Teologia

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

COMPREENDENDO O HINDUÍSMO: UM GUIA PRÁTICO PARA CRISTÃOS

Victor Sam, MA*

Desenvolver uma melhor compreensão dos sistemas de crenças dos outros abre a porta para a comunicação sem demonstrar o que o autor chama de “arrogância intelectual”.

Ah, você é cristão. Por que você abraçaria uma religião do Ocidente, um produto da cultura ocidental, quando nós, aqui na Índia, temos o que há de melhor em filosofia e pensamento religioso?”

A questão não é estranha nem nova. Uma das principais acusações feitas contra a missiologia afirma que o Ocidente tenta impor a sua cultura e ethos à população simples e cansada do Oriente. No entanto, aqueles que fazem tais acusações esquecem que Cristo veio do Oriente. Ele nasceu na Palestina, viveu toda a Sua vida numa cultura oriental, ensinou Seu evangelho no contexto daquela cultura e morreu naquela terra. Pouco antes de ascender ao céu, Ele reiterou aos Seus discípulos que nem Ele nem a Sua mensagem deveriam ser limitados a qualquer região geográfica. Ele é o Senhor do universo com uma mensagem para o mundo inteiro. Com isso, Ele comissionou Seus discípulos e cada geração sucessiva a "'ir, portanto, e fazer discípulos de todas as nações... ensinando-os a observar todas as coisas que eu lhes ordenei; e eis que estou sempre convosco, até o fim dos tempos'" (Mat. 28:19, 20).1

Muito antes de o Cristianismo chegar ao Ocidente como o conhecemos hoje, já estava no Oriente. A história e a tradição indianas traçam a origem do Cristianismo até o primeiro século, através do ministério do apóstolo Tomé na ponta costeira sudoeste do subcontinente. Desde então, os cristãos daquela parte do mundo têm tido uma ligação eclesiástica contínua com a Igreja Ortodoxa Síria, e muitos deles autodenominam-se cristãos de Tomás. Quinze séculos mais tarde, os primeiros missionários da Europa moderna desembarcaram na Índia, mas os primeiros cristãos ainda mantinham a sua liturgia e tradição do primeiro século. Jawaharlal Nehru, o primeiro primeiro-ministro e um dos fundadores da Índia moderna, corrigiu frequentemente nos seus discursos públicos e narrativas históricas a concepção errada dos seus compatriotas de que o Cristianismo é uma religião ocidental. Ele tinha a convicção de que o cristianismo era uma religião de seu país tanto quanto qualquer outra.

Mahatma Gandhi, o pai da Índia moderna, muitas vezes encontrou consolo no Novo Testamento. Sua filosofia de não violência teve suas raízes no Sermão da Montanha. Entre seus hinos favoritos estavam clássicos cristãos como “Abide With Me”, “Lead, Kindly Light” e “When I Survey the Wonderrous Cross”. Certa vez, Gandhi escreveu: “Muitas vezes eu não sabia que caminho seguir. Mas fui à Bíblia, e particularmente ao Novo Testamento, e tirei força da sua mensagem.”2 Dizer tudo isto não apaga o fato de que a existência, a missiologia e a prática cristãs continuam a enfrentar obstáculos filosóficos e sociológicos. A natureza sistemática, coerente e vibrante da filosofia e sociologia hindus representa o maior desafio à proclamação do evangelho cristão. Portanto, todo cristão, especialmente pastores e ministros, deveria ter pelo menos uma compreensão genérica do que é o hinduísmo. Uma vez desenvolvida essa compreensão, o diálogo, a comunicação e o testemunho tornam-se possíveis num contexto de respeito mútuo, amizade e partilha. Sidney J. Harris observou que Tomás de Aquino disse certa vez: “'Quando você deseja converter alguém ao seu ponto de vista, vá até onde ele está.'”3

Bem dito. Este artigo discutirá três áreas que são fundamentais para um diálogo hindu-cristão: a natureza do homem, as diferenças doutrinárias entre o cristianismo e o hinduísmo e uma base comum para o diálogo.

NATUREZA HUMANA

No vasto universo do imponderável, a filosofia hindu sustenta que os seres humanos são simplesmente criaturas microcósmicas. Como eles surgiram não é tão importante quanto o que são e para onde estão indo. A compreensão central do hinduísmo sobre a natureza e o destino humanos é condicionada pelos fundamentos da lei do carma. Karma é a lei moral na qual ocorre o ciclo de nascimento-morte-renascimento - conhecido como o eterno processo de reencarnação -, proporcionando oportunidades infinitas para escapar das limitações da vida e, em última análise, da própria morte. O Hinduísmo não reconhece a realidade do pecado; ela vê o bem ou o mal a partir do princípio ativo do carma, e o principal dever da religião é proporcionar uma fuga do carma, concentrando-se naquilo que se pode fazer. Um filósofo atribui a responsabilidade de escapar aos próprios indivíduos: “Um crente na lei do carma é um agente livre e é responsável por todos os bons e maus resultados das suas próprias ações que afetam a sua vida. Ele sabe que cria seu próprio destino e molda seu caráter por meio de seus pensamentos e ações.” 4

Hinduísmo

Deus: Embora os hindus acreditem em um ser supremo impessoal e onipresente, eles sustentam que esse ser existe em múltiplas formas, tanto masculinas quanto femininas, tornando assim a religião hindu politeísta. Como o divino não pode ser limitado, ele existe em todos os lugares e em tudo, por isso o hinduísmo também é panteísta. À frente das inúmeras formas estão Brahma, Vishnu e Shiva – a tríade suprema.     

O mundo: Os hindus veem o mundo como uma extensão de Brahma, o princípio supremo. Contudo, a prorrogação não envolveu qualquer participação ativa por parte da Brahma. Em vez disso, o mundo evoluiu através de estágios sucessivos de matéria, consciência e espiritualidade. Sendo a extensão de Brahma, a natureza e Deus são contíguos, dando lugar a uma fé panteísta.       

Humanos: Para o hindu, o conceito cristão de Deus criando os seres humanos é uma ilusão. O ser humano, como todas as outras coisas animadas e inanimadas, é uma emanação – uma extensão – de Brahma, o ser supremo. Embora a existência provenha dele, essa produção não é independente nem livre, mas está sujeita à lei suprema do carma, que no seu processo cíclico de nascimento-morte-renascimento mantém os humanos sempre em busca do eterno.

Pecado e salvação: O Hinduísmo não reconhece o pecado como uma rebelião pessoal intencional contra Deus, nem como uma revolta contra a Sua lei moral, tal como o Cristianismo ensina. O ser humano não é pecador nesse sentido. No entanto, os seres humanos cometem atos de injustiça contra a natureza e os seus semelhantes por causa do seu carma – o princípio predeterminado que controla os movimentos das suas vidas. A salvação vem de três maneiras: conhecimento, devoção à divindade e boas obras.

Ética e conduta: Embora não exista um código de moralidade definitivo como os Dez Mandamentos, o Hinduísmo encontra a sua base moral na lei do carma: o que alguém faz ou deixa de fazer afeta o seu destino e o eventual processo de reencarnação. Portanto, a vida moral é uma parte essencial da vida. Duas forças significativas desta vida moral são o respeito pela vida, tanto humana como não-humana; e ahimsa, o princípio da não-violência.

Destino final: a história é cíclica. A humanidade está presa num processo cíclico interminável de nascimento-morte-renascimento, com cada estágio do processo controlado pela lei do carma. O fim último, após estágios desconhecidos de reencarnação, é a fusão com o princípio universal de Brahman.   

Cristandade

Deus: A fé cristã está enraizada no monoteísmo – isto é, Deus é Um. Ele é o Criador, o Redentor e o Juiz eterno. Embora a doutrina cristã da Trindade fale do Pai, do Filho e do Espírito Santo, os Três são Um em pensamento, ação e propósito. Nem politeísmo nem panteísmo existem na doutrina cristã de Deus.

O mundo: “No princípio Deus criou os céus e a terra” (Gn 1:1). Assim começa a Bíblia ao declarar que este mundo resultou da atividade criativa de Deus. Ao criar o mundo dessa maneira, Deus permanece como o Senhor da criação, estando acima dela e à parte dela. Assim, a fé cristã exalta-O como Senhor do universo e recusa identificar o Criador com a criatura (panteísmo).

Humanos: Os humanos não procederam de Deus; nem evoluíram de formas de vida preexistentes. Em vez disso, Deus escolheu criar o ser humano à Sua imagem (Gn 1:16, 17). Tendo criado a humanidade como obra Sua, Deus deu aos humanos liberdade de escolha, responsabilidade pela procriação e deu-lhes a administração da terra. O ser humano é, portanto, um ser responsável, com começo, dever e destino.

Pecado e salvação: O pecado é real; é a rebelião humana contra um Deus pessoal. O pecado criou um vasto abismo entre a humanidade e Deus, que não pode ser reparado por nenhuma boa ação que os humanos pratiquem. A salvação é a libertação do pecado, efetuada pelo amor e graça de Deus através de Jesus Cristo, que pagou a pena do pecado através da Sua própria morte. Nenhuma obra humana pode trazer salvação, somente pela fé e aceitação de Cristo como seu Salvador (Jo 3:16; Ef 2:8, 9; Tito 3:5).

Ética e conduta: A vida humana deve ser vivida em relacionamento com Deus e com o próximo, governada pela lei do amor – altruísta, sacrificial e abrangente – pois Deus é amor. Este amor é expresso em termos práticos através dos Dez Mandamentos – a lei moral da vida e conduta humana (ver 1 João 4:16–18; 5:3; Lucas 10:25–28; Êxodo 20:1–17).

Destino final: A história é linear. Sob a direção de Deus, ela se move em direção ao seu clímax final, quando Deus destruirá o pecado, os pecadores e Satanás, a causa original do mal no universo. Com este processo de purificação, Deus criará uma nova terra e um novo céu que serão o lar daqueles que aceitaram Sua salvação (Ap 21:1-6; João 14:1-3).

Assim, o destino de alguém está nas próprias mãos, nas próprias obras. Um ser humano deve esforçar-se por fazer o bem para erradicar o registo passado do mal, não só nesta vida, mas também em vidas anteriores. Diz o Bhagavad Gita (“Canção do Senhor”), a Escritura Hindu mais lida: “Faça, portanto, o trabalho a ser feito: pois o homem cujo trabalho é puro alcança de fato o Supremo.”5

Assim, o Hinduísmo encontra nas boas obras o objetivo final de moksha, ou salvação que traz a libertação completa do ciclo interminável de nascimentos e mortes. Pode-se fazer isso com sua própria força, sem ajuda externa de qualquer divindade. O Gita prescreve três formas possíveis de moksha: (1) karma-marga, o caminho dos deveres que incluem obrigações rituais e sociais; (2) jnana-marga, o caminho do conhecimento, o uso da meditação, da disciplina intelectual e da contemplação; e (3) bhaktimarga, o caminho da devoção, uma vida de adoração e serviço prestada a um deus escolhido. Uma pessoa pode escolher uma ou uma combinação dessas maneiras de se libertar do domínio perpétuo do carma sobre o ciclo da vida.

HINDUÍSMO E CRISTIANISMO: DIFERENÇAS DOUTRINÁRIAS

O diálogo e a comunicação de um cristão com um hindu exigem uma compreensão e comparação dos princípios básicos destas duas principais religiões do mundo. Sem entrar em detalhes, o gráfico da página 7 compara e contrasta as posições das duas religiões e alguns dos seus principais ensinamentos.6

DIÁLOGO ADVENTISTA COM HINDUS

Pelo que vimos até agora, podemos notar que o sistema de crenças hindu é complexo, com uma filosofia e uma lógica próprias, e varia de acordo com a posição doutrinária da maior parte da teologia cristã. Nesse contexto, aproximar-se de um hindu com o evangelho torna-se difícil. Contudo, o sistema hindu não é um sistema fechado, mas aberto, tolerante e pronto para o diálogo. Por causa disso, podemos abordar um hindu sem arrogância intelectual, pensando que temos o monopólio da verdade ou que somos superiores. O que precisamos é de humildade, compreensão e respeito mútuo. Embora a teologia cristã e o hinduísmo possam diferir em posições básicas sobre a natureza de Deus, do homem, do pecado, da salvação e do futuro, existe algum terreno comum a partir do qual os cristãos podem proceder ao diálogo com os seus amigos hindus.

1. Tanto os cristãos como os hindus têm um enorme respeito pela vida – decorrente da imagem de Deus para os cristãos, e da unidade com Brahma para os hindus. Isto fornece um ponto de discussão para as doutrinas da Criação, do pecado e da encarnação de Cristo para a restituição da imagem de Deus e a restauração final no novo céu e na nova terra. O conceito cristão de administração da criação, que decorre da nossa compreensão do Génesis, pode levar-nos a falar do Senhor da criação e da redenção.

2. O estilo de vida adventista preferido, baseado no vegetarianismo e numa vida saudável, proporciona uma base mais comum para o diálogo com os hindus que, na sua maioria, são vegetarianos. Muitas vezes, a prática cristã de adoptar a cultura ocidental e os seus hábitos de comer e beber cria uma barreira negativa à comunicação. Um testemunho fiel aos valores bíblicos será facilmente ouvido entre os hindus.

3. A doutrina hindu da não-violência oferece uma base perfeita para ensinar o modo de Jesus ser altruísta e amar o próximo – tão singularmente dado no Sermão da Montanha.

4. Todo ser humano sofre de culpa e infelicidade interior. Que melhor oportunidade para falar de Jesus, que oferece felicidade eterna e descanso da culpa?

CONCLUSÃO

A singularidade de Jesus deve ser enfatizada e pregada, não como uma batalha filosófica a ser vencida, mas antes como um caminho aberto a todas as pessoas. Ele é o Senhor de todos os homens e mulheres em todos os lugares. Ele é a Luz que ilumina todo o universo. Sua promessa não tem limitação e Sua dádiva é gratuita. Seu convite é universal: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados ​​e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tome sobre você o Meu jugo e aprenda de Mim, pois sou manso e humilde de coração, e você encontrará descanso para suas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve'” (Mt 11.28-30).

O convite de Jesus está aberto a todos, independentemente de nacionalidade, língua, cor, casta ou tribo. O cristão tem o privilégio de estender esse convite a todos, para que o gentil e amoroso Jesus possa de fato proporcionar a libertação do pecado e a garantia da vida eterna.

Victor Sam, MA, é diretor do Centro para o Estudo do Hinduísmo, Hosur, Tamil Nadu, Índia.

 

1. Todas as passagens das escrituras neste artigo, salvo indicação em contrário, são da Nova Versão King James.

2. Mahatma K. Gandhi, citado em William W. Emilsen, ed., Gandhi's Bible (Delhi: ISPCK, 2001), v.

3. Sidney J. Harris, citado em John C. Maxwell, Be a People Person , 2ª ed. (Colorado Springs, CO: David C. Cook, 2007), 92.

4. Swami Abhedananda, Doutrina do Karma (Calcutá: Ramakrishna Vedanta Math, 1989), 14, 15.

5. O Bhagavad Gita , trad. Juan Mascaró (Middlesex, Inglaterra: Penguin Books, 1962), 3:19.

6. Gráfico de informações provenientes das seguintes fontes: Thomas Berry, Religions of India (Nova Iorque: Bruce Publishing, 1971); Josh McDowell e Don Stewart, Manual das Religiões de Hoje (Nashville: Thomas Nelson Publishers, 1983); S. Radhakrishnan, Leste e Ocidente: O Fim de Sua Separação (Nova York: Allen & Unwin, 1954); Thomas Samuel, A Bíblia Fala aos Hindus (Bangalore: Quiet Corner Ministries, 1988); e Ed Viswanathan, sou hindu? (Noida, Índia: Rupa & Co., 2005).

 

FONTE: Ministry Magazine, outubro 2010.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário