Teologia

domingo, 16 de março de 2014

CUIDADO COM A AVALANCHE DE CURAS E MILAGRES DO CARISMATISMO MODERNO NO TEMPO DO FIM



Ricardo André

Na lista de dons conferidos à Igreja pelo Espírito Santo estão os de curas e milagres (I Co 12:8-10). Esses são dois dons dos mais espetaculares dons do Espírito. Todos nós já ouvimos falar da prática desses dons na Igreja cristã primitiva (Atos 3:1-12; 5:15-16; 8:5-13; 9:32-35; 9:36-40). Também conhecemos relatos de missionários.

O dom da cura é a especial habilidade concedida por deus a certos membros do Corpo de Cristo para servir como intermediários humanos através dos quais Deus cura enfermidades e restaura a saúde, independente do uso de recursos naturais. 

Há pessoas com esse dom que oram pelos doentes, de acordo com as instruções de Tiago 5:13-20, e as pessoas ficam curadas. Alguns oram por milagres, com Elias, e os milagres acontecem. E a Bíblia diz que “Elias era um homem semelhante a nós” (Tg 5:17). Mas, o que dizer dos milagres que ocorrem nas igrejas carismáticas e neo-pentecostais? São de origem divina? Devemos crer nesses milagres tão propalados?

As Contrafações do Diabo

Vivemos numa época em que o diabo se empenha, a tempo e fora de tempo, ana elaboração de estratagemas sutis, a fim de contrafazer a verdade. Diz a escritora Ellen G. White, em O Grande Conflito, p. 571: “Satanás pode apresentar uma contrafação tão parecida com a verdade que engane aos que estão dispostos a ser enganados, aos que desejam excluir a abnegação e o sacrifício exigido pela verdade.”

O fenômeno de curas e milagres será usado pelo inimigo para enganar as pessoas exatamente antes da Volta de Jesus. E isso já está acontecendo em nossos dias. Só o fato de certos indivíduos supostamente possuírem o poder de realizar curas e milagres não significa por isso, que é o poder de Deus que os acompanha. A Volta de Cristo revelará grandes surpresas: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor, porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade" (Mt 7:21-23).

Jesus foi muito enfático em quando nos alertou sobre o surgimento de falsos profetas operando sinais e maravilhas com o fim de enganar os fiéis: "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos" (Mt 24:24). O cristão deve estar atento, ainda mais porque, embora Deus seja poderoso para efetuar todo e qualquer milagre que desejar, para a Providência divina, a cura nem sempre é o melhor caminho (Veja o caso de Paulo em 2Co 12:7-9, e o de Eliseu em 2Rs 13:14, 20).

Sempre houve contrafação do inimigo. Entretanto, à medida que o fim se aproxima, elas aumentam assustadoramente. Notemos por exemplo, como Satanás atua com oportunismo. De acordo com O Grande Conflito, p. 466, “antes de os juízos finais de Deus caírem sobre a Terra, haverá entre o povo do Senhor, tal avivamento da primeira piedade como não fora testemunhado desde os tempos dos apóstolos”. Entretanto, o diabo procurará “estorvar esta obra; e antes que chegue o tempo para tal movimento, esforçar-se-á para impedi-la, introduzindo uma contrafação (...). Multidões exultarão de que Deus esteja operando maravilhosamente por elas, quando a obra é de outro espírito”.

Entre as contrafações estarão os milagres e as curas. E já podemos ver em nossos dias, no contexto carismático moderno, a manifestação do que muitos admitem ser o cumprimento da concessão de dons espirituais, entre os quais o de curar.
São dignas de crédito as curas divinas tão propaladas em muitas igrejas que integram o pentecostalismo ou neo-pentecostalismo? 

“Alguns serão tentados a aceitar essas maravilhas como sendo de Deus. Enfermos serão curados à nossa vista. Milagres se efetuarão aos nossos olhos” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, vol. 1, p. 100). Daí a advertência de Cristo em Mateus 24:24.

O diabo tem o poder para curar

A revela que Satanás tem pode de realizar cura. "E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz" (2Co 11:14).
 
"Porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso" (Ap 16:14). 

"Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira" (2Ts 2:9). 

Diz-nos a Mensageira do Senhor: “Antes do fim do tempo, ele [Satanás] operará maiores maravilhas. Tanto quanto o seu poder permite, ele operará milagres verdadeiros” (Ellen G. White, Testemunies for the Church, vol. 5, p. 698). Quando o diabo não consegue curar, ele contrafaz os milagres. 

Diz mais a Serva do Senhor: "A Palavra de Deus declara que Satanás operará milagres. Fará com que as pessoas fiquem doentes, e depois, de repente removerá delas seu poder satânico. Serão consideradas então curadas. Essas obras de cura aparente levarão os adventistas do sétimo dia à prova. (...) E Satanás, rodeado de anjos maus, e pretendendo ser Deus, operará milagres de toda espécie para enganar se possível os próprios escolhidos. O povo de Deus não encontrará sua segurança na operação de milagres, pois satanás havia de falsificar qualquer milagre que fosse feito. (...) Devem tomar posição baseados na Palavra viva – 'Está escrito'. Este é o único fundamento sobre que podem estar seguros" (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 53, 55).

Na verdade, há muito embuste e engano nessas curas, tão em voga na charlatanismo carismático moderno. E o grande propósito do arquinimigo é dar a impressão de que tais maravilhas são operadas “em nome de Jesus”

Pensemos, porém, nalguns pontos: 1) todos os curandeiros carismáticos exigem a cura; 2) nunca pedem que a cura seja efetuada de conformidade com a vontade de Deus; 3) todos eles são presunçosos, porquanto dizem que têm poder para curar (até colocam placas de propaganda em suas igrejas com respeito a suas curas); 4) a vida desses milagreiros não os recomenda: “Por seus frutos os conhecereis” (Mt 7:15-20); 5) comercializam os dons do Céu. Pedir ofertas para orar pelos doentes, ou por alguém prisioneiro de Satanás não é bíblico, é humano e baixo. O que Jesus ensinou é que, “de graça recebeste, de graça dai” (Mt 10:8). O que há nessas igrejas é a uma mercantilização da fé, com apelos para as ofertas.

Dízimos são devolvidos para a manutenção do ministério evangélico. Ofertas representam a gratidão do sincero crente para a construção e manutenção do lugar de culto, onde espera-se que pastores e ovelhas convivam em santidade. Fugir disto é charlatanismo.

Milhares de curandeiros apresentar-se-ão diante de Cristo e Lhe dirão: Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!’” (Mt 7:22, 23).

O inimigo tentará enganar os fiéis até mesmo imitando as obras do profeta Elias: "Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens" (Ap 13:13). Como, então, os fiéis poderão desmascarar o inimigo? Simples. Seguindo a Bíblia: "Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor" (Ml 4:5). O segredo está no verso anterior: "Lembrai-vos da Lei de Moisés, meu servo, a qual lhe prescrevi em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos" (Ml 4:4). Portanto, todo aquele que vier no "espírito de Elias", deverá demonstrar sua credencial divina confirmando a Lei de Deus! Dentro dos Dez Mandamentos está o verdadeiro sinal de Deus para o Seu povo: "Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica" (Ex 31:13). Jesus desaprova a tendência humana de valorizar mais as curas e os milagres do que Sua Santa Palavra: "Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis" (Jo 4:48).

O Espírito Santo foi enviado para guiar as pessoas a "TODA A VERDADE" (Jo 16:13). Por isso, podemos ter certeza que jamais Ele falará ou agirá contra a Palavra de Deus (Jo 17:17), ou contra a Santa Lei de Deus (Sl 119:142, 151).

Caro leitor, temos que andar em toda a verdade de Deus para estarmos seguros e vencermos as “astutas ciladas de Satanás” (Ef 6:11). Andando em toda a verdade de deus é a segura guia para não sucumbir avalanche de curas e milagres que sacode o mundo, nas igrejas e nos centros espíritas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário