Ricardo
André
Muitos evangélicos
acusam a IASD de ser uma seita herética. Diversos libelos já foram produzidos e
inúmeros artigos foram escritos e publicados em sites da internet na inglória
tentativa de provar que a Igreja Adventista é uma seita.
O termo “seita” é
geralmente um rótulo apologético e pejorativo, usado por líderes religiosos
como um mecanismo de autodefesa, destinado a inibir as pessoas de se
relacionarem com pretensos hereges.
Por
que alguns evangélicos consideram a Igreja Adventista do Sétimo Dia uma seita
não cristã?
Em relação aos
adventistas, diferentes justificativas têm sido sugeridas para considerá-los
como sectários:
1) A alegação de que os
adventistas advogam algumas doutrinas distintivas (como a observância do
sábado, a inconsciência dos mortos, a destruição final dos ímpios, o juízo
investigativo pré-advento) não compartilhadas pela maioria dos cristãos.
2) Outra justificativa
para considerar os adventistas como sectários, usada especialmente pelos
evangélicos calvinistas, é o fato de os adventistas aceitarem uma manifestação
moderna do dom profético na vida e obra de Ellen G. White. Os evangélicos
calvinistas acreditam que o dom profético se extinguiu com a morte do apóstolo
João, o último dos apóstolos.
O
Que é Uma Seita?
a)
A origem etimológica da palavra seita
No grego, o termo é "Hairesis" que significa heresia, que, por
causa da semântica, foi traduzido na Vulgata por seita. No seu sentido original
significa escola ou modo de pensar e de viver que é seguido por pessoas,
facção, partido, escolha, preferência, etc.
b)
Significado da expressão seita nos dicionários (inclusive dicionários bíblicos)
“Doutrina ou sistema
que diverge da opinião geral; Comunidade fechada, de cunho radical; Facção, partido”. – Dicionário Aurério
1. Doutrina ou sistema
que se afasta da crença ou opinião geral;
2.O conjunto das
pessoas que seguem essa doutrina ou sistema;
3. Grupo de dissidentes
de uma religião ou de uma comunhão principal;
4. Grupo de indivíduos
partidários de uma mesma causa; partido, bando, facção;
5. Teoria de um mestre
com inúmeros seguidores;
6. Sociedade cujos
membros se agregam voluntariamente e que se mantém à parte do mundo. – Dicionário Houaiss
“Grupo religioso que se
separa de um corpo maior (AT 5.17; 28.22)”.
– Dicionário da Bíblia de Almeida, 2ª edição, p.144.
As principais
características de uma seita são a divergência ideológica e o isolamento. Algumas
passagens bíblicas também se referem à seitas com sentido pejorativo:
"Levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (isto é, a
seita dos saduceus), encheram-se de inveja," (Atos 5:17).
"Mas alguns da
seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário
circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés." (Atos 15:5)
"No entanto bem
quiséramos ouvir de ti o que pensas; porque, quanto a esta seita, notório nos é
que em toda parte é impugnada." (Atos 28:22).
Concluímos que seita,
no que diz respeito à igreja refere-se à uma comunidade religiosa fechada, que
não usa princípios bíblicos e estabelece
suas próprias doutrinas heréticas, ou seja, contrárias às Sagradas Escrituras.
A IASD é Uma Seita?
A IASD é Uma Seita?
No que diz respeito a
ser uma comunidade "fechada", a IASD não pode ser considerada uma
seita, uma que ela é uma igreja aberta à todas as pessoas, de todas as
religiões, e têm seus princípios doutrinários transparentes, abertos à
quaisquer esclarecimentos e fundamentados unicamente na Bíblia. Neste ponto,
pode-se dizer que a IASD se iguala à maioria das igrejas evangélicas que
conhecemos hoje.
Por trás da alegação de
que a IASD é uma seita está a teoria de que uma doutrina, para ser verdadeira,
deve ser aceita pelo consenso da maioria dos cristãos, especialmente dos
evangélicos. Embora devamos respeitar a opinião de outros, pois “na multidão de
conselheiros há segurança” (Pv 11:14; ver 15:22), nem sempre a maioria está
correta.
Mais importante do que um
mero consenso doutrinário é certificarmo-nos de que as doutrinas que advogamos
são realmente bíblicas. Toda vez que o consenso da maioria se opõe ao claro
ensinamento bíblico, o cristão deve assumir a postura apostólica de que “antes,
importa obedecer a Deus do que aos homens” (At 5:29).
Quanto aos princípios
doutrinários, sabemos que cada igreja têm definidos os seus próprios princípios
e doutrinas (e todas dizem ser eles fundamentados na bíblia).
Analisando sob esta
ótica, a IASD também não difere das outras igrejas, pois têm um corpo
doutrinário estabelecido e fundamentado na Bíblia. Por
mais que as outras igrejas tenham algo em comum (como por exemplo a guarda do
domingo e crença na imortalidade da alma), todas têm seus fundamentos
doutrinários específicos, que caracterizam sua denominação religiosa.
No entanto, somos acusados de hereges porque seguimos todos os mandamentos de Deus (ao contrário da maioria das denominações religiosas).
Muitas igrejas promovem
estudos bíblicos com o fim específico de acusar outras igrejas, entre elas a
IASD. Muitas pessoas são levadas a crer em tudo que lhe é exposto, por serem
impedidas, pela própria igreja que profere o estudo bíblico, de fazerem estudos
bíblicos com os adventistas e de "conferirem" se todos os comentários
e "evidências históricas" apresentados acerca da IASD são verídicos
ou não.
É muito fácil acusar
qualquer igreja de ser uma seita herética sem ter em mãos as devidas provas.
Deste modo, qualquer escritor ou pastor cristão erudito e com boa capacidade de
persuasão e eloquência pode facilmente levar pessoas (principalmente novos
convertidos e pessoas de pouca cultura) a crerem em mentiras criadas com o fim
de defender suas próprias doutrinas.
Muitos deles distorcem ou "forçam" a Palavra de Deus a se ajustarem à suas doutrinas heréticas apresentando versículos isolados à novos convertidos. A maioria destes princípios fazem com que a Bíblia entre em contradição, pois em um versículo a Bíblia diz uma coisa e em outro ela diz outra; e nós sabemos que a Palavra de Deus é perfeita e não entra em contradição.
A própria Bíblia nos
adverte que nos últimos dias haveriam falsas doutrinas e falsos profetas que
enganariam a muitos utilizando até mesmo a própria Bíblia para tal. O próprio
satanás utilizou do recurso de basear-se em versículos bíblicos isolando-os de
seu contexto para tentar enganar a Jesus, e Este, com seu profundo conhecimento
nas escrituras, conseguiu combater o inimigo.
Com relação a crença no
dom profético manifestado no ministério e obra de Ellen G. White, os
adventistas creem que o dom profético foi concedido pelo Espírito Santo à
igreja cristã, e não apenas aos apóstolos (ver Rm 12:6; 1Co 12:10, 28; Ef
4:11-14).
O próprio apóstolo João
orientou os cristãos a testarem os pretensos profetas, e não simplesmente
rejeitá-los como se todos os demais fossem falsos (ver 1Jo 4:1). Assim, os
adventistas aceitam Ellen White como uma profetisa verdadeira, embora não
canônica. Ela resistiu a todas as provas bíblicas de um profeta verdadeiro (Isa
8:20; Mt 7:15-20; 1 Jo 4:1-3).
A simples alegação de
que determinado grupo de professos cristãos deva ser considerado como sectário
não significa muito, pois até mesmo os primeiros cristãos foram considerados
pelos judeus como uma “seita” (At 24:14; 28:22). A questão básica não é tanto
saber o que os apologetas modernos dizem, de forma preconceituosa, a respeito
das “seitas”, mas o que diz a própria Bíblia sobre os ensinos desses grupos
religiosos (ver Mt 7:21-23). Em relação aos adventistas, o melhor seria
consultar a sua mais importante e representativa exposição doutrinária,
encontrada nas obras Nisto Cremos: 28 Ensinos Bíblicos dos Adventistas do
Sétimo Dia (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1989), Tratado de Teologia
Adventista do Sétimo Dia (Tatuí, SP: CPB, 2011) e analisar criticamente os seus
ensinos à luz da Bíblia.
À semelhança dos
bereanos, devemos sempre examinar as Escrituras “para ver se as coisas” são
realmente como as pessoas alegam ser (At 17:11).
A
IASD é Uma Autêntica Igreja Cristã
Destacados eruditos
evangélicos têm reconhecido a Igreja Adventista do Sétimo Dia como uma
denominação genuinamente cristã. Podem ser mencionados, por exemplo, o
presbiteriano Donald G. Barnhouse e o
anglicano Geoffrey J. Paxton.
Também o “Relatório das
Conversações Bilaterais entre a Federação Mundial Luterana e a Igreja
Adventista do Sétimo Dia”, ocorridas entre 1994 e 1998, sugere que os luteranos
“não tratem a Igreja Adventista do
Sétimo Dia como uma seita, mas como uma igreja livre e uma comunhão mundial
cristã”.
Em décadas passadas,
Walter Martin, fundador do Christian Research Institute (Instituto Cristão de
Pesquisa), teólogo batista que se especializou em Religiões Comparadas,
submeteu aos adventistas um longo questionário buscando compreender devidamente
os ensinos da IASD após um dedicado esforço de estudo realista de centenas de
horas, cobrindo quase dois anos.
Dirigiu-se com frequência
à Associação Geral dos adventistas (sede mundial), trocando ideias com líderes
e teólogos adventistas, examinando milhares de páginas de literatura da Igreja
e de opositores, enfim, realizando um trabalho realmente digno de um verdadeiro
erudito.
Agiu ele dentro de
critérios éticos e numa metodologia científica, em lugar de lançar-se a esse
triste empreendimento de ataques ferinos, inspirados num preconceito doentio,
firmados em citações desonestamente torcidas de declarações e publicações da
IASD, como fazem certos grupos supostamente combatentes de "seitas". Ao
final desse empreendimento, com o que contou com a participação de outros
dentre seus associados, inclusive o redator da revista Eternity, Martin
concluiu que os adventistas, embora tenham doutrinas que considera
"heterodoxas", não devem ser considerados uma seita, mas uma genuína
igreja cristã.
Publicou recentemente
um livro de grande repercussão nos meios evangélicos, intitulado “The Truth
About Seventh – Day Adventism” (“A Verdade a Respeito do Adventismo do Sétimo
Dia”), em que se penitencia de muitos exageros e incorreções em que incidira em
relação a nós. Embora discordando de pontos doutrinários que sustentamos,
escoimou-se das invencionices e acusações gratuitas, chegando á seguinte
conclusão: “os adventistas são cristãos genuínos, crentes em Cristo, salvos
pela fé.” – Ibidem, pág. 10. Aliás, ele até chama de "analista de
palha" certo crítico de uma de nossas doutrinas que o faz distorcendo
inteiramente o sentido do ensino.
Enfim, ele soube
discordar sem distorcer, uma virtude de que estão longe, mas muito longe, os
que modernamente pretendem realizar a mesma obra dele. Tanto que até hoje, o
website da instituição que ele fundou, a Christian Research Institute
(Instituto Cristão de Pesquisa) não traz os adventistas alistados entre os
sectários que combatem. Então, o fato de alguns que não realizaram nem um décimo da obra de Martin,
chamar-nos de heréticos ("analistas de palha", pelo rótulo que o
próprio Martin atribuiu) não nos impressiona e nem nos abala nem um pouco. É
fruto do puro preconceito irracional sem qualquer base em fatos reais,
devidamente pesquisados. Significa um zero à esquerda para nós.
A Revista Eternity designou um redator membro da
Igreja Batista para realizar uma pesquisa imparcial e profunda na mensagem dos
Adventistas do Sétimo Dia. Eis o resultado de seu pronunciamento insuspeito
exposto no número de outubro de 1956, pág. 38 da citada revista:
“Este redator leu todas
as publicações antiadventistas publicadas nos últimos 57 anos arroladas no
catálogo da Biblioteca do Congresso e da Biblioteca Pública de Nova York. Menos
de 20 por cento daquelas obras são atuais ou contêm a exata posição dos
Adventistas do Sétimo Dia como é pregada e publicada nos dias atuais. Minha
pesquisa resultou em descobrir o fato de que não somente muitas citações
inverídicas relativas às primeiras publicações adventistas foram expurgadas das
atuais publicações, mas que muito dos críticos do adventismo do sétimo dia
faziam uso constante e condenado pela ética, do processo chamado “elipse” –
mutilação de parte da frase, e ás vezes de parágrafos inteiros entre dois
períodos – a fim de forjarem a acusação de que os adventistas sustentam idéias
que, em verdade, rejeitam com veemência.
“Este redator de modo
algum é adventista do sétimo dia e tampouco – como batista que é – poderia
sustentar as doutrinas distintivas dos adventistas… porém, um estudo imparcial
dos fatos cobrindo um período de sete anos, entrevistas com líderes da igreja
adventista, e, sobretudo, através de conhecimentos de uma infinidade de
publicações adventistas e de publicações contra eles, conduziu-me como
pesquisador a crer que um reexame da crença do adventismo do sétimo dia é
necessidade imperiosa nos círculos evangélicos ortodoxos de nossos dias”.
O pastor Billy Graham,
um dos melhores pregadores do mundo, disse em várias oportunidades que os
Adventistas são cristãos e se mostrou inclusive amigo dos guardadores do
Sábado.
O
CERIS (Um organismo da CNBB) fez em 2004 uma pesquisa a
pedido da CNBB. Em 2006 ele fez a publicação do livro com os resultados na
íntegra e com análise de especialistas e pesquisadores do CERIS.
Nesse documento a IASD é classificada como uma Igreja Evangélica Histórica, vejam:
A Igreja Adventista do
Sétimo Dia é uma denominação religiosa, classificada de acordo com o General
Social Survey Codebook Methodological Report
(Geral Relatório Social Codebook Pesquisa Metodológica) como cristã
fundamentalista, por possuir as seguintes características gerais:
1. Acreditar na
inerrância da Bíblia (tanto por vertente verbal e/ou escrita);
2. Salvação pessoal
pela aceitação de Cristo como seu salvador pessoal,
3. O retorno pessoal,
iminente e pré-milenial de Cristo;
4. Uma ênfase no
evangelismo ou desejo revitalístico de salvar e converter a outros;
4. Aceitação das
crenças Protestantes mais tradicionais, como: Trindade, o nascimento virginal
de Cristo, e a existência de anjos e demônios (GSS Codebook MR nr 43:
NSRI-ARIS).
Cada dia um maior
número de pesquisadores bíblicos tem chegado à conclusão de que os “sabatistas”
são plenamente cristãos, pois suas crenças se baseiam unicamente na Bíblia
Sagrada!
Para se acusar uma
igreja de ser uma seita herética é preciso provar. Nunca podemos afirmar nada a
respeito de NENHUMA denominação sem conhecê-la. Devemos conferir se o que é
pregado e ensinado dentro de uma igreja, acerca de outra, corresponde realmente
ao que efetivamente esta "outra" pratica. Para saber se uma igreja é
apostatada ou não devemos, primeiramente, saber o que é ensinado por ela e, em
seguida, investigar o que é feito por esta igreja.
A IASD está sempre à
disposição para quaisquer esclarecimentos, tanto no que diz respeito à sua
doutrina quanto à sua história e origem. E lembre-se: estes esclarecimentos
estão abertos a qualquer pessoa, de qualquer denominação religiosa.
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