre o ensino do batismo, em outras epístolas de Paulo ou em outro lugar no Novo Testamento?
Será que o apóstolo aqui está dando aprovação à doutrina do batismo para os mortos? Jesus e os outros escritores do Novo Testamento apóiam esta doutrina? 
Perguntas como estas nos ajudarão a chegar a uma interpretação precisa do verso 29, e também vão evitar a tentação de ler no texto nossas próprias ideias preconcebidas. Então, vamos examinar rapidamente 1Co. 15 para conferirmos sobre o que Paulo estava falando quando mencionou o batismo dos mortos.
O CONTEXTO IMEDIATO
O melhor modo para entender qualquer texto na Bíblia é examinar os versos que o cercam. E quando nós lemos 1 coríntios 15:29 em seu contexto, fica nítido que é a ressurreição e não o batismo, o único tema dominante ao longo de todo o capítulo 15.
Nos versículos 1-19, Paulo está contando em detalhes o evento da ressurreição de Cristo. Começando no versículo 20 até o 23, Paulo fala sobre a ordem dos acontecimentos da ressurreição. Cristo foi  a primícias dos que dormem e os próximos serão aqueles que pertencerem a ele quando retornar. Os versículos 24 - 29 falam sobre o reinado de Cristo e a abolição da morte. E então aparece este versículo controverso: "Se não há ressurreição, que farão aqueles que se batizam pelos mortos? Se absolutamente os mortos não ressuscitam, por que se batizam por eles?" 
Quase ao norte de Corinto havia uma cidade chamada Eleusis. Este era o local onde os seguidores de uma religião pagã praticavam o batismo no mar a fim de garantir uma boa vida após a morte. Esta religião foi mencionada por Homer no hino a Deméter 478-79. Sabia-se que os coríntios eram fortemente influenciados por outros costumes. Afinal, eles estavam numa área economicamente próspera frequentada por muitas pessoas diferentes. É possível que os coríntios estivessem sendo influenciados pelas práticas religiosas encontradas em Eleusis, onde o batismo dos mortos era praticado.
Paulo estava citando o batismo dos mortos como exemplo de prática dos pagãos em  1Co 15.29 quando disse: "(...) Se, absolutamente, os mortos não ressuscitam, por que se batizam por causa deles?"  Paulo não disse nós.
É importante ressaltar isto porque a Igreja Cristã não estava praticando o batismo dos mortos, mas sim os pagãos.
O argumento de Paulo era simples. A ressurreição é uma realidade que acontecerá quando Jesus voltar. Até mesmo os pagãos acreditam na ressurreição, do contrário, por que iriam se batizar pelos mortos?
PAULO CHANCELOU TAL PRÁTICA? 
O fato de Paulo mencionar tal pratica não quer dizer que ele aprovou, ensinou ou praticou tal coisa. Isto é visto pela maneira impessoal que ele se refere a este pessoal. Se o rito fosse uma parte legítima do ensino do apóstolo, ele teria dito mais ou menos como “o que fará você. . .” ou “o que faremos nós. . .” que batizamos pelos mortos. 
CONCLUSÃO
Concluímos que o batismo pelos mortos é totalmente anti-bíblico, carece de fundamentos. Aceitar o batismo pelos mortos é admitir também a falsa ideia de uma segunda oportunidade de salvação após a morte. A Bíblia Sagrada é taxativa neste ponto: “A sepultura não te pode louvar, nem a morte glorificar-te; não esperam em tua fidelidade os que descem a cova (Is 38:18). E o apóstolo Paulo confirma: “Aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto o juízo (Hb 9:27). Nós não poderemos nos salvar por nossos próprios méritos ou de algum ritual. As Sagradas Escrituras são coerentes: A salvação do pecado só é possível mediante uma fé pessoal em Cristo (Jo 3:16; Rm 3:21-24; Ef. 2:8-10), e o arrependimento pessoal que se consegue com a confissão dos pecados pessoais, o que estabelece uma ligação também pessoal e intransferível com Deus (I Jo 1:9).

REFERÊNCIAS:
· Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias: Por que os Mórmons realizam Batismos pelos mortos? Disponível em: http://mormon.org/por/perguntas-frequentes/batismo-pelos-mortos Acesso em: 07 de jan. 2014. Mormons.org
· Consultoria Doutrinária: Batismo pelos Mortos, Santo André/SP: CPB, 1979. 1ª ed., p. 245 e 246.
· Livro de Mórmon
· Doutrinas e Convênios

Nenhum comentário:

Postar um comentário