Prof.
Ricardo André
A profecia de Isaías
58:12-14 é de grande importância por predizer uma obra de restauração da rotura
feita na Lei de Deus. Por muitos séculos a verdade do Sábado tem sido
rebaixada, espezinhada pela cristandade, mas deve ser exaltada e observada pelo
fiel povo de Deus nestes últimos dias da história do mundo. Diz a profecia:
"Os
que de ti procederem edificarão os lugares antigamente assolados, e levantarás
os fundamentos de geração em geração; chamar-te-ão reparador de brechas, e
restaurador de veredas com moradias. Se desviares o teu pé de profanar o
Sábado, de fazer a tua vontade no Meu santo dia, e se chamares ao Sábado
deleitoso, e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os
teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs,
então te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da Terra, e
te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o
disse." Isaías 58:12-14.
Nestes versos está
delineada a obra que o remanescente fiel (Ap 12:17), o povo de Deus deve realizar:
Engrandecer a lei de Deus, restaurando a verdadeira adoração ao Deus Criador nos
termos do mandamento que ordena a observância do sábado como dia de repouso (Ap
14:6, 7), edificar os lugares antigamente assolados e levantar os fundamentos
de geração a geração. O verso 13 aponta para onde se deve começar a reforma: A
restauração da observância do santo sábado. O verdadeiro sábado precisa ser
restituído à sua legítima condição de santo dia de repouso.
O movimento adventista
foi suscitado por Deus para, entre outras coisas, restaurar o verdadeiro de
guarda, e dá ao mundo um testemunho semanal do poder criador de Deus. Isto
implica não somente a proclamação da vigência do quarto mandamento, mas inclui
também a responsabilidade de uma demonstração de como observá-lo na letra e no
espírito. É o Remanescente o “restaurador
de brechas”, no sentido de reavivar as verdades da Palavra de deus enterradas
por séculos de negligência.
“O sábado está sendo
restaurado ao lugar de direito na lei de Deus e na vida das pessoas. Mas uma
vez ensinam-se a homens e mulheres os caminhos do Senhor. Eles são convidados a
entrar na cidade de Deus e a assumir seu lugar no templo vivo que está sendo
construído (I Co 3:9-11, 16; Ef 2:20-22; 2 Tm 2:19; I Pe 2:4-9)” (Comentário Bíblico
Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 326).
A reforma do Sábado teve início nos primeiros dias do movimento adventista,
e os pioneiros compreenderam a importância dessa mensagem. Embora não pudessem
ver sua íntima ligação com a mensagem do terceiro anjo, entenderam que esta
predizia a reforma do Sábado.
A serva do Senhor diz de sua experiência inicial:
"Quando começamos
a apresentar a luz sobre a questão do Sábado, não tínhamos ideia claramente
definida sobre a mensagem do terceiro anjo de Apocalipse 14:9-12. A nota tônica
do nosso testemunho, ao nos apresentarmos diante do povo, era que o grande
movimento do segundo advento era de Deus, que a primeira e a segunda mensagens
já haviam sido proclamadas, e que a terceira mensagem devia ser anunciada.
Vimos que a terceira mensagem finalizava com as palavras: ‘Aqui está a
perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé de
Jesus.’ E víamos, com a mesma clareza com que vemos agora, que essas palavras
proféticas sugeriam uma reforma a respeito do Sábado." —Testemunhos Para a
Igreja, vol. 1, págs. 78 e 79.
Na declaração acima
pode-se ver que a reforma do Sábado está ligada à mensagem do terceiro anjo.
Uma é tão importante como a outra. Esta é a mensagem que deve ser pregada ao
mundo.
"A mensagem do
terceiro anjo requer a apresentação do Sábado do quarto mandamento, e esta
verdade tem de ser levada perante o mundo. Mas o grande centro de atração,
Jesus Cristo, não deve ser deixado fora da mensagem do terceiro anjo."
—Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 383.
A mensagem do terceiro
anjo e o santuário celestial são dois assuntos que estão sempre ligados:
"Deus confiou a
Seu povo uma obra a ser realizada na Terra. A mensagem do terceiro anjo devia
ser proclamada, o espírito dos crentes devia ser dirigido ao santuário celeste,
aonde Cristo entrará para fazer expiação por Seu povo. A reforma do Sábado
devia ser levada avante. A brecha na Lei de Deus precisava ser reparada. A
mensagem precisava ser proclamada com grande voz, para que todos os habitantes
da Terra recebessem a advertência." — Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs.
67 e 68.
"O terceiro anjo
encerra a sua mensagem assim: ‘Aqui está a perseverança dos santos, os que
guardam os mandamentos de Deus a fé de Jesus.’ Apocalipse 14:12. Ao dizer ele
estas palavras, aponta para o santuário celeste. (...)
"Depois que Jesus
abriu a porta do lugar santíssimo, viu-se a luz a respeito do Sábado, e o povo
de Deus foi provado, como o foram os filhos de Israel antigamente, para se ver
se guardariam a Lei de Deus." — Primeiros Escritos, pág. 254.
É evidente que a
reforma do Sábado, que é a mensagem do terceiro anjo, é também a mensagem do
assinalamento. Compare-se o testemunho acima com Primeiros Escritos, págs. 42 e
43. Estas mensagens são importantes porque o destino das almas depende de seu
entendimento e aceitação:
"Foram-me
mostrados três degraus — a primeira, a segunda e a terceira mensagens angélicas.
Disse o meu anjo assistente: ‘Ai de quem mover um bloco ou mexer num alfinete
dessas mensagens. A verdadeira compreensão dessas mensagens é de vital
importância. O destino das almas depende da maneira em que são elas recebidas.’
De novo fui conduzida às três mensagens angélicas, e vi a que alto preço havia
o povo de Deus adquirido a sua experiência." —Primeiros Escritos, págs.
258 e 259.
O Espírito de Profecia
enfatiza o fato de que a mensagem do terceiro anjo — que chama a atenção para o
Sábado ou o selo do Deus vivo — deveria ser pregada com grande poder.
"Decididos
esforços devem ser envidados para levar a mensagem proeminentemente perante o
povo. O terceiro anjo deve sair com grande poder. Ninguém ignore esta obra nem
a considere de pequena importância. (...)
"Nenhuma mudança
deverá efetuar-se nos traços gerais de nossa obra. Deve permanecer clara e
distinta como foi criada pela profecia. Não nos compete entrar em aliança com o
mundo, supondo com isto poder levar a melhor. Se alguém cruzar o caminho a fim
de embaraçar o passo à obra nas linhas que Deus lhe traçou, incorrerá no
desagrado divino. Nenhum traço da verdade que tornou o povo adventista do
sétimo dia o que ele é, deve ser apagado. Temos antigos marcos da verdade, da
experiência e do dever, e cumpre-nos defender firmemente nossos princípios em
face do mundo." —Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 372.
As preciosas verdades
que constituem os "antigos marcos" devem permanecer firmes. Temos de
defendê-las. Elas são para nós um princípio sagrado. A mensagem do selamento ou
mensagem do Sábado é uma dessas verdades. Deve ser pregada com toda a clareza e
distinção, como a profecia no-la revelou.
"Somos o povo de
Deus, observador dos mandamentos. Nos cinquenta anos passados tem-se feito
pressão sobre nós com toda sorte de heresias, a fim de embotar-nos o espírito
em relação aos ensinos da Palavra — especialmente quanto ao ministério de
Cristo no santuário celestial e à mensagem do Céu para estes últimos dias, como
foi dada pelos anjos do décimo quarto capítulo do Apocalipse. Mensagens de toda
espécie e feitio têm feito pressão sobre os Adventistas do Sétimo Dia,
pretendendo substituir a verdade que, ponto por ponto, tem sido buscada com
estudo e oração, e atestada pelo poder milagroso do Senhor. Mas os marcos que
nos tornaram o que somos devem ser preservados, e sê-lo-ão, conforme Deus o
mostrou mediante Sua Palavra e o testemunho de Seu Espírito. Ele nos conclama a
nos apegarmos firmemente, com a mão da fé, aos princípios fundamentais baseados
em autoridade inquestionável." — Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 208.
O povo de Deus,
guardador dos mandamentos, é constituído pelos que receberão na fronte o selo
do Deus vivo. (Comparar com Ap 14:1 e 12; 7:2-4.) O Espírito de Profecia nos
diz:
"Os adoradores de
Deus serão distinguidos especialmente pelo respeito que têm para com o quarto
mandamento, visto ser esse o sinal do poder criador de Deus e a testemunha do
Seu direito de reclamar a reverência e a homenagem do homem. Os ímpios serão
distinguidos pelos seus esforços para demolir o monumento comemorativo do
Criador e exaltar a instituição de Roma. Na conclusão do conflito toda a
cristandade ficará dividida em dois grandes grupos: os que guardam os
mandamentos de Deus e a fé de Jesus, e os que adoram a besta e sua imagem e
recebem o seu sinal." —Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 285.
"No desfecho do
grande conflito se formam duas classes: os que ‘adoram a besta e a sua imagem’,
e recebem sua marca; e os que recebem ‘o selo do Deus vivo’, que têm ‘o nome do
Pai escrito na fronte’. Esta não é uma marca visível." —The SDA Bible
Commentary [E. G. White Comments], vol. 7, pág. 980. (Ver O Grande Conflito,
pág. 450.)
O capítulo 9 de
Ezequiel revela a importância de ser selado na testa. A classe que não receber
o selo de Deus na fronte será destruída. O destino de cada pessoa depende da
aceitação ou rejeição desta mensagem. Só será protegida no dia da destruição se
for assinalada. Senão, será destruída.
"É agora que
devemos conservar-nos e a nossos filhos incontaminados do mundo. É agora que
devemos lavar as vestes de nosso caráter, tornando-as alvas no sangue do
Cordeiro. Agora é que devemos vencer o orgulho, as paixões e a indolência
espiritual. Agora é que devemos despertar e fazer decididos esforços para dar
simetria ao nosso caráter. (...)
"Que estais
fazendo, irmãos, na grande obra de preparação? Os que se estão unindo com o
mundo estão-se amoldando ao modelo mundano e preparando-se para o sinal da
besta. Os que desconfiam do eu, que se humilham diante de Deus e purificam a
alma pela obediência à verdade, estão recebendo o molde divino e preparando-se
para receber na fronte o selo de Deus. Quando sair o decreto, e o selo for
aplicado, seu caráter permanecerá puro e sem mácula para toda a
eternidade."
"Agora é o tempo
de preparar-nos. O selo de Deus jamais será colocado à testa de um homem ou
mulher impuros. Jamais será colocado à testa de um homem ou mulher cobiçosos ou
amantes do mundo. Jamais será colocado à testa de homens ou mulheres de língua
falsa ou coração enganoso. Todos os que recebem o selo devem ser imaculados
diante de Deus — candidatos para o Céu. Pesquisai as Escrituras por vós mesmos,
para que possais compreender a terrível solenidade do tempo presente." — Testemunhos
Seletos, vol. 2, págs. 70 e 71.
"O dia da vingança
de Deus está precisamente diante de nós. O selo de Deus será colocado somente
na testa daqueles que suspiram e clamam por causa das abominações cometidas na
Terra. (...)
"Nossa maneira de
proceder determinará se receberemos o selo do Deus vivo, ou seremos abatidos
pelas armas destruidoras." — Idem, pág. 67.
"O Senhor me
mostrou que preciosas almas estão definhando e morrendo por falta da verdade
presente e seladora, a seu tempo; e que os velozes mensageiros devem
apressar-se em seu caminho e alimentar o rebanho com a verdade presente. Ouvi
um anjo dizer: ‘Apressem-se os velozes mensageiros, apressem-se os velozes
mensageiros, pois o caso de cada alma logo será decidido, para Vida ou para Morte.’ " —The
Present Truth, vol. 1, nº 4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário