Teologia

quinta-feira, 5 de março de 2015

COMO SERÁ SE NÃO ENCONTRARMOS NOSSOS ENTES QUERIDOS NO CÉU?



Ricardo André

Os cristãos ao longo dos séculos aguardam esperançosos e expectantes o cumprimento das antigas profecias que anunciam a breve instauração de uma Nova Ordem de coisas, a se iniciar com o Advento de Cristo à Terra em glória e majestade. “Vou preparar-vos lugar”, prometeu o Senhor. (Jo.14:1-4).  O apóstolo João, o vidente de Patmos, iluminado por uma visão profética, anunciou o estabelecimento dessa Nova Ordem, desse Novo Mundo em Ap 21:1-5: “Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". Aquele que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas as coisas! " E acrescentou: "Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança" (NVI).


Um Novo Céu e uma Nova Terra. Esta é a promessa de Deus para os Seus filhos. Em algum lugar, no espaço infinito, existe um lugar para nós. As hostes celestiais o estão preparando, na expectativa do dia glorioso do Segundo Advento de Cristo quando, deste planeta em rebelião, os remidos serão levados para o seu Lar Eterno. Em uma de suas cartas pastorais o apóstolo Paulo tentou descrevê-lo, porém nas seguintes palavras confessou suas limitações: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (1Cor.2:9). Nem a imaginação mais fértil pode conceber a magnitude e a excelência do que o Eterno está preparando para os Seus filhos.

Não dá para imaginar o Céu! Esta incapacidade de descrever as maravilhas que nos aguardam deve-se ao fato de que haverá uma mudança que não admite comparações com as coisas que hoje conhecemos. Deus informou: “Eis que faço novas todas as coisas”(Ap 21:5). Deus fará novas todas as coisa – Um Novo Céu e uma Nova Terra – nos quais nossas provações e aflições serão esquecidas(Isa. 65:17).

Reconheceremos Nossos Queridos a Quem Perdemos Nesta Vida?

Ellen G. White diz que conheceremos nossos amigos  e familiares, e que sua identidade será perfeitamente preservada. “Como Jesus ressurgiu dos mortos, assim hão de ressuscitar os que nEle dormem. Reconheceremos os nossos amigos, da mesma maneira que os discípulos a Jesus.Talvez hajam sido deformados, doentes, desfigurados nesta vida mortal, ressurgindo em plena saúde e formosura; no entanto, na glorificação, será perfeitamente mantida a identidade”. – Desejado de Todas as Nações, p. 804.

“O maior dom de Deus é Cristo, cuja vida é nossa, pois nos foi dada. Ele morreu por nós, e ressuscitou em nosso favor, a fim de que pudéssemos sair da sepultura para um glorioso companheirismo com os anjos celestiais, encontrar-nos com nossos entes queridos e reconhecer-lhes a fisionomia, pois a semelhança com Cristo não destrói sua imagem, mas a transforma à gloriosa imagem dEle. Todos os santos ligados aqui por laços familiares conhecerão ali uns aos outros”. – Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 316.

Para um irmão que perdeu a esposa, Ellen White escreveu:  “ Oraremos por vós e por vossos pequeninos, para que possais, mediante paciente continuação em fazer o bem, conservar vossa face e vossos passos sempre em direção do Céu. Oraremos para que tenhais influência e êxito em guiar vossos pequenos, a fim de que, com eles, possais alcançar a coroa da vida, e no lar lá de cima, que agora está sendo preparado para nós, vós e vossa esposa e filhos possais ser uma família reunida, feliz e jubilosa, para nunca mais vos separardes”. – Mensagens Escolhidas, Vol. 2, págs. 262,263.


Escrevendo para crianças que perderam o pai, Ellen White as encoraja com estas palavras:

“Dai vosso coração ao amante Salvador, e fazei tão-somente aquilo que é agradável a Sua vista. Não façais nada que entristeça vossa mãe. Lembrai-vos de que o Senhor vos ama, e que cada um de vós pode tornar-se membro da família de Deus. Se fordes fiéis aqui, quando Ele vier nas nuvens do céu revereis vosso pai, e sereis uma família unida” (Mensagens Escolhidas 2, págs 265-266).

Ellen G. White também escreve essa tocante passagem:

    “Ao surgirem os pequeninos, imortais, de seu leito poento, imediatamente seguirão caminho, voando, para os braços maternos. Reencontrar-se-ão, para nunca mais se separarem”. – Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 260

Crer na ressurreição do corpo significa crer que seremos capazes de reconhecer nossos entes queridos. Devemos reconhecer os nossos entes queridos, não necessariamente porque serão exatamente os mesmos de quando os vimos pela última vez, mas porque a sua individualidade e personalidade serão providencialmente preservadas e ressuscitam em um corpo totalmente novo dado por Deus. Quando nós nos encontramos com colegas de escola após 20 ou 30 anos, na maioria das vezes temos dificuldade em reconhecê-los por sua aparência externa. Mas assim que eles começam a conversar, percebemos quem eles são, porque suas personalidades únicas realmente não mudaram. Eles ainda são a Maria, o João, ou o Pedro que conhecemos muitos anos antes. O mesmo princípio se aplica ao reconhecimento de nossos entes queridos ressuscitados. Devemos reconhecê-los, não porque eles parecerão tão jovens ou tão velhos como quando os vimos pela última vez, mas porque a sua individualidade e personalidade é providencialmente preservada e ressuscitada em um corpo novinho em folha por Deus.

Seremos felizes se não encontrarmos alguns entes queridos no Céu?

O céu vai ser um lugar realmente incrível onde poderemos ter a companhia do nosso Eterno Deus e também de muitas pessoas a quem amamos e apreciamos. Será extraordinário! Mas nem todos fruirão os privilégios do Céu – Jesus deixa isso muito claro: "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mateus 7:21). Muitos terão escolhido insensatamente desprezar a oportunidade que o Todo-poderoso lhes oferece. E Deus não salvará os que rejeitam Sua generosa oferta de Salvação.

Mas, e se no Céu não encontrarmos nossos entes queridos? Será que mesmo assim poderemos ser felizes? Podemos confiar em Deus. Aqueles que forem sinceros, e atenderem ao chamado do Espírito Santo, estarão no céu. Aqueles porém que tendo conhecimento do evangelho não viverem uma vida de fé e entrega, infelizmente não poderão estar com Cristo no Seu reino. A mensagem coerente de toda a Bíblia é que Deus respeita a liberdade humana. Podemos escolher corresponder ao amor de Cristo ou podemos escolher rejeita-Lo. (Apocalipse 14:6-12)

Se alguns dos nossos conhecidos ou parentes não estiverem no céu, sem dúvida sentiremos a falta deles. Uma das grandes alegrias da nova forma de vida é que a velha vida, com todas as suas tristezas e desapontamentos, será inteiramente esquecida. Diz a Bíblia: “Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.” (Is 65:17). Mas algo que nos dará conforto é a certeza de que Deus é justo e misericordioso e fez tudo pela salvação deles. Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso. (Salmos 116:5). A salvação é algo estritamente pessoal. Cada pessoa deve aceitar ao salvador Jesus individualmente. Façamos todo o possível pela salvação dos nossos queridos, hoje, para que possamos ter a alegria da companhia deles por toda a eternidade. Com certeza este é o maior investimento desta vida.

A grande Mensageira do Senhor – Ellen G. White que teve o privilégio de ter uma visão do mundo de amanhã, diz-nos: “Foi-me revelada a glória do mundo eterno. Quero dizer-vos que vale a pena alcançar o Céu. Deve ser o objetivo de vossa vida habilitar-vos para o convívio dos remidos, dos santos anjos, de Jesus, o Redentor do mundo”.  (Maranata, o Senhor Vem, p.353 (MM, 1977).

Caro amigo leitor, está o nosso coração transbordando de ansiosa expectativa de viver com Cristo e os remidos por toda a eternidade? Está você disposto a receber a Cristo como seu Salvador do pecado? Quer você decidir buscá-Lo diariamente para que quando Ele vier não haja dúvida quanto seu destino eterno?

Nenhum comentário:

Postar um comentário