Teologia

domingo, 22 de junho de 2014

SERES INVISÍVEIS NO PLANETA TERRA



Ricardo André

A existência de um mundo invisível aos olhos humanos se acha claramente revelada nas Escrituras Sagradas. Elas revelam nitidamente que existe estreita relação entre o mundo visível e o invisível. Existem seres invisíveis em nosso planeta. Esses seres são chamados de anjos. Anjos? Existem mesmo? Por que não os vemos? Como são? A Bíblia afirma: “E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia” (Lucas 22:43). Lamentavelmente, há uma tendência moderna e crescente para incredulidade na existência de espíritos maus. Grande parte da população ridiculariza tal crença. E os santos anjos são considerados por muitos como espíritos de homens que já morreram.

No entanto, a Palavra de Deus nos apresenta provas inquestionáveis de que os anjos se constituem numa classe de seres superiores e diferente da humanidade. Em Hebreus 1:14, encontramos a seguinte definição dos anjos: “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados a servir em favor daqueles que hão de herdar a salvação?” Os anjos, portanto, são seres espirituais. Embora não possamos compreender com totalidade o que isto significa, ao pesquisarmos a Bíblia, suas atividades e características, podemos ter uma ideia do que possa ser um anjo.

Os anjos são criaturas. Criaturas trazidas à existência antes de ser citado nosso mundo, embora a Bíblia não nos revele quando. Os anjos não são seres humanos. Os anjos são de uma ordem completamente diferente da dos humanos. Os seres humanos não se tornam anjos após a morte. Os anjos nunca se tornam e nunca foram seres humanos. Deus criou os anjos da mesma forma que criou a humanidade. Salmo 8:4 e 5, afirma que embora os homens tenham sido criados e cobertos de glória e honra, foram formados um pouco menores do que os anjos. Fica claro, portanto, que os anjos não são seres humanos.

Classes de Anjos.

A Bíblia revela que existem diversas classes de anjos, quais sejam:

a) Querubins – Gn 3:24; IIRs 19:15; Ez 10:1-20; 28:14-16. São guardiões do Trono de Deus. Guardavam a entrada do paraíso. Sustentam o trono de Deus.

b) Serafins - Is 6:2,6. Lideram a adoração no céu, isto é, “se preocupam com o culto e a santidade mais do que com a justiça e o poder.” THIESSEM, 134.

c) Arcanjos – ITs 4:16; Jd 9. Parecem Ter a responsabilidade de proteger e fazer prosperar Israel.

Algumas características dos anjos

Somos informados pelas Escrituras Sagradas de que Deus criou os anjos superiores ao homem e que existem milhões e milhões deles (Sl 8:5; 103:20 e Ap 5:11); são seres dotados de grande poder; são seres velozes, que atingem velocidade tal que é comparada à do relâmpago (Ez 1:14); ministram a favor dos seres humanos. Quanto ao número de anjos, a Bíblia diz que são milhões e milhares de milhares (Apocalipse 5:11).

Sua glória é tão intensa e deslumbrante que o Anjo enviado para o túmulo de Cristo no dia da Sua ressurreição tinha o aspecto de um relâmpago e suas vestes eram brancas como a neve; quando os corajosos guardas romanos o viram, temeram de medo e caíram como se estivessem mortos (Mt 28:2, 3 e 4). Todo anjo é dotado com a capacidade de invisibilidade e visibilidade, ou seja, ele pode escolher ser visto ou não pelo ser humano (Nm 22:31).

Os anjos são seres espirituais que tem o poder de assumir diferentes formas e reproduzir todos os tipos de sons, inclusive a aparência e a voz de qualquer ser humano com perfeição (Hb 13:2).

Seria interessante acompanharmos as atividades de um anjo por um dia. Não compreendemos plenamente tudo o que estes seres realizam. E o melhor que podemos fazer é juntar os relatos bíblicos que falam das suas atividades e compor um quadro onde podemos ver os anjos em ação. Feito isso, o resultado é confortador e encorajador, pois revela um profundo interesse de Deus para com Seus filhos. Eles cumprem as ordens de Deus (Salmo 103:20). Os anjos serviram a Jesus em Sua vida terrestre (Mateus 4:11 e Lucas 22:43). Protegem e livram o povo de Deus. Salmo 34:7 diz que “o anjo do Senhor se acampa ao redor dos que temem a Deus e os livra”. No Salmo 91:11 encontramos outra promessa maravilhosa: “Porque a Seus anjos dará ordem a teu respeito para te guardarem em todos os teus caminhos”. Que pensamentos maravilhosos! Saber que não estamos sozinhos! Ter a certeza de que um anjo nos acompanha nos momentos em que mais necessitamos de amparo e proteção!

A professora Alice P. Cavalieri conta a seguinte história que revela a atuação desses seres celestiais em nossa vida:

"Há muitos anos, dois médicos missionários, na Malásia, viajaram para uma vila distante, com o propósito de receberem uma grande quantia em dinheiro, quem vinha de além-mar. Após terem recebido o valor, quando retornavam ao posto de trabalho, tiveram que pernoitar embaixo de uma enorme árvore. Entregaram a vida a Deus e ali adormeceram. Algumas semanas depois, um nativo bastante doente procurou o ambulatório da Missão, para tratar-se. Quando o médico o atendeu, o nativo afirmou que já o vira antes.

"Após o médico insistir que nunca o vira, o nativo contou-lhe que ele e mais alguns malfeitores os seguiram quando eles saíram do banco, com a finalidade de assaltá-los à noite. Somente esperariam que eles adormecessem para fazê-lo. Mas ao se aproximarem, verificaram que havia dezesseis soldados protegendo-os. O médico explicou que não havia ninguém com eles, mas que haviam orado pedindo a proteção divina, e Deus os atendera, enviando os Seus anjos para livrá-los" (Inspiração Juvenil, 1997, CPB,  p. 321).

Os anjos também conservam um registro de todas as ações humanas. Daniel, no capítulo7, versículo 10, registra uma cena relativa ao juízo que Deus exerce para com os habitantes da Terra. Descreve a existência de livros onde estão anotadas todas as nossas ações.

Eles anotam com impressionante exatidão todas as atividades dos filhos dos homens. Todo empenho positivo, todo esforço no sentido do bem, seja em palavras ou atos é registrado nos livros do céu. Igualmente preciso, é o registro que contém as más palavras, os atos egoístas, as ações pecaminosas. Desta maneira, tudo aquilo que realizamos ou deixamos de realizar, se acha registrado nos livros celestiais. E quando Deus trouxer à luz todas as obras para serem julgadas, os livros serão abertos, e tudo o que estiver ali registrado testemunhará para a vida ou para a morte.

Os Anjos virão com Jesus na Sua Segunda Vinda

Outra boa notícia da Bíblia sobre os anjos é que eles acompanharão Jesus em Sua volta. Quando Jesus retornar a esta terra, para dar a cada um a recompensa segundo suas obras, virá na companhia de todos os Seus anjos. Mateus 24:31 e 25:31 falam a esse respeito. Caberá aos anjos ajuntar os escolhidos de Deus, os salvos de todos os tempos, para que possam encontrar o Senhor nos ares e receber o prêmio da vida eterna.

Nessa oportunidade, acontecerá uma das mais comoventes e emocionantes cenas. Os anjos devolverão aos pais os seus pequeninos que um dia morreram. Agora são devolvidos cheios de vida e em perfeito estado. Você, prezado amigo, que já teve que sofrer a dor aguda da perda de um filhinho, não se desespere. Prepare-se e permaneça fiel a Deus e esta promessa se cumprirá em sua vida. O profeta Zacarias, no capítulo 8:5 escreveu que as ruas da Nova Jerusalém “se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão.”

Outro lance de grande emoção será poder conhecer o nosso anjo da guarda. Desde o dia que fomos gerados, Deus destacou um anjo para nos acompanhar. “Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque Eu vos digo que os seus anjos nos Céus sempre veem a face de Meu Pai que está nos Céus” (Mateus 18:10).
Referindo-se a ação dos anjos de guarda Ellen G. White afirma: “Um anjo da guarda é designado a todo seguidor de Cristo. Estes vigias celestiais protegem aos justos do poder maligno” (A Verdade Sobre os Anjos, p. 14).

Diz mais Ellen G. White: “Anjos de Deus vigiam sobre nós. Na Terra há milhares e dezenas de milhares de mensageiros celestes, enviados pelo Pai para impedir Satanás de obter qualquer vantagem sobre os que se recusam a andar no caminho do mal. E esses anjos, que guardam os filhos de Deus na Terra, estão em comunicação com o Pai, no Céu. “Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque Eu vos digo que os seus anjos nos Céus sempre veem a face de Meu Pai que está nos Céus.” Mateus 18:10. Quase não reconhecemos que anjos estão ao nosso redor; e esses preciosos anjos, que ajudam aos que hão de ser herdeiros da salvação, guardam-nos de muitas, muitas tentações e dificuldades. Toda a família do Céu está interessada nas famílias cá de baixo; e quão gratos devemos ser por este interesse manifestado em nosso favor dia e noite! (Cuidado de Deus, pág. 159). De quantos perigos nos terá livrado! Quantas tentações suportadas com sua ajuda! Aquele que vigiou os passos e cobriu nossa cabeça nos momentos de dificuldade e que esteve ao lado no vale da sombra da morte, assinala o lugar da sepultura e será o primeiro a nos saudar na manhã da ressurreição por ocasião da volta de Jesus!

Que fortes emoções despertarão ao conhecer face a face este querido amigo de todas as horas, o nosso anjo da guarda. Quantas horas passaremos em sua companhia, aprendendo do amor e cuidado de Deus e revelando os mistérios de nossa própria vida até então para nós desconhecidos.

Sejamos gratos a Deus pela existência dos anjos, colocados para proteger cada um de nós a cada momento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário