Teologia

sábado, 8 de junho de 2024

PARTIR O PÃO E O SÁBADO


 George E. Rice

Atos 20:7 contém as sementes para mudar o dia de adoração do sábado para o domingo?

Como um jovem pastor, tive inúmeras discussões com clérigos não-adventistas sobre o sábado do sétimo dia. Ao defenderem o domingo, esses pastores inevitavelmente apelariam para Atos 20:7 em busca de apoio. “No primeiro dia da semana, quando estávamos reunidos para partir o pão, Paulo conversou com eles, pretendendo partir no dia seguinte; e prolongou o seu discurso até meia-noite.”* Esta passagem, disseram, apoia o domingo como o dia do Senhor em dois relatos: (1) Paulo e os cristãos em Trôade reuniram-se no primeiro dia da semana para celebrar a Eucaristia, como fica evidente nas palavras “para partir o pão”; e (2) Paulo estava pregando aos crentes reunidos.

Lembrando-me das discussões dos anos anteriores, tentei dar uma nova olhada neste texto. Mais recentemente, porém, os estudiosos do Novo Testamento usaram Atos 20:7 para mostrar que as sementes da mudança do dia de adoração do sábado para o domingo podem ser encontradas no ensino e na prática de Paulo, enquanto a mudança real ocorreu no segundo século.

SINTAXE DA PASSAGEM

Os dois pontos-chave da sintaxe que ajudam a nossa compreensão deste versículo são um infinitivo de propósito (klasai) e um particípio causal (mellon). Primeiro, o particípio causal. O texto diz que Paulo conversou com o povo “pretendendo partir amanhã”. A palavra “pretendendo” (mellon) é um particípio causal que dá razão para a pregação de Paulo porque ele estava prestes a partir. Nenhuma outra razão é dada para este sermão, e impor a mudança do sábado como a razão pela qual Paulo pregou é violar o texto.

O infinitivo de propósito klasai (quebrar) dá uma ideia do motivo pelo qual a igreja em Trôade se reuniu naquele primeiro dia da semana específico. Eles se reuniram com o propósito de partir o pão. No Novo Testamento 15 textos falam do ato de partir o pão. Cinco deles tratam diretamente da Eucaristia (Mateus 26:26; Marcos 14:22; Lucas 22:19; 1 Coríntios 10:16; 11:24). Quanto às 10 referências restantes, os comentaristas geralmente concordam que nove delas têm pelo menos uma conexão simbólica com a refeição eucarística (Mateus 14:19; 15:36; Marcos 8:6, 19; Lucas 24:30; Atos 2: 42, 46;​​​ ​Devido ao seu contexto, Atos 27:35 é poupado de uma interpretação eucarística.

PARTIR O PÃO NA IGREJA PRIMITIVA

Aqueles que relacionam as passagens acima de Atos (exceto Atos 27:35) com a Eucaristia apontam para a primeira aparição da “partição do pão” (Atos 2:42) como um precedente para a compreensão das passagens restantes. Examinemos o versículo: “E eles se dedicavam ao ensino e à comunhão dos apóstolos, à fração do pão e às orações”. A presença de uma vírgula na RSV que divide as quatro atividades desses primeiros cristãos em dois grupos leva o leitor a pensar que o ensino e a comunhão estão juntos e que o partir do pão e a oração estão juntos. Assim, seria fácil pensar nas duas últimas atividades como envolvendo a experiência de adoração da comunidade, a Eucaristia e as orações, e o ensino e a comunhão como o alcance evangelístico. A KJV, no entanto, divide essas quatro atividades em três grupos pelo uso de vírgulas: “a doutrina e a comunhão dos apóstolos, e no partir do pão, e nas orações”.

O uso de sinais de pontuação por editores ou tradutores altera a compreensão de um texto. Para os adventistas, o exemplo mais marcante disso é Lucas 23:43: “E ele lhe disse: 'Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.'” Reconhecemos que a multidão de passagens bíblicas que apresentam a morte como um sono argumenta contra colocar uma vírgula depois de “você”. Da mesma forma, a colocação de vírgulas em Atos 2:42 também pode confundir o seu significado. Se as vírgulas forem removidas desse versículo, um quiasma aparece imediatamente para esclarecer o significado da fração do pão na igreja primitiva: (a) ensino; (b) comunhão; (b') partir o pão; e (a') oração.

O ensino e a oração dos apóstolos (a e a') eram as atividades espirituais da igreja primitiva, enquanto a comunhão e o partir do pão eram as atividades sociais. Assim, Atos 2:42 introduz o sistema de apoio adotado pela igreja primitiva após o Dia de Pentecostes para cuidar das necessidades espirituais e sociais dos novos convertidos.

No final de Atos 2 encontramos evidências adicionais de que o partir do pão está relacionado com atividades sociais, não com a Eucaristia: “E dia após dia, frequentando juntos o templo e partindo o pão em suas casas, comiam com alegria e generosidade. corações" (Atos 2:46). Obviamente, partir o pão era simplesmente compartilhar uma refeição comum.

CONCLUSÃO

Embora estudiosos não sabatistas usem Atos 20:7 para defender o domingo como o dia do Senhor, a evidência interna do texto não apoia tal uso. A fração do pão em Atos 2:42 é uma refeição comum, parte do sistema de apoio social para os convertidos da igreja primitiva. Atos 2:46 e 27:35 também tratam de refeições comuns. Com base no peso das evidências encontradas ao longo de Atos, o partir do pão em Atos 20:7,11 deve, da mesma forma , representar um evento social, na verdade, em uma noite de sábado, sem conexão com a Eucaristia. Não há suporte para a observância do domingo.

 

George E. Rice, Ph.D., é pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Triadelphia, Columbia, Maryland.

 

* Todas as passagens bíblicas neste artigo são da Versão Padrão Revisada.

 

FONTE: Revista Ministry Magazine, outubro 1997.


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