Teologia

terça-feira, 6 de maio de 2014

A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA É UMA SEITA?




Ricardo André

Muitos evangélicos acusam a IASD de ser uma seita herética. Diversos libelos já foram produzidos e inúmeros artigos foram escritos e publicados em sites da internet na inglória tentativa de provar que a Igreja Adventista é uma seita.
O termo “seita” é geralmente um rótulo apologético e pejorativo, usado por líderes religiosos como um mecanismo de autodefesa, destinado a inibir as pessoas de se relacionarem com pretensos hereges.

Por que alguns evangélicos consideram a Igreja Adventista do Sétimo Dia uma seita não cristã?

Em relação aos adventistas, diferentes justificativas têm sido sugeridas para considerá-los como sectários:

1) A alegação de que os adventistas advogam algumas doutrinas distintivas (como a observância do sábado, a inconsciência dos mortos, a destruição final dos ímpios, o juízo investigativo pré-advento) não compartilhadas pela maioria dos cristãos.

2) Outra justificativa para considerar os adventistas como sectários, usada especialmente pelos evangélicos calvinistas, é o fato de os adventistas aceitarem uma manifestação moderna do dom profético na vida e obra de Ellen G. White. Os evangélicos calvinistas acreditam que o dom profético se extinguiu com a morte do apóstolo João, o último dos apóstolos.

O Que é Uma Seita?

a) A origem etimológica da palavra seita
No grego, o termo é "Hairesis" que significa heresia, que, por causa da semântica, foi traduzido na Vulgata por seita. No seu sentido original significa escola ou modo de pensar e de viver que é  seguido por pessoas, facção, partido, escolha, preferência, etc.

b) Significado da expressão seita nos dicionários (inclusive dicionários bíblicos)

“Doutrina ou sistema que diverge da opinião geral; Comunidade fechada, de cunho radical; Facção, partido”. – Dicionário Aurério

1. Doutrina ou sistema que se afasta da crença ou opinião geral;
2.O conjunto das pessoas que seguem essa doutrina ou sistema;
3. Grupo de dissidentes de uma religião ou de uma comunhão principal;
4. Grupo de indivíduos partidários de uma mesma causa; partido, bando, facção;
5. Teoria de um mestre com inúmeros seguidores;
6. Sociedade cujos membros se agregam voluntariamente e que se mantém à parte do mundo. – Dicionário Houaiss

“Grupo religioso que se separa de um corpo maior (AT 5.17; 28.22)”. – Dicionário da Bíblia de Almeida, 2ª edição, p.144.

As principais características de uma seita são a divergência ideológica e o isolamento. Algumas passagens bíblicas também se referem à seitas com sentido pejorativo: "Levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (isto é, a seita dos saduceus), encheram-se de inveja," (Atos 5:17).

"Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés." (Atos 15:5)

"No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que pensas; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda parte é impugnada." (Atos 28:22).

Concluímos que seita, no que diz respeito à igreja refere-se à uma comunidade religiosa fechada, que não usa princípios bíblicos e  estabelece suas próprias doutrinas heréticas, ou seja, contrárias às Sagradas Escrituras.

A IASD é Uma Seita?

No que diz respeito a ser uma comunidade "fechada", a IASD não pode ser considerada uma seita, uma que ela é uma igreja aberta à todas as pessoas, de todas as religiões, e têm seus princípios doutrinários transparentes, abertos à quaisquer esclarecimentos e fundamentados unicamente na Bíblia. Neste ponto, pode-se dizer que a IASD se iguala à maioria das igrejas evangélicas que conhecemos hoje.

Por trás da alegação de que a IASD é uma seita está a teoria de que uma doutrina, para ser verdadeira, deve ser aceita pelo consenso da maioria dos cristãos, especialmente dos evangélicos. Embora devamos respeitar a opinião de outros, pois “na multidão de conselheiros há segurança” (Pv 11:14; ver 15:22), nem sempre a maioria está correta.

Mais importante do que um mero consenso doutrinário é certificarmo-nos de que as doutrinas que advogamos são realmente bíblicas. Toda vez que o consenso da maioria se opõe ao claro ensinamento bíblico, o cristão deve assumir a postura apostólica de que “antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (At 5:29).

Quanto aos princípios doutrinários, sabemos que cada igreja têm definidos os seus próprios princípios e doutrinas (e todas dizem ser eles fundamentados na bíblia).
Analisando sob esta ótica, a IASD também não difere das outras igrejas, pois têm um corpo doutrinário estabelecido e fundamentado na Bíblia. Por mais que as outras igrejas tenham algo em comum (como por exemplo a guarda do domingo e crença na imortalidade da alma), todas têm seus fundamentos doutrinários específicos, que caracterizam sua denominação religiosa.

No entanto, somos acusados de hereges porque seguimos todos os mandamentos de Deus (ao contrário da maioria das denominações religiosas).

Muitas igrejas promovem estudos bíblicos com o fim específico de acusar outras igrejas, entre elas a IASD. Muitas pessoas são levadas a crer em tudo que lhe é exposto, por serem impedidas, pela própria igreja que profere o estudo bíblico, de fazerem estudos bíblicos com os adventistas e de "conferirem" se todos os comentários e "evidências históricas" apresentados acerca da IASD são verídicos ou não.

É muito fácil acusar qualquer igreja de ser uma seita herética sem ter em mãos as devidas provas. Deste modo, qualquer escritor ou pastor cristão erudito e com boa capacidade de persuasão e eloquência pode facilmente levar pessoas (principalmente novos convertidos e pessoas de pouca cultura) a crerem em mentiras criadas com o fim de defender suas próprias doutrinas.

Muitos deles distorcem ou "forçam" a Palavra de Deus a se ajustarem à suas doutrinas heréticas apresentando versículos isolados à novos convertidos. A maioria destes princípios fazem com que a Bíblia entre em contradição, pois em um versículo a Bíblia diz uma coisa e em outro ela diz outra; e nós sabemos que a Palavra de Deus é perfeita e não entra em contradição.

A própria Bíblia nos adverte que nos últimos dias haveriam falsas doutrinas e falsos profetas que enganariam a muitos utilizando até mesmo a própria Bíblia para tal. O próprio satanás utilizou do recurso de basear-se em versículos bíblicos isolando-os de seu contexto para tentar enganar a Jesus, e Este, com seu profundo conhecimento nas escrituras, conseguiu combater o inimigo.

Com relação a crença no dom profético manifestado no ministério e obra de Ellen G. White, os adventistas creem que o dom profético foi concedido pelo Espírito Santo à igreja cristã, e não apenas aos apóstolos (ver Rm 12:6; 1Co 12:10, 28; Ef 4:11-14).
O próprio apóstolo João orientou os cristãos a testarem os pretensos profetas, e não simplesmente rejeitá-los como se todos os demais fossem falsos (ver 1Jo 4:1). Assim, os adventistas aceitam Ellen White como uma profetisa verdadeira, embora não canônica. Ela resistiu a todas as provas bíblicas de um profeta verdadeiro (Isa 8:20; Mt 7:15-20; 1 Jo 4:1-3).

A simples alegação de que determinado grupo de professos cristãos deva ser considerado como sectário não significa muito, pois até mesmo os primeiros cristãos foram considerados pelos judeus como uma “seita” (At 24:14; 28:22). A questão básica não é tanto saber o que os apologetas modernos dizem, de forma preconceituosa, a respeito das “seitas”, mas o que diz a própria Bíblia sobre os ensinos desses grupos religiosos (ver Mt 7:21-23). Em relação aos adventistas, o melhor seria consultar a sua mais importante e representativa exposição doutrinária, encontrada nas obras Nisto Cremos: 28 Ensinos Bíblicos dos Adventistas do Sétimo Dia (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1989), Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia (Tatuí, SP: CPB, 2011) e analisar criticamente os seus ensinos à luz da Bíblia.

À semelhança dos bereanos, devemos sempre examinar as Escrituras “para ver se as coisas” são realmente como as pessoas alegam ser (At 17:11).

A IASD é Uma Autêntica Igreja Cristã

Destacados eruditos evangélicos têm reconhecido a Igreja Adventista do Sétimo Dia como uma denominação genuinamente cristã. Podem ser mencionados, por exemplo, o presbiteriano Donald G. Barnhouse  e o anglicano Geoffrey J. Paxton.

Também o “Relatório das Conversações Bilaterais entre a Federação Mundial Luterana e a Igreja Adventista do Sétimo Dia”, ocorridas entre 1994 e 1998, sugere que os luteranos “não tratem a Igreja Adventista do Sétimo Dia como uma seita, mas como uma igreja livre e uma comunhão mundial cristã”.

Em décadas passadas, Walter Martin, fundador do Christian Research Institute (Instituto Cristão de Pesquisa), teólogo batista que se especializou em Religiões Comparadas, submeteu aos adventistas um longo questionário buscando compreender devidamente os ensinos da IASD após um dedicado esforço de estudo realista de centenas de horas, cobrindo quase dois anos.

Dirigiu-se com frequência à Associação Geral dos adventistas (sede mundial), trocando ideias com líderes e teólogos adventistas, examinando milhares de páginas de literatura da Igreja e de opositores, enfim, realizando um trabalho realmente digno de um verdadeiro erudito.

Agiu ele dentro de critérios éticos e numa metodologia científica, em lugar de lançar-se a esse triste empreendimento de ataques ferinos, inspirados num preconceito doentio, firmados em citações desonestamente torcidas de declarações e publicações da IASD, como fazem certos grupos supostamente combatentes de "seitas". Ao final desse empreendimento, com o que contou com a participação de outros dentre seus associados, inclusive o redator da revista Eternity, Martin concluiu que os adventistas, embora tenham doutrinas que considera "heterodoxas", não devem ser considerados uma seita, mas uma genuína igreja cristã. 

Publicou recentemente um livro de grande repercussão nos meios evangélicos, intitulado “The Truth About Seventh – Day Adventism” (“A Verdade a Respeito do Adventismo do Sétimo Dia”), em que se penitencia de muitos exageros e incorreções em que incidira em relação a nós. Embora discordando de pontos doutrinários que sustentamos, escoimou-se das invencionices e acusações gratuitas, chegando á seguinte conclusão: “os adventistas são cristãos genuínos, crentes em Cristo, salvos pela fé.” – Ibidem, pág. 10. Aliás, ele até chama de "analista de palha" certo crítico de uma de nossas doutrinas que o faz distorcendo inteiramente o sentido do ensino.

Enfim, ele soube discordar sem distorcer, uma virtude de que estão longe, mas muito longe, os que modernamente pretendem realizar a mesma obra dele. Tanto que até hoje, o website da instituição que ele fundou, a Christian Research Institute (Instituto Cristão de Pesquisa) não traz os adventistas alistados entre os sectários que combatem. Então, o fato de alguns que não  realizaram nem um décimo da obra de Martin, chamar-nos de heréticos ("analistas de palha", pelo rótulo que o próprio Martin atribuiu) não nos impressiona e nem nos abala nem um pouco. É fruto do puro preconceito irracional sem qualquer base em fatos reais, devidamente pesquisados. Significa um zero à esquerda para nós.

A Revista Eternity designou um redator membro da Igreja Batista para realizar uma pesquisa imparcial e profunda na mensagem dos Adventistas do Sétimo Dia. Eis o resultado de seu pronunciamento insuspeito exposto no número de outubro de 1956, pág. 38 da citada revista:

“Este redator leu todas as publicações antiadventistas publicadas nos últimos 57 anos arroladas no catálogo da Biblioteca do Congresso e da Biblioteca Pública de Nova York. Menos de 20 por cento daquelas obras são atuais ou contêm a exata posição dos Adventistas do Sétimo Dia como é pregada e publicada nos dias atuais. Minha pesquisa resultou em descobrir o fato de que não somente muitas citações inverídicas relativas às primeiras publicações adventistas foram expurgadas das atuais publicações, mas que muito dos críticos do adventismo do sétimo dia faziam uso constante e condenado pela ética, do processo chamado “elipse” – mutilação de parte da frase, e ás vezes de parágrafos inteiros entre dois períodos – a fim de forjarem a acusação de que os adventistas sustentam idéias que, em verdade, rejeitam com veemência.
“Este redator de modo algum é adventista do sétimo dia e tampouco – como batista que é – poderia sustentar as doutrinas distintivas dos adventistas… porém, um estudo imparcial dos fatos cobrindo um período de sete anos, entrevistas com líderes da igreja adventista, e, sobretudo, através de conhecimentos de uma infinidade de publicações adventistas e de publicações contra eles, conduziu-me como pesquisador a crer que um reexame da crença do adventismo do sétimo dia é necessidade imperiosa nos círculos evangélicos ortodoxos de nossos dias”.

O pastor Billy Graham, um dos melhores pregadores do mundo, disse em várias oportunidades que os Adventistas são cristãos e se mostrou inclusive amigo dos guardadores do Sábado.

O CERIS (Um organismo da CNBB) fez em 2004 uma pesquisa a pedido da CNBB. Em 2006 ele fez a publicação do livro com os resultados na íntegra e com análise de especialistas e pesquisadores do CERIS.

Nesse documento a IASD é classificada como uma Igreja Evangélica Histórica, vejam:


A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma denominação religiosa, classificada de acordo com o General Social Survey Codebook Methodological Report  (Geral Relatório Social Codebook Pesquisa Metodológica) como cristã fundamentalista, por possuir as seguintes características gerais:

1. Acreditar na inerrância da Bíblia (tanto por vertente verbal e/ou escrita);
2. Salvação pessoal pela aceitação de Cristo como seu salvador pessoal,
3. O retorno pessoal, iminente e pré-milenial de Cristo;
4. Uma ênfase no evangelismo ou desejo revitalístico de salvar e converter a outros;
4. Aceitação das crenças Protestantes mais tradicionais, como: Trindade, o nascimento virginal de Cristo, e a existência de anjos e demônios (GSS Codebook MR nr 43: NSRI-ARIS).

Cada dia um maior número de pesquisadores bíblicos tem chegado à conclusão de que os “sabatistas” são plenamente cristãos, pois suas crenças se baseiam unicamente na Bíblia Sagrada!

Para se acusar uma igreja de ser uma seita herética é preciso provar. Nunca podemos afirmar nada a respeito de NENHUMA denominação sem conhecê-la. Devemos conferir se o que é pregado e ensinado dentro de uma igreja, acerca de outra, corresponde realmente ao que efetivamente esta "outra" pratica. Para saber se uma igreja é apostatada ou não devemos, primeiramente, saber o que é ensinado por ela e, em seguida, investigar o que é feito por esta igreja.

A IASD está sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos, tanto no que diz respeito à sua doutrina quanto à sua história e origem. E lembre-se: estes esclarecimentos estão abertos a qualquer pessoa, de qualquer denominação religiosa.





 








       













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