Teologia

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

AS CONTRIBUIÇÕES DE ELLEN G. WHITE PARA A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

Gerhard Pfandl*

Algumas palavras sobre como os anos de formação da Igreja Adventista do Sétimo Dia foram influenciados por uma de suas fundadoras, Ellen G. White.

As contribuições de Ellen G. White para a Igreja Adventista do Sétimo Dia foram inestimáveis ​​em muitas áreas e ao longo da história da igreja, mas particularmente durante os primeiros anos. As seguintes contribuições estão entre as mais importantes.

ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

Durante os primeiros 20 anos de nossa igreja, não havia organização eclesial porque os mileritas e os primeiros adventistas eram contra qualquer organização eclesial. Eles consideravam todas as igrejas organizadas como pertencentes à Babilônia. Consequentemente, não havia ministério remunerado; nossos pioneiros trabalharam em vários empregos para ganhar a vida. Tiago White, por exemplo, cortou grama, cortou madeira e trabalhou na construção de uma ferrovia para sustentar sua família. Além disso, qualquer um poderia pregar, se se sentisse chamado; consequentemente, as heresias prosperaram.

Além disso, os primeiros edifícios estavam em mãos privadas. A questão da propriedade legal finalmente impulsionou a igreja para uma organização formal. Em 1853, Tiago White exortou os crentes a se organizarem, mas a resistência à organização era forte. Um ano depois, Ellen White escreveu: “O Senhor mostrou que a ordem do evangelho tem sido muito temida e negligenciada. A formalidade deve ser evitada; mas, ao fazê-lo, a ordem não deve ser negligenciada. Há ordem no céu. Havia ordem na igreja quando Cristo estava na terra.  [. . .]

“[. . .] Foi-me mostrado o perigo daqueles que viajam e que Deus não chamou. [. . .]

“Vi que esta porta pela qual o inimigo entra para confundir e perturbar o rebanho pode ser fechada. Perguntei ao anjo como poderia ser fechado. Ele disse: 'A igreja deve fugir para a Palavra de Deus e estabelecer-se na ordem do evangelho, que tem sido ignorada e negligenciada.'”1

Outros seis anos se passaram antes que as primeiras igrejas fossem organizadas em 1860 em Michigan. Um ano depois, foi organizada a Conferência de Michigan e, em 1863, a Conferência Geral. Naquela época, o total de membros consistia em cerca de 3.500 crentes batizados. Hoje, a igreja tem mais de 18 [hoje 22] milhões de membros em mais de 75.000 igrejas.

PUBLICAÇÃO

Em 1848, Ellen White teve uma visão na casa de Otis Nichol em Dorchester, Massachusetts. Quando ela saiu da visão, ela disse ao marido, James: “'Tenho uma mensagem para você. Você deve começar a imprimir um pequeno papel e enviá-lo ao povo. Que seja pequeno no início; mas à medida que o povo lê, eles lhe enviarão meios para imprimir, e será um sucesso desde o início. A partir deste pequeno começo, foi-me mostrado que eram como raios de luz que circundavam o mundo.'”2

“'Fluxos de luz. . . claro em todo o mundo'”! Como poderia ser? Jesus viria em breve. Seus números eram poucos. Não havia membros ricos nem grandes estudiosos entre eles. O mundo estava incrédulo. E, no entanto, aqui estava uma jovem que previu que um trabalho editorial a ser iniciado pelo seu marido sem um tostão cresceria até abranger o globo. Mais de meio ano se passou antes que Tiago White pudesse ter o menor começo; ele providenciou a impressão de mil exemplares de um jornal de oito páginas sobre dinheiro emprestado. Hoje, a igreja possui 63 editoras que produzem livros e revistas em mais de 360 ​​idiomas.

SAÚDE E TRABALHO MÉDICO

Os nossos pioneiros, durante os primeiros 20 anos da nossa história, foram tudo menos reformadores da saúde, exceto José Bates. Durante as Conferências Sabatinas de 1848, eles sentaram-se juntos fumando cachimbo. Naquele ano, foi mostrado a Ellen White que o tabaco, o chá e o café são prejudiciais, mas foram necessários muitos anos para convencer os membros a dispensar essas substâncias nocivas.

Então, em 6 de junho de 1863, Ellen White recebeu uma visão de 45 minutos na qual foi mostrada a necessidade de uma reforma de saúde: “Vi que era um dever sagrado cuidar de nossa saúde e despertar outros para o seu dever. [...] Temos o dever de falar, de nos manifestarmos contra todo tipo de intemperança – intemperança no trabalho, no comer, no beber [...] e então indique-lhes o grande remédio de Deus, a água, a água pura e macia, para doenças, para saúde, para limpeza. [...]

“Vi que não deveríamos ficar calados sobre o assunto da saúde, mas sim despertar as mentes para o assunto.”3

Dois anos depois, em 25 de dezembro de 1865, Ellen White teve uma visão em Rochester, Nova York, na qual lhe foi mostrado que a igreja “deveria fornecer um lar para os aflitos e para aqueles que desejam aprender como cuidar de seus corpos” para que possam prevenir doenças. [...]

“Nosso povo deveria ter uma instituição própria, sob seu próprio controle, para o benefício dos doentes e sofredores entre nós que desejam ter saúde e força para que possam glorificar a Deus em seus corpos e espíritos, que são Seus.”4 Como resultado, um ano depois, em setembro de 1866, foi inaugurado o Western Health Reform Institute em Battle Creek. Hoje a igreja opera 175 hospitais e sanatórios e 270 clínicas e dispensários em todo o mundo.

EDUCAÇÃO

Em 1872, Ellen White recebeu uma visão sobre princípios adequados de educação. Pouco tempo depois, ela escreveu 30 páginas sobre o que lhe foi contado. “Precisamos de uma escola onde aqueles que estão apenas a entrar no ministério possam aprender pelo menos os ramos comuns da educação, e onde também possam aprender mais perfeitamente as verdades da palavra de Deus para este tempo.”5

Em 24 de agosto de 1874, o Battle Creek College abriu suas portas. Hoje, temos mais de 7.000 escolas primárias e secundárias e mais de 100 faculdades e universidades. Os Adventistas do Sétimo Dia têm o maior sistema escolar protestante do mundo. Por que? Porque os nossos pioneiros levaram a sério o que Deus lhes disse através do profeta da igreja remanescente.

MISSÃO

Nas primeiras décadas da nossa história, eles acreditavam que a igreja estava cumprindo a ordem de Deus de ensinar todas as nações, pregando aos imigrantes na América do Norte. Urias Smith escreveu em 1859: “Não temos nenhuma informação de que a Terceira Mensagem [do Anjo] esteja atualmente sendo proclamada em qualquer país além do nosso. [...] Nossa própria terra é composta por pessoas de quase todas as nações.”6 Para alcançar essas nações na América, foram preparadas publicações em muitos idiomas diferentes.

Quando, em 1864, MB Czechowski se ofereceu para ir como missionário à Europa, o seu pedido foi recusado. Ele foi até os Adventistas do Primeiro Dia, e eles o enviaram para a Europa, onde ele pregou as três mensagens angélicas e fundou companhias adventistas do sétimo dia. Entretanto, Ellen White educou a igreja sobre a sua responsabilidade mundial. Em 1871, ela escreveu: “Muito pode ser feito através da imprensa, mas ainda mais pode ser realizado se a influência do trabalho dos pregadores vivos acompanhar as nossas publicações. [...]

“Quando as igrejas virem jovens com zelo em qualificar-se para estender seu trabalho a cidades, vilas e vilas que nunca foram despertadas para a verdade, e missionários se voluntariando para ir a outras nações para levar-lhes a verdade, as igrejas ser encorajados e fortalecidos.”7

E, em 1874, ela teve um sonho impressionante de transmitir a mensagem do terceiro anjo ao mundo. No sonho lhe foi dito: “'Você está tendo ideias de trabalho muito limitadas para esta época. Você está tentando planejar o trabalho para poder abraçá-lo. Você deve ter visões mais amplas. A vossa luz não deve ser colocada debaixo do alqueire ou debaixo da cama, mas no castiçal, para que ilumine todos os que estão na casa. Sua casa é o mundo. [...]

“'[...] A mensagem irá com poder para todas as partes do mundo, para Oregon, para a Europa, para a Austrália, para as ilhas do mar, para todas as nações, línguas e povos.

[...] Sua fé é limitada, é muito pequena. Sua concepção do trabalho precisa ser bastante ampliada.'”8

Em 1874, John N. Andrews tornou-se o primeiro missionário adventista oficial do sétimo dia. Ele e seus filhos foram para a Suíça e três anos depois a família John G. Matteson foi enviada para a Escandinávia. Em 1890, os missionários adventistas trabalhavam em 18 países.

Hoje, dos 238 países do mundo reconhecidos pelas Nações Unidas, os Adventistas do Sétimo Dia têm uma obra estabelecida em 216.

TEOLOGIA

Mais de uma vez o conselho de Ellen White impediu a igreja de cometer sérios erros teológicos. Por exemplo, na década de 1890 e no início do século XX, o Dr. John Harvey Kellogg, diretor do Sanatório de Battle Creek, tentou introduzir o panteísmo na igreja. Em 1903, ele e seus seguidores, Dr. EJ Waggoner, Elder AT Jones e Dr. David Paulson, chegaram a Washington para convencer o Conselho de Outono do Comitê da Conferência Geral a aceitar o livro de Kellogg, The Living Temple, que havia foi rejeitado por causa de seu conteúdo panteísta.

Embora este item não fizesse parte da agenda, “o trabalho regular foi deixado de lado e um dia foi dedicado à consideração da filosofia panteísta.

[...] Durante todo o dia [os delegados] lutaram com o assunto. [...] Por volta das nove horas da noite, o Ancião [AG] Daniells [o presidente da Associação Geral, que se opunha ao livro] considerou que era hora de encerrar a reunião, mas não se atreveu a pedir uma votação. As pessoas estavam muito confusas e incertas, e ele não queria dar um passo que solidificasse quaisquer conclusões. Então ele encerrou a reunião, e o povo [foi] para os seus alojamentos.

“Dr. Paulson, que apoiava fortemente o Dr. Kellogg, juntou-se a Daniells. Enquanto os dois caminhavam, continuaram com a discussão do dia. Chegando à casa onde Daniells estava hospedado, eles ficaram sob um poste e conversaram um pouco. Finalmente, o Dr. Paulson apontou o dedo para Daniells e declarou: 'Você está cometendo o erro da sua vida. Depois de toda essa turbulência, em algum dia você acordará e se verá enrolado na poeira, e outro estará liderando as forças. [...]

“O Élder Daniells endireitou-se em seu cansaço e desânimo e respondeu com firmeza: 'Não acredito em sua profecia. De qualquer forma, prefiro ser rolado no pó fazendo o que acredito ser certo em minha alma do que andar com príncipes, fazendo o que minha consciência me diz que é errado.' [...]

“Após a separação, Daniells entrou na casa, onde encontrou [...] 'duas mensagens da Sra. White' [esperando por ele]. '[...] Ninguém pode imaginar”, conta Daniells, “a avidez com que li os documentos que chegaram pelo correio enquanto estávamos no meio das nossas discussões. Houve um testemunho muito positivo a respeito dos erros perigosos que foram ensinados no Templo Vivo.' [...] A mensagem chegou justamente na hora da crise. Enquanto lia, seus olhos caíram sobre estas palavras:

“'Tenho algumas coisas a dizer aos nossos professores em referência ao novo livro O Templo Vivo. Tenha cuidado ao sustentar os sentimentos deste livro em relação à personalidade de Deus. À medida que o Senhor me apresenta os assuntos, esses sentimentos não trazem o endosso de Deus. São uma armadilha que o inimigo preparou para estes últimos dias. [...]

“'Nas visões da noite este assunto me foi apresentado claramente diante de um grande número. Alguém de autoridade estava falando. [...] O orador ergueu Templo Vivo, dizendo: “Neste livro há declarações que o próprio escritor não compreende”. [...]

“Em outro documento recebido da Irmã White dirigido aos 'Líderes em Nossa Obra Médica' [...] ele leu: 'Depois de finalmente tomar sua posição, com sabedoria e cautela, não faça nenhuma concessão sobre qualquer ponto a respeito do qual Deus tenha falado claramente. Seja tão calmo quanto uma noite de verão; mas tão fixo quanto as colinas eternas.'”9

“Na manhã seguinte, os líderes da igreja reuniram-se para o seu Conselho. Após a oração, o Élder Daniells levantou-se e disse aos irmãos que havia recebido duas mensagens importantes da irmã White. Todos estavam ansiosos para ouvi-los. Eles ficaram sentados em um silêncio pensativo enquanto ele lia. À medida que declaração após declaração expondo a falsidade dos ensinamentos do Templo Vivo era apresentada à assembleia, muitos améns foram ouvidos e lágrimas correram livremente. Foi nesse momento que a maré mudou” e o panteísmo foi rejeitado.

Quando o Élder Daniells enviou uma carta de agradecimento a Ellen White contando os acontecimentos do dia, ele recebeu uma carta em resposta na qual ela explicava por que ele havia “recebido as mensagens exatamente quando as recebeu:

“'Pouco antes de enviar os depoimentos que você disse terem chegado bem a tempo, eu tinha lido um incidente sobre um navio em meio a uma neblina que encontrou um iceberg. [...] Certa noite, uma cena foi claramente apresentada diante de mim. Um navio estava sobre as águas, em meio a uma forte neblina. De repente, o vigia gritou: “Iceberg logo à frente!” Ali, elevando-se bem acima do navio, havia um iceberg gigantesco. Uma voz autoritária gritou: “Conheça!” Não houve um momento de hesitação. Foi um momento de ação instantânea. O engenheiro acelerou e o homem ao leme conduziu o navio direto para o iceberg. Com um estrondo, ela atingiu o gelo. Houve um choque terrível e o iceberg quebrou-se em vários pedaços, caindo no convés com um barulho semelhante ao de um trovão. Os passageiros foram violentamente abalados pela força da colisão, mas nenhuma vida foi perdida. A embarcação ficou ferida, mas não foi irreparável. Ela se recuperou do contato, tremendo de proa a popa como uma criatura viva. Então ela seguiu em frente em seu caminho.

“'Bem, eu sabia o significado desta representação. Eu tinha minhas ordens. [...]

“'É por isso que você recebeu os testemunhos naquele momento. Naquela noite, acordei à uma hora, escrevendo o mais rápido que minha mão conseguia passar pelo papel.”10

CONCLUSÃO

Deus usou Ellen White diversas vezes para guiar a igreja através de diferentes crises. Embora ela tenha morrido em 1915, os seus escritos continuam a orientar a liderança da igreja à medida que esta enfrenta novos desafios. Portanto, seus escritos ainda são relevantes hoje. “Crede no Senhor vosso Deus, e sereis estabelecidos; crede nos seus profetas, e prosperareis” (2Cr 20:20).

*Gerhard Pfandl, PhD, agora aposentado, atuou como diretor associado do Biblical Research Institute, Silver Spring, Maryland, Estados

 

1. Ellen G.White,  Early  W ritings  (Washington, DC: Review and Herald Pub. Assn., 1945), 97, 100.

2. Ellen G.White, Life Sketches of Ellen G. White (Mountain View , CA: Pacific Press Pub. Assn., 1915), 125 .

3. Ellen G.White, Mensagens Escolhidas (Washington, DC: Review and Herald Pub. Assn., 1980), 3:280.

4. Ellen G.White, Testemunhos para a  Igreja ( MountainView , CA: Pacific Press Pub. Assn., 1948), 1:489–92.

5. Ellen G.White, Fundamentos da Educação Cristã (Nashville,TN: Southern Pub. Assn., 1923), 45, 46.

6. Uriah Smith, “Nota do Editor”, A dvent Review  e  Sabbath Herald , 3 de fevereiro de 1859, p  . 87.

7. White, Esboços de Vida, 205.

8. Ibid., 208, 209.

9. Arthur L. White, Ellen G. White — Os primeiros anos de Elmshaven:  1900-1905 (Washington, DC: Review and Herald Pub. Assn., 1981), 5:296–298.

10. Ibid., 299, 301.

 

FONTE: Ministry Magazine, junho 2015.

 

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