Teologia

terça-feira, 3 de março de 2015

A MENINA DOS OLHOS DE JESUS



Ricardo André

Quando enfrentamos tempos difíceis na vida, ansiamos ter alguém perto de nós. Numa entrevista para obter emprego, numa auditoria  de impostos, num caso em que é necessário esclarecer um mal-entendido, numa consulta médica, ou em algum outro tipo de trauma, necessitamos de apoio.

Quando o antigo Israel, o então povo de Deus, atravessou miraculosamente o Mar Vermelho, e depois enfrentou fome, sede e exércitos com gigantes, Deus repetidamente os tranquilizava: “Estou com vocês”. O tempo todo, “beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo” (I Co 10:4, NVI).

Lemos nas Sagradas Escrituras: “Pois o povo preferido do Senhor é este povo, Jacó é a herança que lhe coube. Numa terra deserta ele o encontrou, numa região árida e de ventos uivantes. Ele o protegeu e dele cuidou; guardou-o como a menina dos seus olhos, como a águia que desperta a sua ninhada, paira sobre os seus filhotes, e depois estende as asas para apanhá-los, levando-os sobre elas. O Senhor sozinho o levou; nenhum deus estrangeiro o ajudou” (Deuteronômio 32:9-12). De acordo com o texto bíblico, Jesus Cristo “protegeu” e “guardou” Israel tão devotadamente como uma águia ensina seus filhotes a voar, levando-os sobre suas asas quando hesitam. Cristo “guardou” Israel “como a menina dos Seus olhos”.  A menina ou a pupila dos olhos é muito sensível, e por isso um toque nos olhos é extremamente doloroso. A pupila do olho não é apenas delicada, mas essencial à nossa visão, e por essa razão devemos protegê-la cuidadosamente. Jesus “guardou” Israel de ser tocado no olho para protegê-lo da dor e conservar clara e firme diante dele a visão da Terra Prometida.

Jesus também nos promete: “Eu estarei sempre com vocês” (Mt 28:20, NVI). Caro amigo leitor, somos “a menina dos Seus olhos”. Seja o que for que tivermos de enfrentar, Ele está conosco para proteger, escudar, guardar e cuidar. Ele se importa imensamente conosco. Tudo o que sabemos sobre compaixão, bondade e amor é tão somente uma pálida sobra do cuidado infinito de Deus.  

“A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 93). Podemos apresentar ao Senhor todas as nossas preocupações, todas as nossas angústias, todas as nossas ansiedade, através da oração. A Bíblia nos recomenda: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (1 Pd 5:7). Nada é pequeno demais para Deus solucionar. Podemos falar com Ele como se Ele estivesse sentado ao nosso lado, contar-Lhe tudo o que está em nosso coração. Suas asas pairam junto de nós em cada ocasião de necessidade. Ele nos conduz à Terra Prometida, o Novo Céu e Nova Terra (2 Pd 3:13).

Que Deus nos abençoe sempre, e que possamos sempre estar na presença do Pai para sermos guardados como a menina de seus olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário