Teologia

domingo, 16 de novembro de 2014

OS “DEUSES” DA TEORIA DA EVOLUÇÃO VERSUS O DEUS DA BÍBLIA



Ricardo André

A Bíblia Sagrada ensina nitidamente que Deus criou todas as coisas do nada. Criação do nada é conhecida como criação ex nihilo. Ele fez a terra, as plantas, as aves, os répteis, os mamíferos, o homem - e tudo fez em "idade madura" e em dias de 24 horas, não em eras (é realmente uma questão de fé!) (Gn 1: 1-28); “As palavras do Gênesis – ‘Disse Deus’ – apresentam a dinâmica ordem divina, responsável pelos majestosos eventos dos seis dias da Criação (Gn 1:3, 6, 9, 11, 14, 20 e 24). Cada ordem veio acompanhada de energia criativa que transformou o planeta ‘sem forma e vazia’ num paraíso. ‘Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo passou a existir’ (Sl 33:9. Verdadeiramente, ‘foi o Universo formado pela palavra de Deus” (Hb 11:3)” (Nisto Cremos, CPB, p. 101).

CIENTISTAS CRIAM “DEUSES” FALSOS

Embora não saibamos exatamente como Deus criou, somos informados de que foi através de Sua palavra poderosa. Toda a energia em todos os nosso combustíveis veio do poder de Deus. Toda a gravidade em todo o Universo, cada estrela guiada em seu curso e cada buraco negro surgiram pelo poder de Deus (Jr 51:15, 16; Sl 33:6, 9; Is 55:11;  2Co 4:6; 2Pe 3:5). Deus realizou a criação do Universo sem conflito ou resistência sob qualquer forma. Esse ponto de vista acerca da criação é exclusivo dos hebreus entre todos os povos do mundo antigo. A maioria das histórias extra-bíblicas a respeito da criação fala de conflito e violência na criação. Por exemplo, os antigos babilônios tinham uma história da criação em que o monstro Apsu e sua companheira Tiamat produziram uma geração de deuses que, depois, eles tentaram destruir, mas Tiamat foi morta na batalha. Seu corpo foi dividido em duas partes, uma que formou os céus e a outra que formou a Terra.

Estudiosos contemporâneos também criaram uma história popular sobre a criação da Terra por meio da violência. Segundo essa história, “deuses” criaram deliberadamente um mundo no qual os recursos eram escassos, causando competição entre os indivíduos, fazendo com que os mais fracos fossem eliminados pelos mais fortes. De acordo com essa história moderna, com o passar de milhões de anos os organismos se tornaram mais e mais complexos, produzindo finalmente os seres humanos e todos os outros organismos vivos a partir de um ancestral comum. Com se vê, essa explicação, com roupagem científica aceita quanto à origem da vida e sua diversidade, é uma explicação que deixa fora o Deus da Bíblia.

Esses deuses são chamados de “mutações aleatórias e “seleção natural”. No entanto, tais “deuses” da teoria da evolução não são iguais ao Deus da Bíblia, que é o defensor dos fracos e generoso Provedor para todas as criaturas. Morte, sofrimento e outros males não foram causados por Deus. Ao contrário, surgiram como resultado natural da rebelião contra Seu bom governo (Gn 3). Os deuses da teoria da evolução utilizam a competição e a eliminação dos fracos pelos fortes a fim de criar. Ainda pior:  eles são responsáveis pela morte e sofrimento. Na verdade,  morte e sofrimento são seus meios de criar.

O DEUS DA BÍBLIA É UM PAI AMOROSO

Mateus 6:26 nos diz que Deus é Pai, “vosso Pai Celestial”. Isto é emocionante! A realidade de Deus ser Pai de cada cristão é um dos grandes e recorrentes temas do Novo Testamento.

De acordo com Romanos 8:15-17, todos quantos nasceram de novo foram adotado na família de Deus. Essas pessoas renunciaram a seus hábitos pecaminosos e aceitaram a Deus como Pai. Passaram a fazer parte da grande família dos redimidos. Estão, portanto, em condições de chamar Deus de “Aba, Pai”. “Aba” é um termo carinhoso, como a palavra “papai” em português. Que maravilha! O Deus do Universo é meu Papai. Não admira que eu não precise me preocupar. Não admira que eu não tenha temor. Deus é Aba para mim. Esse fato fornece a base da confiança.

Contudo, Deus não tem apenas a proximidade de um papai. Nosso Aba Criador tem o coração de um redentor. Ele nos amou tanto que deu Seu Filho para morrer em nosso lugar, a fim de que tivéssemos vida eterna (Jo 3:16; Rm 5:8).

Este é o Deus a quem cremos e servimos. Ele é Papai, Criador e Redentor, tudo de uma vez. Seu cuidado por nós não se limita apenas à esfera espiritual; abrange também nosso vestuário e sustento de cada dia (Mt 6:25-28). Em Mateus 10:29-31, Jesus nos diz que, se Deus cuida até mesmo de humildes pardais, certamente haverá de tratar com maior solicitude a parte mais importante de Sua criação. Conforme Jesus perguntou em Mateus 6:26: “Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” Esse argumento de Jesus é muito importante. Se Deus cuida das aves sem que elas precisem viver diariamente ansiosas, não cuidará Ele tanto quanto ou até mesmo mais da obra coroadora da criação?

Amigo leitor, hoje é o dia de confiar mais no Deus amoroso da Bíblia. Hoje é o dia de aprender mais plenamente a lição do cuidado divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário