Teologia

domingo, 2 de fevereiro de 2014

SERES EXTRATERRESTRES: O QUE DIZ A BÍBLIA SAGRADA?



Prof. Ricardo André

Existem extraterrestres (ETs), seres de outros planetas ou galáxias? Esta indagação tem sido feita por muitas pessoas ao longo dos anos. Diversos filmes produzidos por Hollywood alimentam a imaginação popular: ET, Arquivo X, Contatos Imediatos, Independence Day, são alguns exemplos. Já está provado que no nosso sistema solar somente o nosso planeta possui vida. Os cientistas enviaram sondas espaciais para todos os planetas do nosso sistema solar, exceto Plutão. Após observar esses planetas, foram excluímos todos, exceto Marte e possivelmente uma lua de Júpiter como sendo capazes de dar suporte à vida.

O que a Bíblia e o Espírito de Profecia têm a dizer sobre tudo isso? Existe evidência de vida extraterrestre em suas páginas? 

Como existe muito preconceito por parte das pessoas ditas científicas e racionais, a Bíblia é descartada como fonte de informações. E a própria ciência tem se mostrado limitada frente a muitas questões com as quais as pessoas se deparam frequentemente. Essa situação de impasse – limitação da ciência e rejeição das Escrituras – foi muito bem aproveitada pelo espiritualismo e pelo esoterismo. Os próprios Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs) têm sido interpretados como manifestações espirituais extraterrestres. Mas o que, afinal, a Bíblia tem a dizer sobre o assunto? Extraterrestres existem ou não?

Vida inteligente extraterrestre é sugerida no Antigo Testamento quando Deus pergunta a Jó: “Onde estavas tu, quando Eu lançava os fundamentos da Terra? (...) Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?” (Jó 38:4-7). Ao referir-se ao momento da criação do planeta Terra, Deus faz distinção entre as “estrelas da alva” (anjos) e os “filhos de Deus” (seres de outros mundos, que não podem ser confundidos com os seres humanos porque a Terra não havia sido criada ainda). Portanto, há base bíblica para acreditar que não estejamos sozinhos no Universo. 

É também mencionada várias vezes por Ellen White em seus comentários sobre “mundos não caídos”. Sabemos que há inúmeros corpos celestes no Universo, e cremos que alguns deles são habitados, embora não saibamos quantos.

“Satanás era grandemente amado pelos seres celestiais, era forte sua influência sobre eles. Alguma atitude deveria ser tomada para afastá-lo da simpatia dos seres celestiais. O governo de Deus incluía não somente os habitantes do Céu, mas de todos os mundos que Ele havia criado; e Satanás pensou que se ele pôde levar consigo os anjos do Céu à rebelião, poderia também levar os outros mundos”. RH, 9 de mar. de 1886.

“O governo de Deus incluiu não apenas os habitantes do Céu, mas de todos os mundos que Ele tinha criado; e Lúcifer concluiu que, se ele pudesse levar os anjos do Céu consigo em rebelião, poderia levar também todos os mundos”. (Ellen G, White,  Patriarca e Profetas, pág. 41. Ver Também GC, pág. 497).

O Senhor me proporcionou uma visão de outros mundos. Asas foram dadas a mim, e um anjo me acompanhou da cidade a um lugar magnífico e glorioso  (...) Os habitantes do lugar eram de todas as estaturas; nobres, majestosos e formosos( ...)  Então fui levada a um mundo que tinha sete luas. Vi ali o bom e velho Enoque, que tinha sido transladado ... Pedi ao meu anjo assistente que me deixasse ficar ali ( ...)
“Disse então o anjo: “Deves voltar e, se fores fiel, juntamente com os 144.000 terás o privilégio de visitar todos os mundos e ver a obra das mãos de Deus”. (Ellen G. White, Primeiros Escritos, págs. 39-40, 1882).

Até aqui, a maioria dos cristãos e mesmo os seguidores de outras religiões concordam, afinal, seria irrazoável pensar que Deus tenha criado a amplidão do Universo e colocado vida somente aqui neste planeta. Se existe vida fora da Terra, a questão fundamental é, então, se esses seres criados por Deus poderiam ou não se comunicar conosco – polêmica que tem desafiado o discernimento humano e gerado divisão de pensamento até mesmo dentro do cristianismo.

Segundo a Bíblia, anjos visitam a Terra regularmente e são ativos a favor dos humanos (ver Hebreus 1:14), mas não temos evidência direta de que seres de mundos não caídos jamais o tenham feito. Ao contrário, o oposto vai ocorrer, pois os remidos visitarão esses mundos depois da Segunda Vinda para testificar de seu Deus maravilhoso a quem servem, contando o que Ele fez por nós.

Com respeito a objetos voadores não identificados (OVNIs) e fenômenos semelhantes, não temos informação direta nem da Bíblia nem de Ellen White. Para arriscar uma opinião pessoal, eu sugeriria que diferentes espécies de fenômenos visuais podem cair nesta categoria geral. Em alguns casos, os indivíduos que os viram podem ter visto aviões militares de último tipo durante seus voos. Em outros casos, estes podem ser o resultado de condições atmosféricas que produzem efeitos fora do comum. Ainda outros casos podem ser ilusões ou aparições reais causadas por Satanás para preparar o mundo para seu papel no grande engano final: "Então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. Ora o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira" (2Ts 2:8, 9).

O texto bíblico mencionado revela o último ato do engano preparado por Satanás para este mundo. Ele aparecerá em muitos lugares parecendo ser o próprio Cristo, tentando imitar sua segunda Vinda. Diz-nos a Pena Inspirada:

"A ira de Satanás aumenta à medida em que o tempo se abrevia, e sua obra de engano e destruição atingirá o auge no tempo de angústia [...] Como ato culminante no grande drama do engano, o próprio Satanás personificará Cristo. A igreja tem há muito tempo professado considerar o advento do Salvador como a realização de suas esperanças. Assim, o grande enganador fará parecer que Cristo veio. Em várias partes da Terra, Satanás se manifestará entre os homens como um ser majestoso, com brilho deslumbrante, assemelhando-se à descrição do Filho de Deus dada por João no Apocalipse (1:13-15). A glória que o cerca não é excedida por coisa alguma que os olhos mortais já tenham contemplado. Ressoa nos ares a aclamação de triunfo: "Cristo veio! Cristo veio! O povo se prostra em adoração diante dele, enquanto este ergue as mãos e sobre eles pronuncia uma bênção, assim como Cristo abençoava Seus discípulos quando aqui na Terra esteve. Sua voz é meiga e branda, cheia de melodia. Em tom manso e compassivo apresenta algumas das mesmas verdades celestiais e cheias de graça que o Salvador proferia; cura as moléstias do povo, e então, em seu pretenso caráter de Cristo, alega ter mudado o sábado para o domingo, ordenando a todos que santifiquem o dia que ele abençoou". (O Grande Conflito, p. 623, 624).

Indubitavelmente, essas supostas aparições de ETs Quando não são invenções, superstições ou equívocos, muito provavelmente são manifestações dos anjos caídos com o único objetivo de manter a humanidade no engano e afastá-la do propósito eterno de Deus, até mesmo por sua íntima ligação com práticas de ocultismo e magia reprovadas em todo o Velho Testamento e no Novo também, bem como estratégia para preparar as pessoas do mundo para receber Satanás personificado de cristo. “Não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz” (2 Co 11.14).

Um comentário:

  1. OS OUTROS MUNDOS CRIADOS POR DEUS!!!! ESSE ASSUNTO CHEGA A ME EMOCIONAR. GOSTARIA DE CONHECE-LOS UM DIA. QUANTO ÀS APARIÇÕES ÀS VEZES PENSO QUE SÃO ENGÔDOS DO DEMÔNIO, MAS PENSO TAMBÉM, POR VEZES, NA POSSIBILIDADE DE SEREM REALMENTE DE OUTROS PLANETAS, POIS SE OUTROS PLANETAS EXISTEM, ALGUM DESSES PODE ESTÁ A NOS VISITAR. CONTUDO, ACREDITO QUE NÃO SERIAM PERMITIDAS ESSAS VISITAÇÕES AOS OUTROS MUNDOS NÃO CAÍDOS, EM RESPEITO AO PRINCIPIO DO LIVRE ARBÍTRIO QUE É UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO GOVERNO DE DEUS SOBRE O UNIVERSO. A INTERFERÊNCIA DESSES MUNDOS NA HISTÓRIA DA TERRA PODERIA REPRESENTAR UMA INFRINGÊNCIA A ESSE PRINCIPIO (LIVRE ARBÍTRIO). AGORA, UM OUTRO MUNDO CAÍDO (SE A TERRA CAIU EM TENTAÇÃO, POR QUE OUTRO NÃO CAIRIA?) POR DESOBEDIÊNCIA, PODE ESTAR A EMPREENDER VIAGENS A TERRA.

    ResponderExcluir