Teologia

sábado, 7 de fevereiro de 2015

QUANTO TEMPO FALTA, PAPAI?



Ricardo André

Lemos nas Sagradas Escrituras: “Guarda, que horas são da noite? guarda, que horas são da noite?” (Is 21:11). A Versão King James Atualizada diz: “Sentinela, quanto ainda falta para acabar a noite? Atalaia, quanto falta para passar esta noite?” Este texto faz-me lembrar das viagens que fiz com meu filho ao Cabo de Santo Agostinho/PE. Todos nós já passamos pela experiência de longas viagens com nossos filhos pequenos. Eles têm um pavor de ficar sentados num carro ou ônibus por oito a dez horas. Para uma criança ativa como meu filho, Martin Luther King, isto é algo maçante, monótono, um verdadeiro sacrifício. Quantas vezes nos perguntam: “Paizinho, quanto tempo falta para chegarmos?”

No mês de abril de 1984, ouvi pela primeira vez a mensagem adventista. Já se passaram 31 anos. Naquela ocasião, tinha apenas 11 anos de idade, quando ouvi do saudoso irmão Wilson falar, num Evangelismo do Calvário, sobre a volta de Cristo. Após esse estudo tomei a decisão de preparar-me e anunciar esta mensagem a todas as pessoas que estivessem ao meu alcance. Gosto de pregar sobre a volta de Jesus em glória e Majestade, e isto tenho feito através dos anos.

Foi num salão alugado pela Igreja Adventista, no Bairro São Francisco, na Cidade do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, que ouvi esta mensagem pela primeira vez. Como milhões de adventistas ao redor do mundo, tenho a alegria de pregar com frequência sobre a volta de Cristo. Há milhares de pastores adventistas e outros milhões de adventistas em todo mundo, que vibram, que pregam, que vivem a experiência da volta de Jesus.

Ao adentrarmos o ano de 2015, perguntei ao nosso querido Deus: “Querido Pai celestial, quanto tempo falta para a Tua vinda?” e “Por que o Senhor ainda não voltou?” Estas perguntas provavelmente já passaram pela cabeça da maioria dos cristãos. Há em torno de 2 500 profecias sobre a segunda vinda de Jesus, registradas na Bíblia. Para cada profecia sobre a primeira vinda de Jesus no Velho Testamento, há oito que predizem a Sua segunda vinda. Em média, a volta de Jesus é mencionada uma vez a cada cinco versículos do Novo Testamento. Ora, se a Palavra de Deus defende tal tese com tanta veemência, o que está errado?

Bom, o que vemos é que Jesus afirmou que viria (João 14:1-3), que ninguém sabe quando, além de Deus, e que haveriam sinais e condições para que Ele voltasse. Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21 registram o que Jesus disse sobre o tema.

Por outro lado, não é por indiferença ou esquecimento que o Senhor ainda não veio. É por misericórdia que Ele retarda Sua vinda. “Sabemos que Jesus é longânimo e espera com amor para que tantos quanto possíveis sejam salvos (2 Pe. 3:9). Diz-no Ellen G. White: “A longa noite de tristeza é árdua, mas a manhã é adiada em misericórdia, porque se o Mestre viesse, muitos seriam achados desprevenidos. A recusa de Deus em permitir que Seu povo pereça tem sido a razão de tão longa demora.” (Evangelismo, p. 694). E mais: “Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Sua igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-lo como Seus. Todo cristão tem o privilégio, não só de esperar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, como também de apressá-la” (Parábola de Jesus, p. 69).

Em suma, ainda não estamos preparados para ir ao Céu com Jesus. Precisamos nos preparar, desenvolvendo um caráter como o de Jesus e acumulando conhecimento dEle. Conhecendo-O poderemos levá-lo ao mundo que não O conhece.

Todavia, esse preparo vai além do desenvolvimento de um caráter semelhante ao de Cristo. Pressupõe ajuda para que outros também se preparem. Desenvolvimento do caráter cristão e pregação do evangelho andam de mãos dadas; são dois aspectos de uma realidade. “O objetivo da vida cristã é a frutificação – a reprodução do caráter de Cristo no crente, para que Se possa reproduzir em outros.” (Parábola de Jesus, p. 67).

Assim como Deus tem misericórdia de Seu povo, também é compassivo para com os descrentes. “Jesus retarda a Sua vinda, para que pecadores possam ter oportunidade de ouvir a advertência, e encontrar nEle refúgio antes que a ira de Deus seja derramada.” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 458).  E a nós foi confiada a tarefa de advertir o mundo. “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim”(Mt 24:14).

“Dando o evangelho ao mundo, está em nosso poder apressar a volta de nosso Senhor. Não nos cabe apenas aguardar, mas apressar o dia de Deus. Houvesse a igreja de Cristo feito a obra que lhe era designada, como Ele ordenou, o mundo inteiro haveria sido antes advertido, e o Senhor Jesus teria vindo à Terra em poder e grande glória.” (O Desejado de Todas as Nações, p. 633, 634).

Nós, como cristãos fomos incumbidos da nobríssima tarefa de levar outros pecadores como nós a Cristo para que, como nós, sejam transformados pela graça maravilhosa de Cristo e tenham a Paz que nós temos.

Mas então, porque Jesus ainda não voltou? Porque o evangelho não alcançou todo o mundo. E a pergunta que não podemos deixar de fazer é: por quê?

O que precisamos entender é que cada um de nós é uma peça fundamental na tarefa de levar Cristo a todo o mundo. Jesus voltará quando nós, como Seu povo, decidirmos levar Cristo a todo o mundo. Precisamos tirar de nossas cabeças a ideia de que pregar é trabalho dos pastores e o nosso é mantê-los financeiramente para que cuidem de nossas vidas espirituais e da obra de pregação. Isso é muito confortável e fácil, mas não é este o plano de Deus. Não podemos nos conformar com este mundo, amando a vida aqui. Precisamos entender que Deus tem a vida eterna para nós com perfeita alegria. Vamos nos conformar com esta vida pálida e cheia de dor? Nunca! Seu plano é que TODOS sejam Seus ministros, todos sejam a luz do mundo, todos sejam o sal da Terra. Se isso não acontecer, jamais veremos Cristo voltar, jamais veremos o Céu.

Primeiramente, somos aquilo que contemplamos, logo, se não contemplarmos a Cristo, nunca desenvolveremos um caráter como o dEle para levá-Lo ao mundo. Em segundo lugar, mas que automaticamente vem junto do contemplar a Jesus, precisamos decidir segui-Lo. Precisamos considerá-lo a maior prioridade de nossas vidas.

Enquanto nós continuarmos preocupados com nossas próprias vidas, tendo como principal preocupação nossos interesses pessoais como nossos estudos, trabalho e prazer, jamais levaremos Jesus a todo o mundo. Não estou dizendo que estas coisas não são importantes e que devemos ignorá-las, mas devemos usá-las para honrar a Cristo! Devemos trabalhar bem e tirar boas notas para mostrar ao mundo que Deus abençoa Seu povo, mas o que precisamos por em nossas mentes é que Deus nos levou até nossos trabalhos e escolas apenas para que conhecermos pessoas e as levemos a Ele. Ele pode nos prover de tudo o que precisamos, não seria necessário o trabalho, mas é Seu plano que, no convívio uns com os outros mostremos ao mundo quem é este Deus tão maravilhoso que conhecemos.

Quando decidirmos ponderar sobre isso e, entregar-nos a Cristo para servi-Lo, e não a nós mesmos, então rapidamente o evangelho alcançará todo o mundo. Não deixe a decisão para mais tarde, pode ser tarde de mais.

Caro amigo leitor, já é tempo de voltarmos ao Lar! Preparemos nossa vida e nossa família para aquele grande encontro com o Senhor. Preparemos um povo para está com Jesus! Levemos esta mensagem a todo mundo nesta geração: “CRISTO ESTÁ VOLTANDO!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário