“FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO”?
Prof.
Ricardo André
Alegando não se tratar
meramente de religião, mas ser três coisas—religião, filosofia e ciência— o
espiritismo prega a caridade como básica para o aprimoramento do indivíduo em
preparação para uma vida superior no além. Allan Kardec, chamado de (“codificador do
Espiritismo”), afirmou: “Meus filhos, na máxima: Fora da caridade
não há salvação, estão contidos os destinos do homem sobre a Terra e no céu.
Sobre a Terra, porque, à sombra desse estandarte, eles viverão em paz; e no
céu, porque aqueles que a tiverem praticado encontrarão graça diante do Senhor.
Esta divisa é a flama celeste, coluna luminosa que guia os homens pelo deserto
da vida, para conduzi-los à Terra da Promissão”. (O Evangelho Segundo o
Espiritismo, Araras,SP: IDE, ed. 349ª, 2008, p. 153.) Será esse o método de
Deus para salvar a raça caída? O que diz as Sagradas Escrituras a esse
respeito?
O
método de salvação apontado por Deus
A ideia de praticar
obras (caridade) para ganhar a aceitação de Deus e merecer uma vida superior
choca-se claramente com o fundamento da mensagem bíblica e cristã.
Contrariamente a essa doutrina própria de religiões não-cristãs, as Escrituras
ensinam que a salvação do pecador deriva, não de seus próprios atos meritórios,
mas da morte de Jesus, que foi perfeito e obedeceu plenamente a toda a lei
divina, tomando o lugar dos seres humanos falíveis. Diz-nos a Bíblia Sagrada: “Porque
pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não
vem das obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2:8-10). Nossas obras, por melhores,
maiores e mais duradouras que sejam, não nos podem salvar. Na salvação, a
gabolice não tem lugar. Todas as nossas
obras estão maculadas pelo pecado, e somente graças à intercessão dAquele que
foi feito pecado por nós (Romanos 5:6-12)
é que lograremos o perdão e aceitação do Pai, não para continuar tendo
existências experimentais e refinadoras sobre esta Terra de sofrimento e dor,
mas para viver eternamente na companhia de Deus e de Seus anjos. (João 14:1-3,
Apoc. 22:3-5).
“Algumas pessoas chegam
logo à conclusão de que se as obras não nos salvam, então elas não devem ser
importantes. (...) Mas há uma palavra-chave, que impede esse tipo de mal
entendido. Falando sobre a relação de nossas boas obras ou más obras quanto a
salvação ou perdição, não se esqueça da palavra causar. Não estamos
falando sobre a importância das obras. Não estamos falando sobre o propósito
das boas obras. Estamos falando
sobre o método de salvação. E quando se fala em salvação, as boas obras não são
a sua causa. Elas são o resultado.
As
obras não são a causa da nossa salvação
“O que, então, causa
nossa salvação? Romanos 3:29
afirma-o com clareza. ‘Ninguém será justificado diante dele por
obras da lei”. Jesus é aquele que nos salva, e somos salvos por aceita-Lo.
‘Abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens pelo qual
importa que sejamos salvos”. Atos 4:12. Nossa atenção não deve concentrar-se
sobre nossas ações, sejam elas boas ou más. Ao buscar salvação, devemos
focalizar a Jesus e, ao contemplá-Lo, somos transformados à Sua imagem. Toda
vez que olharmos a nós próprios, fracassaremos. Ou veremos nossa pecaminosidade
e nos tornaremos desanimados, ou veremos nosso bom comportamento e ficaremos
orgulhos. É um beco sem saída, seja qual for a direção que tomarmos. Somente
olhando a Jesus estaremos seguros”. (Morris L. Venden, 95 Teses sobre
Justificação pela Fé, CPB: 2000, 4ª ed.. pp. 29 e 30.
O apóstolo Paulo
destaca muito claramente em Efésios 2:8 e 9 que não somos salvos pelas obras,
mas somente pela fé em Cristo. Então imediatamente, no verso 10, ele diz que
fomos não apenas “criados em Cristo Jesus para boas obras” mas que Deus “de
antemão preparou” essas boas obras. Existe contradição entre esse dois
pensamentos paulinos? Não! Absolutamente! Vejamos o que o apóstolo está dizendo
nestes três versos.
Os cristãos devem se
guardar de duas falácias. Primeira, a ideia de que precisamos acrescentar algo
de nós mesmos à graça de Deus. Segunda, a de que a liberdade em Cristo nos
livra da obediência às Suas reivindicações. Sim, somos feitura Sua. Somos novas
criaturas por Sua graça mediante a fé. Mas somos novas criaturas em Cristo “para
boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (v.
10). Isto significa que nossas obras são uma condição prévia para a salvação? Longe
disso! Mas é o resultado de uma vida salva. Na realidade, o apóstolo está
dizendo: “Sim, você é salvo pela fé. Você é salvo pela livre graça de Deus. Mas
você é salvo par viver uma vida de obediência, de amor ao próximo, imitando
nosso grande modelo – Cristo Jesus, que fez o BEM, viveu a caridade, obedeceu
até o ponto da humilhação e da morte (Filip. 2:5-12).
Conclusão
Não somos salvos pelas
nossas boas obras, mas são resultados da nossa salvação em Cristo Jesus. Nossa
salvação baseia-se em nossa contínua aceitação de Jesus e Seu sacrifício por
nós na cruz do calvário (Romanos 5:6-12), mediante um relacionamento diário com
Ele, que nos levará a praticar as boas obras, como a caridade para com os
pobres. Ate por que nossa salvação não
pode ser genuína sem boas obras. Tentar merecer a salvação é uma rejeição do
“dom inefável” de Deus, e um repúdio ao que Cristo realizou por nós.
Amigo leitor esta é a
verdade bíblica. Estudemo-la, pois, e sigamos os seus ensinos.
Noto que o irmão precisa aprender a estudar a Bíblia não com os olhos da carne, mas com o Olho Interior, que é a luz do corpo. Pois como afrontar palavras tão claras como estas:Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.
ResponderExcluirMateus Cap 16 v v27.
ou estas: Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada.
1Coríntios 13:2
O irmão diz "como a caridade para com os pobres". Por acaso não devemos ser caridosos com os ricos?
ExcluirO que o irmão entende por CARIDADE?
O que Jesus foi fazer,então, na casa do publicano Zaqueu?
Os espíritas não reconhecem os efeitos redentivos da morte de Jesus, afirmam que nem mesmo Deus seria capaz de salvar alguém, cada um, portanto, deve resgartar-se a si mesmo. É a doutrina da auto-salvação, ensinada na doutrina da reencarnação. São ensinos diametralmente opostos aos ensinos da Bíblia, visto que ninguém pode salvar-se a si mesmo, pois "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3.23).
ResponderExcluirA ideia de o homem ser salvo de graça, pela fé em Jesus Cristo, é uma afronta ao reino da trevas. Isso incomoda Satanás, pois ele não quer que Jesus receba a glória de ser o Redentor, o Salvador da humanidade. O sacrifício de Jesus não é meramente a morte substitutiva de um homem perfeito em favor dos homens pecamino¬sos, mas um sacrifício de valor infinito do Deus-homem, que salva os que nele crê. Veja Romanos 3.24-26. Satanás inspira e incentiva os incrédulos a buscarem a salvação com seus próprios recursos, rejei¬tando a salvação que Deus preparou para a humanidade. A maior arma que o Inimigo usa contra essa doutrina é a própria religião.
Olhem para a criação? teria o criador criado algo inutíl? estude a criação e tente dar o valor ou mensurar o tamanho do criador e voce chegará à 0,000.000.0000.00000.0000001.... do que é o nosso Deus... Crer que Jesus foi levado pelo diabo para ser tentado é como muitas outras uma reflexão, como podem que eu Ser de tanta luz de deixaria levar por outro menos infinitamente inferior.... ocorre que as escrituras foram escritas em um tempo onde era necessário falar daquela forma, foram leis "Mozaicas" Em "II Reis 2:23", enquanto subia para Batel, Eliseu ouviu crianças zombando sua careca. Ele então virou-se e as amaldiçoou em nome de Javé. "Então duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois garotos."
ResponderExcluirPara obter a salvação e bem claro, devemos ser imitadores de Jesus, temos q ler a Bíblia e praticar assim seremos salvos.
ResponderExcluirA graça, é o dom, aliás o único dom, a vida imperecível, logicamente a do espírito, tudo que Jesus falava, não era para a personalidade passageira, mas para o espírito imortal, que previve e sobrevive a tudo, a cada um conforme suas obras, disse Jesus, indicando o trabalho como lei fundamental da vida, o que já havia se referido, meu pai trabalha até hoje e eu também, fora da caridade não há salvação, mas essa é a caridade como entendia Jesus: benevolência para com todos, tolerância com as falhas alheias, e perdão das ofensas!
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