Teologia

sexta-feira, 5 de março de 2021

O CARISMATISMO, O ESPIRITUALISMO E AS PROFECIAS APOCALÍPTICAS


 Ricardo André

O profeta Elias fora chamado por Deus para exercer seu ministério numa época de grave crise espiritual, num tempo de extrema apostasia, rebelião e idolatria. Acabe, rei de Israel, influenciado por sua esposa Jezabel, promoveu o culto a Baal, deus dos cananeus. A narrativa sagrada apresenta Elias como um profeta austero, denunciando com voz severa e grave os pecados de Israel.

Para ensinar ao Seu povo que Baal era um deus de pedra e que não faria nada por eles, Deus mandou uma grande seca sobre aquela terra, gerando falta de comida e água. Após três anos de seca, o rei Acabe encontrou o profeta Elias. “É você mesmo, perturbador de Israel", afirmou Acabe. (1 Reis 18:17, NVI). Ao que Elias respondeu: "Não tenho perturbado Israel" (1 Reis 18:18, NVI). Vocês esqueceram os mandamentos de Deus e seguiram a Baal. Agora, se você quiser salvar o povo, convoque os profetas de Baal e todo o povo para se encontrarem comigo no monte Carmelo (I Rs 18:19).

A ideia de Elias era que ele e os profetas de Baal fizessem uma prova para saberem quem era verdadeiramente Deus, se Baal ou o Senhor Jeová. A prova consistia em preparar dois bezerros em holocausto, um a Baal outro ao Senhor. Aquele que respondesse com fogo, aceitando o holocausto, era o verdadeiro Deus. Todo o povo concordou, por unanimidade, com o desafio e se reuniu no Monte Carmelo.

Os profetas de Baal preparam o altar e ao seu redor clamaram para Baal até ao meio-dia. Choraram, esfaquearam-se e dançaram como loucos, mas Baal não respondeu. Então Elias chamou o povo para que se aproximasse dele. Depois Elias “reparou o altar do Senhor, que estava em ruínas” (1 Rs 18:30, NVI). Em seguida ele ora ao Senhor: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua. Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti" (1 Rs 18:36, 37).

Imediatamente a multidão viu chamas de fogo descendo do Céu, que consumiram o sacrifício, a água, a madeira e até as pedras. As pessoas maravilhadas, prostraram-se dizendo: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus” (1 Rs 18:39, NVI).

Elias mandou prender todos os profetas de Baal para serem mortos e assim livrar Israel da perversa adoração a Baal. Depois de tudo isso a chuva caiu (1 Rs 18:41).

O Apocalipse 13:13, 14 prediz que na crise final da história da Terra, no final dos tempos o confronto do “Monte Carmelo” repetir-se-á com a geração final da Terra. Porém, nesse caso, é a besta que “emerge da terra” (Ap 13:11) que invoca fogo do céu. “E realizava grandes sinais, chegando a fazer descer fogo do céu à terra, à vista dos homens. Por causa dos sinais que lhe foi permitido realizar em nome da primeira besta, ela enganou os habitantes da terra. Ordenou-lhes que fizessem uma imagem em honra à besta que fora ferida pela espada e contudo revivera” (Ap 13:13-14, NVI). O que é a imagem da besta? É a forma de protestantismo apóstata que se está desenvolvendo nos Estados Unidos, pelo recurso ao poder estadual, para conseguir a imposição da guarda do domingo por lei, e o resultado será a perda de liberdade religiosa e a perseguição das minorias que não aceitarão a modificação da lei divina.

Ellen White observa: “A imposição da guarda do domingo por parte das igrejas protestantes é uma obrigatoriedade do culto ao papado – à besta. (...) Mas, no próprio ato de impor um dever religioso por meio do poder secular, formariam as igrejas mesmos uma imagem à besta; daí a obrigatoriedade da guarda do domingo nos EUA equivaler a impor a adoração à besta e à sua imagem” (O Grande Conflito, p. 449).

“Quando as principais igrejas dos Estados Unidos, ligando-se em pontos de doutrinas que lhes são comuns, influenciarem o Estado para que imponha seus decretos e lhes apoie as instituições, a América do Norte protestante terá então formado uma imagem da hierarquia romana, e a aplicação de penas civis aos dissidentes será o resultado inevitável” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 444, 445).

A besta semelhante ao cordeiro, que representa a nação americana protestante, buscará provar que o deus contrafeito é o verdadeiro. Desse modo, no último confronto do grande conflito entre Cristo e Satanás (o Apocalipse chama de “Armagedom” [16:16]), encontramos um Monte Carmelo repetido, ao reverso. No Apocalipse, o fogo cai no altar errado. Assim, a batalha do Armagedom incluirá uma ação enganosa de Satanás e seus aliados. Está chegando o dia em que o mundo irá testemunhar o confronto entre o Deus verdadeiro e a contrafação. Todavia, nesse tempo será diferente, porquanto é o poder da contrafação que trará fogo do Céu, mediante milagres, sinais e prodígios.

“Fazer fogo descer do céu será uma tentativa de simular o milagre no monte Carmelo (1Rs 18:17-39). Uma vez que o sinal antigo deu evidências do poder do Deus verdadeiro, a besta fará parecer que o senhor está do seu lado” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 7, p. 909). Portanto, é por meio da operação de milagres que a besta semelhante ao cordeiro, a América protestante, convencerá o mundo de que suas palavras são verdadeira, ainda que estejam em contradição com as Sagradas escrituras.

O espiritualismo moderno prepara o mundo para a grande obra de engano

Segundo Ellen G. White os milagres que convencerão o mundo a erigir a imagem da besta papal e prestar-lhe adoração, ocorrerão pela ação de forças do espiritismo. Ela escreveu: “Mediante a agência do espiritismo, operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e se efetuarão muitas e inegáveis maravilhas” (O Grande Conflito, p. 588).

“Operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas seguirão aos crentes. Satanás também opera com prodígios de mentira, fazendo mesmo descer fogo do céu, à vista dos homens (Apoc. 13:13). Assim os habitantes da Terra serão levados a decidir-se” (Idem, p. 612).

De acordo a profecia de Ap 16:13, 14, espíritos de demônios dominarão os três poderes religiosos que estarão unidos nos últimos dias para enganar o mundo e perseguir o povo de Deus: o dragão (o espiritualismo moderno), a besta (o papado) e o falso profeta (o protestantismo apostatado). A profecia é clara. São esses demônios a fonte da operação de prodígios e milagres.

A expansão do espiritismo na cultura ocidental é, indubitavelmente, um dos mais significativos cumprimentos desta impressionante profecia apocalíptica. Desde seu surgimento nos EUA no ano de 1848, na casa das irmãs Fox, em Rochester, Nova Iorque, o espiritismo moderno tem dominado o mundo. Em 2019, de acordo com a revista digital Galileu, a religião contava com 15 milhões de adeptos em todo o mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só no Brasil, em 201, são mais de 3,8 milhões, colocando o Brasil como o maior país espírita do planeta. A Universidade de Oxford (Inglaterra), a pedido da Igreja Anglicana, realizou uma pesquisa sobre o fenômeno da reencarnação em 212 países, cujo resultado foi que cerca de três quartos da população do nosso planeta creem nas vidas sucessivas, independentemente de religião.

Curiosamente em suas reuniões, o espiritismo realiza curas. No site espírita Portal do Espírito há um artigo intitulado “As Curas Espirituais”, onde o autor reconhece que o espiritismo realiza curas e explicita os métodos empregados para a operação dessas curas. “O passe é o método de tratamento espiritual mais popularizado”. Mais adiante o articulista apresenta outros métodos de cura: “Além do passe, que é o mais conhecido, a cura pode ser obtida pelos seguintes meios: pela prece, pelo receituário mediúnico, em reuniões de desobsessão, através de operações sem instrumental cirúrgico, por meio de operações com uso de instrumental cirúrgico, pelo tratamento a distância e – acrescentemos – por outros meios espirituais desconhecidos ainda”.

Cremos profundamente que esses experiências de curas nas sessões espíritas, em diversas partes do mundo, vão se intensificar a medida que nos aproximamos da volta de Jesus. Tais milagres “ajudarão a besta semelhante ao cordeiro a persuadir os habitantes da Terra a fazer uma imagem à besta do mar, que recebeu a ferida mortal” (Lição da Escola Sabatina, 1º Trim. 2019, ed. do professor, p. 117).

A irmão Ellen White revela que é estratégia de satanás unir os cristãos aos mundanos. Como ele conseguirá isso? Ela responde: “A linha de separação entre cristãos professos e ímpios é agora dificilmente discernida. Os membros da Igreja amam o que o mundo ama, e estão prontos para se unirem a ele, e Satanás está resolvido a uni-los em um só corpo, e assim fortalecer a sua causa, arrastando-os todos para as fileiras do espiritualismo” (O Grande Conflito, p. 588). Portanto, é por meio do espiritualismo que Satanás unirá os cristãos professos aos mundanos.

Um dia Ellen White teve uma visão sobre o espiritualismo representado por um trem que avançava com a velocidade do relâmpago para a perdição. Parecia que o mundo inteiro ia embarcando nele. O anjo ordenou-lhe que olhasse firmemente para o trem. “Mostrou-lhe então o chefe do trem, uma pessoa formosa e imponente, para quem todos os passageiros olhavam e a quem reverenciavam”.

A irmã White ficou perplexa e perguntou ao seu anjo assistente quem era ele. A anjo respondeu que era Satanás na forma de um anjo de luz. Ele leva cativo o mundo. (Primeiros Escritos, p. 263). Portanto, o ocultismo em suas várias formas, especialmente o espiritismo, desempenhará um papel fundamental no engano final que envolverá o mundo. Esse movimento se aliará ao catolicismo romano e ao protestantismo apostatado como o objetivo de construir um governo mundial por uma igreja mundial. O resultado dessa coalizão será a perseguição do fiel povo de Deus, que não aceitará as leis de Deus modificadas.

O movimento carismático também prepara o mundo para a grande obra de engano

Além do espiritismo, cremos também que outro movimento religioso desempenhará papel importante no processo de unir os cristãos, bem como participará do fenômeno de “fazer fogo descer do céu” no tempo do fim, que é o pentecostalismo, também chamado de “movimento carismático”.

O pentecostalismo não é uma denominação, mas é um fenômeno religioso que está tendo um crescimento extraordinário, ultrapassando barreiras denominacionais, inclusive penetrando com força o próprio catolicismo romano. Muitos comentaristas religiosos já começam a reconhecer o pentecostalismo como uma terceira força no mundo cristão.

O Carismatismo moderno é a grande força que está unindo os cristãos. A cada dia proliferam-se os movimentos carismáticos tanto no mundo evangélico como no seio do catolicismo.

Os seus cultos (de ambos os grupos) se caracterizam por produzir curas, exorcismos, êxtase, línguas estranhas e “revelações divinas”, músicas dançantes e barulhentas, palmas e danças. É notório, documentado, filmado, televisado que estas coisas são praticadas por pastores, pais de santos, bispos, missionários, evangelistas e padres. Não é novidade o fato de que as igrejas evangélicas, o catolicismo e espiritismo tem pontos básicos em comum tão evidentes, que, não será errado pensar que um está na sala, outra na cozinha, outro no quarto da mansão da contrafação diabólica.

Esses fenômenos espirituais comuns aos três movimentos religiosos levou o espírita kardecista José Reis Chaves a fazer a surpreendente declaração: “E percebe-se que é uma questão de tempo para que os espíritas, os carismáticos católicos e os pentecostais, conhecendo "in totum" a verdade libertadora, dar-se-ão as mãos, formando um só rebanho e um só pastor!” (Portal O Tempo)

Grupos interdenominacionais estão bastante empenhados em ampliar o “batismo do Espírito Santo” pentecostal e grupos carismáticos surgem por todo o mundo. Os líderes carismáticos afirmam: “Carismatismo chegou para derribar as fronteiras religiosas e unir a todos em Cristo Jesus”. Um líder carismático disse: “Daqui há dez anos, teremos apenas dois tipos de igrejas: a igreja carismática e a igreja morta”.

O pastor metodista Dr. Egon Gerdes, afirmou: “O Carismatismo moderno é a grande força que está unindo os cristãos. A união das igrejas não é uma união institucional. Esta tentativa do Concílio Mundial das Igrejas, fracassou. A União hoje, é espiritual. A través da experiência espiritual do Batismo no Espírito Santo, católicos, protestatantes, batistas, metodistas, presbiterianos, anglicanos, judeus, etc., todos seremos irmãos em Cristo Jesus”.

O site do jornal Folha de São Paulo de 29/01/07 publicou a seguinte matéria: “Brasil é o maior país pentecostal”. Diz a matéria: “O Brasil é hoje o maior país pentecostal do mundo. Levantamento de um instituto americano indica que o país reúne 24 milhões de seguidores de igrejas como a Universal do Reino de Deus, a Assembleia de Deus e a Renascer em Cristo. [...] Os dados de 2006 indicam que os pentecostais brasileiros superam por larga margem os 5,8 milhões de pentecostais dos EUA, onde essa vertente do protestantismo surgiu no começo do século 20 em reação à presumida falta de fervor evangélico entre os metodistas”.

Os pentecostais estão crescendo em ritmo ainda mais frenético. Segundo a Wikipédia, “todo o movimento pentecostal no mundo inclui cerca de 590 milhões de pessoas”.

O carismatismo moderno é a força ou o cimento que está unindo os cristãos de todas as denominações. Qual é o significado dessa união? O Espírito de Profecia diz-nos: “Quando o protestantismo estender os braços através do abismo a fim de dar uma das mãos ao poder romano e a outra ao espiritualismo (...) podemos saber que é chegado o tempo das aparições maravilhosas de Satanás é que O FIM ESTÁ PRÓXIMO” (grifo nosso). (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 151).

De acordo a com a Inspiração, a união do espiritismo, do papado e do protestantismo apostatado significa duas coisa:

1) O fim está próximo. O ecumenismo não é só um movimento religioso. É um sinal da breve volta de Jesus. É um aviso de Deus. Aviso duplo.

2) É chegado o tempo das operações de Satanás. Contemplamos hoje um avivamento de alcance mundial do interesse na cura pela fé. Os messias proliferam por toda parte, anunciando poder extraordinário. Uma avalanche de curas e milagres tem sacudido, nestes últimos anos, o mundo, nas igrejas e centros espíritas.

Esse é o tempo da cruzada dos milagres e curas sobrenaturais. Lemos nos jornais e nas revistas: “Milagres reais sucedem diante de seus olhos. Desaparecem cânceres, tumores, caxumbas, muletas, cadeiras de rodas e macas são abandonadas. Olhos vesgos se endireitam. Isso ocorre diante de milhares de testemunhas surpreendidas diante dos milagres da fé”.

Isso é apenas o início dos fenômenos sobrenaturais, que aumentarão até a volta de Jesus Cristo.

O que disse Jesus sobre os milagres? “Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos” (Mateus 24:24, NVI). Três coisas podemos observar neste texto: 1) Milagres são um sinal do fim do mundo e da volta de Jesus; 2) Milagres são a marca da falsidade; 3) Milagres são enganosos. Por que são enganosos? Por que a mente do povo está condicionada a acreditar que o bem e o milagre provém sempre de Deus. Satanás vem e faz o milagre e faz parecer que Deus está ali. Assim as massas são conduzidas às igrejas em busca da cura de suas doenças e solução de seus problemas materiais. Muitos conseguem e imperceptivelmente permanecem presos, pois é do interesse do diabo prejudicar o pecador.

Tem o diabo poder para curar e fazer milagres? Segundo a Bíblia e o Espírito de Profecia, sim! Disse Jesus: “Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!’"(Mateus 7:22,23, NVI). Jesus dirá: vocês usaram o Meu Nome, mas não o meu poder. O poder provinha de satanás. Diz-nos o Espírito de Profecia:

“Tanto quanto o seu poder permite, ele operará milagres verdadeiros” (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 698).

Quando o diabo não consegue curar, ele contrafaz os milagres. Diz Ellen G. White:

“E Satanás, rodeado de anjos maus, e pretendendo ser Deus, operará milagres de toda espécie para enganar, se possível os próprios escolhidos. O povo de Deus não encontrará sua segurança na operação de milagres, pois Satanás havia de falsificar qualquer milagre que fosse feito” (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 55).

Os milagres sempre existiram! Mas milagres num contexto ecumênico, tem um significado especial. Significam uma aviso de Deus de que o fim está próximo. Os cientistas sociais interpretam a explosão de líderes religiosos curando e fazendo milagres, como uma consequência da crise social contemporânea. Para nós, que estudamos as Escrituras, porém, os milagres e a união das igrejas, não são apenas acontecimentos sociais e religiosos apenas. Vemos nesse fenômeno uma evidência do retorno de Jesus à Terra.

O carismatismo hoje se tornou numa força reavivadora e unificadora dos cristãos. O carismatismo, a cruzada de fenômenos sobrenaturais, a união das igrejas não são apenas acontecimentos sociais e religiosos! É um sinal de que Jesus está às portas! Observe essa citação de O Grande Conflito, p. 464:

“Antes de os juízos finais de Deus caírem sobre a Terra, haverá, entre o povo do Senhor, tal avivamento da primitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos apostólicos”.

O que são os juízos de Deus? As 7 Últimas pragas. Então antes das 7 pragas caírem sobre a Terra, haverá a chuva serôdia. Qual é o duplo propósito da chuva serôdia? 1) Para ajudar na conclusão da pregação do evangelho; 2) O Espírito Santo acompanhará os filhos de Deus, fazendo-os passar incólumes pelas 7 últimas pragas.

Na primeira parte vimos que a chuva serôdia cairá antes das 7 pragas. O que acontecerá no tempo da chuva serôdia? Diz-nos a Pena Inspirada:

“O Espírito e o poder de Deus serão derramados sobre Seus filhos. Naquele tempo muitos se separarão das igrejas em que o amor deste mundo suplantou o amor a Deus e à Sua Palavra. Muitos, tanto pastores como leigos, aceitarão alegremente as grandes verdades que Deus providenciou fossem proclamadas no tempo presente, a fim de preparar um povo para a segunda vinda do Senhor” (O Grande Conflito, p. 466).

O que Satanás fará neste tempo antes da chuva serôdia?

“O inimigo das almas deseja estorvar esta obra; e antes que chegue o tempo para tal movimento, esforçar-se-á para impedi-la, introduzindo uma contrafação” (Idem).

Observe! Satanás fará uma contrafação (falsa imitação) antes da chuva serôdia. Onde fará a contrafação?

“Nas igrejas que puder colocar sob seu poder sedutor, fará parecer que a bênção especial de Deus foi derramada; manifestar-se-á o que será considerado como grande interesse religioso. Multidões exultarão de que Deus esteja operando maravilhosamente por elas, quando a obra é de outro espírito. Sob o disfarce religioso, Satanás procurará estender sua influência sobre o mundo cristão” (Idem).

Esta contrafação produzirá um reavivamento – falso reavivamento. Com todo o respeito que temos aos nossos irmãos pentecostais, mas com toda a convicção, o carismatismo de hoje (em sua forma, tradicional do pentecostalismo ou neo-pentecostalismo) está cumprindo esta contrafação! Esse falso reavivamento se caracteriza em especial pela manifestação do dom de língua falso, sinais de curas, milagres e hipnotismo coletivo.

O movimento carismático não é só um acontecimento religioso! É um aviso de Deus – Jesus Cristo está prestes à voltar.

A união das igrejas, a cruzada de fenômenos sobrenaturais, o carismatismo, e o espiritualismo, todos, são avisos especiais de Deus, e tem-me feito olhar para cima, como nos orientou o Senhor Jesus: “Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês” (Lc 21:28).

Queridos amigos e irmãos, vivemos diante de um Deus Santo que solenemente diz: Conheço as tuas obras. Ouça o aviso de Deus através dos acontecimentos, pois em breve chegará o tempo em que não haverá mais tempo. Se estes sinais proféticos estão paulatinamente se cumprindo, é porque algo grandioso está prestes a irromper sobre o mundo. Ouça com atenção, os passos de um Deus que se aproxima. Já visualizamos o maior acontecimento da história, isto é, a vinda gloriosa do Nosso Senhor Jesus cercados de todos os anjos.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário