Teologia

terça-feira, 15 de março de 2016

OS LAÇOS DE FAMÍLIAS PERMANECERÃO NO CÉU?



Ricardo André

As Sagradas Escrituras afirmam enfaticamente que Jesus voltará e não tardará (João 14:1-3; Hebreus 10:37). Ele levará os fiéis de todos os tempos para o Céu, onde passarão mil anos. Após esse longo período, a Cidade Santa, a Nova Jerusalém, descerá do Céu para a Terra. Esta será purificada pelo fogo. Quando não mais existir pecado e pecadores, está terra será renovada para ser o lar eterno dos santos por toda a eternidade. Será o Éden restaurado perdido pelos nossos primeiros pais. (Ap 20:1-15).

A morte será abolida para sempre, mesmo no reino animal. Tudo será paz. Não haverá necessidade de lágrimas, pois não mais haverá morte, tristeza, pronto ou dor. A vida como a conhecemos agora será banida para sempre (Ap 21:4). A maior das alegrias dos cristãos que viveram para Cristo nesta vida será ver face a face Aquele por quem trabalharam e viveram. Paulo diz: “Porque, agora, vemos como espelho, obscuramente; então, veremos face a face. (...)” (1Cor.13:12). O Apocalipse diz que os remidos “CONTEMPLARÃO A SUA FACE, e na sua fronte está o nome dEle”. (22:4). Quantas coisas maravilhosas e fantásticas nos aguardam no perfeito e encantador Mundo de Amanhã, na “Terra Renovada”!

As perguntas que surgem, de pronto, quando estudamos esse tema é: Na Nova Terra, continuaremos como família assim como somos aqui nesta Terra? Esposo, esposa e filhos continuarão sendo família, e morarão juntos? Haverá relações conjugais no mundo vindouro?

Há coisas não reveladas

 Antes de tentarmos responder a essas questões, é preciso primeiro considerarmos o seguinte: “Há coisas que não sabemos, e elas pertencem ao Eterno, o nosso Deus; mas o que ele revelou, isto é, a sua lei, é para nós e para os nossos descendentes, para sempre. Ele fez isso a fim de que obedecêssemos a todas as suas leis” (Deuteronômio 29:29, BLH). Deus não nos revelou tudo a respeito da vida futura. As “ ‘coisas encobertas’ são as que Deus não achou aconselhável nos revelar. (...) As coisas que Ele revelou sobre a lei e a vida podemos contemplar. Nas escrituras temos a vontade divina revelada; ela pertence a nós” (Comentário Bíblico Adventista, vol. 1, p. 1164).

Cremos que a Palavra de Deus revela tudo o que é absolutamente necessário ao conhecimento da salvação em Cristo Jesus e todas as coisas a ela relacionadas. Aquilo que não é essencial para a nossa salvação, “Deus achou não achou aconselhável nos revelar”. Logo, não podemos nos demorar em questões que Deus não nos revelou. Do contrário, pode levar a uma especulação descomedida que resulta, não raras vezes, em crendices e exageros sem fundamentação bíblica. Portanto, todo cuidado é pouco quando se trata de interpretar o que a Bíblia diz e especialmente o que ela não diz.

Ao invés de tomarmos tempo com tais especulações devemos ter a confiança de que em Sua providência Ele traçou planos para nossa completa felicidade futura:

“Os obreiros de Deus não devem gastar tempo especulando quanto às condições que hão de reinar na Nova Terra. É presunção ocupar-se com suposições e teorias relativamente a assuntos que o Senhor não revelou. Ele tem tomado todas as providências para nossa felicidade na vida futura, e não nos compete especular quanto a Seus planos a nosso respeito. Nem devemos calcular as condições da vida futura pelas desta vida. (...) Assuntos de importância vital são revelados na Palavra de Deus, e esses são merecedores de nossa mais profunda meditação. Mas não devemos indagar assuntos sobre os quais Deus silenciou. Quando se erguem questões sobre as quais nos achamos incertos, perguntemos: Que diz a Escritura? E, se ela guarda silêncio quanto a tal assunto não se torne ele objeto de discussão.” (Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 314).

 Tendo esse princípio em mente, vamos a resposta das questões levantadas anteriormente. No que se refere às relações sexuais, o pensamento prevalecente entre os adventistas, baseado na passagem de Mateus 22:22,23, é de que não haverão novos casamentos, nem relacionamento conjugal(sexual) na Nova Terra, pois o modo de vida será diferente do que temos atualmente sob o pecado.

Porém, existem algumas teorias (especialmente entre as seitas evangélicas americanas, e até alguns Adventistas) de que o casamento foi instituído por Deus no Éden, e que não há nenhum problema no casamento santo e fiel entre marido e mulher. Portanto, para estas pessoas, mesmo durante a eternidade continuarão a existir os relacionamentos conjugais normais que existem hoje, em nosso mundo. O posicionamento oficial da IASD é de que não existirá relacionamento conjugal, novos casamentos, nem contatos íntimos na Nova Terra, mesmo entre os que já são casados aqui.

Um indicativo de que a estrutura familiar humana será modificada é a declaração de Jesus acerca de casamentos na vida futura: “Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu” (Mateus 22:30). Há pessoas que não se conformam com a possibilidade de que na sociedade da Nova Terra não mais existam relacionamento sexual. Tais coisas devem-se à realidade humana sobre a Terra. Não temos garantias de sua continuidade, mas, certamente sabemos que Deus não nos privará de algo valioso sem substituir em maior dimensão por outras coisas que nos proporcionem alegrias e prazeres eternos. Jesus afirmou no mesmo texto de Mateus 22:29 que as pessoas que duvidam da capacidade de Deus são como os saduceus aos quais ele afirmou: “errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.”

A irmã Ellen G. White de forma inspirada mencionou que preocupações desta natureza não deveriam invadir nossa mente: “Homens há, hoje em dia, que exprimem sua crença em que haverá casamentos e nascimentos na Nova Terra; aqueles, porém, que acreditam nas Escrituras, não podem aceitar tais doutrinas. A doutrina de que nasçam crianças na Nova Terra não é parte da "firme palavra da profecia" (...) É presunção condescender com suposições e teorias quanto a temas que Deus não nos deu a conhecer em Sua Palavra. Não necessitamos entrar em especulação relativamente ao nosso estado futuro.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 172 e 173.

O que diz Ellen White sobre este assunto?

Com relação à questão se continuaremos unidos a nossa família após a Volta de Jesus, existe três declarações de Ellen G. White que oferece esclarecimento.

Para um irmão que perdeu a esposa, Ellen White escreveu:

"Oraremos por vós e por vossos preciosos pequeninos, para que possais, mediante paciente continuação em fazer o bem, conservar vossa face e vossos passos sempre em direção do Céu. Oraremos para que tenhais influência e êxito em guiar vossos pequenos, a fim de que, com eles, possais alcançar a coroa da vida, e no lar lá de cima, que agora está sendo preparado para nós, vós e vossa esposa e filhos possais ser uma família reunida, feliz e jubilosa, para nunca mais vos separardes" - Mens. Escolhidas, vol. 2, pág. 262-263.

Escrevendo para crianças que perderam o pai, Ellen White as encoraja com estas palavras:

“Dai vosso coração ao amante Salvador, e fazei tão-somente aquilo que é agradável a Sua vista. Não façais nada que entristeça vossa mãe. Lembrai-vos de que o Senhor vos ama, e que cada um de vós pode tornar-se membro da família de Deus. Se fordes fiéis aqui, quando Ele vier nas nuvens do céu revereis vosso pai, e sereis uma família unida” (Mensagens Escolhidas 2, págs 265-266).

Ellen G. White também escreve essa tocante passagem:

 “Ao surgirem os pequeninos, imortais, de seu leito poento, imediatamente seguirão caminho, voando, para os braços maternos. Reencontrar-se-ão, para nunca mais se separarem”. – Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 260

Portanto, mesmo que o relacionamento sexual íntimo, deixe de existir na Nova Terra, as famílias que forem salvas permanecerão juntas por toda a eternidade.

A grande Mensageira do Senhor – Ellen G. White - que teve o privilégio de ter uma visão do mundo de amanhã, diz-nos: “Foi-me revelada a glória do mundo eterno. Quero dizer-vos que vale a pena alcançar o Céu. Deve ser o objetivo de vossa vida habilitar-vos para o convívio dos remidos, dos santos anjos, de Jesus, o Redentor do mundo”. – Maranata, o Senhor Vem, p. 353 (MM, 1977)

Caro amigo leitor, está o nosso coração transbordando de ansiosa expectativa de viver com Cristo e os remidos por toda a eternidade? Temos nos demorados em pensar “nas coisas lá do alto”? Está você disposto a receber a Cristo como seu Salvador do pecado? Você decide buscá-Lo diariamente para que quando Ele vier não haja dúvida quanto seu destino eterno?













Nenhum comentário:

Postar um comentário