Teologia

terça-feira, 19 de abril de 2016

SÁBADO – PRESENTE DE AMOR DE JESUS



Ricardo André

Por intermédio de Jesus Cristo “foram criadas todas as coisas” (Cl 1:16). De acordo com os dois primeiros capítulos de Gênesis, Jesus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo dia, o sábado, abençoando e santificando-o. Ele fez o sábado para nós, “santificando-o” assim, ou colocando-o à parte, para nosso benefício (Gn 2:1-3). Deus fez mais do que meramente descansar no primeiro sábado. “Deus abençoou o sétimo dia, e o santificou.” (Gn. 2:3). Ao abençoar o sábado, Deus conferiu ao sétimo dia uma MARCA especial de bondade. Ele Criou um tipo de bênção para o sétimo dia não concedida a nenhum outro dia da semana. Note que nenhum outro dia da semana foi abençoado, somente o sétimo dia. Ao santificar, ou tornar santo o sétimo dia, Deus declarou e tornou o sétimo dia um tempo santo ou consagrado. Este foi o ato final de Deus durante a semana da criação. Ele tomou o último dia da semana da criação (o sétimo dia) e o separou como um dia especial. Deus fez o sétimo dia, o Sábado, especial ao abençoá-lo e separá-lo dos outros seis dias. Ele transformou o sábado em um canal de bênçãos para toda a humanidade.


Pináculo da semana da Criação, o sábado é a coroa da obra criadora de Cristo. Agora entendemos melhor porque Jesus disse: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Marcos 2:27, NVI). Em outras palavras, o sábado não foi feito a fim de ser adorado, mas para oferecer oportunidades de adoração. Como dom de Deus para todos os seres humanos, o sábado não foi feito para oprimir, mas afim de proporcionar alívio e libertação. É realmente uma forma de experimentar nosso descanso e liberdade em Cristo.

Nosso Salvador nos deu uma grande dádiva de amor quando estabeleceu o sábado para nós! Ele conhecia nossas necessidades de descanso. O que se poderia esperar de melhor no fim de uma semana desgastante? O sábado nos proporciona uma pausa em que cessamos as atividades semanais rotineiras para descansar e revigorar-nos. Ele oferece as alegrias da adoração e da comunhão com os outros cristãos. E concede-nos tempo para praticar atenciosos atos de bondade, fortalecer os laços familiares, desfrutar a criação, pensar no Criador e aprofundar nosso relacionamento com Jesus.

“Como símbolo da graça de Deus, o sábado é um convite divino a deixar de lado, semanalmente, nossos “próprios interesses” (Is 58:13). Somos estimulados a seguir o exemplo de Cristo, que trouxe alívio a muitos sofredores no dia do sábado (ver Mc 1:21-31; 3:1-6; Lc 13:10-17; 14:1-6; Jo 5:1-15; 9:1-41), restaurando-o como dia de misericórdia e libertação da prisão o pecado e de suas trágicas consequências” (Alberto R. Timm, O Sábado na Bíblia, p. 109).

Caro amigo leitor, vamos explorar em sua plenitude as alegrias e os benefícios do sábado. Quão mais perto do Céu podemos chegar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário