Teologia

quinta-feira, 7 de abril de 2016

IGREJA ADVENTISTA ULTRAPASSA 19 MILHÕES DE MEMBROS



Silver Spring, EUA … [ASN] O número oficial de membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia passa dos 19 milhões pela primeira vez na história, e o número de Igrejas locais no mundo dobrou para mais de 80 mil em apenas duas décadas, de acordo com números recentemente divulgados.

A Igreja Adventista tinha 19.126.447 membros em 31 de dezembro de 2015, um crescimento líquido de 647.144 pessoas, ou 3,5%, em relação ao ano anterior, afirmou o Escritório de Arquivos, Estatísticas e Pesquisa.

Em outro marco estatístico, a Igreja tem 81.551 Igrejas locais, além de 69.909 grupos. “As 2.741 novas Igrejas organizadas em 2015 são o maior número já obtido em nossa história, superando as 2.446 em 2014, que foi o recorde anterior para novas Igrejas locais”, disse David Trim, diretor do Escritório de Arquivos, Estatísticas e Pesquisa. “Só ultrapassamos o número de 40 mil igrejas em 1995.”

O crescimento ocorre mesmo enquanto a Igreja, fundada em 1863 com apenas 3.500 membros, passa por uma auditoria detalhada de membros a fim de assegurar que os relatórios estatísticos reflitam a realidade de fato.

“Louvado seja Deus pelo maravilhoso crescimento”, disse Ted Wilson, presidente da Igreja Adventista mundial. “Isso me diz que até mesmo com a devida auditoria criteriosa nos registros de membros iniciada nos últimos cinco anos no mundo inteiro, a Palavra de Deus está avançando de forma maravilhosa pelo poder do Espírito Santo, e assim a obra de Deus expande”.


Força vital do crescimento: novas igrejas

A Igreja Adventista, organizada em 13 divisões mundiais e dois campos anexos, presenciou o seu crescimento mais rápido no ano passado, na Divisão Africana Centro-Ocidental, onde o número de membros teve um aumento de 7,6%, chegando a 683.318 pessoas, comentou Trim.

As duas divisões com a maior adesão líquida foram a Divisão Sul-Africana e do Oceano Índico e a Divisão Sul-Americana. Na divisão Sul-Africana e do Oceano Índico, o Zâmbia viu seu número oficial de membros ultrapassar um milhão em 2015, enquanto as principais reuniões de evangelismo, no Zimbábue, chegaram a 30 mil batismos, em maio do ano passado. Parte do crescimento na Divisão Sul-Americana, entrementes, se deve ao programa cada vez mais ativo e propagado de resgatar os ex-membros. A Adventist Review informou, em abril passado, que 15% dos batismos na América do Sul foram de ex-membros.

Mas a engrenagem de crescimento da Igreja — a força vital — é a abertura de novas igrejas, disse Gary Krause, responsável por supervisionar o plantio de Igreja, como diretor do Departamento da Missão Adventista e secretário associado da Igreja Adventista mundial. Ele disse que ficou animado ao ver que, no ano passado, uma nova Igreja era estabelecida a cada 3,2 horas, além de muitos mais grupos.

“Incentivo cada Igreja a não apenas focar no crescimento das Igrejas já existentes, mas a orarem e planejarem formas de iniciar novos grupos de crentes”, Krause disse.

O pastor Ted Wilson expressou prazer especial nas notícias sobre as Igrejas recém-estabelecidas. “Isso sinaliza um forte crescimento para o futuro, à medida que as pessoas alcançam sua vizinhança e vão além, plantando novas Igrejas, usando todos os meios possíveis, incluindo os Pequenos Grupos, a distribuição de literatura, o ministério abrangente de saúde, a mídia, os serviços na comunidade, a evangelização de jovens e o evangelismo público”, ele disse. “Essa é a obra de Deus, ao Ele sustentar pessoas trabalhando com a Missão Global/ Missão Adventista no alcançar muitas áreas onde ainda não havíamos trabalhado. Esse é o cumprimento direto de Mateus 28:19-20.”

Dentre os outros dados dignos de nota no novo relatório estatístico:

Um total de 59.152 mortes foram relatadas em 2015. Esse número é um pouco menor em relação a 2014, mas os anos de 2014 e 2015 foram os que relataram o maior número de mortes de adventistas da história, disse Trim. “Naturalmente isso não surpreende, devido ao aumento do número de membros”, ele afirmou. Mas ele também associou o aumento nas mortes às auditorias de membros.

O número de membros diminuiu em cerca de 710 mil membros, devido aos que deixaram a Igreja ou apareceram como desaparecidos nas auditorias. O número equivalente em 2014 foi de aproximadamente 763 mil. “Provavelmente isso reflita o fato de que algumas Divisões já concluíram o programa de auditorias detalhadas enquanto outras ainda não progrediram muito nesse processo, e não de que estamos no fim de um período de deduções em grande escala”, explicou Trim.

Trim ainda comenta que embora o marco de 19 milhões de membros seja significativo, o número mais vital — que pode ser determinado nas auditorias de membros — é a porcentagem de membros engajados e discipulados que estão ativamente compartilhando sua fé.

“Um quadro estatístico mais preciso dos membros da Igreja é o primeiro passo para o crescimento e a renovação pessoal pela qual todos oramos”, Trim afirmou. “Sabemos que quando os membros da Igreja também são ativos e discípulos frutíferos, aí se dá o crescimento de membros.”

O Pastor Ted Wilson explicou que o aumento no crescimento da Igreja indica que o Envolvimento Total de Membros vai muito bem

“Ele mostra que o projeto Envolvimento Total de Membros é uma realidade já que os membros da igreja e os pastores estão extremamente ativos na conquista de almas e em entrarem em novas áreas ainda não penetradas”, reitera. “O fato de termos mais de 69 mil grupos, além das 81.551 igrejas organizadas, é um sinal de uma tremenda proclamação proativa das mensagens dos três anjos e da direção do Espírito Santo.”

O pastor Wilson lembra que os membros devem dar glória somente a Deus por esse crescimento, entendendo que “Ele está preparando Seu povo para a chuva serôdia do Espírito Santo que em breve será derramada, quando Ele amplificará o que Seu povo está fazendo”.

“Com 7,4 bilhões de pessoas na Terra, pode parecer que os 19,1 milhões de adventista seja um número pequeno”, reconhece. “Porém, quando a chuva serôdia cair, o povo de Deus e Sua verdade bíblica serão propalados de forma proeminente e de tal modo que todos poderão tomar a decisão pelo Senhor e pelas mensagens dos três anjos, que apontam Cristo às pessoas, à Sua justiça e ao verdadeiro culto a Deus.

“O atual crescimento me diz que o Senhor está operando poderosamente na Sua Igreja.” [Equipe Adventist Review, Andrew McChesney]





Nenhum comentário:

Postar um comentário