Teologia

sábado, 11 de junho de 2016

IGREJA ADVENTISTA CENTRAL DE LAGARTO HOMENAGEIA ANCIÃOS




Por Ricardo André


A Igreja Adventista do Sétimo Dia comemora o dia do ancião no terceiro ou quarto sábado de junho. Neste ano a dada dedicada ao Dia do Ancião é o dia 25. O objetivo desta data é dar aos membros da igreja a oportunidade de homenagear e de manifestar amizade e reconhecimento para a pessoa que aceitou dedicar parte de sua vida ao trabalho de liderar e servir a igreja.

A Igreja Central de Lagarto antecipou a comemoração para este sábado (11/06), por conta de que o Pastor Distrital David Nery estará ausente da igreja neste dia, pois estará no Campore de Desbravadores da ULB, no IAENE.  O pastor, na manhã deste sábado fez uma linda homenagem aos 11 anciãos da Igreja, quais sejam: Anderson Souza,
Benjamin Assmar, Erivan Santana, Jailton Gregório, Leandro Oliveira, Manuel Ávila, Raimundo Nonato, Ricardo André, Roniclay, Patrício Darvison e Wilton Lima Andrade. Iniciou a homenagem preparando um lindo Boletim Especial alusivo ao dia do Ancião. Durante o culto proferiu um belíssimo sermão mostrando aos anciãos e aos demais membros e amigos convidados, o “Supremo Pastor”, Cristo Jesus, e como ele tratava as pessoas. Iniciou o sermão levantando a questão: “Quem era Jesus para vocês?”. Com base num pensamento da escritora cristã, Ellen G. White, afirmou que uma das melhores definições que encontrou foi que “Jesus é nosso irmão nas fraquezas, sem ter idênticas paixões”, para em seguida enfatizar que cada ancião poderia contar sempre com Jesus que se identifica com nossas fraquezas.



Após o sermão, convidou o 1º Diácono, Ediel Pimentel, para falar em nome da Igreja aos anciãos, o qual parabenizou o trabalho e empenho deles na obra de Deus. Logo após, leu alternadamente com sua esposa Any, uma mensagem que escreveu no Boletim do dia, com o título “Dia do Ancião”, a qual transcrevemos abaixo:

“Ele é experiente e sábio.



Ele é apaixonado pela mensagem que um dia ouviu, estudou e guardou no coração.



Ele é disposto 24 horas por dia a atender as necessidades da igreja.



Ele está sempre em oração e pronto a ajudar a cada um dos irmãos.



Ele é o primeiro a chegar e o último a sair.



Ele gosta de estar ao lado do pastor e sempre se oferece para aliviar suas cargas.



Sim, ele é o pastor na ausência do pastor que, muitas vezes, atende inúmeros rebanhos.



Ele visita, aconselha, orienta, instrui e tem, no batismo de novos conversos, a maior alegria de sua vida! Jovens o procuram, adultos estão atentos ao que ele fala, idosos recebem conforto de suas palavras. Poderíamos dizer que ele é o pastor das famílias da Igreja, afinal, conhece a todos, se preocupa com todos.



Ele é o Ancião. Nesse 11 de junho comemoramos este dia especial. Hoje vamos abraçar aquele que nos abraça. Vamos dizer palavras de admiração para aquele que sempre tem palavras de ânimo para nós. Vamos dizer “muito obrigado” para aquele que coordena as atividades da nossa Igreja. Vamos orar por aquele que sempre ora por nós.



Querido ancião, você foi escolhido e separado por Deus para uma missão especial, e por isso hoje oramos dizendo ‘que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e te dê a paz’.



Agradeço muito a você por seu empenho e desprendimento para cuidar da igreja de Deus. Receba esta simples lembrança, mas com muito carinho e um forte abraço do seu pastor”.

Em seguida, realizou a ordenação do ancião Roniclay com a imposição das mãos dele e dos demais anciãos ordenados. 













O clímax da homenagem aconteceu quando o Pastor presenteou a todos os anciãos com exemplares do Comentário Bíblico Adventista, a fim de ajudá-los no preparo para desempenhar melhor seu ministério de pregação e crescimento espiritual. Todos ficaram muito felizes pelos presentes e pelo reconhecimento do Pastor David e da igreja.  Deveras, foi um lindo culto, uma linda homenagem que marcará indelevelmente as suas vidas, e, certamente, deu mais ânimo ao grupo para fazer melhor trabalho para Deus.

Vale ressaltar que os anciãos adventistas são escolhidos pela igreja local como líderes espirituais para trabalhar harmonicamente com o pastor e, conforme o Manual da Igreja, para “conduzir os cultos da igreja e administrar na Palavra e na doutrina quando o pastor não estiver disponível” (p. 75). Esse é um ministério importante e de muita responsabilidade, pois apoia e conduz a igreja juntamente com o pastor a cumprir a missão de pregar o “evangelho eterno” (Ap 14:6-12) a todo o mundo.

O ancião além de auxiliar o pastor e apoiar a obra missionária deve visitar os membros, atender os enfermos, apoiar os desanimados e interessados. Sempre com simpatia e ânimo, o ancião é o guia de sua comunidade.










Nenhum comentário:

Postar um comentário