Teologia

quinta-feira, 6 de março de 2014

A MENSAGEM FINAL QUE O MUNDO NECESSITA



Prof. Ricardo André

A profecia de Isaías 58:12-14 é de grande importância por predizer uma obra de restauração da rotura feita na Lei de Deus. Por muitos séculos a verdade do Sábado tem sido rebaixada, espezinhada pela cristandade, mas deve ser exaltada e observada pelo fiel povo de Deus nestes últimos dias da história do mundo. Diz a profecia:

"Os que de ti procederem edificarão os lugares antigamente assolados, e levantarás os fundamentos de geração em geração; chamar-te-ão reparador de brechas, e restaurador de veredas com moradias. Se desviares o teu pé de profanar o Sábado, de fazer a tua vontade no Meu santo dia, e se chamares ao Sábado deleitoso, e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs, então te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da Terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse." Isaías 58:12-14. 

Nestes versos está delineada a obra que o remanescente fiel (Ap 12:17), o povo de Deus deve realizar: Engrandecer a lei de Deus, restaurando a verdadeira adoração ao Deus Criador nos termos do mandamento que ordena a observância do sábado como dia de repouso (Ap 14:6, 7), edificar os lugares antigamente assolados e levantar os fundamentos de geração a geração. O verso 13 aponta para onde se deve começar a reforma: A restauração da observância do santo sábado. O verdadeiro sábado precisa ser restituído à sua legítima condição de santo dia de repouso.

O movimento adventista foi suscitado por Deus para, entre outras coisas, restaurar o verdadeiro de guarda, e dá ao mundo um testemunho semanal do poder criador de Deus. Isto implica não somente a proclamação da vigência do quarto mandamento, mas inclui também a responsabilidade de uma demonstração de como observá-lo na letra e no espírito. É  o Remanescente o “restaurador de brechas”, no sentido de reavivar as verdades da Palavra de deus enterradas por séculos de negligência.

“O sábado está sendo restaurado ao lugar de direito na lei de Deus e na vida das pessoas. Mas uma vez ensinam-se a homens e mulheres os caminhos do Senhor. Eles são convidados a entrar na cidade de Deus e a assumir seu lugar no templo vivo que está sendo construído (I Co 3:9-11, 16; Ef 2:20-22; 2 Tm 2:19; I Pe 2:4-9)” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 326). A reforma do Sábado teve início nos primeiros dias do movimento adventista, e os pioneiros compreenderam a importância dessa mensagem. Embora não pudessem ver sua íntima ligação com a mensagem do terceiro anjo, entenderam que esta predizia a reforma do Sábado. 

A serva do Senhor diz de sua experiência inicial:
"Quando começamos a apresentar a luz sobre a questão do Sábado, não tínhamos ideia claramente definida sobre a mensagem do terceiro anjo de Apocalipse 14:9-12. A nota tônica do nosso testemunho, ao nos apresentarmos diante do povo, era que o grande movimento do segundo advento era de Deus, que a primeira e a segunda mensagens já haviam sido proclamadas, e que a terceira mensagem devia ser anunciada. Vimos que a terceira mensagem finalizava com as palavras: ‘Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.’ E víamos, com a mesma clareza com que vemos agora, que essas palavras proféticas sugeriam uma reforma a respeito do Sábado." —Testemunhos Para a Igreja, vol. 1, págs. 78 e 79.

Na declaração acima pode-se ver que a reforma do Sábado está ligada à mensagem do terceiro anjo. Uma é tão importante como a outra. Esta é a mensagem que deve ser pregada ao mundo.

"A mensagem do terceiro anjo requer a apresentação do Sábado do quarto mandamento, e esta verdade tem de ser levada perante o mundo. Mas o grande centro de atração, Jesus Cristo, não deve ser deixado fora da mensagem do terceiro anjo." —Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 383.

A mensagem do terceiro anjo e o santuário celestial são dois assuntos que estão sempre ligados:
"Deus confiou a Seu povo uma obra a ser realizada na Terra. A mensagem do terceiro anjo devia ser proclamada, o espírito dos crentes devia ser dirigido ao santuário celeste, aonde Cristo entrará para fazer expiação por Seu povo. A reforma do Sábado devia ser levada avante. A brecha na Lei de Deus precisava ser reparada. A mensagem precisava ser proclamada com grande voz, para que todos os habitantes da Terra recebessem a advertência." — Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 67 e 68.

"O terceiro anjo encerra a sua mensagem assim: ‘Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus a fé de Jesus.’ Apocalipse 14:12. Ao dizer ele estas palavras, aponta para o santuário celeste. (...)

"Depois que Jesus abriu a porta do lugar santíssimo, viu-se a luz a respeito do Sábado, e o povo de Deus foi provado, como o foram os filhos de Israel antigamente, para se ver se guardariam a Lei de Deus." — Primeiros Escritos, pág. 254.

É evidente que a reforma do Sábado, que é a mensagem do terceiro anjo, é também a mensagem do assinalamento. Compare-se o testemunho acima com Primeiros Escritos, págs. 42 e 43. Estas mensagens são importantes porque o destino das almas depende de seu entendimento e aceitação:
"Foram-me mostrados três degraus — a primeira, a segunda e a terceira mensagens angélicas. Disse o meu anjo assistente: ‘Ai de quem mover um bloco ou mexer num alfinete dessas mensagens. A verdadeira compreensão dessas mensagens é de vital importância. O destino das almas depende da maneira em que são elas recebidas.’ De novo fui conduzida às três mensagens angélicas, e vi a que alto preço havia o povo de Deus adquirido a sua experiência." —Primeiros Escritos, págs. 258 e 259.

O Espírito de Profecia enfatiza o fato de que a mensagem do terceiro anjo — que chama a atenção para o Sábado ou o selo do Deus vivo — deveria ser pregada com grande poder.

"Decididos esforços devem ser envidados para levar a mensagem proeminentemente perante o povo. O terceiro anjo deve sair com grande poder. Ninguém ignore esta obra nem a considere de pequena importância. (...)

"Nenhuma mudança deverá efetuar-se nos traços gerais de nossa obra. Deve permanecer clara e distinta como foi criada pela profecia. Não nos compete entrar em aliança com o mundo, supondo com isto poder levar a melhor. Se alguém cruzar o caminho a fim de embaraçar o passo à obra nas linhas que Deus lhe traçou, incorrerá no desagrado divino. Nenhum traço da verdade que tornou o povo adventista do sétimo dia o que ele é, deve ser apagado. Temos antigos marcos da verdade, da experiência e do dever, e cumpre-nos defender firmemente nossos princípios em face do mundo." —Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 372.

As preciosas verdades que constituem os "antigos marcos" devem permanecer firmes. Temos de defendê-las. Elas são para nós um princípio sagrado. A mensagem do selamento ou mensagem do Sábado é uma dessas verdades. Deve ser pregada com toda a clareza e distinção, como a profecia no-la revelou.

"Somos o povo de Deus, observador dos mandamentos. Nos cinquenta anos passados tem-se feito pressão sobre nós com toda sorte de heresias, a fim de embotar-nos o espírito em relação aos ensinos da Palavra — especialmente quanto ao ministério de Cristo no santuário celestial e à mensagem do Céu para estes últimos dias, como foi dada pelos anjos do décimo quarto capítulo do Apocalipse. Mensagens de toda espécie e feitio têm feito pressão sobre os Adventistas do Sétimo Dia, pretendendo substituir a verdade que, ponto por ponto, tem sido buscada com estudo e oração, e atestada pelo poder milagroso do Senhor. Mas os marcos que nos tornaram o que somos devem ser preservados, e sê-lo-ão, conforme Deus o mostrou mediante Sua Palavra e o testemunho de Seu Espírito. Ele nos conclama a nos apegarmos firmemente, com a mão da fé, aos princípios fundamentais baseados em autoridade inquestionável." — Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 208.

O povo de Deus, guardador dos mandamentos, é constituído pelos que receberão na fronte o selo do Deus vivo. (Comparar com Ap 14:1 e 12; 7:2-4.) O Espírito de Profecia nos diz:
"Os adoradores de Deus serão distinguidos especialmente pelo respeito que têm para com o quarto mandamento, visto ser esse o sinal do poder criador de Deus e a testemunha do Seu direito de reclamar a reverência e a homenagem do homem. Os ímpios serão distinguidos pelos seus esforços para demolir o monumento comemorativo do Criador e exaltar a instituição de Roma. Na conclusão do conflito toda a cristandade ficará dividida em dois grandes grupos: os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, e os que adoram a besta e sua imagem e recebem o seu sinal." —Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 285.

"No desfecho do grande conflito se formam duas classes: os que ‘adoram a besta e a sua imagem’, e recebem sua marca; e os que recebem ‘o selo do Deus vivo’, que têm ‘o nome do Pai escrito na fronte’. Esta não é uma marca visível." —The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 7, pág. 980. (Ver O Grande Conflito, pág. 450.)

O capítulo 9 de Ezequiel revela a importância de ser selado na testa. A classe que não receber o selo de Deus na fronte será destruída. O destino de cada pessoa depende da aceitação ou rejeição desta mensagem. Só será protegida no dia da destruição se for assinalada. Senão, será destruída.

"É agora que devemos conservar-nos e a nossos filhos incontaminados do mundo. É agora que devemos lavar as vestes de nosso caráter, tornando-as alvas no sangue do Cordeiro. Agora é que devemos vencer o orgulho, as paixões e a indolência espiritual. Agora é que devemos despertar e fazer decididos esforços para dar simetria ao nosso caráter. (...)

"Que estais fazendo, irmãos, na grande obra de preparação? Os que se estão unindo com o mundo estão-se amoldando ao modelo mundano e preparando-se para o sinal da besta. Os que desconfiam do eu, que se humilham diante de Deus e purificam a alma pela obediência à verdade, estão recebendo o molde divino e preparando-se para receber na fronte o selo de Deus. Quando sair o decreto, e o selo for aplicado, seu caráter permanecerá puro e sem mácula para toda a eternidade."

"Agora é o tempo de preparar-nos. O selo de Deus jamais será colocado à testa de um homem ou mulher impuros. Jamais será colocado à testa de um homem ou mulher cobiçosos ou amantes do mundo. Jamais será colocado à testa de homens ou mulheres de língua falsa ou coração enganoso. Todos os que recebem o selo devem ser imaculados diante de Deus — candidatos para o Céu. Pesquisai as Escrituras por vós mesmos, para que possais compreender a terrível solenidade do tempo presente." — Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 70 e 71.

"O dia da vingança de Deus está precisamente diante de nós. O selo de Deus será colocado somente na testa daqueles que suspiram e clamam por causa das abominações cometidas na Terra. (...)

"Nossa maneira de proceder determinará se receberemos o selo do Deus vivo, ou seremos abatidos pelas armas destruidoras." — Idem, pág. 67.

"O Senhor me mostrou que preciosas almas estão definhando e morrendo por falta da verdade presente e seladora, a seu tempo; e que os velozes mensageiros devem apressar-se em seu caminho e alimentar o rebanho com a verdade presente. Ouvi um anjo dizer: ‘Apressem-se os velozes mensageiros, apressem-se os velozes mensageiros, pois o caso de cada alma logo será decidido, para Vida ou para Morte.’ " —The Present Truth, vol. 1, nº 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário