Teologia

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

A CANTORA BAIANA IVETE SANGALO CONSEGUIRÁ “MACETAR” O APOCALIPSE?


Ricardo André

As cantoras baianas Baby do Brasil e Ivete Sangalo protagonizaram um inusitado debate religioso em pleno carnaval de Salvador, na noite do sábado passado, dia 10 de fevereiro. Enquanto a cantora Ivete Sangalo conduzia seu trio elétrico, a artista Baby do Brasil, que estava num camarote, aproveitou o microfone em mãos para fazer uma previsão apocalíptica. “Todos atentos porque nós entramos em apocalipse. O arrebatamento tem tudo para acontecer entre cinco e 10 anos, alertou Baby, que além de cantora também é pastora, em meio à festa.

Ivete, pega de surpresa, constrangida, responde: “Eu não vou deixar acontecer, porque não tem apocalipse certo quando a gente maceta ele, afirmou, fazendo referência ao hit Macetando. Baby ainda pediu que Ivete cantasse a música Pequena Eva. Por sua vez Ivete respondeu: “Eu vou cantar Macetando porque Deus está mandando, está macetando certo”.

O debate entre as duas viralizou e tornou-se um dos assuntos mais comentados nas redes sociais neste domingo (11). 

BABY DO BRASIL, SINCERAMENTE EQUIVOCADA

Ao falar sobre o Apocalipse, certamente, Baby do Brasil estava bem intencionada. Ela queria chamar a atenção de Ivete Sangalo e da multidão ali para os eventos finais da história e para a importância de buscar ao Senhor Jesus como forma de se preparar para o fim do mundo. Não obstante, ao fazê-lo, Baby cometeu três erros. Quais sejam: Primeiro, escolheu o lugar inadequado. Numa festa de carnaval as pessoas estão ali movidas freneticamente pelo desejo de obterem prazer, diversão e sensações, mediante as batidas forte das músicas, do uso de bebidas alcoólicas, drogas e outros estimulantes. Portanto, é um ambiente completamente hostil a pregação bíblica, que não favorece a pregação do evangelho ser bem recebida. Muito dificilmente as pessoas ali vão absorver de forma correta uma mensagem dessa natureza pregada por Baby.

Segundo, o conteúdo da sua mensagem possui pressupostos equivocados. A teoria do “arrebatamento secreto” não tem apoio bíblico. Foi desenvolvida pelo advogado e clérigo anglicano John Nelson Darby (1800-1882). Segundo ele, a vinda de Cristo ocorreria em duas etapas. O primeiro, um “arrebatamento secreto” invisível dos verdadeiros crentes, que serão súbita e secretamente levados para o Céu para celebrar com Cristo por sete anos as bodas do Cordeiro. Esse evento poria fim a era da igreja que começou quando os judeus rejeitaram a Cristo. A era da igreja é vista como um parêntese no plano de Deus, ou seja, o relógio profético parou no Domingo de Páscoa e começará a funcionar novamente após o arrebatamento, quando Deus assumir Suas relações diretas com Israel no futuro. Após o arrebatamento, as profecias do Antigo Testamento relativas a Israel seriam literalmente cumpridas, levando à grande tribulação, que duraria sete anos, período em que uma multidão de judeus se converterão a Cristo. Ao cabo desse período ocorreria a segunda vinda de Cristo em glória. Nessa época, Cristo estabeleceria um reino literal de mil anos na terra, com Israel no centro. Hoje, a maioria dos cristãos evangélicos aceita as principais colunas da escatologia de Darby. Para mais informações sobre a interpretação que os evangélicos fazem sobre as profecias relacionadas a Israel clique aquiA crença de que a Igreja será arrebatada súbita e secretamente antes da grande e final tribulação é conhecida como pré-tribulacionismo.

Ao contrário do que ensinava Darby, as Escrituras Sagradas ensinam que Jesus virá, mas não em duas etapas, tampouco de forma secreta. O próprio Jesus, em Seu célebre sermão profético alertou explicitamente contra qualquer um que ensinasse que Seu retorno seria secreto: “Assim, se alguém lhes disser: ‘Ele está lá, no deserto!’, não saiam; ou: ‘Ali está ele, dentro da casa!’, não acreditem. Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem” (Mt 24: 26, 27). Note que Jesus comparou a Sua segunda vinda ao relâmpago. Alguém já viu um relâmpago aparecer de forma secreta? Ora, se não há nada de secreto num relâmpago, obviamente não há nada de secreto nem silencioso no maior acontecimento da história do mundo: a volta de Jesus. Em 1 Tessalonicenses 4:16 e 17, ensina exatamente o oposto da teoria do arrebatamento secreto, quando fala que o Senhor desce do céu “com brado, e com a voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que estamos vivos e permanecemos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor no ar, e assim estaremos para sempre com o Senhor” (BKJ 1611). O brado, a voz do arcanjo, a trombeta e o grande ajuntamento dos vivos e santos ressurretos dificilmente sugeriria um evento secreto, instantâneo e invisível. Pelo contrário, como frequentemente se tem assinalado, esta talvez seja a passagem mais barulhenta da Bíblia. Outras passagens das Sagradas Escrituras confirmam que a o segundo advento de Cristo se caracterizará por sons muito audíveis (Sl 50:3-5; Jr 25:30-35; Mt 24:31). Ademais, o Apocalipse revela que a volta de Jesus será de forma visível e pública: Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém” (Ap 1:7, NVI). Portanto, cada ser humano deste planeta vai testemunhar. Ele virá “com poder e grande glória” (Mt 24:30). Como se vê, esse fantástico acontecimento inundará o céu de grande glória e fulgurante resplendor. No centro da majestosa nuvem aparecerá Cristo como Rei dos reis, e Senhor dos senhores em triunfo e majestade. Sua glória excederá toda nossa imaginação.

É fato que o apóstolo Paulo em 1 Tessalonicenses 4:17 fala do arrebatamento dos crentes fieis, mas no contexto da segunda vinda de Cristo visível e pública, sem nenhuma relação com algo secreto (v. 16). Todos os textos bíblicos que tratam da grande tribulação nenhum sugere que a igreja será retirada antes, mas que os fieis passarão por ela. Por exemplo, em seu discurso no Monte das Oliveiras, Jesus fala da “grande tribulação” que imediatamente precederá a Sua vinda e promete que “por causa dos escolhidos tais dias serão abreviados” (Mateus 24:21-22, 29). Agora observe o que diz Apocalipse 6:16: “Eles gritavam às montanhas e às rochas: - Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro!” Apocalipse 6:14-17 descreve exatamente o momento da volta de Jesus em glória e, diz que os ímpios todos vão morrer, ficarão tão aterrorizados que desejarão eles mesmos a morte. De pronto surge uma pergunta: No “dia da ira” de Deus, “quem poderá subsistir?” (v. 17). Então a resposta aparece no capítulo 7:14: “Estes são os que vieram da grande tribulação, que lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.” Note que o texto revela claramente que o grupo dos salvos vivos por ocasião da volta de Cristo são apresentados como aqueles que “vieram da grande tribulação”. Ou seja, os salvos são arrebatados ao Céu ao final da grande tribulação e não antes dela, como advogam erroneamente os evangélicos dispensacionalistas. Os textos citados acima clarificam que a Igreja de Deus passará pela grande tribulação, ao final da qual Cristo virá para ressuscitar os santos adormecidos e salvar os crentes vivos. Em suas exortações aos tessalonicenses, o apóstolo Paulo explica que os crentes terão “alívio” da tribulação desta era presente quando o Senhor Jesus se revelar desde o céu, com os seus anjos poderosos, em chama de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus (. . .)” (2 Ts 1:7-8, BKJ 1611). O que Paulo quis dizer é que os crentes experimentarão libertação dos sofrimentos desta era, não mediante um arrebatamento secreto, mas por ocasião da revelação pós-tribulacional de Cristo.

Ademais, Cristo nunca prometeu a Sua Igreja um arrebatamento pré-tribulação deste mundo. Antes, prometeu proteção em meio à tribulação. Em Sua petição ao Pai, Ele disse: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal” (Jo 17:15).

É importante ressaltar ainda que, de acordo com a teoria do arrebatamento secreto, os cristãos fieis serão trasladados para o Céu, enquanto os ímpios estarão aqui na Terra sofrendo a tribulação, gerada pelo governo tirano do anticristo. Acontece que, de acordo com Mateus 25:31-33, a separação entre os fiéis e os ímpios ocorrerá somente por ocasião da Sua vinda, não havendo qualquer margem para um grupo arrebatado antes do outro. Assim, a teoria do arrebatamento secreto de Darby não tem comprovação bíblica.

Finalmente, o terceiro erro de Baby do Brasil foi colocar o tempo do arrebatamento secreto entre 5 a 10 anos. Considerando que, ao falar do arrebatamento ela quis se referir ao fim do mundo ou mesmo a volta de Jesus, é preciso entender que o dia da volta de Jesus ou do fim do mundo é um tempo de Deus, não nosso. Nesse sentido, veja o que as Sagradas Escrituras dizem: “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai” (Mt.24:36, NVI). “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade.” (At 1:7, NVI). Definitivamente, não sabemos o dia da volta de Jesus, nem mesmo a época precisa, se nesse século ou no vindouro. Qualquer religião ou pregador do evangelho, em qualquer época, que pregue sobre quando Jesus vai voltar, de forma consciente ou inconsciente, está fazendo uma pregação falsa e reprovada pela Bíblia Sagrada. Não devemos acreditar neles.

É importante refletirmos no que a escritora cristã Ellen White escreveu: “Deus não dará a uma mensagem de que faltam cinco, dez ou vinte anos para que termine a história deste mundo. Ele não quer dar um pretexto para os seres viventes adiarem a preparação para o Seu aparecimento.” (Eventos Finais [CPB, 2011], p. 22). Com isso, não estamos querendo dizer, de forma alguma, que é errado estudar profecias, analisar textos bíblicos, nos aprofundarmos neles com oração e com sinceridade, para termos noção do tempo em que estamos vivendo. Mas dizer que, felizmente, não nos compete saber o dia da volta de Jesus. É da alçada divina. Deus sabe quando Seu Filho deverá voltar para nos buscar. O que nos compete é estarmos preparados, vigilantes, hoje. É isso que o Senhor espera de mim e de qualquer que ama a Sua vinda. A verdade é que, independentemente de quanto tempo tenhamos que esperar, é certo que Jesus virá, pois Ele mesmo deu Sua palavra de honra ao prometer: “Virei outra vez” (Jo 14:3; Ap 22:20). Seu segundo advento é um certeza divina! O apóstolo Paulo sabendo que, no tempo do fim, os que houvessem aceitado o evangelho eterno seriam tentados a perder a confiança nele por causa da aparente demora da volta de Jesus, ele escreveu: “Porque por mais um pouco de tempo, aquele que há de vir virá, e não tardará.” (Hb 10:37, BKJ 1611). Deus mantém conta certa do tempo. A Bíblia permanece verdadeira.

Vale dizer que, ao não revelar-nos o dia da vinda de Seu Filho, Deus queria que compreendêssemos que a vida cristã é de um contínuo preparo para o encontro com o Mestre. Devemos viver neste mundo firmados nas promessas de Sua Palavra e vivendo como se tivéssemos uma grande tarefa a realizar. Obviamente, não precisamos nos preocupar se teremos tempo para casar ou fazer nossa tão sonhada faculdade, mas sim trabalhar, perseverar, fazer o nosso melhor e viver a vida cristã cada dia na certeza de que Jesus pode voltar hoje mesmo.

A PRETENSIOSA IVETE SANGALO

Quanto a cantora Ivete Sangalo, sua resposta a Baby, de que não iria “deixar acontecer, porque não tem apocalipse certo quando a gente maceta ele”, demonstrou nitidamente arrogância e completa ignorância dos ensinos bíblicos. Segundo o dicionário Michaelis, macetar é "golpear com maceta", um tipo de martelo. Como um mero mortal poderá “golpear” ou impedir Deus de cumprir seus planos para a Terra e os seres humanos? É impossível! É muita presunção só em pensar que é possível “macetar” esse espetacular evento apocalíptico! A fala dela beira a insanidade e blasfêmia.

É preciso que Ivete e todos nós entendamos que a Palavra de Deus revela que haverá um final para a história da humanidade. Fato é que a história está se movendo em direção a um ponto final. E esse fim se dará com a volta de Jesus em glória e majestade. Ela é irreversível. Aceitando ou não o homem, Cristo voltará, embora não tenha revelado o tempo exato em que ocorrerá esse acontecimento. Nada e ninguém pode impedir os planos de Deus. A volta de Jesus não estar condicionada a aceitação ou rejeição humana. Jesus mesmo deu Sua palavra de honra ao prometer: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (Jo 14:1-3). As promessas de Deus sempre se cumprem. Nenhum plano, propósito e promessa de Deus se frustra. Ele pode fazer e realizar tudo que quiser, desejar e planejar. O próprio Deus afirmou: “Assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei” (Is 55:11, NVI). “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2, NVI). Portanto, ninguém pode impedir que a vontade de Deus seja realizada, pois, Deus age aos poucos e/ou de repente e ninguém pode detê-lo ou fazê-lo parar ou desistir. Por isso, a fala de Ivete Sangalo no Carnaval de que Deus estava mandando-a “macetar” o apocalipse é completamente descabida e pretensiosa. “Golpeado” por Deus será todo pecador impenitente que rejeitar a Cristo e Sua salvação, não com “macete”, mas “com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda” (2 Ts 2:8, NVI). A Bíblia diz: “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?” (Hb 2:3, NVI)

Talvez, a razão de Ivete Sangalo e muitas outras pessoas rejeitarem essa verdade esteja no fato desconhecerem os planos de Deus para a humanidade e para esse mundo. Imaginam que o fim do mundo será a destruição completa da humanidade, sem que haja um meio de escape. A segunda vinda de Cristo porá um fim no mundo como o conhecemos. De fato, esse acontecimento vai provocar a morte de muitos, mas também vai ser o momento de muitos receberem a vida eterna. Assim, a ideia de que o fim virá em breve, não deveria nos trazer qualquer tipo de ansiedade, repulsa, desconforto, ou incômodo, porque se aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador de nossa vida, bem como Suas provisões para nossa salvação não seremos destruídos. Ao contrário, a volta de Jesus será o dia de recebermos a tão almejada imortalidade, para nunca mais sermos afligidos pelo temor da morte. Logo, devemos sentir alegria e certeza da salvação. Jesus mesmo aconselhou e mostrou que atitude deveremos ter em relação a esse acontecimento:

“Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.” (Lc 21:28). Portanto, atitude de alegria, de exultação, porque nossa redenção chegou.

O APOCALIPSE PROCLAMA BOAS NOVAS SALVADORAS

O Apocalipse fala de esperança, de boas notícias. Revela que Jesus virá para trazer um Novo Céu e uma Nova Terra para aqueles que O amarem e se entregarem a Ele: “E eu vi um novo céu, e uma nova terra; porque o primeiro céu e a primeira terra haviam passado, e não havia mais mar. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, descendo do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. E eu ouvi uma grande voz do céu, dizendo: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, e ele habitará com eles, e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus enxugará todas as lágrimas de seus olhos; e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem haverá mais dor; porque as coisas antigas são passadas. E aquele que está assentado sobre o trono disse: Eis que eu faço novas todas as coisas. E ele disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis” (Ap 21:1-5, BKJ Fiel 1611).

Como se vê no texto acima, quando o fim chegar, não restará nada mais de pecado ou tristeza. Nada haverá de errado no Universo. Reinará apenas harmonia eterna. É esse mundo que o Apocalipse anuncia e que anelamos ver! Ninguém terá fome, doença ou a falta de um teto. Nenhum ditador homicida terá sede de poder. O envelhecimento, o pranto, o sofrimento e a morte cessarão. As pessoas que morreram em Cristo ressuscitarão para receber sua herança imortal (Jo 5:28, 29; 1 Ts 4:13-17). Será um momento emocionante, em que, nos cemitérios, as sepulturas começarem a se abrir e delas reviverem os justos mortos. “Os mortos precioso, desde Adão aos últimos santos que morrerem, ouvirão a voz do Filho de Deus e sairão dos sepulcros para a vida imortal (Ellen G. White, Eventos Finais [CPB, 2011], p. 158). Talvez a mãe encontrando o seu filho, o filho encontrando a sua mãe, o esposo encontrando a sua esposa, “criancinhas são levadas pelos santos anjos aos braços de suas mães. Amigos há muito separados pela morte, reúnem-se, para nunca mais se separar, e com cânticos de alegria ascendem juntamente para a cidade de Deus” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2006], p. 645). Realmente, vai ser um momento muito especial.

“O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor” (Ellen G. White, O Grande Conflito [2006], p. 678). Assim, como seres humanos, temos apenas dois finais possíveis. Quando tudo estiver dito e feito, ou vamos ser destruídos totalmente com o pecado, com os pecadores impenitentes e com o mal, ou vamos viver para sempre junto a Deus, que, por meio de Jesus, abriu o caminho a todos nós, mesmo aos piores entre nós, para morarmos com ele no paraíso.

Amigo, de que lado você vai estar por ocasião do fim do mundo? Que tipo de emoção você vai ter alegria ou terror? Decida estar entre o grupo que vai dizer: “Esse é o nosso Deus; nós confiamos nele, e ele nos salvou. Esse é o Senhor, nós confiamos nele; exultemos e alegremo-nos, pois ele nos salvou" (Isaías 25:9, NVI).”

Acredito profundamente que se Ivete Sangalo conhecesse essas verdades sublimes sobre o Apocalipse não teria pronunciado aqueles impropérios no Carnaval. Oramos para que um dia essa verdade possa alcançá-la e, que ela tenha um encontro real e pessoal com nosso querido Jesus.

Caro amigo leitor, não adie o seu encontro com Jesus. Não espere mais. Tome uma decisão hoje. Abra seu coração a Jesus. Peça a Ele que dirija a sua vida. Agora é o tempo, agora é o momento de entregar-se totalmente nas mãos de Jesus e preparar-se para a sua volta.

Deus te abençoe ricamente!

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário