Teologia

sexta-feira, 27 de junho de 2014

POR QUE OS ADVENTISTAS NÃO ASSISTIRÃO O JOGO DO BRASIL NO SÁBADO?



Ricardo André

O jogo do Brasil nas oitavas de final está marcado para ocorrer no dia 28 de junho, às 13h00. Se passar para a fase seguinte, o jogo se realizará no dia 04, às 17h00. Seriam dois jogos comuns como foram os três jogos anteriores da fase de grupos, não fosse o fato de ser realizado no sábado e o outro na sexta-feira no pôr-do-sol. Os Adventistas do Sétimo Dia não vão assistir os jogos da Seleção brasileira nesses dois dias. Por quê? Existem boas razões bíblicas para isso. Vejamos: De acordo com a Bíblia Sagrada, o sábado é o santo dia do Senhor, dia de guarda, e ele deve ser santificado a partir do pôr-do-sol de sexta-feira, que é o dia de preparação para o Sábado, até o pôr-do-sol de Sábado. Na Bíblia, um novo dia começa a ser contado no pôr-do-sol e não depois da meia-noite (Gn 2:1-3; Êx 20:8-11; Gn 1:5; Lv 23:32). Neste dia os adventistas dedicam-se as atividades religiosas e filantrópicas, como visitar uma pessoa doente ou necessitada, ir à igreja, uma vez que participar de programações espirituais nos coloca em íntima ligação com Deus (Levítico 23:3; Lc 4:16).

 "Deus deu aos homens seis dias nos quais trabalhar, e exige que seus trabalhos sejam feitos nos seis dias destinados a isso. Atos necessários e misericordiosos são permitidos no sábado; os doentes e sofredores em todo o tempo devem ser tratados; mas o trabalho desnecessário deve ser estritamente evitado. (...) E o mandamento inclui todos dentro de nossas portas. Os que convivem na casa devem durante as horas sagradas pôr de parte suas ocupações mundanas. Todos devem unir-se a honrar a Deus por meio de um culto voluntário em Seu santo dia" (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 307 e 308).

Deus pede que direcionemos nossa atenção para assuntos espirituais neste dia. Em Isaías 58:13 e 14 encontramos a melhor explicação da forma de guardar o Sábado. O texto diz: “Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em Meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades, então você terá no Senhor a sua alegria, e Eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai” (NVI).

Portanto, não devemos tomar as horas sagradas do sábado para atividades seculares. Realizar qualquer atividades relacionadas “aos nossos interesses” neste dia,  é roubar um tempo que pertence a Deus. Ele afirma categoricamente que o sábado é o Seu santo dia. Logo não temos o direito de fazer e/ou falarmos o que quisermos neste dia.  Esta é sempre uma ocasião apropriada para falarmos sobre Deus, o céu, a vida eterna, o amor de Jesus Cristo, o Seu perdão sem igual, etc. Esse tipo de diálogo, diferente das conversas que temos durante a semana, é bom para melhorar o convívio com a família e agradável para a roda de amigos.Assistir partidas de futebol no sábado não condiz com o espírito do sábado, pois o mesmo desvia nossa atenção para o objetivo do sábado, que é a devoção a Deus.

Por conta disso, os Adventistas do Sétimo Dia não vão prestigiar a Seleção Brasileira nas horas sagradas do sábado. Em nosso lar já tomamos a nossa decisão. Não obstante gostar muito de futebol, especialmente da Copa do Mundo, vamos nos abster de assistir e comemorar, por entendermos, com base na Bíblia, que essa representa a vontade Deus. A observância do sábado é um claro princípio bíblico, e para nós, cristãos adventistas, princípios são inegociáveis.

Qual é a importância da nossa decisão? Primeiro, que abstendo-nos de assistir os jogos nesse dia estaremos aproveitando a oportunidade de colocar o sábado no lugar em que Deus quer que ele esteja. Na realidade, é uma boa oportunidade para testemunharmos do sábado como "Um Dia de Esperança", bem como para fortalecermos o nosso compromisso com a observância do sábado.

Segundo, nos ajudará a fortalecer nossa fidelidade a Deus. Jesus afirmou: “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito (...)” (Lc 16:10). Portanto, as “pequenas” decisões de hoje estão nos preparando para as grandes decisões de amanhã – quando teremos que proclamar nossa fé ao custo da própria vida. O exercício de fazer a vontade de Deus, ainda que a nossa seja outra, vai nos acostumando a fazer o que é certo, não com base em nossos sentimentos e desejos, mas com base em nossa decisão de agradar a Deus e na confiança de que Ele sabe o que é melhor para nós. Preferimos fazer a vontade de Deus do que a nossa.

Estamos dispostos a manter, a qualquer preço, o compromisso com a guarda do sábado? A abrir mão de privilégios, ou mesmo aparentes necessidades, para ser fiéis ao "dia do Senhor" (Ap 1:10)? Quero desafiar você a guardar e proclamar o dia de sábado da maneira que Deus quer. Esse é o tempo em que precisamos renovar, de maneira profunda, nosso compromisso com sua observância. É o momento de abandonar hábitos, concessões, desculpas, interesses e tudo que possa estar enfraquecendo o sinal de Deus (Ez 20:20) em sua vida. Por outro lado, "A mensagem do terceiro anjo requer a apresentação do sábado do quarto mandamento, e esta verdade tem de ser levada perante o mundo..." (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 383). Precisamos nos unir e torná-la mais conhecida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário