Teologia

sábado, 3 de janeiro de 2015

EXISTE UM ANJO EM SUA CASA?



Ricardo André

Quero iniciar esta minha reflexão fazendo a seguinte pergunta ao amigo leitor: Há algum anjo em sua casa? Certamente espero que haja um anjo na sua casa – e na minha. E não me refiro a alguma pessoa boa e especial para nós, como uma esposa, esposo, amigo (a) ou mãe amorosa. Em vez disso refiro-me a um anjo de Deus.

Temos um Anjo em nossa Casa

As Sagradas Escrituras relata a história de um homem chamado Cornélio, centurião romano que morava em Cesaréia (Atos 10), que tinha um anjo em casa – isto é, um anjo que apareceu em forma corpórea, como homem. Oficial romano encarregado de um grupo de homens na sede militar romana de Cesaréia, Cornélio aprendera sobre o verdadeiro Deus e Lhe prestava adoração segundo o seu melhor conhecimento. Então o anjo lhe disse de repente como conseguir mais auxílio. Ele devia enviar uma mensagem a Jope, uma cidade alguns quilômetros ao sul, ao longo do litoral. Ali estaria um homem hospedado numa casa à beira-mar, de  propriedade de outro homem. Pedro, o hóspede, viria e ajudaria Cornélio.

O anjo apareceu a Cornélio enquanto o oficial romano orava. É uma coisa maravilhosa ter um anjo em casa. E como seguidor de Jesus, você tem um em sua casa, o tempo todo com você. O livro de Atos apresenta vários casos de anjos ministradores. Quando as autoridades em Jerusalém puseram Pedro na prisão, “um anjo do Senhor”, apareceu e operou sua libertação (At 12:7-10). A seguir Pedro se dirigiu à casa onde a igreja orava por ele, bateu à porta e pediu que alguém o deixasse entrar. Crendo que ele ainda se encontrava na prisão, as pessoas da casa concluíram: “É o seu anjo”. Verso 15.  

A Origem e Identificação dos Anjos

Eles foram criados por Deus nos dias eternos (Cl 1.16), com a finalidade de serem Seus assistentes, mensageiros e ministradores entre os homens (At 12.7; Dn 6.22; Hb 1.14; Sl 91.11; Ex 14.19 etc.). Estes seres celestiais são representados na figura humana alada, mas, na verdade a Bíblia não nos dá muitos detalhes quanto à sua aparência. Em alguns relatos, vemos que eles se apresentaram como homens comuns, conseguido confundir as pessoas que foram contatadas.(Gn 16.7-14; 19.1-5; Jo 20.11-13). Há também citações nas quais se apresentam revestidos de majestade e glória (Dn 10.5,6; Lc 24.4). São desprovidos de sexo.

Estão continuamente em contato com o Criador e são capazes de reconhecer a glória, e prestar-Lhe adoração (Fp 2.9-11; Hb 1.6). Entre os homens são mensageiros e ministradores da vontade de Deus, abordando-os e manifestando a vontade soberana do Senhor. (1Rs 19.5; At 12.7; Dn 10.11; Mt 2.13,20; Lc 1.19; At 5.19,20; Ap 1.1). Em nossos dias continuam agindo e muitos têm testemunhado o livramento que foi concedido por meio deles. Eles não agem por vontade própria, e não devem receber nenhum tipo de oração ou honra de lábios humanos. Estão sujeitos às ordens do Senhor e vivem em obediência total aos Seus desígnios (Mt 6.10; Sl 103.20). Nos céus, entoa louvores eternamente ao todo poderoso (Sl 148.2; Is 6.3; Lc 2.13,14; Ap 5.11,12; 7.11,12).

E por serem íntimos do Senhor, conhece com profundidade a Sua obra de restauração, sofrimento e humilhação passada por Jesus em nosso favor. Alegram-se com a restauração do homem de forma intensa, impossível de ser relatada (Lc 15.7,10). São criaturas santas, mas, adorá-los ou ainda, prestar-lhe qualquer forma de culto, veneração ou honra é proibida (Cl 2.18; Ap 19.10). Com certeza existe entre eles, hierarquia como em um exercito, estão classificados em diferentes ordens (Is 6.2; 1Ts 4.16; 1Pe 3.22; Ap 12.7). São dotados de qualidade, tais como: mansidão, sabedoria, poder, santidade. (2Pe 2.11; Jd 9; 2Sm 14.20; Sl 103.20; Mt 25.31). São milhares e milhares, os números de anjos existentes, são incontáveis! (Jó 25.3; Hb 12.22).

Temos um Anjo da Guarda?

A Bíblia fala que todos nós temos um anjo da guarda, ao afirma: “Vede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos; porque eu vos afirmo que os seus anjos nos céus veem incessantemente a face de meu Pai celeste.” (Mt 18:10). Existe um versículo no AT que ajuda a defender a ideia de que existe um anjo que nos protege, quando diz: "Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei". (Ex 23:20).

Há um lindo verso da Bíblia que diz: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem e os livra” (Sl 34:7). O nosso anjo da guarda nos acompanha por toda a vida e será o primeiro a saudar-nos quando Jesus voltar em glória e Majestade.

“Há muitos anos, dois médicos missionários, na Malásia, viajaram para uma vila distante, com o propósito de receberem uma boa importância em dinheiro, que vinha de além-mar.

“Após terem recebido o valor, quando retornavam ao posto de trabalho, tiveram que pernoitar embaixo de uma enorme árvore. Entregaram a vida a Deus e ali adormeceram.

“Algumas semanas depois, um nativo bastante enfermo procurou o ambulatório da Missão, para tratar-se. Quando o médico o atendeu, o nativo afirmou que já o vira antes. Após o médico insistira que nunca o vira, o nativo contou-lhe que ele e mais alguns malfeitores os seguiram quando eles saíram do banco, com a finalidade de assalta-los à noite. Somente esperariam que eles adormecessem para fazê-lo. Mas ao se aproximarem, verificaram que havia dezesseis soldados protegendo-os.

“O médico explicou que não havia ninguém com eles, mas que haviam orado pedindo a proteção divina, e Deus os atendera, enviando Seus anjos para livrá-los” (Vencendo com Jesus [IJ 1997], p. 321).

Caro amigo leitor, é confortador saber que cada seguidor de Jesus tem um anjo da guarda. Eles estão ao nosso redor, livrando-nos a cada momento. Sejamos gratos a Deus por eles. Há um anjo em sua casa hoje, vigiando-o e guiando sua vida?


Nenhum comentário:

Postar um comentário