Teologia

sábado, 8 de março de 2014

QUAL O VALOR DE UMA PESSOA?



Ricardo André

Valor e dignidade humana é um tema muito debatido em nossos dias. É proclamado nos jornais, pelos escritores de livros e pelos noticiaristas de rádio e de televisão. É na Bíblia Sagrada, porém, que encontramos uma perspectiva mais ampla do valor e da dignidade humana. 

Expressões como: ‘EU VALHO AQUILO QUE TENHO’; é muito comum se ouvir, porém, uma expressão sem sentido, pois o valor de alguém não pode ser medido pela quantia que este possui e tampouco pela influência que exerce sobre os outros. O valor de uma pessoa é caracterizado pelo fato dela ter sido criado a imagem e semelhança de Deus (Gn 1:26), ainda que esta esteja distorcida no ser humano por conta do pecado. Não há nenhuma pessoa que não tenha nada da imagem de Deus nela. Por isso, todo ser humano tem o seu valor devido à imagem de Deus nele, ainda que distorcida. Lemos no Salmo 8 que Deus nos fez um “pouco menor do que os anjos” e nos coroou “de glória e honra”. Fomos feitos para exercer domínio sobre todas as criaturas de Deus (v. 5-8). Os seres humanos são o ápice da criação, as mais preciosas de todas as criaturas de Deus.  

Afora isso, Aquele que nos criou e nos mantém (At 17:26), proveu a salvação para nós por meio de Jesus Cristo, por um elevado preço: a morte de Jesus na cruz do calvário (Jo 3:16; 2 Pd 1:18-20). Note o que diz-nos a escritora cristã Ellen G. White: "Quem “pode calcular o valor de uma pessoa? Se quiserdes conhecê-lo, ide ao Getsêmani, e vigiai lá com Cristo durante aquelas horas de angústia, quando suava grandes gotas de sangue. Contemplai o Salvador crucificado! Ouvi o brado de desespero: ‘Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?’ (Marcos 15:34). Vede a fronte ferida, o lado traspassado, os pés perfurados! Lembrai que Cristo tudo arriscou! Para a nossa redenção, o próprio Céu esteve em jogo. Meditando junto à cruz, que Cristo teria dado Sua vida por um único pecador, podeis apreciar o valor de uma pessoa”. (Parábola de Jesus, p. 196).

Caro amigo, pare para pensar um pouco sobre isso Deus, o Criador do Universo, a fim de nos salvar,  se tornou um ser humano. Se tornou um de nós, um conosco (Jo 1:1-3, 14). 

Entendamos: Deus, e somente Ele, pode dizer exatamente qual o nosso valor e, a avaliação feita por Deus é infinitamente melhor do que a que fazemos ou que os outros fazem de nós. Ela é verdadeira e justa. Conforta, anima, e faz-nos seguros e inabaláveis, independente do que os outros pensam, falam ou simula sobre nós.
A descoberta de nosso valor é alcançada pelo relacionamento com Ele, baseada na Palavra de Deus. Aqui se inicia o processo de restauração da imagem e semelhança de Deus em nós.

Todos os outros conceitos de dignidade humana perdem o brilho e se tornam insignificantes em face da luz que as Sagradas Escrituras derramam sobre esse assunto.
É a partir da perspectiva do conceito bíblico de dignidade e valor humano que precisamos compreender a extensão e a profundidade do cuidado de Deus por nós. Lemos em Mateus 10: 29-31: “Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!”.  Jesus está nos dizendo que, se Deus cuida até mesmo de humildes pardais, certamente haverá de tratar com maior solicitude a parte mais importante de Sua criação. Conforme Jesus perguntou em Mateus 6:26: “Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?”

Esse argumento de Jesus é importante. Se Deus cuida de aves sem que elas precisem viver diariamente ansiosas, não cuidaria Ele tanto quanto ou até mesmo mais da obra coroadora da criação? 

Se valemos tanto para Deus, por que, por vezes, sentimo-nos subestimados? E mais, por que não tomarmos a decisão de aceitarmos como nosso Salvador pessoal Aquele que nos ama e nos valoriza tanto?

Agradeçamos a Deus pelo valor que Ele nos dar e pelo seu cuidado por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário