Teologia

sábado, 24 de janeiro de 2015

TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA?



Ricardo André

Você já deve ter visto em alguns carros ou em algumas casas o adesivo com a seguinte máxima: "Tudo por Jesus, nada sem Maria". Até música já foi composta com essas expressões e são cantadas por padres e  fiéis católicos.

Sabemos tratar-se de uma tentativa dos católicos romanos de valorizarem a figura de Maria, mãe de Jesus. Não quero aqui entrar no debate teológico sobre a Mariolatria (adoração a Maria), mas despertar a compreensão de que Jesus é o único centro de nossa salvação e de que o fundamento do cristianismo existe apenas na obra de Jesus.  A máxima “TUDO POR JESUS, NADA SEM JESUS” contém ideias totalmente contrárias aos ensinos bíblicos. Ela deve ser rejeitada pelas seguintes razões:

1) Somente há salvação em Jesus. O apóstolo Pedro termina sua breve apresentação do evangelho com algo como que um apelo. Ele deixa claro o fato de que a salvação é encontrada somente no Senhor Jesus Cristo. Notem o que ele afirma: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos “(At 4:12).

Eu recomendo imensamente a vocês, caros leitores, que dediquem um tempo para estudar este versículo. Ele é muito importante. Ele deixa claro o caminho exclusivo para salvação. Salvação é encontrada somente no nome de Jesus Cristo. É isso. Pedro diz: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”  Nenhum outro nome; Maria, Paulo, Pedro, Buda, Confúcio, Maomé, Gandi – nenhum outro nome é dado debaixo do céu dentre os homens pelo qual devamos ser salvos.”

2) Somente Jesus é o Caminho de acesso ao Pai. O próprio Jesus afirmou categoricamente que Ele é o único e verdadeiro caminho para a salvação: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14:6). Não existe outro caminho verdadeiro e que conduza a Deus, senão Jesus. Mas, mesmo Ele fazendo esta afirmação, muitos ainda procuram outras pessoas (como Maria, a mãe de Jesus) ou meios (como boas obras, boa conduta) para se salvarem da destruição eterna. Jesus é o único caminho para a salvação porque Ele é o Único que pode pagar o preço pelos nossos pecados (Romanos 6:23). Nenhuma outra religião ensina a profundidade ou seriedade do pecado e das suas consequências. Nenhuma outra religião oferece o pagamento infinito que só Jesus poderia dar pelo pecado. Nenhum outro “fundador religioso” foi Deus vindo como homem (João 1:1,14) – a única forma pela qual um débito infinito poderia ser pago. Jesus tinha que ser Deus para que pudesse pagar nosso débito. Jesus tinha que ser homem para que pudesse morrer. A salvação está disponível apenas pela fé em Jesus Cristo!

3) Somente Ele é nosso Mediador.  As Escrituras Sagradas são categóricas em nos dizer que “há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo Homem” (I Tm 2:5). Só há um caminho que leva o homem a Deus e esse Caminho é Jesus.

Jesus Cristo é o nosso único e suficiente Mediador, e isso por algumas razões:

a) Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens porque Ele é Deus-Homem. Jesus é Deus e Homem ao mesmo tempo. Ele é plenamente Deus e plenamente Homem. É uma só Pessoa, mas com duas naturezas distintas, atributos que O habilitam a ser a ponte perfeita entre o Céu e a Terra. Jesus não deixou de ser Deus ao tornar-se Homem. Aquele que nem o céu dos céus pode contê-lo, desceu da glória, esvaziou-se e fez-se carne. Vestiu a nossa pele, nasceu numa manjedoura, cresceu numa carpintaria e morreu numa cruz. Ele é a ponte que nos liga a Deus, o caminho que nos dá acesso ao Pai e a porta de entrada da bem-aventurança eterna.

b)  Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens porque é o nosso representante e fiador. Jesus veio ao mundo para ser nosso representante e fiador. Não veio apenas para estar ao nosso lado, mas em nosso lugar. Não veio apenas para falar por nós, mas para morrer por nós. Não veio apenas para nos defender, mas para nos substituir. Sua morte na cruz foi um sacrifício, um sacrifício substitutivo. Ele morreu a nossa morte. Ele pagou a nossa dívida. Ele sofreu o duro golpe da lei que deveríamos sofrer. Ele sorveu sozinho o cálice amargo da ira de Deus que nós deveríamos beber. Ele recebeu em si mesmo a merecida punição do nosso pecado. Ele cumpriu com todas as demandas da justiça divina ao morrer em nosso lugar, em nosso favor, para nos oferecer perdão e vida eterna.

c) Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens porque ressuscitou, venceu a morte, triunfou sobre os principados e potestades e nos fez assentar com ele nas regiões celestes. A morte de Cristo na cruz não foi um sinal de fraqueza e derrota, mas de retumbante vitória. Ele matou a morte e arrancou seu aguilhão, quando ressuscitou dentre os mortos (I Co 15: 55-57). A vitória de Cristo é a nossa vitória. Morremos com ele e com ele ressuscitamos (Rm 6:3-6). Estamos escondidos com Cristo em Deus. Estamos assentados com ele nas regiões celestes, acima de todo principado e potestade (Ef 2:4-6). Nele somos mais do que vencedores (Rm 8:37). Por meio dele temos livre acesso ao trono da graça. E porque Jesus é o Filho de Deus, Seu Pai responde: “Você pode achegar-se, ‘confiadamente, unto ao trono da graça, a fim de [receber] graça para socorro em ocasião oportuna’” (Hb 4:14-16). Por meio dEle chegaremos ao Céu, ao Paraíso, à Casa do Pai, à Cidade Santa, à Nova Jerusalém. Ele é nosso irmão mais velho e seguindo suas pegadas, entraremos pelos portais da glória trajando vestes alvas e com palmas em nossas mãos. Com ele, assentar-nos-emos em tronos e, com ele, reinaremos em seu reino de glória, para todo o sempre. Porque Cristo foi tudo para nós na terra, no tempo, na vida e na morte, ele será tudo para nós no céu, na glória e isso, por toda a eternidade.

4) Somente Ele é nosso Sumo Sacerdote. Desde o dia em que Jesus retornou para o Céu, Ele tem estado com Seu povo. Como nosso solícito Sumo Sacerdote, Ele é exatamente a pessoa de quem precisávamos, “pois  vive sempre para interceder” por nós. Seu único propósito ao vir, viver, morrer, ressuscitar e ascender foi o de mediar a salvação aos sofredores. “Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles” (Hb 7:24, 25, NVI).

Embora Maria tenha sido devotada a Deus, uma Serva do Senhor, “bendita entre as mulheres”, agraciada por Deus ela não possui esses atributos delineados acima, logo nada podemos conseguir do que mais necessitamos como pecadores por meio dela.  Caro leitor, diante do exposto, só podemos afirmar: TUDO POR  JESUS... NADA SEM JESUS. Abra o coração a Jesus. Deixe que o Seu poder permeie sua vida, agora mesmo. Aceite este único caminho e este único meio que é Jesus Cristo e comece, agora mesmo, a fazer parte da família de Deus.

Eu já entreguei minha vida a Ele e sei onde vou passar a eternidade! E você?



Nenhum comentário:

Postar um comentário