Teologia

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

AS QUEDAS DE SATANÁS NO LIVRO DO APOCALIPSE


 Kayle de Waal*

O livro do Apocalipse, estudado em conjunto com o Antigo Testamento, fornece solo fértil para o pastor cavar cuidadosamente e descobrir novas facetas de significado no conflito cósmico.

O conflito cósmico é o pano de fundo primário contra o qual o livro do Apocalipse deve ser entendido. João, o autor deste livro, reúne este tema significativo através de numerosos símbolos e formas criativas no Apocalipse. No centro deste conflito está uma luta pela supremacia universal entre Deus e Satanás.1 João examina toda a história, desde a pré-criação até a nova criação, e descreve todas as reviravoltas nesta saga cósmica entre o bem e o mal. Na verdade, João está profundamente em dívida com as tradições do Antigo Testamento e, portanto, o autor preenche o livro do Apocalipse com as suas ideias e linguagem.

De acordo com Gregory Beale, “o Antigo Testamento em geral desempenha um papel tão importante que uma compreensão adequada do seu uso é necessária para uma visão adequada do Apocalipse como um todo”.2 O livro do Apocalipse, estudado em conjunto com o Antigo Testamento, fornece solo fértil para o pastor cavar cuidadosamente e descobrir novas facetas de significado no conflito cósmico. Baseando-se no Antigo Testamento, surge uma interessante tapeçaria de pensamento que narra a queda inicial e o eventual desaparecimento de Satanás. João identifica quatro quedas de Satanás em Apocalipse 12 e 20, cada uma mais decisiva que a anterior, resultando na redução adicional do diabo e na destruição final.

A PRIMEIRA QUEDA - EXPULSO DO CÉU

A primeira queda é a queda primitiva de Satanás, mencionada indiretamente em Apocalipse 12:3, 4: “Então apareceu outro sinal no céu: um enorme dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres e sete coroas nas cabeças. Sua cauda varreu um terço das estrelas do céu e as jogou na terra. O dragão ficou diante da mulher que estava para dar à luz, para que pudesse devorar o filho dela no momento em que nascesse” (NVI; grifo nosso). A cauda é um “símbolo de engano por meio da persuasão que Satanás tem usado para enganar” os anjos (estrelas) “para se rebelarem contra Deus e segui-lo”.3 A cena em que Satanás engana os anjos e os lança na terra “denota um estágio anterior no relacionamento adversário” retratado em Apocalipse 12:7–9.4 Isaías 14:12–14 e Ezequiel 28:12–19 inferem esta expulsão inicial de Satanás descrita em Apocalipse 12:4. A narrativa bíblica revela que Satanás mais tarde tentou Adão e Eva no Jardim do Éden (Gn 3).

No entanto, João não se baseia em todas as implicações e questões envolvidas no fato de Satanás ter lançado um terço das estrelas à Terra. Precisamos explorar a história bíblica mais ampla. Embora Jó 1 e 2 forneçam informações úteis sobre o conflito cósmico, a expulsão de Satanás do céu não é totalmente explicada no Antigo Testamento. No entanto, aqueles que estudam a Bíblia descobrem que Deus é frequentemente descrito como alguém envolvido em batalha contra forças hostis. O Salmo 74:13, 14 diz: “Foste tu quem abriste o mar pelo teu poder; você quebrou a cabeça do monstro nas águas. Foi você quem esmagou as cabeças do Leviatã e o deu de alimento às criaturas do deserto” (NVI).5 O Antigo Testamento descreve Deus como “o Senhor dos Exércitos”, traduzido literalmente como “Senhor dos Exércitos”. O conceito de que Israel acreditava que por trás de seus exércitos terrestres estavam os exércitos angélicos do céu é digno de nota. De fato, o rei David teve problemas por realizar um censo de suas forças combatentes porque presumiu que seu exército humano era tudo o que tinha e subestimou a importância dos exércitos que não podia contar (1 Crôn. 21:1). Os exércitos celestiais de Deus, e não os de Davi, trouxeram vitória a Israel em suas batalhas contra as nações pagãs (2Cr 20:18-30).

Achamos o conceito muito interessante, pois o resultado deste conflito cósmico é evidente também a nível pessoal. O Salmo 69:14, 15 diz: “Livra-me do lamaçal, não me deixes afundar; livra-me dos que me odeiam, das águas profundas. Não deixe que as águas do dilúvio me engolem, nem que as profundezas me engulam, nem que a cova feche a sua boca sobre mim” (NVI; veja também Sal. 144:7; 93:3, 4). De acordo com Gregory Boyd, em seu livro God at War: The Bible and Spiritual Conflict, David compara o mar cósmico rebelde que ameaça engoli-lo às forças caóticas indisciplinadas no momento da criação.6 Além disso, durante esta primeira fase, Deus parece assumir a responsabilidade pelo mal que ocorreu no Antigo Testamento. Satanás só é explicitamente mencionado cinco vezes no Antigo Testamento (Zacarias 3:1, 2; 1 Crôn. 21:1; 2 Sam. 24:1; Jó 1; 2) para proteger Israel dos perigos do politeísmo.

O conflito cósmico intensifica-se nesta primeira fase, especialmente quando Jesus veio à Terra ainda bebé. João registra que “O dragão pôs-se diante da mulher que estava para dar à luz, para que lhe devorasse o filho no momento em que nascesse” (Ap 12:4, NVI), o que a maioria dos estudiosos reconhece como uma referência simbólica. à tentativa de Herodes, o Grande, de matar todas as crianças do sexo masculino com dois anos ou menos. Existem inúmeras referências nos Evangelhos onde o diabo, trabalhando através de agentes humanos, tenta matar Jesus prematuramente (ver Lucas 4:13, 28–30; João 7:30; 8:59).

A SEGUNDA QUEDA - BANIDA DO CÉU

A segunda e, de facto, decisiva queda de Satanás ocorre na Cruz, onde Satanás foi legalmente derrotado e expulso como representante da terra. Apocalipse 12:7–10 diz:

E houve guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e seus anjos lutaram. Mas ele não era forte o suficiente e eles perderam o seu lugar no céu. O grande dragão foi lançado – aquela antiga serpente chamada diabo, ou Satanás, que desencaminha o mundo inteiro. Ele foi lançado na terra, e seus anjos com ele. Então ouvi uma grande voz no céu dizer: “Agora chegou a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo. Pois o acusador de nossos irmãos, que os acusa dia e noite diante do nosso Deus, foi derrubado” (NVI; grifo do autor).

Na Cruz, onde a salvação ocorre pelo sangue do Cordeiro, Satanás perde o seu lugar no céu. Antes da Cruz, Satanás ainda tinha acesso limitado ao céu, mas a Cruz finalizou o seu “cartão de não acesso” ao céu. Na verdade, a frase “arremessado para baixo” refere-se à excomunhão (cf. João 9:34, 35) e ao castigo legal (cf. Mateus 3:10; João 15:6; Apoc. 2:10). Esta ação de “arremessar” denota a expulsão de Satanás do céu por causa da vitória alcançada por Jesus na cruz.7 A Cruz revela o carácter de amor de Deus e expõe o ódio de Satanás por tudo o que é bom e justo. Visto que o caráter de Deus é visto perfeitamente em Jesus, a Cruz também fornece a revelação mais profunda de Jesus como o Filho de Deus e nosso Redentor.

Em João 12:31, 32, Jesus declara: “'Agora é a hora do julgamento deste mundo; agora o príncipe deste mundo será expulso. Mas eu, quando for elevado da terra, atrairei todos os homens a mim'” (NVI). Jesus entende Sua morte, ressurreição e ascensão como o ponto de virada no conflito entre Deus e as forças do mal: “'Chegou a hora'” e “'Agora é a hora do julgamento'” (vv. 23, 31, NVI).8 A nível cósmico, este momento traz a vitória decisiva sobre o governante maligno deste mundo. Portanto, a queda de Satanás na Cruz substitui-o, o acusador da humanidade, pelo Advogado da humanidade, Jesus Cristo, o Justo (1 João 2:1). Moisés descreve um importante contexto do Antigo Testamento para Apocalipse 12:9 em Gênesis 3:1–6, 13. Em ambos os textos, Satanás, retratado como “a antiga serpente” com seu principal atributo de engano, é mencionado tanto em Apocalipse 12:9 quanto em Gênesis 3:13. O texto de Gênesis diz: “Então o Senhor Deus disse à mulher: 'O que é isso que você fez?' A mulher disse: 'A serpente me enganou e eu comi'” (NVI). Ao aludir a Gênesis 3:13, João baseia-se na história da Criação em Gênesis 3 , na qual Satanás engana Adão e Eva e provoca a queda da humanidade. João baseia-se neste tema do conflito cósmico desde os primeiros dias da história humana.

O conceito do conflito cósmico é desenvolvido em um ensino completo no Novo Testamento. Satanás é chamado de deus deste mundo, o governante das potestades do ar, o governante deste mundo (2Co 4:4; Ef 2:2; João 12:31; 16:11), e retratado como possuindo o reino deste mundo (Lucas 4:6; 1 João 5:19), e a fonte de assassinato, roubo, mentira, doença e enfermidade (João 8:44; 1 João 3:2; Lucas 13:16; Atos 10:38). Durante o período da segunda queda, Paulo exorta os cristãos em Éfeso a vestirem toda a armadura de Deus.

Finalmente, seja forte no Senhor e no seu grande poder. Vista toda a armadura de Deus para que você possa se posicionar contra as maquinações do diabo. Pois a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes deste mundo tenebroso e contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Ef 6.10-12, NVI).

Como cristãos, estamos numa batalha muito perigosa contra forças demoníacas.9 A boa notícia é que a armadura de Efésios 6 é um presente, conquistado para nós por Jesus na cruz, e dado a nós pela fé através do Espírito Santo. Lutamos, não para obter a vitória, mas a partir de uma posição de vitória. Como pastores, precisamos encorajar os nossos membros a permanecerem firmes na vitória que Jesus conquistou para nós.

A TERCEIRA QUEDA – PARA O ABISMO

Apocalipse 20:1–3 retrata a terceira queda de Satanás no abismo:

E vi um anjo descer do céu, tendo a chave do Abismo e segurando na mão uma grande corrente. Ele agarrou o dragão, aquela antiga serpente, que é o diabo, ou Satanás, e o amarrou por mil anos. Ele o jogou no abismo e o trancou e selou sobre ele, para impedi-lo de enganar mais as nações até que os mil anos terminassem. Depois disso, ele deve ser libertado por um curto período de tempo.

Nesta fase, um anjo com a chave do abismo amarra Satanás com uma grande corrente, joga-o no abismo e tranca-o nele para que não possa mais enganar as nações.10 O Antigo Testamento descreve o abismo como a morada do inimigo de Deus — o dragão marinho cósmico (Sal. 77:16; Jó 40:12, 20); e é sinônimo do conceito de hades (Jó 38:16; Ez 31:15) e do reino do sofrimento (Sl 71:20).11 O Novo Testamento refere-se a um lugar de sofrimento para demônios (Lucas 8:31). A conexão mais forte do Antigo Testamento é com Isaías, onde ele retrata o exército do céu e os reis da terra reunidos e confinados em uma prisão (Is 24:21, 22). João entende que por trás das atividades dos reis da terra e das hostes do céu está na verdade Satanás. A representação do abismo aqui em Apocalipse 20 aponta para a Terra como um deserto desolado, sem nenhuma pessoa viva nela. Esta terceira queda introduz o milênio, que começa após a segunda vinda de Cristo, quando os santos vivos e ressuscitados são levados para o céu e todos os ímpios da terra jazem mortos até depois do milênio, quando Cristo retorna novamente para a eliminação final de Satanás e todos os seus asseclas e seguidores. Durante o milénio, os santos de Deus estarão no céu, julgando o curso do pecado e dos pecadores, incluindo o arqui-pecador Satanás e os seus companheiros, enquanto Satanás permanece na terra com os seus asseclas, para contemplar a miséria que causaram à humanidade.12

A QUEDA FINAL – NO LAGO DE FOGO

João descreve a queda final de Satanás em Apocalipse 20:10: “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago que arde com enxofre, onde foram lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite para todo o sempre” (NVI; grifo do autor). A besta e o falso profeta já foram lançados no lago de fogo (19:10) enquanto Satanás enfrenta a música sozinho. Surpreendentemente, Apocalipse 20:11 apresenta o grande trono branco. Lúcifer queria o trono de Deus (Is 14:14). Agora Deus é retratado como incontestado e incomparável. Mencionada mais uma vez, a noção de engano (20:10) novamente aponta para a história da Criação. As questões que foram trazidas à tona pela primeira vez em Gênesis serão agora finalmente resolvidas em Apocalipse. A história de Gênesis constitui, portanto, um pano de fundo significativo para a compreensão do Apocalipse.13

O conflito que começou em Gênesis é finalmente resolvido em Apocalipse. Os pecadores, que rejeitaram o Cordeiro, serão eternamente separados de Deus no julgamento final. O pecado, que tem causado tanta miséria, dor e sofrimento neste planeta, não existirá mais para sempre, e Satanás, o principal arquiteto do pecado e do conflito cósmico, será finalmente destruído (Naum 1: 9).

A boa notícia para os filhos de Deus: as quedas progressivas de Satanás revelam o amor de Deus pela humanidade.

*Kayle de Waal, PhD, é professora de estudos do Novo Testamento, Avondale College, Cooranbong, Nova Gales do Sul, Austrália.

 

Referências:

1. De acordo com Adela Yarbro Collins, “The Book of Revelation”, em The Continuum History of Apocalypticism, eds. Bernard McGinn, John J. Collins e Stephen J. Stein (Nova York: Continuum, 2003), 205, “O pensamento de John era dualista no sentido de que ele percebia a situação em que vivia como caracterizada por uma luta cósmica entre dois diametralmente potências opostas e seus aliados. Deus e Satanás, juntamente com os seus agentes e porta-vozes, estavam empenhados numa luta pela lealdade dos habitantes da terra.” Na mesma linha, Warren Carter, “Vulnerable Power: The Roman Empire Challenged by the Early Christians”, em Handbook of Early Christianity: Social Science Approaches, eds. Anthony J. Blasi, Jean Duhaime e Paul-Andre Turcotte (Walnut Creek: Altamira Press, 2002), 484, escrevem: “A revelação discerne seu contexto muito maior em uma luta cósmica entre Deus e Satanás”.

2. GK Beale, “O uso do Antigo Testamento por João no Apocalipse”, Diário para o Estudo do Antigo Testamento Sup 166 (Sheffield: Sheffield Academic Press, 1998), 61.

3. Ranko Stefanovic, Revelação de Jesus Cristo: Comentário sobre o Livro do Apocalipse (Berrien Springs, MI: Andrews University Press, 2002), 382.

4. Sigve Tonstad, Salvando a Reputação de Deus: A Função Teológica de Pistis Iesou nas Narrativas Cósmicas do Apocalipse, Biblioteca de Estudos do Novo Testamento 337 (Londres: T&T Clark, 2007), 67.

5. Veja também Isa. 30:7; 51:9, 10; Jó 7:12; Prov. 8:27–29; Ezequel. 29:3–6; 32:2–8; Amós 9:2,3. Yahweh também é visto em batalha contra o Leviatã (ver Sal. 74:14; Is 27:1) e Behemoth (Jó 40: 15-24).

6. Gregory A. Boyd, Deus em Guerra: A Bíblia e o Conflito Espiritual (Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 1997), 91.

7. Stefanovic, 388.

8. Judith L. Kovacs, “'Agora o governante deste mundo será expulso': a morte de Jesus como batalha cósmica em João 12:20-36 ”, Journal of Biblical Literature 114 (1995): 227–47.

9. Andrew Lincoln, Efésios, WBC (Dallas: Word, 1990), 443–445.

10. Surpreendentemente, todas as três ocorrências da frase “descendo do céu” estão relacionadas com um anjo em Apocalipse (Ap 10:1 ; 18:1 ; 20:1) e descrevem um evento importante: a conclusão do mistério de Deus e o fim dos tempos no capítulo 10, o fim da Babilônia no capítulo 18 e o fim final de Satanás no capítulo 20.

11. GK Beale, Revelação, NIGTC (Grand Rapids: Eerdmans, 1999), 493.

12. Ver Stefanovic, 561–72 e referências lá.

13. Tonstad, 59.

 

FONTE: Ministry Magazine, Fevereiro 2013

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário