Teologia

quinta-feira, 17 de março de 2016

O FIM VIRÁ E NÃO TARDARÁ!



Ricardo André

O apóstolo Paulo sabendo que, no tempo do fim, os que houvessem aceitado o evangelho eterno seriam tentados a perder a confiança nele por causa da aparente demora da volta de Jesus, ele escreveu: “Porque ainda um pouquinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará” (Hebreus 10:37, ACF). Deus mantém conta certa do tempo. A Bíblia permanece verdadeira. As mensagens transmitidas por visões proféticas a João e Daniel estão tendo seu cumprimento no presente, e muitas outras no futuro bem próximo. As mensagens dadas à Igreja Remanescente pela inspirada profetisa Ellen G. White nos guiarão até ao fim. Muitos luminares brilhantes poderão apagar-se, tornando-se trevas, mas a luz profética brilhará e mais à medida que se aproximar do glorioso dia da volta de Jesus.

Sinais do fim

1) Crise ecológica

Antevendo o futuro, para além de seus dias, o apóstolo Paulo afirmou que “nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis” (2 Tm 3:1). Nesses anunciados tempos difíceis, teremos que viver pela fé. Estamos nesses dias. Vivemos numa crise global. A cada momento estamos nos defrontado com o fantasma do suicídio ecológico. A contaminação do ar, a contaminação da água, a poluição do meio ambiente, o desaparecimento dos recursos naturais não renováveis, a ameaça do famoso “buraco” na camada de ozônio, a ameaça do aquecimento global e o derretimento das geleiras. Em janeiro passado, a Nasa e a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (Noaa) anunciaram que 2015 terminou como o mais quente da História,  desde o início dos registros, em 1880. Destacaram que 15 dos 16 anos mais quentes ocorreram desde 2000 — a única exceção foi 1998, dominado por um forte episódio do fenômeno El Niño — numa série que confirma as previsões sobre mudanças climáticas associadas à ação humana. A ameaça de falta de água potável, falta de alimento. A fome já mata milhares de pessoas por dia no mundo, mas que ainda aumentará severamente.

2) Corrupção generalizada

O Brasil vive atualmente uma aguda crise política gerada pelas investigações da Polícia Federal que trouxe a lume um esquema de corrupção antiga na Petrobrás, maior estatal petrolífera brasileira, envolvendo empresários e políticos que roubaram bilhões de reais da estatal. Partes desses recursos desviados foram usados para financiar campanhas eleitorais de vários políticos dos mais variados partidos. Este esquema de propina na Petrobrás, que não é recente, se tornou uma orgia de crimes contra o erário público e a economia. Lamentavelmente, a corrupção é generalizada. Está presente em todas as instituições públicas ou privadas. Parece que a profecia do apóstolo Paulo encontra eco em nossos dias: “Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados” (2 Tm 3:13).

3) Cultura da violência

Jesus Cristo predisse que "por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos" (Mateus 24:12). A violência confirma as palavras proféticas. Ataques terroristas realizados por grupos jihadistas  muçulmanos em todos os continentes afligem os habitantes do velho globo. O terror imprevisível gera medo e depressão. Uma bomba pode surpreender tanto uma base militar como uma estação de trem. Jovens assassinos não precisam de muitos motivos para matar. Um enorme número de adolescentes aceita com entusiasmo a ideia de estourar os miolos de outro ser humano, sem mais nem menos. O crime e a violência são um fenômeno mundial. Além disso, os crimes são mais violentos. A vida não tem valor.

Ouvimos falar de maridos que espancam e matam suas companheiras, de filhos que matam seus pais, de que criancinhas que são jogadas no lixo pelos próprios pais, outras espanadas até a morte, molestadas sexualmente pelos familiares de confiança.

A geração que antecedeu à destruição da Terra pelo dilúvio também se corrompeu (Gênesis 6:1-7). Jesus comparou o baixo nível de moralidade daquela época com o dos dias que antecederiam o Seu retorno: "Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem" (Mateus 24:37).

Para a geração de Noé foi feita a advertência de que, caso não reformassem o estilo de vida, seriam destruídos por tsunamis. E como era a vida deles? "Comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos" (versos 38 e 39). Em outras palavras, muita comilança, bebedeira, divórcio, adultério e perversão sexual; e a família sem razão de ser.

As normas de Deus foram deixadas de lado, os relacionamentos sadios se esfriaram e o egoísmo prevaleceu. Isso é o que se vê hoje, quando a sensualidade e a criminalidade empurram rapazes e moças para o vício (veja II Timóteo 3:2-4). Cristo deve logo voltar, ou assistiremos à total desintegração da sociedade.

Essas são apenas algumas das calamidades que nos aguardam e nos assustam.  Estamos entrando nos tempos difíceis, dos últimos momentos dessa história de pecado. Essas condições prevalecentes no mundo atual indicam que Jesus está voltando.

A escritora cristã Ellen G. White escreveu:

A vida do Senhor está mais próxima do que quando aceitamos a fé. O grande conflito aproxima-se de seu fim. Toda notícia de calamidade em mar ou terra é um testemunho de que o fim de todas as coisas está próximo. Guerras e rumores de guerras declaram-no. Haverá um só cristão cuja pulsação não se acelere ao prever os acontecimentos que se iniciam perante nós” (Evangelismo, p. 219).

Caro amigo leitor, sabemos que os sinais estão diante de nós. Quando estas coisas começarem a acontecer”, disse Jesus. “Olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima” (Lc 21:28). Jesus deve está voltando dentro em breve para levar-nos para o Lar eterno.  Alegremo-nos porque está chegando a hora do nascimento de um novo mundo. Mantenhamos esperança e fé inabalável nesta promessa, “porque ainda um pouquinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará” (Hebreus 10:37, ACF). Preparemo-nos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário