Teologia

quarta-feira, 14 de maio de 2014

DOSSIÊ SOBRE O ESPIRITISMO



por Sérgio Ribeiro

O Espiritismo moderno nasceu em 1848, nos Estados Unidos, onde John D. Fox e sua família presenciaram barulhos sobrenaturais em sua casa, em Hydesville, Nova Iorque.

O movimento tomou rapidamente uma grande extensão, passou á Europa, e encontrou na França um zeloso defensor na pessoa de Hippolyte Rivail, nome de Allan Kardec.

Em resumo, o Espiritismo é uma crença que admite a existência de espíritos desencarnados (os mortos) e a possibilidade de comunicação com eles. Nasce assim, um conceito particular do ser humano. Com efeito, os espíritas acreditam que o homem compõe-se de três elementos: o corpo material, a alma espiritual que, por natureza, não pode perecer e, entre estes dois elementos, uma terceira realidade chamada corpo astral.

Na realidade o espiritismo não é senão uma hábil adaptação de doutrinas e práticas muito antigas (Gênesis 3:1-5) ás exigências da vida e pensamentos modernos.

Ainda que seja difícil estabelecer uma classificação dos fenômenos pelos quais se manifestam os chamados “espíritos desencarnados”, distingue-se um conjunto de:

* Fenômenos Físicos (mesas rodantes, levitação, rapsodomancia[1], movimentos á distância, fenômenos luminosos, magnéticos e elétricos, barulhos, gritos, vozes, etc.).

* Fenômenos Fisiológicos (sono magnético, insensibilidade, materializações e desmaterializações, etc.).

* Fenômenos Psicológicos ou Fisiológico-psicológicos (clarividência, lucidez, predições, tipologia, aparições, fantasmas, linguagem e escrita automáticas, etc.).

Muitos cristãos creem que cada indivíduo possui uma alma imortal e indestrutível, distinta do corpo, a qual o deixa por ocasião da morte e vai para o céu ou para o inferno.

A Bíblia sagrada ensina que o homem foi criado como “sendo” uma alma vivente. Não “tendo” uma alma.

Gênesis 2:7 à “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

Também ensina que o Único que possui imortalidade é o Senhor Deus:

1ª Timóteo 6:15-16 à “a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A Ele honra e poder eterno. Amém!”.


Ensina, ainda, que na morte o fôlego de vida cessa e volta a Deus, que o deu, e que não há consciência, não há qualquer conhecimento nem emoção após a morte; os mortos nem mesmo podem louvar a Deus.

Eclesiastes 12:7 à “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”

Jó 27:3 à “enquanto em mim estiver a minha vida, e o sopro de Deus nos meus narizes,”

Salmo 146:4 à “Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.”

Salmos 6:5 à “Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor?”

Salmos 115:17 à “Os mortos não louvam o SENHOR, nem os que descem à região do silêncio.”

João 11:11-14 à “Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu;”

Se alguém se der ao trabalho de fazer uma pesquisa em toda a Bíblia, verá que ela refere a palavra “alma” umas 1600 vezes, mas em nenhuma delas diz “alma imortal”. Verá, também, que a Bíblia compara a morte ao sono 53 vezes.

Ninguém tem alma imortal, ninguém tem vida eterna naturalmente; o único meio de recebê-la é através da graça de Deus mediante a fé em Jesus. A vida eterna está reservada apenas e tão somente aos filhos de Deus.

Note que Jesus prometeu dar a vida eterna para os que Lhe forem fiéis. Mas, por qual motivo Jesus daria vida eterna a quem já tivesse uma alma imortal?

Mateus 19:29 à “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe ou mulher, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna.”

Mateus à 25:46 “E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.”

Lucas 10:25 à “E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”

Lucas 18:18 à “Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”

João 3:15 “para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.”

João 3:16 à “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

João 3:36 à “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.”

Veja: vida eterna é só para quem crê no Filho.

João 4:14 à “aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.”

João 4:36 à “O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.”

João 5:24 à “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”

A Bíblia diz que Jesus Cristo criou todas as coisas com Deus o Pai, e que Ele existe desde a eternidade. “Ele é a imagem do Deus invisível o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio Dele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste .(todos vivem por meio Dele, pois é Jesus quem dá vida e respiração a todas as criaturas do universo- Colossenses 1:15-17) (Leia Miquéias 5:2; João 1:1-3-conf. Apocalipse 19:13; João 17:5; Romanos 9:5; Filipenses 2:5-11; Colossenses 2:8-10; Tito 2:13; Hebreus 1:6-12; I João 5:20, etc.)

Pelo fato de Jesus ter ajudado a Deus, o Pai, e também o Espírito Santo, a criar todas as coisa, é muito óbvio que Ele saiba melhor que qualquer um como é a morte. Vejamos o que Jesus diz sobre a morte:

“Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito á morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu...” (João 11:11-14- grifo nosso)

Depois de ficar doente, Lázaro morreu. E o que Jesus disse a respeito da morte de Lázaro? Disse que ele estava dormindo! Não devemos duvidar do Senhor. Ele sabe melhor que nós qual é o estado do homem na morte. A Bíblia compara a morte a um sono em aproximadamente 53 lugares diferentes.

Deus, que não pode mentir (Tito 1:2;Números 23:19) nos promete que um dia irá ressuscitar todos os seus filhos. Esta é a solução de Deus para a morte. “Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como orvalho de vida, e a terra dará á luz os seus mortos” (Isaías 26:19).

Em I Coríntios 15:51,52 e 54, o Espírito Santo continua: “Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos. Num momento, numa abrir e fechar d’olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós sermos transformados... e quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória...”

A ressurreição ocorrerá no último dia (João 6:40), quando Jesus voltar (l Tessalonicenses 4:13-18).

Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras. (I Tess. 4:13-18 RA)

O senhor Jesus diz : “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25). Portanto, o único meio, de acordo com o que Deus ensina, de termos vida “após a morte” é sermos ressuscitados. Se a pessoa ao morrer fosse para o céu ou para qualquer outro plano astral, que necessidade haveria de Jesus voltar e nos ressuscitar, se já estivéssemos no céu?

Quem são os Espíritos do Espiritismo?

Neste momento surge a pergunta: “Se os mortos estão inconscientes e não podem comunicar-se conosco, quem são os espíritos do espiritismo?” A resposta pode ser dura, mas como servo de Deus, e alguém que se preocupa com seu bem-estar e felicidade eterna, tenho de lhe informar.

De acordo com a Bíblia, os espíritos que se comunicam com as pessoas nas sessões espíritas, não são de pessoas mortas, mas sim de demônios. “Porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo- Poderoso” (Apocalipse 16:14) Estes seres são anjos caídos que acompanharam lúcifer (satanás ou diabo) na rebelião contra Deus.

Deus nos adverte: “Não vos voltareis para os necromantes (quem consulta os “mortos”), nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus” (Levítico 19:31)

E continua: “Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu (o próprio Deus é quem está dizendo isto!) me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo...” (Levítico 20:6)

O objetivo de satanás, através do espiritismo, é enganar as pessoas. Ele sabe que, se conseguir fazer com que uma pessoa acredite que está conversando com um ente que faleceu, facilmente introduzirá na pessoa a falsa crença de que podemos consultar mortos, fazendo assim que o praticante aceite as falsas doutrinas por ele ensinadas e se afaste de Deus. (a pessoa que consulta espíritos normalmente não tem tempo para Deus. Leia Isaías 8:19,20)

Como Deus considera a prática de consultar “mortos”?

Leia com atenção o verso abaixo:

“Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador , nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor... (Deuteronômio 18:10-14)

Podemos ver, com esta declaração do criador, que Ele abomina (repugna, detesta) o consultar aos mortos, pois quem está falando nos centros espíritas não são espíritos de pessoas, mas sim anjos maus.

Se o espiritismo fosse algo bom, será que Deus iria proibir? Claro que não, pois o Senhor “nenhum bem sonega aos que andam retamente” (Salmo 84:11)

Deus odeia o espiritismo, mas ama muito os espíritas. Ele está disposto a ajudar-lhes a se libertarem do inimigo. É só pedir, e ele dará o socorro.

Se estas vozes não são das pessoas que morreram, como é que ouço exatamente a voz de meu parente ou amigo que morreu quando estou numa sessão espírita ?

Os anjos são uma ordem de seres sobre-humanos que têm o poder da “personificação”, isto é, conseguem assumir a forma e a aparência de seres humanos, e podem usar homens como médiuns, por meio dos quais falam (leia Gênesis 18:1-35; Juízes 6:22; 13:21; Hebreus 13:2). O anjo de Deus que obstruiu a passagem de Balaão lhe falou por intermédio de uma jumenta (Números 22:21-25) e satanás falou a Eva por intermédio de uma serpente (Gênesis 3:1-4). Podemos ver que, além de imitar a forma humana, os anjos podem falar através de outras criaturas, inclusive por meio de seres humanos.

Como os demônios estão sempre acompanhando a vida das pessoas para as destruir (não o fazem porque Deus não deixa), eles facilmente aprendem o tom de voz das pessoas e inclusive sabem até onde elas guardam objetos de uso pessoais. É por isso que, ao conversar com um a pessoa em uma sessão, eles sabem até o local onde o falecido guardou algum pertence ou coisa parecida. Esses anjos maus têm o poder até de imitar o “cheiro do perfume” usado pelo morto enquanto estava vivo, e muitas coisas mais.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o esposo de uma senhora escocesa foi considerado como “desaparecido” durante um ação militar. A esposa esperou e orou pelo regresso do marido, mas parecia certo que ele havia morrido. Amigos bem intencionados convidaram-na a assistir uma sessão espírita, na qual ela procuraria estabelecer contato com “ele”.

Ela foi e ficou assombrada ao ver um aparição que muito se assemelhava ao marido. Conversaram, e “sua” voz revelava o mesmo timbre familiar. Ela emocionou-se enquanto “ele” trouxe à tona na conversa muitos assuntos íntimos. Qual não foi, entretanto, a surpresa e a confusão desta senhora quando, após alguns meses, o marido apareceu repentinamente em casa, gozando de perfeita saúde. Nem mesmo havia sido ferido em batalha !!!

Muito em breve, não apenas umas poucas pessoas, como esta mulher, mas o mundo inteiro – todos os que confiaram na falsidade – dar-se-ão conta de que foram enganados pelo príncipe do mal. Será, então, demasiado tarde para aceitar a graça de Deus.

Se você ainda não se encontra ao lado de Deus, receba sua Graça AGORA. “eis agora o dia da salvação” (II Coríntios 6:20). Tudo o que você necessita, é dizer: “Senhor, aceito a Jesus Cristo como meu Salvador pessoal. Concede-me força para crer em sua Palavra e para andar corretamente no caminho”. Você não pode comprar a salvação, mas pode recebe-la como um Dom gratuito de Deus. A partir daí, não importa o que lhe reserve o futuro, você será sempre um filho ou filha de Deus.

Como explicar as “experiências pós-morte”, que já aconteceram com milhões de pessoas ?

Vejamos alguns fatores básicos:

1o)Nenhuma dessas pessoas que afirmam ter tido experiências pós-morte estavam realmente mortas.

A morte é definida de duas maneiras: “Morte Clínica” e “Morte Biológica”. Já ouviu falar que os médicos conseguem fazer voltar a pulsação de uma pessoa, quando para? Os médicos só conseguem isto porque a pessoas estava apenas morta “clinicamente”. Morte Clínica é aquela que somente o coração para de bater. Acontece primeiro. Alguns minutos mais tarde, acontece a “morte Biológica”. Morte Biológica é aquela em que o coração para de bater, a pressão cai, o cérebro não funciona e todo o organismo para seu funcionamento.

Para a pessoa estar morta realmente, ela precisa estar morta “Clinicamente” e Biologicamente”. Isto é comprovado pela medicina. As pessoas que dizem ter tido “experiência pós-morte” estavam apenas mortas “Clinicamente” (apenas com o coração parado). Isto quer dizer que elas não estavam mortas, pois para morrer é preciso estar morto Clinicamente e Biologicamente! Nossa mente pode facilmente nos enganar, principalmente quando em um momento de trauma (por algum acidente sofrido, estado de coma, etc.)

2o) Muitas dessas “experiências pós-morte” se assemelham a alucinações.

Um homem chamado Timothy Leary, após ter comido um quilo de cogumelos Mexicanos, disse: “eu reconheço que tinha morrido; vi meu corpo na cama...”

(Jornal de Sábado, 2 de Novembro de 1963, págs. 31,32)

Veja o fato! Ele não havia morrido; estava apenas com uma alucinação, por causa da indigestão que teve! Achou que tinha morrido, mas não foi isso que aconteceu.

Outro caso é o do Autor Aldous Huxley. Depois de ter usado drogas, relatou: “Vi que não era eu mesmo. Meu corpo parece que se desligava de mim mesmo...”

(The Doors of Perception, Aldous, pág. 52)

Reconhecemos que as chamadas “experiências pós-morte” são intrigantes. Mas podemos perceber que Satanás e os anjos maus tentam nos enganar neste assunto. Neste caso, por exemplo, a pessoa que supostamente havia passado por uma experiência pós-morte, sentiu “desligando seu espírito do corpo” porque estava sob a influência de drogas.

Você sabia que é possível através de experimentos médicos uma pessoa ser induzida a ter a sensação de estar deixando o corpo? O Dr. Ladislas Meduna administrou 30% de monóxido de carbono e 70% de oxigênio em uma cobaia humana. Agora veja o que esta cobaia disse:

“Eu senti como se estivesse olhando para mim lá em baixo, fora do corpo” (isto está documentado na literatura médica)

A pessoa pode ser induzida a sentir algo que não era realidade. Não estava saindo do corpo; apenas foi induzida pela substância que o médico administrou nela.

Você já teve um pesadelo, onde parecia que você estava caindo em um precipício? Apesar de sentir que estava caindo, isto não estava acontecendo. Já sonhou estar sendo perseguido? Está correndo em câmara lenta, e de repente alguém te pega! Mas isso realmente aconteceu? Isto nos mostra que é possível para a mente perceber coisas que não acontecem, mas para nós no momento “parecem” reais.

3o) As chamadas “experiências pós-morte” contradizem o livro feito por Deus: A Bíblia.

As experiências pós-morte podem acontecer quando alguém está sob a influência de drogas, com alguma indigestão, por experimentos médicos e também quando falta oxigenação no cérebro. Mas algo que deve ficar claro é que de acordo com a Bíblia, nenhuma pessoa tem a capacidade de morrer e voltar (apenas na ressurreição, quando Cristo voltar e chamá-la). “Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce á sepultura jamais tornará a subir. Nunca mais tornará á sua casa, nem o lugar onde habita o conhecerá jamais.” (Jó 7:9,10). “Porque dentro em poucos anos eu seguirei o caminho de onde não tornarei.” (Jó 16:22). A Bíblia é clara em afirmar que os mortos não voltam. Portanto, as pessoas que acreditam ter passado pela experiência de terem morrido, na verdade não morreram. Não devemos duvidar da superior Palavra de Deus.

No livro de Hebreus 9:27, Deus nos ensina: “E, assim com aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, juízo...”. De acordo com este verso, podemos concluir duas coisas:


  • Que a Reencarnação não existe; (pois o verso fala que morremos uma vez apenas, e não duas ou três, continuando assim um ciclo de reencarnações). (Temos uma carta específica sobre a Reencarnação, que você poderá solicitar.)



  • Que as chamadas “experiências pós morte” também não existem, pois se existissem, a pessoa já teria morrido e, consequentemente se tornaria imortal, pois a Bíblia diz que morremos uma só vez; a pessoa já teria passado pela sua única morte obrigatória.


Esta vida é a única oportunidade que temos de aceitar o chamado de Deus.

4o) Essas experiências pós-morte trazem uma imagem totalmente errada de Como é Deus e o como é o Céu.

Muitos relatam que, ao “passarem” pela morte, são envolvidos por uma luz que supostamente é Deus. Mas a Bíblia ensina que Deus não é uma luz, mas alguém pessoal, com rosto real. É alguém a quem vamos poder abraçar e com que vamos poder com versar. (Gênesis 1:27; Êxodo 3:1-15; Êxodo 33:17-23; Números 12:5-8; Atos 7:56; Apocalipse 21:2-5, etc.). Não é maravilhoso sabermos que nosso Deus não é uma “forma de energia”, mas um ser que nos ama, e que poderemos estar para sempre com Ele?

Amigo, quando formos para o céu, não seremos “luzes” a vagar no espaço; teremos corpos reais. Esta é a vontade de Deus para a humanidade.

Também é relatado, pelas pessoas que passam por isso, que uma “luz” as envolve em uma espécie de “túnel brilhante”. Jesus novamente nos oferece algo melhor que um “túnel”: o Céu. Este lugar Cristo nos está preparando (João 14:1-3 Hebreus 11:10) é maravilhoso. As ruas são de ouro, as portas de pérola, e os fundamentos da cidade são todos de pedras preciosas. Entre tantas outras coisas há um lindo rio, árvores e flores delicadas. (para maiores detalhes de como será o céu, leia Apocalipse 21:9-27 e 22:1-5).

Podemos imaginar a paisagem mais linda do mundo, entretanto não chegará nem perto do que é o céu! Como dizem as Escrituras: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (I Coríntios 2:9)

Deus tem mais a te oferecer do que um túnel brilhante. Será o Paraíso! E o mais formidável é que Deus estará pessoalmente conosco. Os planos de Deus não são melhores?

O que são Espírito e Alma?

Espírito

No Antigo Testamento, a palavra hebraica Mwr ruwm (ruach). Esta palavra aparece 377 vezes nas Escrituras e é traduzida com vários sentidos:


  • Vento – (Gênesis 8:1,...);



  • Princípio Vital – (Gênesis 6:17; 7:22,...);



  • Coragem – (Josué 2:1,1...);



  • Vitalidade ou força – (Juízes 15:19,...);



  •  Ânimo – (Jó 17:1,...);



  • Disposição – (Isaías 54:6,...);



  • Caráter Moral – (Ezequiel 11:19,...).



  • Espírito de Deus – (Isaías 63:10,...)



  • Sede das emoções – (I Samuel 1:15,...)


Perceba que o “espírito” ou “fôlego” de uma pessoa é o mesmo que o “espírito” ou “fôlego” dos animais (Eclesiastes 3:19). Todos têm o mesmo espírito, ou seja, o fôlego [ou a energia vital] oriundo da boca de Deus.

No Novo Testamento, a palavra grega para espírito é pneuma (pneuma), Esta palavra aparece 220 vezes, sendo na língua inglesa traduzida por 16 palavras diferentes. Também é traduzida com vários sentidos:

· Espírito

· Respiração

· Atitude ou estado de espírito – (Romanos 8:15; I Coríntios 4:21; II Timóteo 1:7; I João 4:6,...);

· Hálito ou sopro de Deus – (II Tessalonicenses 2:8,...);

· Consciência – (I Coríntios 2:11,...);

· Anjos e demônios – (Hebreus 1:14; Efésios 2:20; I Timóteo 4:1,...);

· Aplica-se como apelativo a Cristo – (II Coríntios 3:17,...)

· A Divina Natureza de Cristo – (Romanos 1:4...);

· A Terceira Pessoa da Trindade – (Efésios 4:30; Romanos 8: 9-11; I Coríntios 2:8-12,...).

Espírito então não seria uma entidade imaterial fora do corpo, mas sim o “sopro”, o “fôlego de vida” que saiu da boca de Deus (Gênesis 2:7); é este “fôlego” que é o nosso “espírito” e nos mantém vivos.

Portanto, a passagem de Eclesiastes 12:7 que diz: “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”, a tradução deste verso, da língua original hebraica que foi escrito seria: “e o pó volte à terra, como o era, e o fôlego de vida (espírito) volte a Deus, que o deu”.

Se o espírito voltasse para Deus (na forma de uma entidade pensante como dizem alguns teólogos), teríamos de supor por este verso que inclusive o “espírito” dos maus vai ao céu, o que seria inadmissível. Se tanto mau como bom tivesse seu espírito indo para Deus, então poderíamos ser bons ou maus que daria no mesmo.

Mas, de acordo com a correta tradução da palavra de sua língua original, vemos em Eclesiastes que, tanto o “fôlego de vida” dos maus quanto dos bons volta para Deus reintegrá-lo no ar.

Este fôlego de vida não é pensante; é apenas um princípio vital um ar que saiu da boca de Deus. Se o espírito fosse algo vivente por si só, porque então foi necessário que Deus criasse um corpo para colocar este espírito? Não seria necessário. O fato de o Senhor criar o corpo demonstra que sem o corpo, não há vida ao espírito (fôlego), pois para existir vida depende da união destes dois elementos.

João 5:24 à “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”

João 5:39 à “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.”

João 6:27 à “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.”

João 6:40 à “De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.”

Note bem: Vida eterna só após a ressurreição.

João 6:47 à “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.”

Logo, quem não crê, não tem a vida eterna.

João 6:54 à “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.”

João 6:68 à “Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna;”

João 10:28 à “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.”

Se alguém já tivesse imortalidade, Jesus não precisaria lhe prometer vida eterna. Para que dar vida eterna a alguém que já é imortal? Não seria algo como “chover no molhado”?

João 12:25 à “Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preserva-la-á para a vida eterna.”

João 12:50 à “E sei que o Seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito, assim falo.”

João 17:2 à “assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que Lhe deste.”

João 17:3 à “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”

Atos 13:46 à “Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios.”

Atos 13:48 à “Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.”

Romanos 2:7 à “a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade;”

Romanos 5:21à “a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.”

Romanos 6:22 à “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;”

Romanos 6:23 à “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Gálatas 6:8 à “Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.”

1 Timóteo 1:16 à “Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nEle para a vida eterna.”

1 Timóteo 6:12 à “Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.”

Tito 1:2 à “na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos”

Tito 3:7 à “a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.”

1 João 1:2 à “(e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada),”

1 João 2:25 à “E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna’.

Novamente: Vida eterna e imortalidade não são a mesma coisa? Então por que seria necessário dar vida eterna a alguém que já é imortal? A alguém que já tenha uma alma imortal?

1 João 3:15 à “Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si.”


 Considerando que:


  • Assassino é pecador;



  • Quem ainda está nos seus pecados (não arrependido), está separado de Deus (Isaías 59:2 à “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que não vos ouça”);



  • O salário (a conseqüência) do pecado é a morte (Romanos 6:23), mas



  • O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 6:23).


Responda, sem preconceitos: a Bíblia fala da imortalidade como uma característica natural do homem, ou como um dom que Deus dá só aos que Lhe são fiéis?

Alma

No antigo Testamento, a palavra “alma” vem da palavra hebraica vpn (nephesh) e do grego quch (psuche); e ocorre aproximadamente 755 vezes, sendo traduzida de diferentes formas, dependendo do contexto. No Novo Testamento, a palavra grega é “psyche” e ocorre aproximadamente 105 vezes. Vejamos os significados e como é traduzida esta palavra:


  • Vida – (Gênesis 35:18; Gênesis 9: 4,5; Salmo 31:13,...);



  • Pessoa – (Gênesis 14:21; Deuteronômio 10:22; Atos 27:37,...);



  • Cadáver – (Números 9:6,...);



  • Apetite – (Eclesiastes 6:7,...);



  •  Coração – (Êxodo 23:9,...);



  • Ser vivente – (Apocalipse 16:3,...);



  • Pronomes pessoais – (Salmo 3:2; Mateus 26:38,...).


A palavra “alma” aparece na Bíblia aproximadamente 1600 vezes, e em nenhum caso refere-se a uma entidade fora do corpo, ou que seja “imortal”. O único ser imortal é Deus.

a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém! (1 Timóteo 6:15-16 RA)

Mas porque existem tantos sentidos para as palavras “Alma e espírito”? A língua e o alfabeto hebraico são muito pobres em verbetes. É uma língua que não tem vogais, preposições, ou conjunções. É por causa desta escassez de palavras que uma palavra assume vários sentidos.


Como comparação, vejamos a língua portuguesa. Mesmo sendo rica em letras e verbetes, enfrenta certas dificuldades. A palavra “manga” tem mais de 1 sentido: manga de um casaco; a fruta cujo nome é manga, etc. Se a nossa língua, com mais de 400.000 verbetes tem palavras com vários sentidos, imagine o alfabeto hebraico !

De acordo com a Bíblia, alma é a pessoa como um todo. Em Gênesis 2:7 lemos: “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.

Veja bem:

Pó da terra (corpo) + fôlego de vida (espírito) = “alma vivente”

“Com setenta almas [=pessoas], teus pais desceram ao Egito; e, agora, o Senhor teu Deus, te pôs como as estrelas dos céus em multidão.” (Deuteronômio 10:22)

Espírito é o fôlego da boca de Deus, o princípio vital que nos mantêm vivos. (Gênesis 2:7).

Portanto fica claro que nenhuma destas duas palavras, nem “alma”, nem “espírito” no seu sentido bíblico, tem qualquer conotação de existência fora do corpo.

Podemos ter certeza de que as curas realizadas pelo espiritismo são de Deus?

Curas miraculosas por forças sobrenaturais ocorrem com freqüência hoje, como ocorriam no passado. Ocorriam curas nos antigos cultos pagãos.

Ao avaliar-se tal fenômeno, é preciso ter muito cuidado; a base de nossa avaliação deve ser a Bíblia, a única regre de fé que Deus nos deixou (pois é o suficiente ). Sabe porque é necessário cuidado neste assunto? Porque satanás tem poder de curar doenças. Por isso, o mais prudente é utilizarmos a Palavra de Deus para avaliarmos se tal cura foi realizada por Deus ou pelo diabo.

Vejamos alguns exemplos Bíblicos de milagres realizados pelo inimigo de Deus, para que possamos ver que realmente ele tem poder de realizar coisas miraculosas:

Há muitos anos atrás Deus usou um homem chamado Moisés para libertar o povo de Israel do cativeiro Egípcio (é chamado de povo de “Israel” porque são descendentes de um homem chamado Israel). Para provar a Faraó que foi Deus quem tinha enviado a Moisés, o Senhor realizou milagres diante de Faraó por intermédio de Moisés, para ver se ele libertaria o povo. (leia Êxodo cap. 7 e 8...)

Um dos primeiros milagres que Deus realizou, foi transformar uma vara em uma serpente.(Êxodo 7:10). Sabe o que aconteceu? “Faraó, porém, mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os sábios do Egito, fizeram também o mesmo com suas ciências ocultas. Pois lançaram eles cada um a sua vara, e elas se tornaram em serpentes...” (Êxodo 7:11,12)

Outros milagres realizados por Deus através de Moisés (e seu irmão Arão) foram “transformar a água dos rios em sangue” (Versos 20,21) e o “surgimento de rãs” (Êxodo 8:6). Queres ver o novamente aconteceu?

“Porém os magos fizeram o mesmo com sua ciências ocultas...” (Êxodo 7:22; 8:7)

Percebeu, amigo? Satanás tem poder de imitar alguns milagres realizados por Deus. Ele tem poder de até fazer “descer fogo do céu” (Apocalipse 13:13,14).

Mas o que Satanás ganha em fazer o bem ás pessoas? Veja:

O diabo sabe que, quando uma pessoa deixa-se enganar por tais milagres, ela é amarrada ao espiritismo com todas as consequências perigosas, presentes e futuras. Satanás obtém completo controle de sua vida. E o livramento desse controle só é possível mediante árdua batalha com o auxílio de Deus.

“Os pacientes submetidos á influência dos espíritos curadores ou mesmo de hipnotizadores, terão algumas vezes de levar pelo resto da vida os efeitos debilitantes e destrutivos dessas operações, a menos que Deus intervenha e os liberte”. [2]

Falando a respeito de certa mãe, uma escritora chamada Ellen White conta: “São lhes contadas as maravilhosas curas realizadas por algum clarividente ou curador magnético, e ela confia o seu querido ser (filho) aos seus cuidados (do médium), colocando-o nas mãos de satanás tão verdadeiramente como se ele estivesse ao seu lado. Em muitos casos a vida futura da criança é controlada por um poder satânico que parece impossível quebrar”.[3]

É muito perigoso irmos a sessões espíritas, principalmente levarmos nossos filhos! Devemos ensinar nossos pequenos a frequentar a casa de Deus: a Igreja.
Veja o que Bíblia diz:

“E não é maravilha, porque o próprio satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça...” (II Coríntios 11:14 e 15)

Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, (1 Timóteo 4:1 RA)

De acordo com estes textos, podemos ver que o diabo e os demônios se fazem de “bonzinhos” nos centros espíritas para enganar as queridas pessoas que lá freqüentam. Ele fala com voz mansa, tranqüila, e até anima as pessoas “em nome de Deus”. Ele é “mestre” em enganar; temos de ter cuidado, “pois a nossa luta não é contra o sangue e a carne (humanos) e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”. (Efésios 6:12)

A Bíblia fala que nos últimos tempos, antes da volta de Jesus, satanás iria multiplicar seus esforços para iludir as pessoas. “Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios de mentira. (II Tessalonicenses 2:9 - sublinhado nosso).

Como Satanás sabe que tem pouco tempo, pois será destruído juntamente com todos aqueles que preferiram seguir a ele e não a Deus (II Tessalonicenses 2:8; Mateus 16:27; Salmo 37:20; Malaquias 4:1-3), Ele quer levar muita gente á perdição. Ele pensa: “já que vou ser destruído, vou fazer com que muitos se percam comigo”. Esta é a razão pela qual o Espiritismo é tão perigoso.

É provável que você esteja triste e chocado(a) com algumas das informações que esta carta trouxe até você. Talvez você tenha estado enganado(a) por muito tempo a respeito do real perigo do Espiritismo. Se este for o caso tenha a certeza de que Deus ama muito você, e está disposto a tirar qualquer dúvida sobre este assunto que ainda esteja pairando em sua mente.

Estaremos orando ao Senhor, para que ele lhe dê todo o auxílio para libertar-se deste poder oculto, que seduz muitas pessoas sinceras, a quem Jesus ama e quer salvar.

Admitindo apenas por hipótese a ideia de que após a morte a alma se separa do corpo e vai para algum lugar, conforme tiver sido a sua vida (os “bons” para o Céu, e os “maus” para o inferno), ficaria bem complicado explicar pela Bíblia os dois fatos seguintes:

1) 1) Jesus ressuscitou Lázaro que já estava morto fazia quatro dias (João 11). Ao ressuscitar, Lázaro, deveria voltado do Céu (pois era amigo sincero de Jesus). Lázaro não reclamou de Jesus por tê-lo tirado da felicidade e segurança perfeitas do Céu para trazê-lo de volta à terra, até mesmo com risco de perder-se para a eternidade nem por ter de morrer outra vez.

2) 2) Ao ressuscitar, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena (João 20:11-17), e respondendo aos apelos dela, ordenou que não O detivesse, pois ainda não havia subido ao Pai, ao Céu (v.17).

Quem crê na imortalidade natural da alma, e crê que os justos vão para o Céu após a sua morte, deve encontrar respostas lógicas e verdadeiras, de acordo com a Palavra de Deus, para as seguintes perguntas:

- - Por que Lázaro, que teve a mais espetacular EPM (experiência pós-morte) de que se tem notícia, por que ele não falou sobre o Céu?

- - Por que Lázaro não reclamou de Jesus por tê-lo tirado da felicidade e segurança do Céu e tê-lo trazido de volta à terra, para viver mais um período sujeito aos sofrimentos e misérias que o pecado traz, e para ter de morrer outra vez?

- - Por que Jesus, ao terceiro dia após a sua morte, declarou que ainda não havia subido ao Céu?

A verdade bíblica é que ninguém tem alma imortal, cada homem é uma alma vivente, pela junção harmoniosa do pó da terra com o fôlego de vida que Deus nos dá. Na morte, o fôlego de vida se vai (volta a Deus, que o deu), a harmonia se quebra e o homem volta ao pó, onde ficará, morto e inconsciente, até que seja chamado por Cristo para a ressurreição. A Bíblia ensina isso.

Mas a serpente, aquela “antiga serpente, que se chama diabo e satanás, o sedutor de todo o mundo” (Apoc. 12:9), uma vez disse aos nossos primeiros pais: “É certo que não morrereis” (Gênesis 3:4).

Quando os seres humanos começaram a morrer, a mentira se desdobrou na continuação da existência numa alma imortal, agora invisível, mas uma mentira agradável aos ouvidos de quem não foi criado para morrer. Essa mentira satânica ainda subsiste hoje.

Com essa mesma mentira foi aberta a porta para o estabelecimento do moderno espiritismo, que se baseia na suposta comunicação entre vivos e mortos.

Mas, em verdade, o que acontece com um ser humano, ao morrer? A Palavra de Deus nos responde com segurança. Como já pudemos ver ao início deste trabalho, a morte é um estado de completa inconsciência, um estado no qual o morto

- - não sabe que está morto,

- - não sabe o que ocorre à sua volta,

- - não tem nenhum pensamento,

- - não tem nenhum sentimento,

- - não sabe coisa nenhuma,

- - não pode nem mesmo louvar a Deus.


Mas, se o os mortos estando inconscientes não podem comunicar-se com ninguém, então por qual motivo Deus teria proibido a comunicação com os mortos?

Deuteronômio 18:10-11 à “Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti”.

Necromantes: os que consultam os mortos para adivinhação.

Levítico 19:31 à “Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus”.

Levítico 20:6 à “Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo”.

Levítico 20:27 à “O homem ou mulher que sejam necromantes ou sejam feiticeiros serão mortos; serão apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles”.

Isaías 8:19 à “Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?”


Na verdade, qual a diferença significativa entre orar a um santo (que está morto) e a consulta numa sessão espírita, onde alguém se apresenta como se fosse o espírito de uma pessoa morta?

Ambos os casos não são consultas a mortos?

O motivo pelo Deus proibiu a comunicação com os mortos é que, apesar de os mortos não poderem comunicar-se com os vivos, alguém responde e se faz passar pelos que morreram. E quem poderiam ser esses? Veja a resposta em Apocalipse:

Apocalipse 12:7-9 à “Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos”.

Após rebelarem-se no Céu contra o governo de Deus, Satanás e os seus anjos foram expulsos de lá e confinados na Terra. Esses anjos caídos foram expulsos do Céu, mas ainda são seres poderosos; Deus não lhes retirou os poderes que tinham anteriormente. Continuam em rebeldia contra Deus e vagam, invisíveis, observando os seres humanos e, como fizeram com nossos primeiros pais, trabalham pelo engano e pela fraude para desviar outros para o seu lado.

O apóstolo Paulo nos adverte contra o perigo de não estarmos preparados para resistir-lhes, e também contra as suas artimanhas e poderosos enganos.

Efésios 6:11-20 à “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo”.

II Coríntios 11:12-15 à “Mas o que faço e farei é para cortar ocasião àqueles que a buscam com o intuito de serem considerados iguais a nós, naquilo em que se gloriam. Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras”.

E qual seria o objetivo de Satanás, que é o pai da mentira, em apresentar-se como anjo de luz? Seria de fazer o bem? Ou seria de apresentar-se de forma disfarçada, para ser recebido por aqueles que não o reconhecem?

Se os mortos estão mortos e inconscientes, como ensina a Palavra de Deus, então quem estaria por trás das aparições de supostos santos que, com frequência cada vez maior, vem ocorrendo ao redor do mundo?

Quem prestar atenção e examinar em detalhes as mensagens recebidas dessas aparições, verá que, disfarçadas entre a verdade sempre há algum ensinamento errado, alguma coisa que, apesar da aparência de piedade e fé, destina-se a separar o homem do seu Deus, do único Deus Verdadeiro, e de minar a confiança nas Escrituras Sagradas.


 Quem ler o Cap. 24 do evangelho de Mateus notará a ênfase que Jesus deu a um aviso repetido várias vezes: “Cuidado para que ninguém vos engane”. Uma pessoa sincera, mas enganada, certamente se perderá se não andar pelo caminho da Verdade. E o caminho da Verdade é só Um, sendo inteiramente falsa a crença popular de que todos os caminhos levam a Deus:

João 14:6 à “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim”.

Se você crê na veracidade da Bíblia Sagrada, então também deve crer que só Deus possui imortalidade, e que Ele prometeu e está disposto a conceder esse dom aos que Lhe forem fiéis até o final:

Apocalipse 2:10 à “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

A coroa da vida é a vida eterna.

Aceite-a de Jesus, que morreu para que você e eu possamos viver eternamente, livres dos males do pecado, que são a morte, as doenças, as separações, a discórdias, e tudo quanto nos traz infelicidade.

Logo Deus vai exterminar o pecado e seu causador; todos quantos ainda estiverem apegados ao pecado também serão exterminados.

Livre-se dele.

Arrependa-se.

Aceite toda a Palavra de Deus.

Aceite a única salvação possível,

a salvação que Deus oferece.

Você é uma pessoa muito preciosa para Deus.

Sua salvação custou a vida de Seu Filho.

Entregue-se a Jesus e viva.

Enquanto caminhava por um cemitério, um rapaz se deteve para ler uma inscrição sobre a lápide de uma sepultura. Ficou intrigado ao ler o epitáfio seguinte:

"Detém-te, amigo, ao por aqui passares: Qual és agora eu fui também um dia; Serás em pouco o mesmo que ora sou. Prepara-te p'ra vir fazer-me companhia."

O rapaz ficou ali, pensativo. Então, tomando um lápis, rabiscou na lápide o seguinte:

"Fazer-te companhia não me agrada, Enquanto não souber tua morada."

Podem estas palavras ser um tanto prosaicas, mas é profundo o pensamento que encerram.

Toda pessoa deve interessar-se no que lhe há de acontecer por ocasião da morte. Deve saber justamente para onde vai quando o último suspiro abandonar seu corpo, pois todo vivente defronta o mistério da morte, mais cedo ou mais tarde.

A Bíblia descreve a morte como um inimigo da humanidade. Deus nos conta que o último dos nossos inimigos a ser derrotado é a morte. A Bíblia ensina que a morte entrou no mundo por causa da desobediência de Adão e Eva. Em Romanos 5:12 escreve Paulo: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." Deus tomara providências para que o homem comesse da árvore da vida e vivesse para sempre. Quando o homem desobedeceu a Deus, foi privado deste privilégio. Gênesis 3:22 e 23.

Desde que houve a primeira morte, Satanás tem trabalhado arduamente para confundir o espírito humano, a fim de que não compreendesse o plano da salvação e sua relação com a morte. A Bíblia ensina de modo simples o que Deus deseja que saibamos acerca da morte e seu remédio. Compreendendo o plano de Deus em relação à morte e à ressurreição, o aguilhão da morte será removido.

Ponhamos de parte todas as teorias preconcebidas e deixemos que Deus nos guie agora, ao estudarmos, no Seu Livro, Seus ensinos acerca da morte.

Questões

1. Aonde vão todos, por ocasião da morte?Jó 30:23; Jó 17:13

2. De que dois elementos Se serviu Deus para fazer do homem uma alma vivente? Gênesis 2:7

3. Que acontece ao corpo do homem por ocasião da morte? Gênesis 3:19; Eclesiastes 12:7

4. Que acontece com o "fôlego de vida," ou o "espírito," por ocasião da morte? Eclesiastes 12:7

NOTA: Essa centelha de vida é chamada espírito, ou fôlego de vida. Estes termos são sinônimos e denotam somente o elemento de vida, não a consciência nem a inteligência. Ver as passagens seguintes: Jó 27:3;Gênesis 2:7.

5. Que acontece com a faculdade mental do homem quando morre? Salmo 146:3 e 4

6. Quanto sabe o homem durante a morte? Eclesiastes 9:5 e 6

7. Quanto permanece da sabedoria do homem, quando ele está na sepultura? Eclesiastes 9:10

8. Que diz a Bíblia acerca da possibilidade de louvarem os mortos ao Senhor? Salmo 115:17;Salmo 6:5

9. Que nome deu Jesus à morte? João 11:11-14

10. Se não houvesse ressurreição, que aconteceria a todos os mortos?I Coríntios 15:16-18

11. Se cremos na ressurreição de Cristo, quando podemos esperar a ressurreição de nossos mortos? I Coríntios 15:22 e 23

12. Quantos serão ressuscitados por Deus? João 5:28 e 29

13. Que, diz Paulo, há de acontecer aos justos mortos, quando Jesus vier segunda vez? I Tessalonicenses 4:16 e 17

14. Como serão transformados todos os justos por ocasião da vinda de Cristo? I Coríntios 15:51-54

15. Como será transformado o corpo dos remidos? Filipenses 3:20 e 21

16. Que devemos ter para alcançar a imortalidade? I João 5:12

Unicamente por meio de Cristo temos a esperança de uma vida futura. Se Deus não tivesse estado disposto a dar Seu Filho para morrer em nosso lugar, a morte teria sido o termo final da existência do homem. Visto, porém, como Cristo veio, viveu uma vida de obediência perfeita, morreu em nosso lugar e ressurgiu, agora temos a esperança de uma vida futura; vida gloriosa da qual estarão para sempre banidos o pecado a doença, a tristeza e a morte.

O plano divino para os que morrem antes da vinda do Senhor acha-se bem ilustrado no caso de Lázaro. Jesus disse aos discípulos que Lázaro dormia e então explicou que falava da morte de Seu amigo como um sono. Quando Cristo disse a Marta que Lázaro ressurgiria, disse Marta: "Eu sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia." João 11:24. Ela ouvira os ensinos de Cristo. Aguardava a ressurreição final. Cristo então mostrou o que acontecerá quando Ele vier pela segunda vez.

Pondo-se à entrada do túmulo aberto, Jesus chamou: "Lázaro, vem para fora." A Bíblia diz que Lázaro obedeceu à voz do Doador de vida e saiu, ainda envolto na mortalha.

Cristo provou que alcançara a vitória sobre a morte mediante Sua ressurreição. Sua morte pagou o preço de nossos pecados. Não O quereis aceitar hoje, assegurando-vos a vida eterna quando a trombeta de Deus soar, por ocasião da vinda de nosso Senhor?
Postado por Sérgio Ribeiro às 10:18


Nenhum comentário:

Postar um comentário