Teologia

domingo, 4 de fevereiro de 2024

SAGRADO OU PROFANO? O QUE HÁ EM UM NOME DIVINO?

Alexander Bolotnikov*

Faz diferença o nome que usamos para nos dirigirmos à Divindade?

Um rabino ortodoxo disse a um pastor que visitava Israel que Deus fala hebraico.

“Ele não é capaz de entender nenhuma língua?” perguntou o pastor.

“Sim”, respondeu o rabino, “Ele entende qualquer idioma, mas o hebraico é sua língua nativa. Portanto, o judeu reza apenas em hebraico.”

Posso entender um judeu religioso fazendo tal comentário; recentemente, porém, alguns cristãos começaram a se perguntar se Deus poderia realmente ouvi-los se não se dirigissem a Ele em hebraico. Por exemplo, um autor1 afirma que um grande número de palavras usadas hoje em diferentes traduções da Bíblia em inglês têm origem na adoração pagã e, portanto, devem ser substituídas por palavras hebraicas. Alega-se que palavras como Senhor, expiação, Jesus e Deus devem ser eliminadas do léxico dos cristãos que falam inglês, por causa de sua “profanidade”.

Embora várias pessoas defendam, de uma forma ou de outra, estas opiniões extremistas, todas partilham um denominador comum conhecido como “O Nome Sagrado”, e a essência do argumento é que o nome de Deus é YAHWEH. Mas eles dão um grande passo adiante: você não pode ser salvo se não usar esse nome. Um grupo chamado Qodesh la Yahweh, liderado por R. Clover, publicou um estudo de quatro volumes chamado O Nome Sagrado em 1989. O principal objetivo desta publicação era convencer os cristãos de que Deus deve ser chamado de YAHWEH, e nada mais; mais ainda, sua própria salvação depende disso.

Como respondemos a tais afirmações?

QUAL É O NOME DELE?

Se você já teve uma conversa com uma Testemunha de Jeová, a primeira pergunta que provavelmente ouvirá é esta: “Você sabe que o nome de Deus é Jeová?” Os seguidores da teoria do Nome Sagrado argumentariam: “Não, Seu nome deveria ser pronunciado como YAHVEH”. Eles iriam ainda mais longe e afirmariam que o nome de “Jesus” está incorreto e deveria ser pronunciado como YAHOSHUA.2

A resposta a todas estas perguntas, é claro, deve vir da Bíblia. Para começar, a questão do nome de Deus ocorre pela primeira vez em Êxodo 3; a história do encontro de Moisés com Deus, que lhe apareceu da sarça ardente. Tanto as Testemunhas de Jeová quanto os seguidores da teoria do Nome Sagrado se refeririam a Êxodo 3:15 como seu texto de prova mais importante. Precisamos, no entanto, começar dois versículos antes, no versículo 13, para entender o que está acontecendo. O versículo 13 declara: “Moisés disse a Deus: 'Quando eu for aos israelitas e lhes disser: “O Deus de vossos pais me enviou a vós”, e eles me perguntarem: “Qual é o seu nome?” o que devo dizer a eles?'” Deus começa a responder a Moisés no versículo 14, não no versículo 15. “Deus disse a Moisés: 'Ehyeh-Asher-Ehyeh.'” O Senhor continuou: “Assim dirás aos israelitas: 'Ehyeh enviou-me a vós'” (Êxodo 3:14, JPS).

Esta tradução judaica foi escolhida para demonstrar como a tradução tradicional em inglês desta frase “Eu sou o que sou” aparece transliterada do hebraico original. No versículo 14, Deus primeiro chama a si mesmo de Ehyeh, não de YAHWEH. Este ponto importante praticamente destrói o argumento principal do Nome Sagrado, que afirma que Deus tem um nome sagrado próprio, YAHWEH.

Deus primeiro chama a si mesmo de Ehyeh. O que significa esta palavra misteriosa, Ehyeh?

Primeiro, Ehyeh não é um nome próprio, mas uma forma imperfeita do verbo ser (raiz hebraica HYH). Um verbo hebraico bíblico não possui um tempo verbal (pelo menos como os tempos são entendidos em inglês), mas possui o que chamamos de aspectos perfeitos ou imperfeitos. O aspecto imperfeito denota uma ação inacabada. Em outras palavras, o verbo hebraico ser (HYH) no imperfeito significaria um estado de ser que não é completo; isso não tem fim. Assim, o hebraico Ehyeh tem conotações muito mais amplas do que o inglês I AM. Abrange a ideia inglesa de foi, é e será — um conceito claramente maior do que o simples “sou” do nome “EU SOU”.

Isto é exatamente o que João, o revelador, escreveu. “'Eu sou o Alfa e o Ômega', diz o Senhor Deus, que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 1:8, NRSV ). Foi assim que João traduziu a frase hebraica Ehyeh-Asher-Ehyeh para a língua grega, cujos tempos verbais têm uma estrutura precisa semelhante à do inglês.

Esta é a tradução JPS de Êxodo 3:15:

E Deus disse ainda a Moisés: “Assim falarás aos israelitas: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós: Este será Meu nome para sempre, Esta é minha denominação por toda a eternidade.

Aqui aparecem as conhecidas quatro letras: YHWH 'LWHY 'BWTYKM, traduzida como “Yahweh, Deus de seus pais”. YHWH parece ser um acrônimo para o nome mais longo, um Ehyeh-Asher-Ehyeh , usado primeiro no versículo 14 e cuja tradução correta acabamos de ver que dava a ideia Daquele que foi, é e será .

Os gramáticos hebraicos entendem que as palavras YHWH e HYH (pronunciadas como Ehyeh) têm a mesma raiz HYH, que significa “ser”. Nas letras hebraicas, Yud e Waw por escrito são muito semelhantes e podem ser gramaticalmente intercambiáveis. O prefixo (Alef, grafado com "E" em Ehyeh) marca a primeira pessoa; o prefixo Y (yud) marca a terceira pessoa (o Y em YHWH). O nome divino YHWH é derivado do verbo hebraico ser terceira pessoa imperfeita, que é escrito como YHYH, e este definitivamente não é o mesmo que a primeira pessoa imperfeita de ser, que é Ehyeh .

É IMPORTANTE PRONUNCIAR SEU NOME?

O rei Davi escreveu no salmo que “aqueles que conhecem o teu nome confiarão em ti, pois tu, Senhor, nunca abandonaste aqueles que te buscam” (Sl 9:10). O que significa saber o nome? As Testemunhas de Jeová insistem que chamar a Deus pelo Seu nome é essencial para a salvação.

Abraão e Jesus não pensavam assim. Em Gênesis 1 o autor diz que YHWH apareceu a Abraão. Quando Abraão viu “três homens”, ele disse “Adonai”, que em inglês é traduzido como “Meu Senhor”.3 Não existe um único texto no Evangelho onde Jesus pronunciou o nome YHWH. Mais ainda, quando Ele ensinou Seus discípulos a orar, Ele disse claramente “Pai nosso”. Nas inúmeras ocasiões, vemos a descrição Dele orando, e Ele sempre foi consistente na maneira como se dirigia a Deus – e nunca como YHWH.

O exemplo de Jesus é muito importante. Na maioria das culturas, quando uma criança chama os pais pelo primeiro nome, isso é considerado um sinal de grave desrespeito. É claro que sabemos o nome do nosso Pai, mas será que o chamaríamos por este nome? Se Deus é nosso Pai, não deveríamos usar o exemplo de Seu Filho em nossas orações?

Na cultura do Oriente Próximo, a esposa nunca chamava o marido pelo primeiro nome. Quando Abigail foi até David para pedir desculpas pela conduta de seu marido, ela o chamou de “meu senhor” (1 Sam. 25). Bate-Seba dirigiu-se ao seu marido, David, da mesma maneira (1 Reis 1). Este tipo de relação e abordagem existia no antigo Oriente Próximo porque o homem era visto como guardião e fiador da mulher nos aspectos legais e morais da vida. A cultura das relações familiares e do sistema jurídico difere hoje, mas será que o Novo Testamento mudou a nossa postura reverente em relação às nossas relações com Deus?

Ellen White acreditava que o nome de Deus deveria ser tratado com o maior respeito.

Santificar o nome do Senhor exige que as palavras com que falamos do Ser Supremo sejam pronunciadas com reverência. “Santo e reverendo é o Seu nome.” Salmo 111:9. Nunca devemos tratar levianamente os títulos ou denominações da Deidade. Em oração entramos na câmara de audiências do Altíssimo; e devemos chegar diante Dele com santo temor. Os anjos velam seus rostos em Sua presença. Os querubins e os serafins brilhantes e santos aproximam-se do Seu trono com solene reverência. Quanto mais deveríamos nós, seres finitos e pecadores, chegar de maneira reverente diante do Senhor, nosso Criador!4

Para qualquer judeu religioso que entende e aprecia o hebraico, pronunciar o nome YHWH significa grave desrespeito ao Deus Todo-Poderoso. Por essa razão, os massoretas, que vocalizaram o texto consonantal da Bíblia Hebraica, colocaram intencionalmente sob as consoantes YHWH as vogais da palavra Adonai (meu Senhor). Esta foi uma leitura judaica tradicional do Nome Divino baseada em Gênesis 18:2.

Os estudiosos cristãos medievais não tinham conhecimento desta forma judaica de escrever. Eles leram a palavra YHWH, juntamente com seus pontos vocálicos mnemônicos, e a pronunciaram como Jeová. Esta pronúncia, embora incorreta, permaneceu tradicional em muitas igrejas cristãs. Ninguém sabe a vocalização exata das quatro consoantes que constituem o nome de Deus. A pronúncia Yahweh apresenta um acordo convencional entre os estudiosos modernos de hoje.

A tradição da leitura de Adonai (meu Senhor) existia pelo menos desde a época da Septuaginta, uma tradução grega das Escrituras Hebraicas. Os rabinos que escreveram esta tradução usaram a palavra grega KURIOS (o Senhor) para traduzir o tetragrama YHWH para o grego. Os escritores do Novo Testamento fizeram o mesmo. Eles não tiveram problemas em citar os Salmos e os textos proféticos do Antigo Testamento a partir da tradução grega. A palavra KURIOS aparece nessas citações inúmeras vezes, embora a palavra YHWH nunca apareça em nenhum livro do Novo Testamento. Portanto, os tradutores da Bíblia para as línguas europeias, vendo estes exemplos das primeiras traduções da Bíblia, sentiram-se confortáveis ​​em traduzir o nome de Deus para as línguas vernáculas, a fim de que as pessoas o entendessem.

Se o nome de Deus é tão importante, então por que não aparece no Novo Testamento? Os defensores da teoria do Nome Sagrado acreditam que esse nome perdido faz parte de uma teoria da conspiração na qual a igreja escondeu intencionalmente o verdadeiro nome de Deus do povo. De acordo com a teoria, o Novo Testamento foi originalmente escrito em hebraico, mas a igreja escondeu intencionalmente o seu texto original. É verdade que a maioria dos escritores do Novo Testamento eram judeus e sua língua materna era o aramaico palestino. (Lucas, que foi o único escritor não-judeu do Novo Testamento, foi o autor de seu Evangelho e do livro de Atos em grego.) Não há espaço neste artigo para a discussão sobre a origem e a linguagem do Novo Testamento; entretanto, para fins de argumentação, suponhamos que alguns dos livros do Novo Testamento possam ter sido originalmente escritos em aramaico. Ambos os livros de Lucas foram definitivamente escritos em grego. Todas as citações do Antigo Testamento, que no original hebraico continham o tetragrama YHWH, Lucas registra no grego como a palavra KURIOS. Assim, o Senhor, que inspirou Lucas, não pareceu ter nenhum problema em ter Seu nome traduzido para o grego, contrariamente às afirmações de que o uso de qualquer nome que não seja YAHWEH é profano e leva o usuário à perdição.

Da mesma forma, não há problema em traduzir o nome de Deus para outras línguas. Todo nome hebraico na Bíblia é traduzível porque indica o caráter do indivíduo.

CONCLUSÃO

O argumento que insiste que a nossa salvação depende da pronúncia hebraica do nome de Deus lembra os alquimistas medievais que queriam obter ouro através de manipulações químicas. Da mesma forma, os alquimistas falharam porque não conheciam as leis fundamentais da estrutura da matéria; os teólogos do Nome Sagrado têm pouca compreensão da gramática hebraica e da textologia bíblica, o que explica por que seus argumentos estão cheios de falhas, inconsistências e imprecisões.

É claro que devemos tratar o nome de nosso Senhor com respeito. Mas a salvação é baseada na nossa aceitação da justiça de Cristo por nós, “a justiça de Deus” (Romanos 3:21 NASB), e não no nome que usamos para nos referir a esse Deus.

*Alexander Bolotnikov, PhD, é pastor do Hope Advent Center, Chicago, Illinois, Estados Unidos.

 

1. O autor de www.israelitenation.org .

2. A transliteração hebraica do Seu nome é YESHUA. Não é um nome próprio. É um substantivo hebraico regular, que significa salvação. A construção gramatical proposta pelos seguidores do Nome Sagrado não existe em hebraico. Os gregos pronunciam o nome YESHUA como Iesus (Yesus). A razão para isso é simples. A língua grega não possui o som sh. Portanto qualquer palavra hebraica que contenha a letra shin seria registrada no alfabeto grego usando a letra grega sigma. Problemas fonéticos sempre ocorrem entre as línguas. A língua coreana não possui o som r, enquanto o havaiano carece de vários sons, que estão presentes na língua inglesa. Os apóstolos entenderam as diferenças entre a fonologia hebraica e grega e não tiveram problemas com Lucas escrevendo o nome Jesus em seu Evangelho e no livro de Atos.

3. É importante notar que a palavra Adonai é usada no plural da mesma forma que a palavra Elohim. Isto indica a pluralidade de Deus. Apesar de ambos os substantivos serem gramaticalmente plurais, eles ocorrem junto com verbos, que são usados ​​apenas no singular. Por exemplo, na frase Deus disse, o substantivo Deus (Elohim) está gramaticalmente no plural, mas o verbo disse está no singular. Isto torna a palavra Elohim única em seu sentido porque, em tal sintaxe, nunca se referiu a nenhuma divindade pagã. Portanto, as primeiras palavras da Bíblia dizem: “No princípio Elohim (não YHWH) criou (no singular) o céu e a terra”. Se Moisés, definitivamente movido pelo Espírito Santo, escreveu Elohim nas primeiras palavras da Bíblia, significa que não teve medo da possível confusão. Portanto, os comentaristas judeus e cristãos acreditam que Elohim é outro nome para Deus.

4. Ellen White, Pensamentos do Monte da Bênção (Mountain View, CA: Pacific Press Pub. Assn, 1896), 106.

 

FONTE: Ministry Magazine, maio 2010

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário