Teologia

sábado, 8 de novembro de 2014

POR QUE OS ESTUDANTES ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA FARÃO O ENEM NO SÁBADO À NOITE?



Ricardo André

Neste sábado (8), 69.396 candidatos adventistas do sétimo dia farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E não vão fazer a prova no mesmo horário dos demais candidatos, mas somente às 18h00 do sábado. Os candidatos adventistas deverão chegar aos locais de prova com antecedência e, como qualquer outro estudante, ficarão de fora caso os portões sejam fechados. A diferença é que, por motivos religiosos, só começarão a resolver a prova quando o sol se puser. Ficarão confinados até às 18h00, horário que começarão a fazer a prova. Você pode está perguntando: Por quê? Existem boas razões bíblicas para isso. Vejamos: De acordo com a Bíblia Sagrada, o sábado é o santo dia do Senhor, dia de guarda, e ele deve ser santificado a partir do pôr do sol de sexta-feira, que é o dia de preparação para o Sábado, até o pôr do sol de Sábado. Na Bíblia, um novo dia começa a ser contado no pôr do sol e não depois da meia-noite (Gn 2:1-3; Êx 20:8-11; Gn 1:5; Lv 23:32). Neste dia os adventistas dedicam-se as atividades religiosas e filantrópicas, como visitar uma pessoa doente ou necessitada, ir à igreja, uma vez que participar de programações espirituais nos coloca em íntima ligação com Deus (Levítico 23:3; Lc 4:16).

"Deus deu aos homens seis dias nos quais trabalhar, e exige que seus trabalhos sejam feitos nos seis dias destinados a isso. Atos necessários e misericordiosos são permitidos no sábado; os doentes e sofredores em todo o tempo devem ser tratados; mas o trabalho desnecessário deve ser estritamente evitado. (...) E o mandamento inclui todos dentro de nossas portas. Os que convivem na casa devem durante as horas sagradas pôr de parte suas ocupações mundanas. Todos devem unir-se a honrar a Deus por meio de um culto voluntário em Seu santo dia" (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 307 e 308).

Deus pede que direcionemos nossa atenção para assuntos espirituais neste dia. Em Isaías 58:13 e 14 encontramos a melhor explicação da forma de guardar o Sábado. O texto diz: “Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em Meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades, então você terá no Senhor a sua alegria, e Eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai” (NVI).

Portanto, não devemos tomar as horas sagradas do sábado para atividades seculares. Realizar qualquer atividades relacionadas “aos nossos interesses” neste dia, é roubar um tempo que pertence a Deus. Ele afirma categoricamente que o sábado é o Seu santo dia. Logo não temos o direito de fazer e/ou falarmos o que quisermos neste dia.  Esta é sempre uma ocasião apropriada para falarmos sobre Deus, o céu, a vida eterna, o amor de Jesus Cristo, o Seu perdão sem igual, etc. Esse tipo de diálogo, diferente das conversas que temos durante a semana, é bom para melhorar o convívio com a família e agradável para a roda de amigos. Assistir aulas e prestar concursos nesse dia não condiz com o espírito do sábado, pois o mesmo desvia nossa atenção para o objetivo do sábado, que é a devoção a Deus.

Por conta disso, os estudantes Adventistas do Sétimo Dia não fazem a prova do ENEM durante as horas sagradas do sábado, por entenderem, com base na Bíblia, que essa representa a vontade Deus. A observância do sábado é um claro princípio bíblico, e para nós, cristãos adventistas, princípios são inegociáveis.

Qual é a importância da decisão dos jovens adventistas? Primeiro, que abstendo-nos de realizar a prova nesse dia estarão aproveitando a oportunidade de colocar o sábado no lugar em que Deus quer que ele esteja. Na realidade, é uma boa oportunidade para testemunharem do sábado como "Um Dia de Esperança", bem como para fortalecermos o nosso compromisso com a observância do sábado.

Segundo, nos ajudará a fortalecer nossa fidelidade a Deus. Jesus afirmou: “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito (...)” (Lc 16:10). Portanto, as “pequenas” decisões de hoje estão nos preparando para as grandes decisões de amanhã – quando teremos que proclamar nossa fé ao custo da própria vida. O exercício de fazer a vontade de Deus, ainda que a nossa seja outra, vai nos acostumando a fazer o que é certo, não com base em nossos sentimentos e desejos, mas com base em nossa decisão de agradar a Deus e na confiança de que Ele sabe o que é melhor para nós. Preferimos fazer a vontade de Deus do que a nossa.

Estamos dispostos a manter, a qualquer preço, o compromisso com a guarda do sábado? A abrir mão de privilégios, ou mesmo aparentes necessidades, para ser fiéis ao "dia do Senhor" (Ap 1:10)? Quero desafiar você a guardar e proclamar o dia de sábado da maneira que Deus quer. Esse é o tempo em que precisamos renovar, de maneira profunda, nosso compromisso com sua observância. É o momento de abandonar hábitos, concessões, desculpas, interesses e tudo que possa estar enfraquecendo o sinal de Deus (Ez 20:20) em sua vida. Por outro lado, "A mensagem do terceiro anjo requer a apresentação do sábado do quarto mandamento, e esta verdade tem de ser levada perante o mundo..." (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 383). Precisamos nos unir e torná-la mais conhecida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário