Teologia

segunda-feira, 16 de junho de 2014

O DIA SEGUINTE AO AMANHÃ



Ricardo André

As notícias diárias veiculadas pela mídia destacam o que está acontecendo hoje e como esses eventos afetam o amanhã. E, essas notícias não são nada animadoras. Vivemos num mundo marcado pela angústia, dor, lágrimas, injustiça, pelo medo de uma crise econômica, pela preocupação com problemas de saúde e doenças incuráveis. Somos assolados pelo medo da violência em um mundo cada vez mais desumano, pelos desastres naturais, por um ataque terrorista e pela presença sinistra da fome. Vivemos no emio da idolatria e imoralidade em uma sociedade enlouquecida pelo prazer. Diante deste cenário de tristeza e preocupação, muitos estão se perguntando: Quem controla o futuro? Terão os terroristas a última palavra? Como ter esperança nos tempos tão difíceis que estamos vivendo? Em quem podemos ter esperança?
Entretanto, em meio a tantas más notícias, há esperança. Com visão profética e sabedoria divina, a Bíblia descreve eventos que estão explodindo ao nosso redor hoje. Ela fala não apenas sobre o amanhã, mas do dia seguinte a todos os nossos amanhãs.

A Base da Nossa Esperança

As Sagradas Escrituras revelam claramente que a fonte da nossa esperança está em Deus e na Sua Palavra. Diz-nos a Bíblia: “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança” (Romanos 15:4). Para os apóstolos, a esperança está sempre enraizada em Deus, o originador de toda esperança. Por meio dEle, nosso coração pode se encher de esperança em todas as circunstâncias da vida, e podemos nos alegrar porque dias melhores virão. A escritora cristã Ellen G. White afirma: “Todas as nossas esperanças têm seu fundamento em Cristo” (Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 56).

Qual é a nossa Esperança?

Estamos envoltos na mais negra escuridão do pecado, mas já vislumbramos o arrebol de um novo dia. Jesus controla o futuro e planeja um final feliz para o mundo. Perto do fim do Seu ministério terrestre, Ele prometeu aos Seus discípulos: “O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz cair no pecado e todos os que praticam o mal” (Mt 13:41). Com essas palavras, Ele garantiu vir e destruir o mal, substituindo-o pela justiça. Ele tem o futuro em Suas mãos. Este mundo não será destruído por uma guerra termonuclear. Tampouco por nenhum terremoto gigantesco ou qualquer desastre natural devastador. Não! O dia seguinte ao amanhã está chegando. É a bendita esperança de que Jesus voltará outra vez para levar os Seus filhos para o Lar eterno. A Bíblia diz: “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” (Tito 2:13). Portanto, as Escrituras nos garantem que a História da Terra chegará ao seu ponto final com a aparição gloriosa de Jesus. Quando isso acontecer, o reino de Deus será estabelecido, todos os enfermos e os que sofrem serão curados. Os “mortos em Cristo” viverão de novo. Essa promessa nos infunde esperança. Esta é a nossa esperança. Portanto, a esperança em Deus estende-se para além do amanhã desconhecido e nos confere hoje as bênçãos do novo mundo de Deus.

Caro amigo leitor, precisamos está preparados para a gloriosa volta de Jesus. Mas, para estamos preparados devemos permitir que “Cristo, a esperança da Glória” (Colos. 1:27), habite em nosso coração por meio do Espírito Santo.

Conclusão

Avancemos com fé e esperança, confiantes de que “o Deus de Israel ainda está guiando o Seu povo, e continuará com eles até o fim” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, v. 3, p. 439). O Espírito Santo está guiando cada um de nós a tomar posse, a aproveitar essa esperança que Cristo oferece. Quando aceitarmos essa dádiva de Deus, ela servirá como âncora para a vida. Como um barco ancorado no porto seguro em noite de tempestade, estaremos ancorados em Jesus. Ele é nosso refúgio. A esperança indica um futuro glorioso e nos alegramos nas circunstâncias atuais sabendo que um dia melhor está chegando, o dia seguinte ao amanhã. Podemos nos alegrar nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário