Teologia

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

QUAL A MANEIRA CORRETA DE SE DISPOR DOS NOSSOS MORTOS, CREMAÇÃO OU SEPULTAMENTO?



Ricardo André

Temos observado que a cremação — isto é, reduzir um cadáver a cinzas — tem sido uma prática cada vez mais comum em nossa sociedade. Muitos cristãos, porém, adotam posição contrária a essa prática, por entenderem que tal ação não reconhece o fato de que um dia Deus vai ressuscitar nossos corpos e reuni-los com nossas alma/espírito. Outros afirmam que a prática da cremação desonra o corpo e a memória da pessoa que morreu.

O que a Bíblia ensina sobre a cremação? Devem os cristãos ser cremados? Será que a Bíblia especifica que a única maneira de se dispor de um cadáver é enterrá-lo? Ela indica que os servos de Deus no passado faziam objeção à cremação? A Igreja Adventista do Sétimo Dia jamais tomou qualquer posição contrária à incineração dos mortos. Ao mesmo tempo, nas Sagradas Escrituras em nenhum lugar proíbe um corpo humano falecido de ser queimado, nem aplica qualquer maldição ou julgamento a uma pessoa que é cremada. Afirmamos que não há nenhum comando bíblico explícito contra cremação.

Cremação era praticada nos tempos bíblicos, mas não era geralmente praticada pelos israelitas ou pelos crentes no Novo Testamento. Nas culturas nas quais a Bíblia se focaliza, enterro em uma tumba, caverna ou na terra era a forma comum de se dispor do corpo humano. Por exemplo, Abraão sepultou sua esposa Sara numa caverna. O corpo de Jesus foi colocado num túmulo escavado na rocha. (Gênesis 23:19; 35:4;; Mateus 27:60-66; Ver também 2 Crônicas 16:14). Enquanto sepultamento era a prática comum, a Bíblia em nenhum lugar comanda o sepultamento como a única forma permitida para se dispor de um corpo.

A antiga ideia dos egípcios de que os mortos deviam ser mumificados, ter junto de si alimentos e bebidas, e mantidos felizes junto da esposa e servos mortos na ocasião, não é bíblica. É pagã, e algumas atitudes que hoje assumimos para proteger os mortos originam-se desses mitos antigos. E a veneração pelos mortos mantida pela Igreja Católica, e outras crenças imortalistas que há por aí, contribuem para que se considerar um sacrilégio queimar um corpo que se vai diluir sob a terra.

Depois de morto, não faz diferença que alguém seja sepultado num suntuoso mausoléu, nas entranhas do mar ou devorado por abutres. Deus sabe tudo a respeito dele. A ressurreição é o ponto central de nossa esperança na vida eterna (1 Coríntios 15:35-58; 1 Tessalonicenses 4:16). Pelo milagre divino os corpos serão recompostos, quer estejam cremados, enterrados sob a terra ou desaparecidos no fundo do mar. O fato de que um corpo tem sido cremado não dificulta em nada a capacidade de Deus de ressuscitar tal corpo. Os corpos dos cristãos que morreram milhares de anos atrás já se tornaram em pó completamente. Isso não vai de forma alguma tornar mais difícil que Deus ressuscite seus corpos. Cremação não faz nada além de “apressar” o processo de tornar o corpo em pó. Deus é completamente capaz de ressuscitar os restos mortais de uma pessoa que foi cremada, assim como Ele é capaz de ressuscitar os restos mortais de uma pessoa que não foi cremada.

Nosso posicionamento a esse tema não quer dizer que não respeitamos nossos queridos mortos. Longe disso! Esse respeito, porém, se deve ligar à memória e aos atributos do falecido e não ao pó em que se tomou seu corpo.

Não importa a maneira do destino que se dê aos mortos, pois haverá a ressurreição. A Bíblia ensina claramente que Deus trará de volta à vida aqueles que dormem na morte.  “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (Jo 5:28, 29). Aquele que do nada criou todas as coisas, pelo Seu poder maravilhoso ressuscitará os que dormem no pó da terra. Isto é que é importante, maravilhoso, sublime e verdadeiro. E os salvos ressuscitarão com corpos glorificados, jamais sujeitos à corrupção.

Portanto, a questão de enterro ou cremação é uma questão de consciência. Uma pessoa, ou família, que está considerando esse assunto deve orar por sabedoria (Tiago 1:5), e seguir a convicção que resulta de suas orações. A cremação não é condenada por Deus. Mas é claro que o funeral deve ser honroso e respeitoso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário