Teologia

segunda-feira, 14 de maio de 2018

MINICENTRO WHITE DE LAGARTO PROMOVE MINICURSO PARA ADOLESCENTES E JOVENS


por Ricardo André

Visando ajudar os adolescentes e jovens a escaparem das influências corruptoras deste mundo, o Minicentro de Pesquisa Ellen G. White da IASD Central de Lagarto realizou, nos dias 15, 22 e 29 de abril um Minicurso com o tema “Conduta Cristã à Luz da Bíblia e do Espírito de Profecia”. Tema sugerido pelos próprios adolescentes que possuíam muitas dúvidas a respeito do assunto.

Por ser um tema instigante e desafiador, o curso contou com a participação de vários adultos igualmente interessados no assunto. Cerca de 35 adolescentes, jovens e adultos participaram do evento. O supracitado curso aconteceu na sala do Centro White, e foi dividido em três módulo: I – Os cristãos e o uso de joias; II – Os cristãos adventistas e o cinema; III – Os cristãos e as festas populares. Os três módulos foram ministrados pelo Pastor Distrital Dário Cunha, que ao final convocou os adolescentes e jovens a orarem e pesquisarem mais sobre os temas abordados e assumirem verdadeiro compromisso com Deus.

Nos três domingos em que ocorreram as palestras, sempre das 18h às 19h30, foram apresentadas a posição oficial da Igreja no tocante as joias, cinema e festas populares e os princípios bíblicos e do Espírito de Profecia que norteiam a posição da mesma, princípios estes que devem ser utilizados por todos os cristãos adventistas ao decidirem quanto as esses assuntos.

Ao longo do curso o Pastor Dário enfatizou dois textos que contém importantes princípios que orientam a postura dos jovens adventistas quanto aos assuntos abordados, um bíblico e um do Espírito de Profecia: Filipenses 4:8, que estabelece o princípio de filtrar todas as coisas, de selecionar tudo o que vamos nos envolver, ler e assistir de acordo com critérios do evangelho, constituídos por valores bem definidos no texto bíblico. E o outro foi o trecho de Ellen G. White, Mensagens aos Jovens, p. 380, reproduzido abaixo:

“Entre os mais perigosos lugares de diversões está o teatro. Em vez de ser uma escola de moralidade e virtude, como muitas vezes se pretende, é um verdadeiro foco de imoralidade. Hábitos viciosos e tendências pecaminosas são fortalecidos e confirmados por esses entretenimentos. Canções baixas, gestos, expressões e atitudes indecentes pervertem a imaginação e rebaixam a moralidade. Todo jovem que costuma assistir a essas exibições se corromperá em seus princípios. Não há influência mais poderosa em nosso país para envenenar a imaginação, destruir as impressões religiosas e tirar o gosto por divertimentos tranquilos e realidades sensatas da vida do que as diversões teatrais.”

“O amor a esses espetáculos aumenta cada vez mais, assim como o desejo de bebida alcoólicas se fortalece com seu uso. O único caminho seguro é evitar o teatro, o circo e qualquer outro lugar de diversão duvidosa”

O Pr. Dário deixou claro que cinema e festas populares representam lugares duvidosos e perigosos para os jovens adventistas estarem. Tais lugares podem ser que uma vez ou outra possa ter algo bom (no caso do cinema), mas o risco é tão grande que não vale a pena se expor. “O que é duvidoso?”, perguntou ele? “Duvidoso, é algo que é incerto, que oferece riscos a nossa fé e princípios. Não se pode confiar em um lugar que a profetiza de Deus chama de duvidoso”, respondeu ele em reforço às respostas dadas pelos presentes. Incentivou também os adolescentes a participarem de outros tipos de entretenimentos saudáveis que tenham a aprovação de Deus.

E por fim, um momento de destaque era a participação dos jovens e adultos fazendo perguntas ou tecendo comentários sobre o assunto estudado, sempre após a palestra do Pastor Dário, gerando momentos agradáveis de debates, trocas de experiências e aprendizados. Em seguida, oferecia-se um lanche para os participantes, preparados carinhosamente pelas irmãs Anajara Pereira (Diretora da Escola Sabatina), Claudia Pereira (Diretora do Ministério dos Adolescentes) e Rosimeire Batista (mãe de uma adolescente cursista).

Este foi o segundo curso oferecido pelo Minicentro White de Lagarto aos adolescentes e jovens da Igreja Central. O Primeiro ocorreu ano passado, cujo tema foi “Namoro e Sexualidade à Luz da Bíblia e do Espírito de Profecia”. Por conta do sucesso do ano passado, a Direção do Minicentro realizou esse segundo curso este ano. Muitos mostraram-se satisfeitos em compreender o propósito de Deus para suas vidas.

Vale ressaltar que, os Minicentros Ellen G. White são pequenos núcleos estabelecidos para o estudo da Bíblia e dos escritos de Ellen G. White, com o propósito de fortalecer as congregações locais da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD). Estes centros, que possuem um acervo de materiais principalmente em português, foram idealizados para servirem às igrejas locais e às escolas da denominação, assim como o Ellen G. White Estate da Associação Geral e os 21 Centros de Pesquisas Ellen G. White espalhados ao redor do mundo ajudam a difundir os escritos de Ellen G. White para as treze Divisões da IASD. A rede de Minicentros Ellen G. White do Brasil permite que a influência do Centro de Pesquisas Ellen G. White do Brasil seja transmitida, mais efetivamente, para as igrejas locais e instituições educacionais do nosso país.

O Minicentro White da IASD Central de Lagarto é o único do Estado de Sergipe, e foi inaugurado no dia 29 de outubro de 2016.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário