Teologia

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A VOLTA DE JESUS: O MAIOR ESPETÁCULO DO UNIVERSO



Prof. Ricardo André

Frequentemente contemplamos grandes espetáculos na televisão, como por exemplo, a abertura e encerramento das Olimpíadas, da Copa do Mundo, entre outros.  Ficamos encantados com esses eventos. Aliás, todos ficamos maravilhados com o alarde, com a música, com o colorido, com o número de participantes. Pensamos no tempo, custo e ensaio para fazer tudo isto. Recentemente, mais precisamente no ano 2013,  tivemos a Copa das Confederações no Brasil, em que nossa Seleção se tornou tetracampeão e, em junho deste ano a Copa do Mundo vai se realizar em nosso país. Ingentes esforços e recursos são investidos na preparação desse grande evento.

Mas, as Sagradas Escrituras apontam para um evento que será o maior acontecimento da História: a Volta de Jesus em glória e majestade. Muitos se admiram quando ouvem que Jesus voltará. Essa verdade, porém, está expressa no Pai nosso, a oração-modelo, quando oramos: “Pai nosso que estás no Céus, santificado seja o Teu nome. Venha o Teu reino”. E no Credo, onde falando de Jesus Cristo, diz: “está assentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, de onde VIRÁ a julgar os vivos e os mortos”. O nosso Senhor Jesus Cristo deu Sua palavra de honra ao prometer: “VIREI OUTRA VEZ” (João 14:1-3).

Diz-nos a escritora cristã  norte-americana,  Ellen G. White: “Cristo vem com poder e grande glória. Vem com Sua própria glória e com a glória do pai. Vem com todos os santos anjos”. Maranata, o Senhor logo Vem, p. 96 (Meditações Matinais, 1977).

Jesus voltará para buscar os que crerem nEle e O receberem como O seu Salvador. Seus seguidores aguardam ansiosamente pelo cumprimento dessa promessa. É “a bem-aventurada esperança” de todo cristão (Tito 2:13), pois marca o início de uma nova forma de vida. Significa o fim deste mundo em seu presente estado de coisas e o início de uma vida que nunca terá fim. A morte será tragada, destruída para sempre! Jesus porá fim as injustiças, a dor, o pecado e a morte (II Pedro 3:13; Apocalipse 21:1-5) e, estabelecerá um Reino eterno, sem corrupção (Daniel 2:44). Quebrar-se-á então o prolongado domínio do mal; “os reinos do mundo”, tornar-se-ão “de nosso Senhor e de Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre” (Ap 11:15).

Ele virá acompanhado por milhões de Seus anjos. “Ele enviará os Seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais reunirão a Seus escolhidos...” (Mateus 24:31). Os que morreram amparados pela graça de Deus, havendo aceitado a Jesus como seu Salvador e Mediador, ressuscitarão (I Tessalonicenses 4:13-16). A Sra. Ellen White afirma que “todos saem do túmulo com a mesma estatura que tinham quando ali entraram... Todos, porém, surgem com a louçania e vigor de eterna mocidade”. – Maranata, o Senhor Vem, p. 297 (Meditações Matinais, 1977). Que momento maravilhoso! Quero ver familiares e amigos que hoje descansam na tumba. Eles formarão um mesmo grupo com os fiéis crentes em Jesus que estarão vivos. Todos ascenderão nas nuvens para estar sempre com o Senhor (I Tessalonicenses 4:17). Que alegria será para os filhos de Deus estar com Jesus, viver com Jesus, passear com Jesus e comunicar-se com Jesus.
Durante a Segunda Guerra Mundial a Península de Bataan tornou-se o centro de intensa batalha entre os Estados Unidos e tropas filipinas contra as forças japonesas muito maiores.

No auge da batalha, no dia 11 de março de 1942, o general Douglas MacArthur recebeu ordens do presidente dos Estados Unidos para que abandonasse as Filipinas. Ele devia seguir para a Austrália a fim e assumir o comando de todas as tropas aliadas no sudoeste do Pacífico. Assim ele viajou imediatamente a bordo de um navio torpedeiro.

Essa foi uma noite negra para os soldados deixados para trás. Eles temiam render-se sem o seu líder. Entretanto, ele deixou com eles uma promessa que os alegrou: "Eu voltarei!" Poucas semanas mais tarde as tropas filipinas e estadunidenses se renderam. Cerca de 75.000 americanos e filipinos foram levados para campos de prisioneiros de guerra. Ao longo dos amargos dias que se seguiram os prisioneiros se confortavam mutuamente com a lembrança da promessa de MacArthur. Dois anos e meio depois o general retornou, recapturou a península libertou os prisioneiros.

Um outro dia e um outro grupo de homens descoroçoados estavam em torno do seu General prestes a partir. Antes de ir Ele prometeu: "Virei outra vez." Assim como o general MacArthur cumpriu sua palavra, Jesus voltará como prometeu, a fim de libertar os prisioneiros da Terra.
Eu não quero perder aquele grande dia da vinda do Senhor. Quero estar com os meus olhos bem abertos para contemplar a glória e majestade do Filho de Deus, voltando à Terra. E você?
Não quer você também, caro (a) leitor (a), estar entre aqueles que entrarão no Céu quando Jesus voltar?

Preparemo-nos como se fosse hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário