Teologia

quarta-feira, 18 de março de 2015

OFERECER FLORES HOJE AOS NOSSOS QUERIDOS, ANTES QUE SEJA TARDE



Ricardo André

Você certamente já ouviu este ditado: “Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje”. Pois bem, entre as coisas que não devemos deixar para depois, estão as palavras bondosas e todas as ações que tornarão nosso semelhante mais feliz. As Sagradas Escrituras nos exortam: “Assim falara o Senhor dos Exécitos: Executai juízo verdadeiro, mostrai bondade e misericórdia cada um a seu irmão” (Zacarias 7:9).

Li certa vez uma linda poesia que falou profundamente ao meu coração, cujo título era: Agora.

Se queres dar-me uma flor,
Faze-o antes que eu morra.

Se podes hoje fazer o milagre
De pôr um sorriso no rosto que chora,
Não coloques flores sobre tumbas:
Se queres dar-me uma flor, faze-o agora

Se conheces o eterno caminho
Que leva ao templo onde a alegria mora,
Não guardes, egoísta, o teu segredo:
Se podes dar-me uma flor, faze-o agora.

Se podes dar-me uma frase linda,
Ao que faça a tristeza ir embora,
Dize-o enquanto posso agradecer sorrindo.
Se podes dar-me dar-me uma flor, faze-o agora.

O que farei das orações, das flores,
Quando no mundo eu já não mais for?

Não esperes o instante da partida.
Se queres me fazer feliz, faze-me agora.
Para que chorar de remorso e saudade?
Custa tão pouco a felicidade:
Dá-me uma flor, antes que eu vá embora.”
(Mirthes Matias)

Realmente, por que mandar flores aos funerais e honrar os que já partiram, se não os fizemos enquanto estavam entre nós? Por que pronunciar palavras bondosas e exprimir gratidão pela maravilhosa influência de seus atos, depois de desaparecidos? Melhor seria apresentar agora nossas flores aos queridos, para que fruíssem seu perfume e beleza. A Bíblia relata que Maria Madalena levou seu precioso vaso de alabastro a Jesus, para ungi-Lo, antes de sua morte. E Ele a elogiou por este ato. O Salvador apreciou seu gesto de consideração e bondade. Ele disse: “Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado, em todo o mundo, também será dito o que ela fez, para memória sua” (Mt 26:13).

Maria legou-nos lindo exemplo! Por que não falar hoje a palavra bondosa? Por que não dizer a outros quanto os apreciamos? Muitos lutam contra tentações e carecem de uma palavra de animação. Outros se sentem solitários e abandonados. Uma palavra de encorajamento de afirmação ergueria o espírito abatido e os animariam na jornada para o Céu.

Remorso é uma das palavras mais tristes de nossa língua. Quantos desejariam poder dizer a um ente querido que lhe foi arrebatado pela morte, quanto o amavam – mais é tarde!

É desconhecido o autor do texto que segue, mas essas palavras merecem ser decoradas: “Passarei por este mundo apenas uma vez. Portanto, qualquer bem que possa fazer, ou qualquer gesto de bondade que possa mostrar a qualquer ser humano, que o faça agora. Não o protele eu nem o negligencie, pois não passarei outra vez por este caminho.”

A escritora cristã Ellen G. White escreveu: Nossa vida deve ser consagrada ao bem e à felicidade dos outro, como foi a de nosso Salvador. Devemos esquecer-nos a nós mesmos, sempre à espreita de oportunidades – mesmo em coisas pequenas – para mostrar gratidão pelos favores recebidos de outros, e estar atentos para observar oportunidades para animar outros, confortando-os em suas tristezas e aliviando-lhes as cargas por mostras de terna bondade e pequenos atos de amor. Essas atenciosas cortesias, que iniciando-se em nossa família estendem-se até fora do círculo familiar, ajudam a tornar a soma da vida feliz; e a negligência desses pequeninos atos perfaz a soma das tristezas e amarguras da vida” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 3, p. 539, 540).

Querido amigo leitor, se você pode espalhar com fartura o amor que Deus lhe concedeu. Não espere para depois, faça-o agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário