Teologia

sexta-feira, 5 de junho de 2020

POR QUE JESUS VOLTARÁ À TERRA?



Ricardo André

Jesus virá outra vez, e virá em breve, embora não tenha revelado o tempo exato em que ocorrerá esse acontecimento. Será o maior de todos os acontecimentos dos séculos. A história dirige-se invariavelmente para esse glorioso acontecimento. Esta é a grande esperança de todos os cristãos através dos séculos (Tito 2:13). Ao estudar a Bíblia, notamos que essa esperança, como um fio de ouro cobre toda a Bíblia. Para cada passagem do Antigo Testamento sobre a primeira vinda de Jesus, existem oito sobre a segunda vida. Em cada 25 versos do Novo Testamento, um fala sobre a volta do Senhor Jesus.  Essa é uma esperança inabalável em tempo de incertezas. “Cristo vem com poder e grande glória. Vem com Sua própria glória e com a glória do pai. Vem com todos os Seus santos anjos” (Ellen G. White, Maranata, o Senhor Vem! [MM 1977], p. 96). Segundo as Sagradas Escrituras, quando Jesus voltar, Ele será acompanhado por Seus milhões de anjos. “Estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (Mateus 24:31, NVI).

“É conveniente que os anjos, que ministraram às necessidades daqueles que se tornaram ‘herdeiros da salvação’ (Hb 1:14), participem dos eventos daquela manhã gloriosa. Agora, pela primeira vez, o povo de Deus terá o privilégio de ver face a face esses seres sagrados que os guardaram ao longo dessa peregrinação terrena” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 5, p. 536). Já pensaram na tarefa gloriosa dos anjos de Deus, correndo pelos países e continentes de nosso mundo, juntando aqueles que aceitaram a Cristo como seu Salvador? Será esse o único propósito da volta de nosso Senhor Jesus? Nesse artigo mencionaremos alguns pontos relevantes para todos nós. Antes, porém, quero compartilhar com você um trecho de uma das melhores descrições do advento de Cristo que se encontra em O Grande Conflito:

“Surge logo no Oriente uma pequena nuvem negra, aproximadamente da metade do tamanho da mão de um homem. É a nuvem que rodeia o Salvador, e que, a distância, parece estar envolta em trevas. O povo de Deus sabe ser esse o sinal do Filho do homem. Em solene silêncio fitam-na enquanto se aproxima da Terra, mais e mais brilhante e gloriosa, até se tornar grande nuvem branca, mostrando na base uma glória semelhante ao fogo consumidor e encimada pelo arco-íris do concerto. Jesus, na nuvem, avança como poderoso vencedor. Agora, não como "Homem de dores", para sorver o amargo cálice da ignomínia e miséria, vem Ele vitorioso no Céu e na Terra para julgar os vivos e os mortos. [...]Nenhuma pena humana pode descrever esta cena, mente alguma mortal é apta para conceber seu esplendor. [...] O Rei dos reis desce sobre a nuvem, envolto em fogo chamejante. Os céus enrolam-se como um pergaminho, e a Terra treme diante dEle, e todas as montanhas e ilhas se movem de seu lugar. [...] Por entre as vacilações da Terra, o clarão do relâmpago e o ribombo do trovão, a voz do Filho de Deus chama os santos que dormem. Ele olha para a sepultura dos justos e, levantando as mãos para o céu, brada: "Despertai, despertai, despertai, vós que dormis no pó, e surgi!" Por todo o comprimento e largura da Terra, os mortos ouvirão aquela voz, e os que ouvirem viverão. [...]Do cárcere da morte vêm eles, revestidos de glória imortal, clamando: "Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?" I Cor. 15:55. E os vivos justos e os santos ressuscitados unem as vozes em prolongada e jubilosa aclamação de vitória. [...] Ele mudará nosso corpo vil, modelando-o conforme Seu corpo glorioso. [...] Os últimos traços da maldição do pecado serão removidos, e os fiéis de Cristo aparecerão "na beleza do Senhor nosso Deus", refletindo no espírito, alma e corpo, a imagem perfeita de seu Senhor. [...]Os justos vivos são transformados "num momento, num abrir e fechar de olhos". À voz de Deus foram eles glorificados; agora tornam-se imortais, e com os santos ressuscitados, são arrebatados para encontrar seu Senhor nos ares. Os anjos "ajuntarão os Seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus." Criancinhas são levadas pelos santos anjos aos braços de suas mães. Amigos há muito separados pela morte, reúnem-se, para nunca mais se separarem, e com cânticos de alegria ascendem juntamente para a cidade de Deus” (p. 640-645).

1) Jesus vai levar-nos para Casa!

Diríamos que a primeira razão da segunda vinda de Jesus é que Ele ama tanto Seus filhos e filhas na Terra e quer que estejam com Ele. Cristo é o nosso Pai celestial. Somos os filhos pródigos que abandonamos o Lar Paterno. Jesus voltará para levar-nos, não com trajes de um maltrapilho, mas com as vestes do Cordeiro, com um caráter transformado por Jesus. Ele prometeu: "Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver” (João 14:1-3, NVI).

Embora essa promessa de Jesus tenha sido feita para os Seus discípulos, todos admitimos que ela se estende a todos que, ao longo da história da humanidade, aceitaram o plano de salvação através de Jesus. Todos os seres humanos são candidatos em potencial a serem recebidos por Deus em Seu reino. Entretanto, só estarão lá os que crerem e aceitarem a Jesus como seu Salvador.

Ellen G. White escreveu o seguinte:

“Poderiam aqueles cuja vida foi empregada em rebelião contra Deus, ser subitamente transportados para o Céu, e testemunhar o estado elevado e santo de perfeição que ali sempre existe, estando toda alma cheia de amor, todo rosto irradiando alegria, ecoando em honra de Deus e do Cordeiro uma arrebatadora música em acordes melodiosos, e fluindo da face dAquele que Se assenta sobre o trono uma incessante torrente de luz sobre os remidos; sim, poderiam aqueles cujo coração está cheio de ódio a Deus, à verdade e santidade, unir-se à multidão celestial e participar de seus cânticos de louvor? Poderiam suportar a glória de Deus e do Cordeiro? Não, absolutamente; anos de graça lhes foram concedidos, a fim de que pudessem formar caráter para o Céu; eles, porém, nunca exercitaram a mente no amor à pureza; nunca aprenderam a linguagem o Céu, e agora é demasiado tarde. Uma vida de rebeldia contra Deus incapacitou-os para o Céu. A pureza, santidade e paz dali lhes seriam uma tortura; a glória de Deus seria um fogo consumidor. Almejariam fugir daquele santo lugar” (Eventos Finais, p. 159 [279]).

João descreve nossa nova morada habitação: “Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. Aquele que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas as coisas” (Ap 21:3-5).

2) Jesus vai transformar-nos!

Ressuscitaremos e num abrir e fechar de olhos seremos transformados. Diz o apóstolo Paulo: “num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados” (1 Coríntios 15:52, NVI). Quer as pessoas justas estejam mortas ou vivas quando Cristo voltar, nessa ocasião ser-lhes-á concedida a gloriosa e tão almejada imortalidade, para nunca mais seres afligidas pelo temor da morte. Não morreremos mais. A morte será destruída para sempre! Quão grandiosos e sublimes serão os cânticos quando chegarmos ao Céu! Enquanto isso, cantemos de todo o coração os belos “cânticos de Sião”.

“Ó, alegrai-vos filhos de Sião!

Eis que vem raiando vossa redenção.

Honras e louvores dai ao Rei do Céu,

Pois a própria morte, Ele já venceu!

(Hinário Adventista do Sétimo Dia, nº 86).

 3) Jesus vai tirar a pedra!

Quando Lázaro foi ressuscitado, Jesus bradou com grande voz: “Lázaro, vem para fora”. (Jo 11:43). A pedra do pecado foi tirada de uma vez para sempre. Satanás não poderá fechar-nos na sepultura. Graças a Deus que a sepultura não é o fim para os que creem em Jesus. Paulo coloca isso de forma precisa quando escreveu que “se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão” (1Co 15:19, NVI). A grande verdade é que Cristo obteve vitória sobre a morte e a sepultura – os pontos de apoio de Satanás e seu reino de morte.

Essa vitória é o que dá sentido ao fato de Cristo ter ressuscitado Lázaro, em João 11. Jesus tem poder sobre a morte. Ele demonstrou esse poder quando tirou Seu amigo da sepultura.

Dwight L. Moody, o grande evangelista do século XIX, costuma dizer que Jesus fora cuidadoso ao mencionar o nome de Lázaro antes das palavras “vem para fora”, porque se não o fizesse, todas as tumbas seriam abertas ao Seu comando. Mas um dia acontecerá exatamente isso para todos os que aceitaram o sacrifício de Jesus em seu favor.

A ressurreição de Lázaro, no entanto, foi apenas um marco importante no caminho para a vitória. Foi a ressurreição do próprio Jesus que anunciou a vitória sobre a morte e pavimentou o caminho para a ressurreição de todos os Seus seguidores.

A sepultura não pode detê-Lo, e por isso ela não será capaz de nos prender. A ressurreição dEle assegura a nossa. Paulo chama Jesus de “as primícias dentre aqueles que dormiram. [...] Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados” (1 Coríntios 15:20-22, NVI).

Parte do consolo glorioso do evangelho é que algum dia o “último inimigo”, a morte, será completa e finalmente destruído (v. 26).

4) Jesus nos dará um novo corpo!

Paulo diz em Filipenses 3:21, que Cristo “transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso” (NVI). A palavra grega para “transformará” é metaschematizo, e “indica que haverá uma mudança radical no corpo dos redimidos, embora a identidade original será preservada” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v.7, p. 160). Portanto, este corpo humilhado por milhares e milhares de doenças e enfermidades não sofrerá os danos e os vexames do câncer, da velhice. Não será atormentados por bactérias e vírus, não se cansará, mas terá o vigor da juventude, a força e a destreza dos jovens e o entusiasmo e rapidez das crianças.

5) Jesus virá para dar a recompensa!

Antes da Sua volta, haverá uma revisão dos livros e dos atos daqueles que viveram na Terra. Quando se encerrar essa obra de Julgamento, o Senhor virá para dar a recompensa aqueles que se ampararam na graça salvadora de Deus. Lemos em Apocalipse 22:12: “Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez” (NVI).

Os cristãos cuja vida está escondida em Cristo encaram o juízo como algo que resulta em feliz recompensa. Eles passarão a eternidade com Jesus.

6) Jesus vem encontrar-Se com seus filhos fieis

Não somente voltaremos para o Lar Eterno, mas o próprio Jesus virá para um grande “acoplamento espacial” quando nos encontraremos com Ele “nos ares”! (I Ts 4:17). Será um encontro pessoal com nosso melhor Amigo, com Aquele que nos ama tanto que morreu na cruz por nós. Será a coisa mais gostosa do mundo encontrar-nos com Jesus, tocarmos Suas marcas da cruz, sentirmos o calor de Seu amor! Será o encontro que aguardamos com grande ansiedade.

Esse dia também será o dia do reencontro com nosso queridos que foram ceifados pela morte. Pense naqueles pais cheios de saudade, antecipando, pela visão da fé, o dia do reencontro com os filhos que sucumbiram a uma atroz enfermidade, que foram vitimados num acidente fatal ou que perderam a vida por mãos violentas, coisas tão próprias destes últimos tempos. Poderão estar juntos novamente. Que maravilhosa esperança! Que maravilhosa antecipação do futuro!

Podemos antecipar as realidades de tantas coisas maravilhosas que acontecerão e que nos darão muitas alegrias. Imagine os remidos às margens do “mar de vidro” (Ap 15:2). Ou caminhando pelas ruas e avenidas da Nova Jerusalém ou assentados sob as ramagens da “árvore da vida”, às margens do “rio da vida”. Imagine alguém se aproximando de você. Esse alguém chega, bate no seu ombro e pergunta: “Você se lembra de mim? Pois é, por causa daqueles conselhos que você me deu, daquele livro que você me ofereceu, daquela oração que você fez por mim, eu hoje estou aqui. Você me levou aos pés do Salvador. Obrigado!”

Que encontros! Que abraços! Que alegrias! Que felicidade! “Ora, vem Senhor Jesus!” (Ap 22:20).

O Senhor está às portas, esperemos Sua volta. Alegremo-nos por isso! Você está pronto para encontrar-se com Ele?  “A passos furtivos aproxima-se o dia do Senhor; mas os homens supostamente grandes e sábios não conhecem os sinais da vinda de Cristo e do fim do mundo” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, v. 3, p. 13).

Caro amigo leitor, hoje, você pode fazer essa oração: “Querido Deus e Bom Pai que estás nos Céus, ajuda-nos em nosso jornadear, sela-nos com Teu Santo Espírito para o grande encontro contigo na eternidade. Em nome de Jesus. Amém!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário