ATRASAMOS O ADVENTO?


Ralph Neall*

Embora Ellen G. White tenha escrito que podemos apressar ou adiar o retorno do Senhor, ela também escreveu que Jesus viria "no tempo determinado". O que ela quis dizer?

Mais de 14 décadas se passaram desde que William Miller previu que Jesus viria em 1844, e muitos adventistas estão se perguntando por que Ele ainda não veio. Por um lado, sinais preocupantes apontam para o fim. Há a ameaça nuclear, a epidemia de AIDS que está dizimando a África e ameaçando o Ocidente, as drogas, o demonismo e a decadência destruindo nossas instituições políticas.

Mas, por outro lado, alguns sinais não estão sendo cumpridos. As leis dominicais não são um problema. A Direita Religiosa fala delas, mas perdeu credibilidade por causa do desastre do PTL. Nenhum guardador do sábado agora está na cadeia porque trabalhou no domingo. Muitas denominações se uniram, mas sua influência nas legislaturas é pequena. O grande desafio hoje não é o fanatismo religioso, mas o secularismo e a descrença mundana.

O sentimento de que a igreja perdeu o senso da iminência do retorno de Cristo é generalizado, e muitos estão fazendo esforços extenuantes para tirar a igreja do centro morto. Alguns estão reaplicando ao futuro uma série de profecias cumpridas no passado, acreditando que isso despertará o povo de Deus e levará aos eventos finais. Em 1980, um desses expositores escreveu um documento de 1.400 páginas prevendo que grandes coisas aconteceriam em 1982 e 1983. Outro está confiante de que o atual papa liderará o mundo a promulgar leis dominicais. Alguns têm certeza de que o julgamento no céu atingiu os casos dos vivos em 1986. Outro previu que a liberdade condicional fecharia para os adventistas em julho de 1987, e para o resto do mundo em agosto de 1987. Para alguns, os antigos ciclos de jubileu emprestam um significado especial ao ano de 1987.

Enquanto ninguém menciona o dia e a hora, muitos falam do mês e do ano. Essas pessoas geralmente dizem que o Senhor está esperando que a igreja se arrependa do pecado e aceite as crenças e o estilo de vida que eles promovem. Eles têm certeza de que o tempo do retorno de Cristo depende da prontidão de Seu povo.

Ellen White viveu por sete décadas depois de 1844. Sua atitude em relação ao passar dos anos pode nos dar uma orientação equilibrada agora.

JESUS ATRASOU SUA VINDA?

Muitos adventistas do sétimo dia acreditam que Jesus atrasou Sua vinda e se referem a uma declaração feita por Ellen White em 1883. Ela disse que se todos os adventistas tivessem mantido firme sua fé após a decepção em 1844 e se unido na proclamação da mensagem do terceiro anjo, o Senhor teria "agido poderosamente com seus esforços, a obra teria sido concluída, e Cristo teria vindo antes disso para receber Seu povo para sua recompensa."1

"Não era a vontade de Deus que a vinda de Cristo fosse assim adiada", ela continuou, comparando os crentes do Advento ao antigo Israel, que vagou no deserto por 40 anos. Os mesmos pecados descrença, mundanismo, falta de consagração e conflitos atrasaram os eventos que ambos os grupos estavam antecipando.

Nessa declaração, Ellen White também escreveu que "as promessas e ameaças de Deus são igualmente condicionais". As condições que ela mencionou foram que o povo de Deus deve purificar suas almas por meio da obediência à verdade e proclamar as três mensagens angélicas.

Embora esta tenha sido a primeira vez que Ellen White falou tão amplamente sobre o atraso, com o passar dos anos ela repetiu essas ideias muitas vezes. Ela disse que assim que o povo de Deus fosse selado em suas testas e assim preparado para o abalo, Cristo viria.2 Às vezes ela comparava os crentes a soldados que não tinham cumprido seu dever, ou plantas que deveriam estar dando frutos. Se tivessem sido fiéis, teriam rapidamente semeado o mundo com a semente do evangelho, mas porque não tinham cumprido seu dever, a obra estava muito aquém de onde deveria estar.3

Em 1892, Ellen White escreveu que os eventos finais estão ligados à revelação da justiça de Cristo que começou em 1888: "O tempo de teste está sobre nós, pois o alto clamor do terceiro anjo já começou na revelação da justiça de Cristo, o Redentor que perdoa pecados. Este é o começo da luz do anjo cuja glória encherá toda a terra."4

Muitos concluíram desta última declaração que o tempo do retorno de Cristo depende desta única condição: a revelação da justiça de Cristo. Mas esta declaração deve ser lida no contexto de todo o artigo e em conexão com tudo o mais que ela escreveu sobre o alto clamor. Em 1858, por exemplo, ela escreveu sobre o alto clamor indo para os escravos pobres.5 Em 1888, ela conectou o alto clamor com as mensagens do segundo e terceiro anjos, com ênfase especial no sábado.6 E em 1909 ela disse que durante o alto clamor, o amor triunfaria sobre o preconceito racial.7

Está claro, então, que a declaração de 1892 é parte de um quadro maior e não deve ser tomada isoladamente. Devemos lembrar que Ellen White escreveu como se todos os eventos finais estivessem começando ou imediatamente iminentes. Nenhuma de suas declarações pode ser usada para definir datas. Em 1891, ela pregou um sermão intitulado "Não é para você saber os tempos e as estações". Neste sermão, ela disse: "Não tenho um tempo específico para falar sobre quando o derramamento do Espírito Santo ocorrerá, quando o anjo poderoso descerá do céu e se unirá ao terceiro anjo para encerrar a obra para este mundo; minha mensagem é que nossa única segurança está em estarmos prontos para o refrigério celestial, tendo nossas lâmpadas aparadas e acesas."8

Em Parábolas de Jesus, encontramos a declaração frequentemente citada: "Quando o caráter de Cristo for perfeitamente reproduzido em Seu povo, então Ele virá para reivindicá-los como Seus.

“É privilégio de todo cristão não apenas esperar, mas apressar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Pedro 3:12, margem). Se todos os que professam Seu nome dessem frutos para Sua glória, quão rapidamente o mundo inteiro seria semeado com a semente do evangelho. Rapidamente a última grande colheita estaria madura, e Cristo viria para reunir o precioso grão."9

Na mesma linha, Ellen White disse que se os jovens da igreja fossem um exército bem treinado, o Senhor viria em breve; e que quando os membros fizessem seu trabalho em casa e no exterior, o mundo logo seria avisado e o Senhor viria.10

Então, Ellen White foi muito clara ao dizer que Jesus atrasou Sua vinda, e que por meio de uma vida santa e testemunho diligente podemos apressá-la.

IMPLICAÇÕES DO ADVENTO TARDIO

Mas, à medida que as décadas passam, perguntas vêm à nossa mente. Já que Deus deve saber quando Jesus virá, como podemos falar de atraso? Como podemos harmonizar Sua soberania, Seu controle do tempo do Advento com nosso livre-arbítrio, nossa parte em apressar ou atrasar o Advento? Por quanto tempo Ele nos permitirá impedir o clímax de Seus planos?

Se Ele está esperando que alcancemos um nível de santidade nunca visto antes, será que algum dia atingiremos esse pré-requisito? E quanto a pregar o evangelho para todo o mundo, como podemos fazê-lo quando as pessoas continuam morrendo e dando à luz? Somente a pregação adventista do evangelho é aceitável?

Ouvimos muitas respostas a essas perguntas. Algumas se concentram no arrependimento e na justificação pela fé, particularmente durante o centenário da Conferência Geral de 1888 deste ano. Outras enfatizam comportamento e padrões; e ainda outras apontam para a tarefa a ser feita para o mundo.

Todo reformador diz: "Eu tenho a resposta! Siga-me, e o Senhor virá!" Embora suas respostas variem, todos parecem concordar que a justiça da translação é maior do que a justiça da ressurreição, e que os adventistas devem, portanto, fazer algo nunca feito antes. Alguns estão em desespero porque não veem os adventistas fazendo isso. A igreja de Laodicéia ainda é a igreja de Laodicéia!11

O que Ellen White diria sobre tudo isso? Ela pretendia destruir nossa esperança com suas exortações? Ela estabeleceu padrões que o povo de Deus não pode atingir? Ela culpou os crentes fiéis pela infidelidade dos outros? Ela tornou o retorno de Cristo dependente da santidade ou do testemunho de Seu povo?

A resposta é que até agora examinamos apenas um lado do que ela escreveu sobre essa questão e, portanto, desenhamos um quadro distorcido. Ellen White disse que Cristo atrasou Sua vinda, mas isso não é tudo o que ela disse. Vamos considerar o outro lado do pensamento dela.

O TEMPO DA VINDA DE JESUS ESTÁ DETERMINADO?

Embora Ellen White escrevesse frequentemente sobre atraso, ela mencionava com ainda mais frequência a certeza e proximidade da vinda de Jesus. Em 1888, ela indicou que, embora parecesse que Jesus estava demorando, Ele realmente não estava. "Não somos impacientes. Se a visão demorar, espere por ela, pois ela certamente virá, não demorará. Embora decepcionada, nossa fé não falhou, e não recuamos para a perdição. A aparente demora não é assim na realidade, pois no tempo determinado nosso Senhor virá."12

Deus tem um dia e uma hora. Ellen White ouviu isso em sua primeira visão,13 embora o Senhor não tenha permitido que ela o revelasse. A mesma carta citada acima explica: "Não tenho o menor conhecimento quanto ao tempo falado pela voz de Deus. Ouvi a hora proclamada, mas não tive lembrança daquela hora depois que saí da visão."14

Em 1888, houve uma tentativa de fazer o Congresso aprovar uma lei dominical nacional. Os adventistas viram essa tentativa como o cumprimento do que eles vinham proclamando por 40 anos. A crise final parecia estar próxima, mas a igreja não estava pronta — nem na experiência pessoal dos membros nem em seu trabalho pelo mundo. Ellen White exortou os adventistas a orar por um descanso para que tivessem tempo de fazer seu trabalho negligenciado. Ela não acreditava que fosse o momento certo para que suas liberdades fossem restringidas. 15 O que ela escreveu neste capítulo lança uma luz diferente sobre as declarações de 1883 que sugerem que o fim não virá até que a igreja tenha terminado seu trabalho. Em 1889, os eventos finais pareciam ter começado, embora a igreja não tivesse feito seu trabalho.

Outra evidência de um tempo fixo para a vinda de Cristo é encontrada na visão de Ellen White sobre a soberania de Deus. As grandes profecias da Bíblia mostram Seu controle sobre todas as coisas. "Como as estrelas no vasto circuito de seu caminho designado, os propósitos de Deus não conhecem pressa nem demora."16 Quando o grande relógio de Deus indicou a hora designada em Daniel 9:24-27, Jesus nasceu em Belém.

Na visão de Ezequiel sobre a glória de Deus, a Sra. White viu símbolos do poder de Deus sobre os governantes terrestres. A mão sob as asas dos querubins mostrou que os eventos humanos estão sob controle divino. Deus realiza Seus propósitos por meio dos movimentos das nações.17

Deus também é soberano na igreja. Ele garante que a igreja será bem-sucedida em sua missão para o mundo: "A causa da verdade presente ... está destinada a triunfar gloriosamente."18 Na última geração, a parábola da semente de mostarda alcançará "um sinal e cumprimento triunfante", e a mensagem de advertência irá para todo o mundo para "tirar deles um povo para o seu nome (Atos 15:14)."19

Os reformadores que estão desanimados com o estado da igreja podem se animar com a fé de Ellen White no poder de Deus: "É o poder divino que dá sucesso. Aqueles a quem Deus emprega como Seus mensageiros não devem sentir que Sua obra depende deles. Seres finitos não são deixados para carregar esse fardo de responsabilidade. Aquele que não dorme, que está continuamente trabalhando para a realização de Seus desígnios, levará adiante Sua obra."20

Então a soberania de Deus é nossa garantia. Se necessário, Ele mesmo terminará Sua obra. Mas se pensarmos somente em Sua soberania, podemos afundar em apatia pecaminosa. Se Deus tem um cronograma e não podemos nem apressá-lo nem atrasá-lo, por que deveríamos fazer qualquer coisa? Portanto, tomar qualquer corrente do pensamento de Ellen White por si só apresenta perigos.

HARMONIZANDO ATRASO E PROXIMIDADE

Como Ellen White pôde escrever sobre atraso em 1883, mas dizer que "não era assim na realidade" em 1888? Como podemos harmonizar atraso e proximidade?

Aqui temos duas maneiras de olhar para o mesmo evento. Do nosso ponto de vista, houve um atraso porque não fizemos o trabalho que deveríamos ter feito. Mas do ponto de vista de Deus, não há atraso. Ele não colocou Seus planos inteiramente em nossas mãos. Ele é soberano; Ele está no controle; Ele tem Seu "tempo designado".

Ellen White certamente ensinou que Cristo viria em breve. Em 1888, ela escreveu: "Os anjos de Deus em suas mensagens aos homens representam o tempo como muito curto. Assim sempre me foi apresentado. É verdade que o tempo continuou mais longo do que esperávamos nos primeiros dias desta mensagem. Nosso Salvador não apareceu tão cedo quanto esperávamos. Mas a palavra do Senhor falhou? Nunca! Deve ser lembrado que as promessas e ameaças de Deus são igualmente condicionais."21

Aqui vemos proximidade e demora. Mas vemos algo mais. Nos parágrafos seguintes, a irmã White fala mais sobre condições a serem cumpridas do que sobre tempo. Ela nunca se refere ao tempo como uma mera informação. A demora fica em segundo lugar em relação às exortações. Ela fala da mensagem do terceiro anjo e da reforma do sábado, e então chama o povo de Deus para purificar suas almas por meio da obediência à verdade. Ela diz que é a incredulidade, o mundanismo, a não consagração e a contenda entre o povo professo do Senhor que os manteve no mundo por tantos anos.22

Aquele que crê na breve vinda de Cristo mostra isso por meio de uma vida santa e testemunho diligente. Aquele que crê que Sua vinda está atrasada mostra isso por meio de seus pecados. É o servo mau que diz em seu coração que o mestre está atrasado.

Ellen White certa vez repreendeu a esposa de um obreiro: "Vi que, por algum tempo, a irmã J teve um espírito rebelde, foi obstinada. ... Vi que ela não trouxe a vinda do Senhor tão perto quanto deveria, e que sua mente, em vez de estar em Rochester, deveria estar toda absorvida pela obra de Deus, e ela deveria estar buscando oportunidades para ajudar seu marido, para segurar suas mãos e trabalhar onde quer que houvesse uma oportunidade."23

Quando Ellen White escreveu sobre o verdadeiro espírito do Advento e sobre a mulher que não "aproximou a vinda do Senhor tanto quanto deveria", ela estava falando mais sobre preparação do que sobre tempo.

Um povo estará pronto quando o Senhor vier. Suas manchas e nódoas serão removidas de antemão: orgulho, paixão, preguiça, inveja, suspeitas malignas e maledicência. 24 Essas "manchas" trazem todas as exortações de Ellen White. Ela insistiu que a obra de vencer o pecado deve ser feita nesta vida: nenhum erro de caráter será removido quando Cristo vier.25

Quando nos voltamos para a corrente de "proximidade" dos escritos de Ellen White, descobrimos que aqui também a questão do tempo ficou em segundo lugar em relação à exortação. De fato, ela complementa suas declarações de que a descrença e o pecado atrasaram a vinda de Cristo com declarações de que devemos vencer a descrença e o pecado porque Ele virá em breve. Quer pensemos em proximidade ou em atraso, nossos deveres são os mesmos: devemos "viver e agir inteiramente em referência à vinda do Filho do homem". 26 Devemos estar tão cheios do espírito do advento de Cristo que, quer sejamos encontrados trabalhando no campo, construindo uma casa ou pregando a Palavra, estaremos prontos para Ele.27

Aqueles que esperam que Jesus venha em breve esperarão, vigiarão, trabalharão e orarão. Esperar e vigiar mostram que somos estrangeiros e peregrinos na terra; enquanto outros buscam tesouros terrenos e vivem como se o tempo fosse longo, nós buscamos o país melhor, celestial.28 Trabalhar significa melhorar nossos talentos para Cristo e trabalhar pelas almas. Ao esperar, vigiar, orar e trabalhar, cultivamos a santidade do coração.29

Enquanto os adventistas que meditam sobre os eventos dos últimos dias confiam fortemente nos escritos da Sra. White, ela mesma não fez nenhum mapa do futuro. Esses mapas são geralmente baseados em compilações de citações e sempre variam com o compilador. Eles despertam entusiasmo; aumentam a frequência às reuniões de oração, mas as coisas podem não funcionar como previsto. Há perigo em gritar "Lobo! Lobo!" com muita frequência. Ellen White não disse que deveríamos observar os sinais dos tempos. Em vez disso, ela nos aconselhou a observar os menores impulsos profanos de nossa natureza.30 Devemos vigiar e orar como se cada dia fosse o último; devemos ser sóbrios, mas "não alimentar tristeza e melancolia".31

Quanto ao nosso dever de testemunhar, encontramos Ellen White nos exortando a falar com todos que encontramos, porque nosso tempo de trabalho logo passará; temos apenas um pouco de tempo para insistir na guerra. 32 Em 1904, ela escreveu que, como o Senhor muito em breve se levantará para sacudir a Terra, não há tempo para coisas triviais.33

Repetidamente ela disse que o fim está próximo, mas há uma grande obra a ser feita: quão diligentemente devemos fazê-la! Vigilância e fidelidade sempre foram exigidas, mas porque o fim está próximo, Ellen White nos exorta a redobrar a diligência. A mensagem deve ser dada: "Temos advertências agora que podemos dar, uma obra agora que podemos fazer; mas em breve será mais difícil do que podemos imaginar."34 (Quão verdadeiramente esta predição de 1900 foi cumprida neste século!)

A proximidade da vinda de Cristo também é a motivação subjacente às nossas casas publicadoras, sanatórios, escolas, fábricas de alimentos e restaurantes. As instituições são projetos de longo alcance, mas dão posição ao trabalho e ajudam a proclamar as três mensagens angélicas. Devemos trabalhar até que o Senhor nos ordene "não fazer mais esforço para construir casas de reunião e estabelecer escolas, sanatórios e instituições publicadoras. [...] “[Devemos] aumentar as instalações, para que uma grande obra possa ser feita em pouco tempo.”35

Devemos estar constantemente em nossa tarefa até que o Senhor diga que está feito. Não estaremos prontos para Sua vinda se não estivermos. Ellen White enfatizou fazer o trabalho e viver a vida em vez de calcular o tempo. Só Deus sabe quando será o fim, mas devemos sempre trabalhar e viver na crença de que está próximo. Perguntar "Quando?" é fazer a pergunta errada; em vez disso, devemos perguntar como estar prontos quando for.

E QUANTO À PERFEIÇÃO DO FIM DOS TEMPOS?

A igreja chegará ao ponto em que estará sem "mácula, nem ruga, nem coisa semelhante", pronta "para permanecer diante de um Deus santo sem um mediador"?36 Isso parece implicar perfeição sem pecado. Como isso deve ser feito?

Ellen White nunca afirmou ser perfeita. Pouco antes de morrer, ela disse: "Não digo que sou perfeita, mas estou tentando ser perfeita. Não espero que os outros sejam perfeitos; e se eu não pudesse me associar com meus irmãos e irmãs que não são perfeitos, não sei o que deveria fazer.

"Tento tratar o assunto da melhor forma que posso, e sou grato por ter um espírito de elevação e não um espírito de esmagamento. [...] Ninguém é perfeito. Se alguém fosse perfeito, estaria preparado para o céu. Enquanto não formos perfeitos, temos um trabalho a fazer para nos prepararmos para sermos perfeitos. Temos um poderoso Salvador. [...]

“Alegro-me por ter aquela fé que se apodera das promessas de Deus, que opera pelo amor e santifica a alma.”37

"Temos um poderoso Salvador." Esse é o segredo de estar pronto para Sua vinda. Ele é nossa justiça, assim como Ele foi a justiça de todos os nossos pais que morreram na fé.

A parte de Deus em me preparar para a transladação é perdoar meus pecados e imputar a justiça de Cristo a mim, e então me fazer crescer de graça em graça, de força em força, de caráter em caráter.38 Minha parte é crer em Suas promessas, confessar meus pecados, me entregar a Ele e desejar servi-Lo. Ao crer que estou purificado, Deus supre o fato de que Cristo cura minhas feridas e me purifica de toda impureza.

Essas bênçãos que nos dão o título e a aptidão para o céu são lindamente descritas em Caminho a Cristo, páginas 50 e 51. Ali Ellen White diz que devemos desejar servir a Cristo e crer em Sua promessa de perdão e purificação "É assim se você crer." É Sua vontade nos purificar do pecado, nos tornar Seus filhos e nos capacitar a viver uma vida santa. "Para que possamos pedir essas bênçãos, e crer que as recebemos, e agradecer a Deus por tê-las recebido."

Podemos resumir as exortações de Ellen White comparando-a a alguém correndo uma corrida. No movimento milerita de 1842-1844, ela era uma velocista em uma corrida de cem jardas. Ela colocou tudo o que tinha no reavivamento — seu dinheiro, seus esforços, suas orações — tudo.

Após a Decepção, ela se viu correndo uma maratona em vez de uma corrida rápida. No entanto, ela sempre manteve o zelo, a força e a dedicação da corrida. Ela nos incentivou a dar sacrificialmente, a nos dedicar ao Senhor como se cada dia fosse o último, a amar a Cristo em vez do mundo, a garantir que nossos pecados sejam confessados ​​antes de irmos para a cama todas as noites e, como os crentes do Advento fizeram em 1844, a viver em paz e harmonia. Em todos os sentidos, ela nos incentivou a continuar a corrida durante toda a maratona. A breve vinda de Cristo sempre nos incentiva à santidade e ao testemunho.

Dessa forma, vivemos em preparação para a vinda de Cristo. É assim que os apóstolos e, nesse caso, como os cristãos de todas as eras viveram. Enquanto a breve vinda de Cristo empresta nova urgência aos deveres cristãos, o caminho da salvação não é diferente nestes últimos dias. Graças a Deus, muitos alcançaram o padrão em Cristo e muitos o estão alcançando hoje. Que possamos estar entre eles!

*Ralph Neall, Ph.D., é professor aposentado de religião no Union College, Lincoln, Nebraska, e agora ensina pastores no Camboja.

1. Manuscrito 4, 1883 (ver Selected Messages, livro 1, pp. 59-73, especialmente pp. 66-69). Todas as notas de rodapé neste artigo referem-se aos escritos de Ellen G. White.

2. The SDA Bible Commentary, Comentários de Ellen G. White, vol. 4, p. 1161.

3. Boletim da Conferência Geral, 1893, p. 419; Parábolas de Jesus , p. 69.

4. Review and Herald, 22 de novembro de 1892; Mensagens Selecionadas, livro 1, p. 363.

5. Primeiros Escritos, p. 278.

6. O Grande Conflito, pp. 603-612.

7. Testemunhos, vol. 9, p. 209.

8. Review and Herald, 29 de março de 1892 , p. 193; The SDA Bible Commentary , comentários de Ellen G. White, vol. 7, p. 984.

9. Página 69.

10. Educação, p. 271; Atos dos Apóstolos, p. 111.

11. A convicção de que os santos dos últimos dias devem atingir um nível mais alto de retidão do que seus pais não concorda com a doutrina da retidão pela fé. Embora devamos de fato guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, não podemos falar de níveis de retidão diante de Deus. Somente uma retidão pode nos dar entrada no céu: a retidão de Cristo. Por mais justos que possamos alegar ser, ainda somos apenas servos inúteis. "Nada em minhas mãos trago; simplesmente à Tua cruz me agarro" deve ser nossa canção para sempre.

12. Carta 38, 1888.

13. Primeiros Escritos, p. 15.

14. Mensagens Escolhidas, livro 1, p. 76; veja também Primeiros Escritos, pp. 34, 285.

15. Testemunhos, vol. 5, pp. 714-718.

16. O Desejado de Todas as Nações, p. 32.

17. Veja Profetas e Reis, pp. 535-537.

18. Review and Herald, 29 de maio de 1913, p. 515.

19. Parábolas de Jesus, p. 79.

20. Profetas e Reis, p. 176; veja também O Desejado de Todas as Nações, p. 822.

21. Mensagens Escolhidas, livro 1, p. 67.

22. Ibidem, págs. 68, 69.

23. Manuscrito 3, 1867. (Itálico acrescentado.)

24. Testemunhos, vol. 5, pp. 214-216; Review and Herald, 6 de outubro de 1896, p. 629.

25. Manuscrito 5, 1874.

26. Primeiros Escritos, p. 58.

27. Carta 25, 1902.

28. Testemunhos, vol. 2, p. 194.

29. Review and Herald, 2 de outubro de 1900, p. 625.

30. Testemunhos, vol. 5, p. 532.

31. " Para que eu o conheça ", p. 141.

32. Review and Herald, 25 de outubro de 1881, p. 257.

33. Testemunhos, vol. 8, pp. 36, 37, 252.

34. Ibidem, vol. 6, pág. 22.

35. Ibidem, pág. 441.

36. O Grande Conflito, p. 425.

37. Review and Herald, 23 de julho de 1970, p. 3.

38. Veja Mensagens Escolhidas, livro 1, pp. 350-400.

 

FONTE: Ministry Magazine, Fevereiro de 1988

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOM DE LUZ

ALÉM DAS LUZES