Por
Felipe Lemos
Os
ajustes financeiros são resultado de uma atitude responsável e cuidado da
organização adventista diante dos efeitos econômicos da pandemia.
O impacto financeiro
global sobre as organizações, por conta da pandemia do Covid-19, é inegável.
Analistas preveem efeitos diretos sobre as finanças de vários países. A
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) projeta um
crescimento global bem menor em 2020, dependendo dos desdobramentos quanto a
fábricas fechadas e trabalhadores parados em função das medidas de
distanciamento social recomendadas.
A Comissão Diretiva da
Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul, ciente do cenário, votou,
nesta quarta-feira, 1, ajustes financeiros na sua operação em oito países para
se adequar à realidade. As decisões representarão uma redução significativa em
relação aos custos gerais da igreja em nível sul-americano. “Somos muito
conscientes do nosso papel na evangelização e não vamos reduzir a ênfase e o
foco no ensino e na pregação da mensagem bíblica. As mudanças procuram
suspender temporariamente alguns custos administrativos e reduzir outros, que
permitirão mantermos um trabalho adequado nesta hora”, afirma Marlon Lopes,
diretor financeiro da instituição para esse território.
Para a tomada da
decisão, foram analisados pelo menos três cenários possíveis de atuação no
momento de crise. “A Igreja Adventista avaliou as possibilidades, está
preparada para enfrentar a crise em um primeiro momento e tem planos
alternativos para as etapas seguintes. Lidamos com o assunto de maneira
cuidadosa e responsável. E, agora, a prioridade é manter o funcionamento da
igreja nos seus diferentes níveis, dando atenção especial à linha de frente com
os templos locais e a pregação do evangelho que não podem ser afetados”,
comenta o pastor Erton Köhler, presidente da Igreja Adventista na América do
Sul.
Visão
geral dos ajustes
De maneira geral, os
delegados da Comissão Diretiva, reunidos por videoconferência, decidiram
aprovar ajustes válidos para os meses de abril, maio e junho de 2020. Tratam-se
de 51 ações, que incluem redução de gastos, suspensão e cancelamentos de
eventos, produção de materiais, além da decisão de manter a maior parte dos
funcionários no trabalho em sistema de home office.
O pastor Erton Köhler
explica, ainda, que o voto tomado pela Comissão Diretiva da Igreja em nível
sul-americano definiu linhas gerais para reduções. Isso significa que as sedes
regionais, ao avaliarem a situação local, aprofundarão seus estudos e
realizarão diminuições maiores nas despesas.
Em relação aos auxílios
para os templos locais, foi votado que cada União ou Campo (sedes
administrativas adventistas) estude as melhores maneiras de apoiar as igrejas
locais.
Fundo
de emergências
A Comissão Diretiva
definiu um valor elevado de recursos a serem repassados aos campos, Uniões e
instituições. O recurso faz parte do Fundo de Emergências da Divisão
Sul-Americana da Igreja Adventista e servirá para atender, também, às
necessidades de muitos templos e a manutenção da pregação do evangelho. Em
alguns locais, os cultos estão suspensos, há pelo menos três semanas, com
diminuição das receitas necessárias para a manutenção.
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