Teologia

segunda-feira, 12 de maio de 2014

A DOUTRINA DA “SEGUNDA OPORTUNIDADE” TEM APOIO BÍBLICO?

Ricardo André

Diversas agremiações religiosas creem e ensinam a doutrina da “Segunda Oportunidade”. Tal doutrina consiste na crença de que as pessoas terão uma segunda chance de salvação após a morte ou após a volta de Cristo. O que divergem entre elas é o período em que ocorrerá tal oportunidade.

Recentemente recebi em meu lar a Revista “A Sentinela”, periódico da Sociedade Torre de Vigia, editora das Testemunhas de Jeová. Nela, está explicita a crença das Testemunhas de Jeová na referida doutrina, ao afirmar:

“De fato, a Bíblia promete ‘uma ressurreição tanto de justos como de injustos’ (Atos 24:15). “Os injustos” são os que não obedeceram as normas de Deus porque não conheciam a vontade dele. Jesus ressuscitará aquele criminoso, bem como milhões, talvez bilhões, de outros injustos que morreram em ignorância. Daí, no Paraíso terrestre, eles aprenderão os requisitos de deus e terão a oportunidade de provar que o amam por obedecer seus mandamentos. (...) Eles serão julgados com base em suas ações depois da ressureição, não no que fizeram em ignorância antes de morrer. Como isso os beneficiará? Depois de sua ressurreição, os injustos terão a oportunidade de aprender as leis de Deus, que serão reveladas quando rolos simbólicos forem abertos. Daí, serão julgados ‘segundo as suas ações, ou seja, se obedeceram às leis de Deus ou não. (Revelação [Apocalipse] 20:12, 13)”  (A Sentinela, 01/06/14, pp. 10 e 11).

Está claro que as Testemunhas de Jeová creem que a “Segunda oportunidade” para “os injustos” ocorrerá num período de mil anos, a começar com uma ressurreição geral de “todos os que foram dignos de ressuscitar para o juízo”. Esse juízo não seria para condenação, mas uma nova oportunidade de se aceitar a salvação.

Os evangélicos dispensacionalistas defensores do Arrebatamento Secreto ensinam que após esse evento, haverá um período de sete anos no qual os que não foram arrebatados terão nova oportunidade de aceitar a Cristo. Outros ainda pregam que após Cristo estabelecer Seu trono na velha Jerusalém, “todas as nações da Terra se converterão, pois estarão fora do alcance de Satanás”. (APOLINÁRIO, Pedro. As Testemunhas de Jeová e sua Interpretação da Bíblia, 4’ ed., São Paulo. IAE, 1986, pág. 248).


A doutrina da “Segunda Oportunidade” é também um aspecto da crença católica, revelado no dogma do purgatório. Um lugar, segundo o Catecismo, aqueles que “não estão completamente purificado (...), passam, após a morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade para entrar na alegria do Céu. A Igreja denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta do castigo dos condenados” (Catecismo da Igreja Católica, Edições Loyola, São Paulo, 2000, p. 290).  Portanto para os católicos, nesse lugar, os bons, que por algum motivo não foram logo ao Paraíso após a morte, terão sua segunda oportunidade de salvação.

Há também a doutrina espírita da reencarnação, doutrina que advoga sucessivas mortes e reencarnações, sendo cada uma delas oportunidade para se corrigir o que não foi corrigido nas outras vidas ou oportunidades anteriores.

Mas, o que diz as Sagradas Escrituras sobre isto?

Elas são muito claras ao revelar que há apenas uma oportunidade para a salvação, isto é, nesta vida.  As seguintes passagens bíblicas são suficientes para provarem a inconsistência dessa doutrina: II Cor. 6:1, 2; Heb. 2:3; 3:7, 8; 6:4-6.  Estes textos nos ensinam quando é o tempo da oportunidade. “(...) hoje se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações...” (Heb. 3:7 e 8). “(...) Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação: eis agora o tempo sobremodo oportuno, eis agora o dia da salvação” (II Cor. 6:2). (Grifos acrescentados.) Portanto, o “tempo da oportunidade” é identificado com “hoje’’ e ‘‘agora, e não numa segunda chance após a morte, volta de Jesus, arrebatamento secreto, purgatório ou reencarnação. De acordo com a Bíblia, com a morte encerra-se o tempo de oportunidade para o incrédulo, pois “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, e depois disto o juízo [krí­sis]” (Heb. 9:27). O termo grego krí­sis traz em si as idéias de condenação, juízo, sentença, acusação, justiça (TAYLOR, WiIliam Carcy, Dicionário do Novo Testamento Grego. 5’ cd., Rio de Janeiro, JUERP, 1978, pág. 123); e não de um tempo de prova (doquimê) para se conceder uma outra oportunidade para a salvação. Paulo, com esse texto (Heb. 9:27), põe por terra a doutrina da reencarnação, pois antes do juízo os homens deverão morrer apenas uma vez, e faz o mesmo com a doutrina do purgatório, pois após a morte, a próxima coisa a ocorrer é o juízo, “vindo depois disto [da morte] o juízo” (Heb. 9:27), e não um estágio para purgar algum pecado entre a morte e a entrada na “alegria do Céu”.

A quem Interessa a Doutrina da “Segunda Oportunidade”?

A doutrina da “Segunda Oportunidade” é diabólica, porque leva o ser humano a procrastinar, a protelar sua decisão de aceitar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida.  O raciocínio humano seria este: posso continuar em minha vida de pecado nesta terra, porque depois Deus vai conferir-me outra oportunidade para a salvação.  Tal crença interessa tão-somente a Satanás, pois o mesmo deseja levar as pessoas a acreditar que não é necessário levar muito a sério as coisas eternas agora, pois haveria uma nova chance no futuro.

Querido amigo leitor, Deus nos ajude a aproveitar o “tempo da oportunidade” que é hoje, e “o dia da sal­vação” que é agora. E se hoje ouvir­mos a Sua voz, não endureçamos os nossos corações (Heb. 3:15).

Precisamos preparar-nos agora, para encontrarmos com alegria Jesus quando Ele voltar em glória e Majestade (Amós 4:12; Mt 24:28-30; Ap 1:7) Quando Jesus vier com Seus anjos, nosso destino já estará decidido.







Nenhum comentário:

Postar um comentário