Teologia

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

GENTE QUE QUERIA E QUER SER DEUS



Ricardo André

As Sagradas Escrituras afirmam, bem no início que Deus criou os seres humanos “à sua própria imagem [semelhança]” (Gn 1:26, 27). Que honra especial ser criados à imagem de Deus! O que significa ser a imagem e semelhança de Deus? O comentarista bíblico Derek Kidner afirma que as palavras imagem e semelhança se reforçam mutuamente, não havendo, portanto, distinção teológica entre elas (KIDNER, Derek. Gênesis: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2004, p.50). Andrés Ibáñez Arana afirma que a palavra hebraica equivalente à imagem, significa reprodução, imitação, ser igual, enquanto que a equivalente à semelhança significa cópia (ARANA, Andrés Ibáñez. Para compreender o livro do Gênesis. São Paulo: Paulinas, 2003, p.39. Portanto, dizer que o homem é imagem e semelhança de Deus, significa dizer que o homem é como Deus, reflete a Deus. Isso é elucidado em Gênesis 5.3: “Aos 130 anos, Adão gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem; e deu-lhe o nome de Sete”. Perceba que Sete é imagem e semelhança de Adão. Ou seja, assim como um filho se parece com seu pai, o homem se parece com Deus.

Toda a Escritura Sagrada irá mostrar em que o homem é como Deus. A humanidade reflete Deus na sua racionalidade, criatividade, capacidade de comunicação, espiritualidade, capacidade de dominar, de tomar decisões, e assim por diante. “Quando Adão saiu das mãos do Criador, trazia em sua natureza física, intelectual e espiritual, a semelhança do seu Criador. (...) Era Seu intento que quanto mais o homem vivesse tanto mais plenamente revelasse essa imagem, refletindo mais completamente a glória do Criador (Ellen G. White, Educação, p. 15). Os filósofos e cientistas descrevem a humanidade como não sendo nada além de “animais racionais [pensantes]”. Eles acham que a única diferença entre as pessoas e os outros animais é que as pessoas são “animais” pensantes. Mas essa ideia é falsa. Deus nos criou à Sua imagem. Quando compreendermos o que significa ser formado à imagem de Deus, estaremos cientes de notáveis qualidades, como consciência, liberdade, decisão, criatividade e aptidão para amar e ser amado. O relato bíblico afirma que somos preciosos para Deus e nos convida a amar os que, em virtude da criação, são nossos irmãos e irmãs. Mas, ao mesmo tempo, embora criados à imagem de Deus, os seres humanos não são Deus. Criados à Sua imagem, sim, mas isso não significa ser Deus.

Lemos em Gênesis 3:5 as palavras da serpente para Eva: “Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal". Satanás disse que se comesse da árvore, ela seria “como Deus”. O interessante nestas palavras é que Eva já era “como Deus”, isto é, criada à Sua imagem. Quando Eva obedeceu à serpente, a imagem foi manchada, e ela se tornou menos semelhante a Deus. Não obstante, Eva obedeceu a Satanás porque, aparentemente, alguma coisa dentro dela queria ser “como Deus”. Mas Eva não foi a única que quis ser como Deus. O próprio Satanás quis ser como Deus (Is 14:13, 14). O anticristo, instrumento do diabo através do qual ela atua, também quer ser como Deus (2Ts 2:3 e 4).

Os seres humanos mostram as características de Satanás quando tentam ser como Deus. O pecado de Satanás foi que “ele quis ser como o próprio Deus” (Ellen G. White, The Spirit of Prophecy, vol. 1, p. 18). A maioria das pessoas do nosso século não diz que quer ser como Deus. Mas fazem as coisas por conta própria. Seguem seu próprio caminho. Fazem suas próprias regras. Desenvolvem suas próprias ideais, sobre o bem e o mal. De certa forma estão tentando tornar-se seu próprio deus. a maioria dos seguidores do Movimento Nova Era acreditam que são divinos, acreditam então que podem criar a sua própria realidade. Se, por exemplo, uma pessoa acredita que a reencarnação é verdadeira, então isto é certo porque esta é a sua própria realidade. Se outro, porém, não acredita nela, isto é certo também porque esta seria a realidade dele. Eles podem, cada um, ter as suas próprias realidades "que seguem caminhos diferentes". Em contraste com isto, a Bíblia diz que Deus é o único criador: "Assim diz o Senhor, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o Senhor, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a tera" (Is 44:24, ARA). O seguidor da Nova Era que acredita em sua própria divindade e habilidade para criar usurpa a autoridade e posição de Deus. Ele ainda está dando ouvidos às mentiras que o Diabo falou para Eva dizendo que ela seria como Deus (Gn 3:5).

Nietzche foi o primeiro filósofo a ensinar que Deus morreu. E, hoje, por mais incrível que isso possa parecer, muitos teólogos liberais ainda defendem essa teoria. A ciência e a tecnologia levaram uma geração a firmar sua confiança na soberania da razão. A sociedade vive, mais do que nunca, sob os auspícios e domínios da ciência e da tecnologia, e isso ocorre de modo tão intenso e marcante que é comum muitos confiarem nelas como se confia numa divindade. Este comportamento ficou de tal forma arraigado na vida contemporânea que fomos levados a pensar desta maneira durante toda nossa permanência nos bancos escolares. A lógica primordial do comportamento humano é a lógica da eficácia tecnológica; suas razões são as razões da ciência. As notícias do dia a dia exacerbam as virtudes da ciência e da tecnologia; os produtos são vendidos calcados nas suas qualidades embasadas em depoimentos 'científicos'. Os avanços científico-tecnológicos tornam a vida mais fácil, mais limpa e mais longa, criando a sensação de independência de Deus.

Muitos milhares de cristãos negam a existência de Deus em sua vida: aqueles que vivem como se Deus não existisse. Eles vivem um cristianismo sem Cristo, uma religião sem Deus, porque vivem independentes, e não consultam a Deus, não buscam a Deus quando em necessidade, e não buscam a Sua Palavra. O uso da palavra insensato (nabal), em Salmo 14:1não indica um ateu teórico, mas um ateu prático, que vive como se não existisse Deus. Para todos os propósitos práticos, Deus não faz parte dos seus pensamentos.

Nunca as pessoas mostraram tanta independência de Deus como nos dias atuais. É a explosão do chamado “secularismo”, teoria que defende a exclusão de deus das coisas da vida. No evangelho de Lucas 18:8, Jesus Cristo previu que antes de Sua segunda vinda a crença num Deus transcendente decairia (secularismo): “(...) quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?” Na verdade, de maneiras disfarçadas nós tentamos fazer-nos Deus. Mas quando estamos em conexão com Deus, podemos desfrutar a promessa de ter a vida eterna. A vida eterna é uma das características importantes de Deus. Quando tentamos ser nosso próprio Deus, perdemos a vida eterna. Vida se encontra em Cristo, o qual é a Luz dos homens (João 1:4). Jesus veio para que possamos ter vida “em abundância” (João 10:10). Todos aqueles que colocam sua confiança nEle são prometidos eternidade com Ele (João 3:15-16). Para o homem viver – realmente viver – ele precisa conhecer a Cristo (João 17:3).

Caro amigo leitor, O homem é uma criação especial. Deus tem colocado uma consciência de eternidade nos nossos corações (Eclesiastes 3:11), e esse sentido de destino eterno pode achar sua realização apenas em Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário