Teologia

terça-feira, 2 de julho de 2019

ENGANOS SATÂNICOS NOS ÚLTIMOS DIAS APONTAM PARA A VOLTA DE JESUS



Ricardo André

Uma vez Cristo veio para salvar o homem, nasceu como humilde criancinha, viveu entre os homens, sofrendo com os homens, para compadecer-Se dos homens. Deu Sua vida para resgatar aqueles que O aceitarem. E, voltará para buscar os que creem nEle e O receberem como o seu Salvador. Ele mesmo deu Sua palavra de honra ao prometer: “Virei outra vez” (Jo 14:1-3). Seus seguidores aguardam ansiosamente pelo cumprimento da promessa de Sua segunda vinda.  Segundo os estudiosos, a segunda vinda de Cristo em glória e majestade é mencionada mais de 300 vezes no Novo Testamento, e o evangelista do século XIX Moody dizia que nas Sagradas Escrituras toda há umas 2.500 referências. Isso indica o profundo desejo de que esse evento ocorra. Ao esse tema ser estudado, indubitavelmente, pode-se ver que é a bendita esperança do cristão (Tito 2:13), pois marcará o início de uma nova forma de vida. Significa o fim da história deste mundo de dor, morte e sofrimento e o início de uma nova vida que nunca terá fim.

Enganos Satânicos a Respeito da Volta de Cristo

As Sagradas Escrituras ao mesmo tempo que afirmam que Jesus voltará predizem também que, antes que Cristo volte o ardiloso inimigo de Deus, Satanás, tratará de enganar o mundo a respeito da vinda de Cristo, a fim de evitar que a humanidade se prepare para receber Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele já o fez quando ocorreu o primeiro advento. Não obstante existirem não menos de 300 profecias do Antigo Testamento sobre a primeira vinda de Jesus, Satanás conseguiu fomentar a ignorância, o erro e o desinteresse, e o povo foi tomado de surpresa, sem se preocupar. Vejamos dois desses enganos satânicos amplamente difundidos nestes últimos dias:

1) Aparições de falsos cristos e falsos profetas (Mt 24:4, 5 e 24-27).

Respondendo à pergunta dos seus discípulos sobre os sinais da Sua vinda e do fim do mundo, Jesus fez a surpreendente advertência: “Cuidado, que ninguém os engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos” (Mateus 24:4,5, NVI).

“Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. Vejam que eu os avisei antecipadamente. "Assim, se alguém lhes disser: ‘Ele está lá, no deserto!’, não saiam; ou: ‘Ali está ele, dentro da casa!’, não acreditem. Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem” (Mateus 24:24-27, NVI).

Cristo salientou a aparição numerosa de falsos profetas e falsos ensinadores, como um dos sinais evidentes da aproximação de Sua vinda. Esse engano seria uma característica em evidência nos dias que precederiam os dois acontecimentos tratados por Jesus no Seu sermão escatológico, registrado no capítulo 24 de Mateus: a destruição de Jerusalém e o fim do mundo.

Antes da destruição de Jerusalém pelos romanos, em 70 d.C., surgiram vários falsos profetas enganando os judeus daquela época. "Josefo  diz que a Palestina foi agitada por muitos enganadores e impostores, que exploraram os temores e as esperanças do povo, fomentando a revolução contra Roma, sob pretensa inspiração divina. Um desses impostores, de origem egípcia, "falso profeta", convidou judeus aventureiros a se unirem a ele em seu acampamento no deserto. Milhares responderam, crendo que ele era o messias que haveria de livrar Jerusalém das mãos romanas. Acontece que os romanos logo lhe foram ao encalço. Quando ocorreu o ataque, praticamente todos os judeus que se haviam unido a esse falso cristo particular perderam a vida. Somente escapou o próprio egípcio, com um punhado de seguidores mais próximos" (C. Mervyn Maxwell, Uma Nova Era Segundo as Profecias do Apocalipse, p. 21).

Jesus afirma que os falsos profetas dos últimos dias realizariam grandes sinais ou milagres “como prova de sua autoridade, e esses sinais são vistos pelas pessoas como “maravilhas” [...]. No entanto, esses falsos milagres não são operados através do poder de Deus” (Comentário Bíblico Adventista, v. 5, p. 534). Como aconteceu antes do fim de Jerusalém e da nação judaica, acontecerá também nos dias que precedem a volta de Jesus. A escritora cristã Ellen G. White falando sobre esse fato, escreveu: “Muitos falsos messias apareceriam, pretendendo operar milagres, e dizendo chegado o tempo do livramento da nação judaica. Esses desviariam a muitos. As palavras de Cristo cumpriram-se. Entre Sua morte e o cerco de Jerusalém, apareceram muitos falsos messias. Mas essa advertência foi dada também aos que vivem nesta época do mundo. Os mesmos enganos praticados anteriormente à destruição de Jerusalém, têm sido postos em prática através dos séculos, e sê-lo-ão de novo” (O Desejado de Todas as Nações, p. 628).

Nunca o mundo teve uma multiplicação tão grande e tão rápida de tantas falsas religiões e de falsos pregadores, como em nossos dias. Calcula-se que no mundo, as várias ramificações das religiões cristãs, ultrapassem 3.000 igrejas. No Brasil, comenta o jornal O Estado de São Paulo: “Estima-se que no Brasil sejam fundadas a cada dia duas novas seitas religiosas”. Quase em cada esquina encontramos uma nova igreja. Todas se dizem ser verdadeiras, fazem milagres e prodígios.

Contemplamos hoje um avivamento de alcance mundial do interesse na cura pela fé. Os messias proliferam por toda parte, anunciando poder extraordinário, levando multidões ao erro, ensinando e proclamando a mentira. Eles estão 24h na TV, patrocinados por seus seguidores anunciando mentiras aos quatro cantos. Esse é exatamente o quadro que temos visto surgir no Brasil nas últimas décadas.

Uma avalanche de curas e milagres tem sacudido, nestes últimos anos, o mundo, nas igrejas e centros espíritas. As curas, os milagres e os exorcismos viraram show dentro dessas "igrejas".

Esse é o tempo da cruzada dos milagres e curas sobrenaturais. Lemos nos jornais e nas revistas: “Milagres reais sucedem diante de seus olhos. Desaparecem cânceres, tumores, caxumbas, muletas, cadeiras de rodas e macas são abandonadas. Olhos vesgos se endireitam. Isso ocorre diante de milhares de testemunhas surpreendidas diante dos milagres da fé”.

Isso é apenas o início dos fenômenos sobrenaturais, que aumentarão até a volta de Jesus Cristo.

O que disse Jesus sobre os milagres? “Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos” (Mateus 24:24, NVI). Três coisas podemos observar neste texto:

1) Milagres são um sinal do fim do mundo e da volta de Jesus;

2) Milagres são a marca da falsidade;

3) Milagres são enganosos. Por que são enganosos? Por que a mente do povo está condicionada a acreditar que o bem e o milagre provém sempre de Deus. Satanás vem e faz o milagre e faz parecer que Deus está ali. Assim as massas são conduzidas às igrejas em busca da cura de suas doenças e solução de seus problemas materiais. Muitos conseguem e imperceptivelmente permanecem presos, pois é do interesse do diabo prejudicar o pecador.

Tem o Diabo poder para curar e fazer milagres? Segundo a Bíblia e o Espírito de Profecia, sim! Disse Jesus: “Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!’"(Mateus 7:22,23, NVI). Jesus dirá: vocês usaram o Meu Nome, mas não o meu poder. O poder provinha de satanás. Diz-nos o Espírito de Profecia:

“Antes do fim do tempo, ele operará maravilhas ainda maiores. Ao ampliar seu poder, ele há de realizar verdadeiros milagres. Dizem as Escrituras: “E engana os que habitam na Terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse” (Ap 13:14), não meramente os que ele pretende fazer. Esse Texto apresenta alguma coisa mais que simples ilusões” (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 698).

“Enfermos serão curados à nossa vista. Milagres se efetuarão aos nossos olhos. Estamos nós apercebidos para a prova que nos aguarda quando as mentirosas maravilhas de Satanás forem mais amplamente exibidas?” (Testemunhos Seletos, vol. 1, p. 302).

“Homens, sob a influência de espíritos maus operarão milagres. Eles farão as pessoas ficar doentes mediante lançarem sobre elas encantamentos, removendo-os depois de repente, levando outros a dizerem que a pessoa doente foi miraculosamente curada. Isto Satanás tem repetidamente feito” (Mensagens Escolhidas, vol. 2, p. 53).

Ele é capaz de trazer uma doença sobre homens e mulheres pelo seu poder, e então soltando-os, fará aparecer que um milagre de cura foi realizado. “Cenas assombrosas, com as quais Satanás está intimamente ligado, terão lugar em breve. A Palavra de Deus declara que Satanás operará milagres. Fará com que as pessoas fiquem doentes, e depois, de repente removerá delas seu poder satânico. Serão consideradas então como curadas” (Idem).

Quando o diabo não consegue curar, ele contrafaz os milagres. Satanás é chamado de enganador. Diz Ellen G. White:

“E Satanás, rodeado de anjos maus, e pretendendo ser Deus, operará milagres de toda espécie para enganar, se possível os próprios escolhidos. O povo de Deus não encontrará sua segurança na operação de milagres, pois Satanás havia de falsificar qualquer milagre que fosse feito” (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 55).

Os milagres sempre existiram! Mas milagres num contexto de crescimento do movimento carismático, tem um significado especial. Significam uma aviso de Deus de que o fim está próximo. Os cientistas sociais interpretam a explosão de líderes religiosos curando e fazendo milagres, como uma consequência da crise social contemporânea. Para nós, que estudamos as Escrituras, porém, os milagres não são apenas acontecimentos sociais e religiosos apenas. Vemos nesse fenômeno uma evidência do retorno de Jesus à Terra.

2) As manifestações sobrenaturais nas sessões espíritas

As aparições de supostos espíritos de falecidos em sessões do espiritismo são enganos satânicos que levam milhares de pessoas desprovidas do conhecimento da Palavra de Deus ao engano e afastarem-se de Deus. Nosso Senhor advertiu: “Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. Vejam que eu os avisei antecipadamente. "Assim, se alguém lhes disser: ‘Ele está lá, no deserto!’, não saiam; ou: ‘Ali está ele, dentro da casa!’, não acreditem. Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem” (Mateus 24:24-27, NVI). Este sinal tem estado em plena atividade em nosso tempo, especialmente durante os anos anteriores ao o início do terceiro milênio da era cristã. E se intensificará no futuro. O espiritismo realiza uma estranha contribuição ao cumprimento dessa profecia. Sua relação com as forças das trevas é amplamente conhecida.

É interessante notar que Jesus especifica que espíritos se apresentarão “no interior da casa” como sendo Cristo, isto é, nas sessões espíritas. Mas Jesus advertiu: “Não acreditem. Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem” (Mt 24:26, 27). As atuais sessões espíritas, seja nos interiores privados ou em grandes auditórios, comumente dizem que Cristo aparece, e dEle recebem mensagens.

Ao comparar Sua vinda a um “relâmpago que sai do Oriente e se mostra no Ocidente”, Jesus revelou claramente que sua vinda não será de forma reservada, secreta, mas de forma pública porque não há nada de secreto nos relâmpagos. Ele ainda disse que virá de forma visível “sobre as nuvens, com poder e grande glória”. “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (Mateus 24:30,31, NVI). “Eis que vem com as nuvens do céu”, diz Apocalipse 1:7, “e todo olho O verá”. Torna-se evidente que qualquer pregador que ensine uma volta de Cristo diferente daquela que ele próprio anunciou – sobre as nuvens do céu – é um falso profeta.

O Deus Espírito Santo inspirou o apóstolo Paulo a elaborar uma descrição da vinda de Jesus que é muito semelhante àquela apresentada pelo próprio Cristo. "Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre” (1 Tessalonicenses 4:15-17, NVI). Portanto, qualquer “cristo” que venha, ou pretenda vir, de uma forma diferente dessa, é um falso cristo. Consequentemente, qualquer pessoa que ensine que Cristo voltará de modo diferente do descrito, deve ser também um falso profeta.

Comentando a profecia de Mateus 24:24-27, Ellen G. White escreveu:

“[...] Como um dos sinais da destruição de Jerusalém, Cristo havia dito: "E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos." Ergueram-se falsos profetas, enganando o povo, e levando grande número ao deserto. Mágicos e exorcistas, pretendendo miraculoso poder, arrastaram o povo após si, às solidões das montanhas. Mas esta profecia foi dada também para os últimos dias. Este sinal é indício do segundo advento. Mesmo agora falsos cristos e falsos profetas exibem sinais e maravilhas para seduzir Seus discípulos. Não ouvimos nós o grito: "Eis que Ele está no deserto"? Não tem milhares ido ao deserto, na esperança de encontrar a Cristo? E de milhares de reuniões onde os homens professam ter comunicação com espíritos dos que se foram, não vem o brado: "Eis que Ele está no interior da casa [nas câmaras, dizem outras versões]"? É exatamente o que pretende o espiritismo. Mas que diz Cristo? - "Não acrediteis. Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra até ao Ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem." (O Desejado de Todas as Nações, p. 631).

Numa visão profética do apóstolo João na ilha de Patmos, ele contemplou uma tríplice aliança de forças perseguidoras e enganadoras. “Então vi saírem da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs. São espíritos de demônios que realizam sinais miraculosos; eles vão aos reis de todo o mundo, a fim de reuni-los para a batalha do grande dia do Deus todo-poderoso” (Apocalipse 16:13,14, NVI). Essa batalha é mencionada na Bíblia sob o nome de Armagedom. Embora não dispomos de espaço neste estudo para explicar e provar pela Bíblia o que representa cada um dos três símbolos proféticos, podemos pelo menos afirmar que o dragão “a antiga serpente, chamada diabo e Satanás” (Ap 12:9), representa aqui o espiritismo em todas as suas formas.

Em sua visão o profeta deixa entrever o extraordinário crescimento do espiritismo como um sinal da segunda vinda de Cristo. Segundo dados do Pew Research Center de 2015, o espiritismo possui 13 milhões de adeptos no mundo inteiro. Só no Brasil, são 3,8 milhões. Isso significa que, a cada três seguidores de Kardec, um é brasileiro. Com isso, o maior país católico do mundo, com 123,4 milhões de fiéis, segundo o Censo de 2010, passou a ostentar outro título: o de maior nação espírita do planeta. Não raro o espiritismo apresenta a vasta aceitação de sua doutrina por parte do povo como evidência de sua bondade e de sua verdade. Mas Deus declara explicitamente por intermédio das Sagradas Escrituras que sua origem é satânica e que o seu propósito é a destruição. A profecia predisse séculos antes que o espiritismo e seus milagres aumentarão em extensão e popularidade, e que este sistema de erro, juntamente com sua suprema cabeça, continuaria sua guerra contra a verdadeira religião até o retorno de Cristo à Terra. Longe de ser uma prova de sua veracidade, o poder e crescente desenvolvimento do espiritismo constitui um cumprimento da profecia e assim uma confirmação de sua origem satânica.

Ao contemplar em visão alguns dos acontecimentos finais da história do mundo antes da segunda vinda de Cristo, o apóstolo João afirmou: “Portanto, celebrem, ó céus, e os que neles habitam! Mas, ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vocês! Ele está cheio de fúria, pois sabe que lhe resta pouco tempo" (Apocalipse 12:12, NVI).

Ellen G. White também fala que um pouco antes da volta de Jesus, “como ato culminante no grande drama do engano”, Satanás aparecerá como um anjo de luz. Ela faz a seguinte descrição: “Como ato culminante no grande drama do engano, o próprio Satanás personificará Cristo. A igreja tem há muito tempo professado considerar o advento do Salvador como a realização de suas esperanças. Assim, o grande enganador fará parecer que Cristo veio. Em várias partes da Terra, Satanás se manifestará entre os homens como um ser majestoso, com brilho deslumbrante, assemelhando-se à descrição do Filho de Deus dada por João no Apocalipse (cap. 1:13-15). A glória que o cerca não é excedida por coisa alguma que os olhos mortais já tenham contemplado. Ressoa nos ares a aclamação de triunfo: "Cristo veio! Cristo veio! O povo se prostra em adoração diante dele, enquanto este ergue as mãos e sobre eles pronuncia uma bênção, assim como Cristo abençoava Seus discípulos quando aqui na Terra esteve. Sua voz é meiga e branda, cheia de melodia. Em tom manso e compassivo apresenta algumas das mesmas verdades celestiais e cheias de graça que o Salvador proferia; cura as moléstias do povo, e então, em seu pretenso caráter de Cristo, alega ter mudado o sábado para o domingo, ordenando a todos que santifiquem o dia que ele abençoou. Declara que aqueles que persistem em santificar o sétimo dia estão blasfemando de Seu nome, pela recusa de ouvirem Seus anjos à eles enviados com a luz e a verdade. É este o poderoso engano, quase invencível. Semelhantes aos samaritanos que foram enganados por Simão Mago, as multidões, desde o menor até o maior, dão crédito a esses enganos, dizendo: "Esta é a grande virtude de Deus." Atos 8:10.

“Mas o povo de Deus não será desencaminhado. Os ensinos deste falso cristo não estão de acordo com as Escrituras. Sua bênção é pronunciada sobre os adoradores da besta e de sua imagem, a mesma classe sobre a qual a Bíblia declara que a ira de Deus, sem mistura, será derramada” (O Grande Conflito, p. 624 e 625).

Nesse momento se cumprirá a profecia bíblica de que Satanás se transformará num anjo de luz, procurando enganar, se possível até os eleitos, os devotados servos de Deus (2Co 11:14; Mt 24:24).

Fomos claramente advertidos! Os enganos finais de Satanás enlaçam apenas “os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar. Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira, e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça” (2 Tessalonicenses 2:10-12, NVI). Mas tais enganos de Satanás não iludirão aos que confiam em Deus e aceitam a Bíblia Sagrada como a inspirada Palavra de Deus. Disse Jesus: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha” (Mateus 7:24,25, NVI).

Caro amigo leitor, esses enganos satânicos tão amplamente difundidos no mundo hodierno são sinais de que Jesus está às portas. Eles evidenciam a iminência da volta de Jesus. Veja o que diz a Bíblia a respeito: “Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima.” Lucas 21:28.

Jesus falou que, ao sucederem os sinais que Ele profetizou, deveríamos exultar porque a nossa redenção se aproxima. Os sinais indicam que está muito, mas muito próximo de Jesus voltar. Nos preparemos e ajudemos a outros também a se prepararem para o glorioso encontro com Senhor, pois logo Ele virá: “Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará.” Hebreus 10:37. Se fizermos dEle o Senhor do nosso coração, nós O receberemos alegremente por ocasião de Seu retorno à Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário