Teologia

sábado, 5 de dezembro de 2015

QUEM SOMOS? POR QUE ESTAMOS AQUI? – AS GRANDES QUESTÕES EXISTENCIAIS



Ricardo André

Quero neste texto refletir com você, caro amigo, sobre um tema que considero central e que, com certeza, faz parte da inquietação de todos os quais, pelo menos por alguns segundos na vida, param para pensar e refletir: Quem somos nós? Por Que Estamos Aqui? Como e por que chegamos aqui? De onde viemos? Para onde vamos? Uma pergunta para todas as gerações. Diríamos que esta é a mãe de todas as perguntas, e é feita pelas diversas correntes de pensamento humano, cada uma a seu próprio estilo. A vida tem propósito? Essas são questões fundamentais. Elas são as "grandes questões" da vida. Elas tem atormentadas e desafiados a humanidade por várias gerações. Toda pessoa reflexiva, de qualquer idade, alguma vez ponderou sobre esta questão. Não é sem razão a profusão de sistemas filosófico-religiosos que tentam, de alguma forma, responder estas questões.

Creio que você, caro amigo, já se perguntou sobre o significado da vida na Terra. Ao longo dos séculos filósofos, cientistas, pensadores e religiosos de diversas religiões deram muitas respostas a essas questões existenciais, porém insatisfatórias e insuficientes. Será que existe uma resposta definitiva?

A Cosmovisão Ateística Evolucionista

Os ateus evolucionistas ensinam que não há Deus. Bem, se Deus não existe, isso significa que a vida tem que ter surgido através de algum processo impessoal, natural, sem inteligência e, no fim das contas, sem propósito. Isso significa que somos tão sem propósito quanto o próprio processo que nos trouxe à existência. A vida é apenas um acidente e você também.

Você pode encontrar motivos de curto prazo para a vida como se você estivesse aqui porque seus pais queriam ter filhos, etc., mas no fim das contas você é apenas um acidente e seus pais também. A vida é um grande acidente. Ora amigos, se admitirmos que viemos como resultado de um longo processo evolutivo, então a vida não tem um propósito, consequentemente temos que inventar nosso propósito. Sem um Criador no começo, não havia ninguém por perto para colocá-lo aqui de propósito, o que significa que não estamos aqui por uma razão.

A Cosmovisão Bíblica

Em contrapartida, as Sagradas Escrituras ensinam que a humanidade é fruto de um ato consciente de Deus. Fomos criados à Sua própria imagem e semelhança (Gênesis 1: 26, 27), Logo havia um propósito por trás da criação da humanidade. Fomos criados para dar glória a Ele. Esse é um ensino radicalmente oposto à teoria evolucionista, que argumenta que não há propósito para a existência, visto que estamos aqui por acaso. Bem, Se Ele te criou por uma razão, esse é o principal motivo da sua existência. Se você é valioso para ele, esse é o seu verdadeiro valor.

A escritora cristã Ellen G. White escreveu: “No princípio Deus criou o homem a Sua semelhança. Dotou-o de nobres qualidades. [...] O pecado desfigurou e quase apagou a imagem de Deus no homem. Foi para restaurar essa imagem que se concebeu o plano da salvação, e a vida foi concedida ao homem como um tempo de prova”. (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 595).

O envolvimento do Senhor em relação à nossa presença neste mundo é também evidente no Salmo 139. Lá, começando do versículo 13, nós lemos:

 “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” (Salmos 139:13-16)

Deus nos vira antes que nascêssemos. Todos os dias planejados para nós estavam escritos em Seu livro enquanto ainda nenhum deles havia acontecido. Os olhos Dele viram nosso corpo não formado e ELE nos deu o formato e a forma que nós temos. Ele nos fez em uma forma espantosa e maravilhosa. Seus trabalhos são todos maravilhosos e nós somos um deles.

A Conclusão lógica

Por que estamos aqui? Deus nos criou porque lhe agradou fazê-lo. Esta mensagem é consistente ao longo das páginas das Escrituras, e nenhuma página diz isso mais sucintamente do que o apóstolo João em Apocalipse 4: 11, onde ele tem uma visão do Céu e testemunha os quatro anciãos prostrados diante do Senhor de toda a Criação, dizendo:

“Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas”.

Fomos criados para o Seu prazer. Da primeira à última página da Bíblia, a mensagem é clara. Fomos criados para o Seu prazer. Além disso, o apóstolo Paulo escreveu em Colossenses 1:16: pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

Nós estamos aqui para fazer o desejo de Deus. O que Ele diz em Sua Palavra e o que Ele chamou cada um de nós a fazer. Esta é a razão pela qual nós vivemos e o propósito de nossa vida. Nós somos seguidores de Jesus Cristo e conforme Ele disse: “Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."(João 8:12).

Se aceitarmos que tudo isso é verdade, e que qualquer outra resposta é tanto ilógica quanto desprovida de esperança, então a próxima pergunta é - o que vamos fazer a respeito? Ou mais precisamente, o que você e eu vamos fazer a respeito?

Fazendo uma Aplicação Pessoal

Tendo concluído que a humanidade existe para agradar a Deus, o desafio se torna pessoal. O que devo fazer sobre isso? Como posso eu, uma pessoa, possivelmente agradar um Deus tão grande e infinito? A Bíblia nos dá essas respostas também. Por agora, podemos descansar nesta verdade: Fomos criados por um Deus amoroso. Com essa perspectiva, podemos afirmar que não somos acidente cósmico neste Universo. Não somos o clímax de um processo evolutivo, nenhum de nós está aqui por acaso. Fomos planejados e desejados por nosso Pai Celestial desde antes do começo dos tempos (Salmo 139).

Mas a visão do Senhor em relação a nós não é somente em relação a esta vida curta. De fato, conforme em 1 Pedro 2:11, nós nada somos além de estranhos e estrangeiros aqui. E conforme Filipenses 3:20-21 diz:

 “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.”

Nosso lar verdadeiro é o céu. A ele nós pertencemos, e lá é nossa verdadeira cidade. Para estarmos lá precisamos aceitar a Jesus como Salvador e Senhor. Dessa forma somos perdoados e recebemos a promessa de vida eterna. "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Quando isso acontece experimentamos alegria, paz de espírito, perdão e esperança de vida eterna com Cristo no “Novo Céu e Nova Terra” (Apocalipse 21:1-5; 2 Coríntios 3:13). Não quer o amigo entregar o coração a Jesus, aceitando-O como seu Salvador?




Nenhum comentário:

Postar um comentário