Teologia

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A MORTE – O “ÚLTIMO INIMIGO” A SER DESTRUÍDO!




Ricardo André

A morte de um ente querido produz um enorme vazio e uma sensação de carência difíceis de serem igualados. A morte é a última e maior frustração humana. Nós não nos acostumamos com ela. Todas as pessoas em condições normais não desejam morrer. No entanto, conforme a Bíblia Sagrada mostra, “o tempo e o acaso” (Eclesiastes 9:11) podem privar-nos da vida. Uma coisa é certa – todos nós um dia morreremos. Portanto a morte assedia-nos e golpeia-nos como inimigo.

As Sagradas Escrituras nos diz que, de fato, a morte é nossa inimiga (I Co 15:26). Referindo-se à morte de modo ilustrativo, o apóstolo Paulo escreve: “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó morte, a tua vitória?” Que é o aguilhão que produz a morte? Paulo afirma: “Ora, o aguilhão da morte é o pecado” (1 Coríntios 15:55-56; Oséias 13:14). Então, onde se originou este aguilhão mortífero? Em outra parte das Escrituras, Paulo declara: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” (Romanos 5:12). O apóstolo não deixa dúvida sobre a identidade daquele “um só homem” ao dizer: “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” (1 Coríntios 15:22). Sim, por causa da desobediência de nossos primeiros pais, Adão e Eva, todos nós estamos sujeitos ao aguilhão da morte (Gn 3:1-19). Eles sucumbiram às ilusões de Satanás e mergulharam a humanidade na morte e destruição

A Vitória sobre a Morte

Que esperança há do aniquilamento do aguilhão que produz a morte? Depois de explicar que o pecado é o aguilhão que produz a morte, Paulo exclama: “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15:57). Jesus prometeu vida eterna aqueles que crerem no sacrifício expiatório na cruz do Calvário (Jo 3:16). Ele prometeu ainda chamar da sepultura todos os que O aceitaram como Salvador e senhor das suas vidas: “Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação” (João 5:28-29).

Século antes, o profeta de Deus, Isaías predissera: “Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos (...)” (Isaías 25:8). Novamente em Apocalipse 21:4: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4). Os enlutados, fortalecidos por esta esperança bíblica para os adormecidos, não precisam estar entristecidos “como os outros que não têm esperança” (1 Tessalonicenses 4:13).

Caro leitor, muitos de nós, com olhos molhados de lágrimas, temos estado diante da sepultura de um ente querido e feito a pergunta: “por quê?” Anime-se: A grande manhã da ressurreição está chegando! Quando Jesus voltar em glória e Majestade (Jo 14:1-3), Ele chamará a você e a mim, a cada um de nós, quem quer que sejamos e onde quer que nos encontremos, para uma vida que jamais acaba (I Co 15:22, 23). Cristo é a ressurreição e também a vida (Jo 11:25). Somente por meio da certeza de um Cristo ressurreto temos a esperança de ser despertado do sono da morte. O Cristo ressurreto é “as primícias dentre aqueles que dormiram” na morte (1 Coríntios 15:20). Você pode começar agora uma vida nova e melhor, sim, a vida eterna – com Jesus como seu Salvador, Companheiro e Amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário