Teologia

segunda-feira, 15 de março de 2021

MORRE O PASTOR ELIAS AZEVEDO, ÍCONE DA MÚSICA SACRA ADVENTISTA BRASILEIRA


 por Ricardo André

Faleceu na manhã desta segunda-feira (15), aos 87 anos, em São Paulo, o pastor e músico Elias Reis de Azevedo, após um período de luta contra um câncer.

Segundo o site Hinos Tradicionais, o Pr. Elias Azevedo nasceu no ano de 1933 e foi pioneiro da música sacra adventista no Brasil. Em 1952, fundou o primeiro quarteto evangélico do Brasil: Harmonia.  Isso ocorreu dez anos antes dos Arautos do Rei, que foi formado em 1962. 

Juntamente com sua esposa, Zilda Azevedo, o grande amor de sua vida, compuseram e cantaram lindas canções gravadas pela GBM (Gravadora Boa Música), em São Paulo. No vídeo abaixo o irmão Elias Azevedo conta como ele começou a gravar suas músicas e como fundou a GBM: https://www.youtube.com/watch?v=tDKCAOZ3tz4

Foi casado com a cantora Zilda de Azevedo até o seu falecimento em 8 de março de 2000. Foram 20 anos de vida conjugal.

Legado

Junto com a sua esposa, Elias participou da produção de diversos discos musicais infantis.  Gravaram centenas de músicas para crianças e para todas as idades. Sua canção “Querido Jesus” entrou no Hinário Adventista do Sétimo Dia com o número 479, em 1996: 

Desculpem o saudosismo (sou uma pessoa muito saudosista), mas falar do casal Elias e Zilda Azevedo é fazer uma agradável viagem de volta a um passado glorioso da música sacra adventista. Ouvir suas músicas para mim traz bonitas recordações, um tempo muito bom na minha vida. Elas marcaram a minha adolescência. Ouvi a primeira vez as músicas belíssimas e inspiradoras de Zilda e Elias Azevedo em meados dos anos 1980, Os LP’s “Calma e Paz” e “Zilda e Elias Azevedo 25 Anos de Louvor” são inesquecíveis. Amo ouvir esses álbuns, com destaque para as músicas “Não há Amigo Igual a Cristo”, “Cada Momento”, “Queres ver Cristo Voltar?”, “Lar Feliz”, “Dia a Dia” e “Terra Feliz”. Ainda hoje escuto esses é outros LP’s da família pelo Youtube quase todas as sextas-feiras, à noite, logo após receber o sábado com a família. 

Era um tempo muito bom na música cristã adventista, tempo de pureza mesmo, tempo em que se cantava música sacra pra louvor e adoração a Yahweh Deus. Não havia parafernália produzindo sons barulhentos como as músicas de hoje. Não havia trejeitos e caretas.

O falecimento de Zilda Azevedo, em 2000, e agora do Elias Azevedo deixa um vazio na música sacra adventista no Brasil. Já sentimos muitas saudades do casal. Eles morarão para sempre em nossas saudades. Nos apegamos a promessa bíblica de que um dia eles juntamente com os salvos de todas as épocas erguerão do pó para receberem sua herança imortal.

Certamente, quando eu chegar no céu, após a volta de Jesus, o casal Elias e Zilda Azevedo são algumas das pessoas de quem quero conversar longamente, lá eu também vou saber cantar e poderei entoar com eles, entre outras canções, "Oh, Vale do Éden, Formoso" e "Terra Feliz".

Que nossos músicos adventistas do sétimo dia hoje e cada um de nós se concentrem nas características encantadoras da abordagem gentil, suave e emocionada do casal Elias e Zilda Azevedo, que levou muitas pessoas à sala do trono dos céus.

Vem, Senhor Jesus!

Ouça a interpretação do Hino “Queres Ver Cristo Voltar, nas vozes de Zilda, Elias Azevedo:

 
Ouça também a interpretação da linda música “Não Ando Só”:



2 comentários: