Teologia

quinta-feira, 8 de maio de 2014

ESTOU CRUCIFICADO COM CRISTO



Ricardo André

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. (Gálatas 2:20).

Gálatas 2:20 é uma das passagens mais inspiradoras do Novo Testamento. Assim como João 3:16, ela expressa clara e belamente a parte essencial do evangelho.

Quando o apóstolo Paulo disse: “Estou crucificado com Cristo” o que ele realmente queria dizer? O que significa está crucificado com Cristo?  Paulo estava se referindo a sua conversão, a mudança radical em sua vida operada pelo Espírito Santo. Desde que ele teve um encontro especial com Jesus no caminho de Damasco (At 9) morreu para a lei (livre da condenação da lei) (v.19) quando foi justificado por Cristo pela fé, quando experimentou o novo nascimento de que falou Jesus na entrevista com Nicodemos (Jo 3:1-8). Podemos compreender melhor essa expressão paulina quando comparamos com uma outra passagem do mesmo apóstolo em Romanos 6:1-6. Neste texto, ele deixa claro que o que foi crucificado com Cristo foi o “velho homem”, ou seja, sua velha vida de pecar de modo habitual.

Similarmente, quando aceitamos a Cristo como Salvador e Senhor da nossa vida, o “velho homem” do pecado é “crucificado com Ele” (Rm 6:6). A velha vida de pecado habitual é destruída e nossa humanidade decaída é colocada sob o domínio do Espírito Santo. (Ver Ef 4:22-24; Rm 8:5-11).

Falando da obra do Espírito Santo no coração humano, a Sa. Ellen White afirmou que “como o vento, que é invisível, mas cujos efeitos se podem claramente ver e sentir, assim é o Espírito de Deus em Sua obra no coração humano. Essa virtude regeneradora que nenhum olho humano pode ver, gera na alma uma vida nova. Cria um novo ser, à imagem de Deus”. (Caminho a Cristo, p. 57).

É Cristo habitando em nós por meio do Espírito Santo quem ocasiona a morte de nossa velha vida pecaminosa e, pelo dom do seu Espírito, nos conduz a “novidade de vida” nEle (Rm 6:4). Experimentamos um modo de vida inteiramente novo, isto é, totalmente diferente do que era no passado. A ira que parecia apossar-se de nós será dominada pelo Espírito Santo. A lascívia ou concupiscência, que parecia impossível de ser tirada da mente, será subjugada. Aliás, será subjugada todas as nossas vontades. Louvado seja Deus, porque assim como Jesus ressuscitou dentre os mortos, nós também podemos ressuscitar para uma nova vida!

Diz a irmã Ellen G. White:

“Quando a graça divina toma posse do coração, vê-se que devem ser crucificadas as herdadas e cultivadas tendências para o mal” (Mensagens aos Jovens, p. 68).

Quando essa experiência maravilhosa ocorre em nossa vida somos livres da condenação da lei. Então os justos princípios da lei se cumprem e nossa vida. Portanto, estar crucificado com Cristo é tê-lo na vida, de modo que agora “já não sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim”.

 Todos nós sabemos que os cristãos nasceram de novo às vezes perdem sua união com Cristo e tornam a pecar. Foi por isso que Paulo enfatizou que deve haver nova entrega a Cristo cada dia. “Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia” (2 Co 4:16; 1 Co 9:27). A justificação envolve a contínua relação com Jesus pela qual o Seu poder para nos guarda de cair (Ju 24) é manifestado constantemente em nossa vida.

Ao longo dos meus 40 anos de idade fiz inúmeras decisões, algumas das quais me arrependi. Mas houve uma especial que marcou profundamente minha vida, que foi a decisão de seguir a Jesus ainda na minha tenra idade. Foi a mais certa que eu já fiz. Aceitei a Ele quando tinha apenas 10 anos de idade. Desde esse dia a minha vida se transformou e o seu amor a mim se revelou. ... Tornei-me adventista aos 11 anos e aos 12 anos me batizei na Igreja Adventista do Sétimo Dia da cidade Cabo de Santo Agostinho/PE. Para mim deixar a velha vida e seguir uma nova com Cristo foi a melhor decisão que pude tomar em minha vida. Desde então, não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim, e meu prazer é adorá-Lo em Espírito e em verdade!!

Querido amigo leitor, Jesus vive em mim e quer viver em ti e revelar as maravilhas do Seu Espírito Santo. Tem você algum pecado que não consegue vencer? Abra o coração e consinta que o Senhor Jesus, através do Seu Espírito, viva no seu íntimo, te dê nova vida e melhor compreensão de Sua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário