Teologia

segunda-feira, 20 de maio de 2024

A DIMENSÃO NEGLIGENCIADA DO DESCANSO SABÁTICO


Lyndon K. McDowell*

O sábado apresenta o descanso da confiança e da salvação

Pergunte a qualquer adventista por que guardamos o sábado, e a resposta será: “É o memorial da Criação”. Verdadeiro. Além do testemunho claro das Escrituras, Ellen White também apresenta repetidamente esta razão. Na verdade, na época em que esta igreja estava sendo fundada, Darwin publicou sua Origem das Espécies, e com ela foram disparados os primeiros tiros pesados ​​contra o relato das origens do Gênesis. Não admira que os nossos pioneiros acreditassem que Deus os tinha chamado para defender a doutrina bíblica da Criação. E, claro, o ponto central dessa crença era o sábado.

Contudo, o sábado é apenas um memorial da Criação? Isso é tudo o que o sábado contém? Ou simboliza também algo igualmente crucial: a experiência pessoal de descansar em Cristo?

O estudioso judeu Abraham Herschel sugere que o que foi criado no sétimo dia foi "tranquilidade, serenidade, paz, repouso".1 Ele diz que o sábado inclui mais do que o mero descanso físico, mas tem o que os judeus chamam de menuha, um estado “no qual não há conflito nem luta, nem medo nem desconfiança”2 – o tipo de descanso para o qual Cristo nos convida entrar (Mateus 11:28).

A EXPERIÊNCIA DO ÊXODO

À luz desta consideração, será que nós, pregadores, falhamos em expressar plenamente o descanso de Deus em nossas próprias vidas e em levar nosso povo a uma verdadeira experiência do que significa o descanso sabático?

Ambos os objetivos são difíceis. Até mesmo Deus achou difícil ensinar a Israel a verdade sobre a confiança repousante, conforme revelado na história do Êxodo. Êxodo ensina que Israel era uma raça escolhida. "O Senhor teu Deus te escolheu [...] para ser seu povo, seu bem precioso" (Dt 7:6). Eles foram escolhidos não por causa de qualquer excelência inerente, mas por causa da promessa da aliança de Deus com Abraão. A escolha de Deus fez deles um povo santo e separado. Eles eram privilegiados e com esse privilégio veio a proteção. Eles, seu "bem precioso" (Deut. 7:6), poderiam descansar com segurança no amoroso cuidado de Deus.

O sábado está inextricavelmente relacionado com esse status privilegiado. "Você deve observar meus sábados. Este será um sinal entre mim e você para as gerações vindouras, para que você saiba que eu sou o Senhor, que o santifica", ou separado para si mesmo (Êxodo 31:12). O sábado celebrava sua comunhão com Deus, e eles deveriam descansar na certeza de Seu amor salvador. "Lembra-te de que foste escravo no Egito e que o Senhor teu Deus te tirou de lá com mão forte e braço estendido. Por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado" (Dt 5:15). Mais tarde, Ezequiel deu a mesma mensagem: “Eu até lhes dei os meus sábados para servirem de sinal entre mim e eles, para que aprendessem que eu, o Senhor, sou aquele que os santifica” (Ezequiel 20:12, A Bíblia de Jerusalém). A ênfase está sempre na escolha de Deus e em Seu ato redentor, e não na dignidade do povo (Dt 7:7). O sábado proporciona um descanso espiritual em Cristo, um memorial e celebração do ato salvador de Deus e de Seu amoroso interesse por Seu povo.

O mesmo é verdade hoje. Em Cristo somos um “povo eleito, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo pertencente a Deus” (1 Pedro 2:9), e Nele podemos nos regozijar na certeza de que “Ele nos escolheu nele antes do criação do mundo para ser santo e irrepreensível aos seus olhos ... Nele temos a redenção” (Efésios 1:4-7). O sábado é um "dia santo, um sábado de descanso para o Senhor" (Êx 35:2), uma celebração de um relacionamento do qual o Salmo vigésimo terceiro é uma expressão quintessencial: "Ainda que eu ande pelo vale do sombra da morte, não temerei mal nenhum, pois você está comigo." Hebreus amplifica esse relacionamento na estrutura da graça redentora. "Resta, então, um descanso sabático para o povo de Deus; pois quem entra no descanso de Deus também descansa de sua própria obra, assim como Deus descansou da Sua. Façamos, portanto, todo esforço para entrar nesse descanso, para que ninguém cairá por seguir o seu exemplo de desobediência" (Hb 4:9-11).

Depois de mencionar Bunyan, Baxter, Flavel e outros homens de “profunda experiência cristã”, Ellen White escreveu que “a obra realizada por esses homens, proscrita e banida pelos governantes deste mundo, nunca poderá perecer. da Graça ensinaram milhares de pessoas como confiar a manutenção de suas almas ao Descanso Eterno dos Santos de Cristo, de Baxter, e fizeram seu trabalho conduzindo almas ao 'descanso que resta para o povo de Deus'".

DESCANSAR EM CRISTO ENVOLVE DESCANSAR NELE PARA NOSSAS NECESSIDADES TEMPORAIS

A falha em praticar a confiança em Deus faz parte do pecado original, e é por isso que, desde a Queda, Deus tem procurado ensinar esta confiança ao Seu povo. Para Israel, a primeira lição dramática depois de deixar o Egito veio da situação desesperadora no Mar Vermelho. Eles não podiam fazer nada para se salvarem. "Ele os levou ao Mar Vermelho - onde, perseguidos pelos egípcios, a fuga parecia impossível - para que pudessem perceber seu total desamparo, sua necessidade de ajuda divina; e então Ele operou a libertação para eles. Assim, eles foram cheios de amor e gratidão a Deus e com confiança em Seu poder para ajudá-los. Ele os uniu a si mesmo como seu libertador da escravidão temporal"4 Moisés e o povo cantaram: "Quem é como você - majestoso em santidade, impressionante em glória, operando maravilhas? ... Em seu amor infalível você liderará o povo que você redimiu. Em sua força você os guiará para sua morada santa" (Êxodo 15:11, 13).

Um dos problemas mais persistentes da vida moderna é o estresse diário de ganhar a vida. O sábado foi projetado para ser um removedor de estresse semanal porque seu descanso envolve confiar em Deus para suprir nossas necessidades. Fazemos uma pausa e aprendemos novamente a colocar nossa ênfase e cuidado Naquele que primeiro descansou no sábado e o deu ao homem. Ellen White escreveu: “O convite de Jesus é: ‘Vinde a mim, todos os que estais cansados ​​e oprimidos, e eu vos aliviarei... e encontrareis descanso para as vossas almas' (Mateus 11:28, 29). Assim, Ele une a Si mesmo por uma nova inspiração de graça todos os que vierem a Ele. Ele coloca sobre eles Seu selo, Seu sinal de obediência e. lealdade ao Seu santo sábado."5

Israel aprendeu lições de confiança durante toda a peregrinação pelo deserto. A provisão diária de comida e água era uma prova dramática do cuidado de Deus. Como um jovem pastor que ministrava estudos bíblicos sobre o sábado, enfatizei o fato de que durante mais de dois mil sábados o maná não caiu nem o que eles haviam recolhido na sexta-feira estragou. Isto demonstrou a Israel a importância de guardar o sábado.

Mas minha ênfase estava errada. A lição que tiveram que aprender foi que "o homem não vive só de pão, mas de toda palavra que sai da boca do Senhor" (Dt 8:3). O maná representava o Pão da Vida. “O pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. “Em verdade vos digo... eu sou o pão da vida” (João 6:32, 33). Lemos que "cada homem recolheu tudo o que necessitava" (Êx 16:18), e quando comemos do pão espiritual, nunca passaremos fome.

Compare a experiência de Israel com a tentação de Jesus. Quando Cristo estava com fome, o diabo disse: “Se você é o Filho de Deus, diga a estas pedras que se transformem em pães”. A questão não era apenas de apetite, mas de Sua filiação. Angustiado, confiaria na garantia dada no Jordão: "Este é meu Filho amado" (Mateus 3:17-4:4).

A prova chegou a Adão; veio para Israel; veio para Jesus – e vem para nós. Em tempos de angústia posso manter a certeza de que sou filho de Deus, sujeito de Seu amor? O sábado me lembra que posso.

O VERDADEIRO DESCANSO SABÁTICO SIGNIFICA QUE CONFIAMOS COMPLETAMENTE NELE PARA NOSSA SALVAÇÃO

Descansar em Cristo significa confiar Nele não apenas para as nossas necessidades temporais, mas também para a nossa justiça. Paulo fez uma aplicação espiritual às providências de Deus no deserto quando escreveu: "Eles beberam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo" (1 Cor. 10:3, 4). Segundo Ellen White: “Comer a carne e beber o sangue de Cristo é recebê-Lo como Salvador pessoal, crendo que Ele perdoa os nossos pecados, e que somos completos Nele”6

O Sinai também tem lições a ensinar, não apenas sobre a observância da lei, mas também sobre a justificação pela fé. O prólogo da lei é importante: "Vós mesmos vistes o que fiz ao Egito, e como vos carreguei em asas de águia e vos trouxe para mim" (Êx 19:4). Em outras palavras, você viu como eu o ajudei em suas necessidades temporais; agora você vai confiar em mim nas coisas espirituais? Israel prontamente prometeu que o faria. "Sentindo que eram capazes de estabelecer sua própria justiça, eles declararam: 'Tudo o que o Senhor disse faremos e seremos obedientes'"[...] ainda assim, apenas algumas semanas se passaram antes que eles quebrassem seu convênio com Deus, e curvou-se para adorar uma imagem esculpida. Eles não podiam esperar o favor de Deus por meio de uma aliança que haviam quebrado; e agora, vendo sua pecaminosidade e sua necessidade de perdão, foram levados a sentir sua necessidade do Salvador revelado no convênio abraâmico. Agora eles estavam preparados para apreciar as bênçãos da nova aliança.”7

No plano de Deus, não existe uma “antiga aliança”. A antiga aliança tornou-se prática em Israel porque eles não aprenderam a lição do Sinai e, portanto, nunca guardaram realmente o sábado.8 A tentativa de Neemias de uma reforma legislativa evoluiu para o terrível legalismo que Jesus teve de enfrentar de frente séculos mais tarde. "Assim vemos que não puderam entrar [no descanso de Deus] por causa da sua incredulidade" (Hb 3:19). "Israel, que buscava uma lei de justiça, não a obteve. Por que não? Porque não a buscaram pela fé, mas como se fosse pelas obras" (Romanos 9:31, 32). Eles resistiram à mensagem de justiça (10:3).

Somos melhores que nossos ancestrais espirituais? Como adventistas, falamos sobre a justificação pela fé provavelmente mais do que qualquer outra denominação, mas será que realmente experimentamos isso? Muitas vezes, quando o descanso em Cristo é enfatizado, alguns imediatamente perguntam: “Você quer dizer que não há nada para fazermos? Isso é graça barata!”

A graça, por sua própria natureza, nunca pode ser barata. Aceitar o dom da justificação e da santificação não é um ato passivo. É intensamente ativo. Só pode surgir de um sentimento profundo da nossa total pecaminosidade - não apenas de atos de pecado, mas da compreensão de que somos pecadores no âmago do nosso ser e, por isso, precisamos de perdão e ansiamos pela justiça. Então, quando o perdão é recebido, descansamos em Cristo — fazendo com alegria a Sua vontade e descansando sob Seus cuidados. "Uma vida em Cristo é uma vida de descanso. Pode não haver êxtase de sentimentos, mas deve haver uma confiança duradoura e pacífica. Sua esperança não está em você mesmo; está em Cristo [...] É amando-O, copiando-O, dependendo inteiramente Dele, para que você seja transformado à Sua semelhança."9

A verdadeira guarda do sábado, então, deveria ser uma celebração do dom da justiça. "Visto que fomos justificados pela fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo [...] e nos regozijamos na esperança da glória de Deus" (Romanos 5:1, 2). A fé genuína em Cristo significa que a cada sábado podemos celebrar a nossa passagem da morte para a vida. Não deveria este ser o tema central de cada sábado? Não baniria para sempre a reclamação pessimista "Acho que não vou conseguir!" bem como dar esperança e coragem a muitas almas que lutam?

O Sábado como celebração do descanso em Cristo dá uma dimensão completamente nova à forma como se guarda o Sábado. Muitas vezes o Sábado tem sido associado principalmente com o que devemos ou não fazer. Numa tarde de sábado, há muitos anos, enquanto levava uma jovem atraente de Loma Linda para casa, abaixei-me e arranquei uma erva daninha do gramado bem cuidado. Ela riu e perguntou: "Lyndon, quantas ervas daninhas alguém pode arrancar antes de violar o sábado?" Ela estava brincando, é claro, mas a pergunta ilustra a nossa abordagem à guarda do sábado como uma mera questão de cessar o trabalho físico.

Mas o mandamento não diz: “Nele [sábado] não farás nenhum trabalho”? É verdade, mas porque era exatamente assim que os fariseus entendiam o mandamento, eles constantemente procuravam regular suas vidas e as vidas dos outros para “não fazerem nenhum trabalho” ou fazer com que outros trabalhassem no sábado. Jesus condenou esta abordagem (Mt 12:1-18).

Será que o mandamento significa, em vez disso, que no sábado deixemos de lado o estresse e o cuidado de prover nossas necessidades diárias e reafirmemos nossa fé no cuidado providencial de Deus, tanto nas coisas temporais quanto nas espirituais? Não é refletir de maneira especial na Palavra: “Por isso eu te digo: não se preocupe com a sua vida, com o que você vai comer ou beber, nem com o seu corpo, com o que você vai vestir”.

Eugene Peterson, no Christianity Today, escreveu que o “pecado de barganha americano, à venda em praticamente todas as igrejas americanas”, é “a violação intencional do quarto mandamento”. Condenados neste ponto, ele e sua esposa decidiram que iriam guardar a segunda-feira como sábado, pois o domingo ele trabalhava demais. Não seria apenas um dia de folga, mas um verdadeiro sábado. Eles precisavam, escreveu ele, de um santuário e de um ritual; eles escolheram as trilhas da floresta como seu santuário – meditação, oração e brincadeiras como ritual. “Nenhuma outra coisa que já fizemos chega perto de ser tão criativa e aprofundadora em nosso casamento, nosso ministério e nossa fé”.10 Ele pode ter entendido o dia errado, mas pelo menos está acertando esse princípio.

Foi-nos dito que com o derramamento final do Espírito Santo, sairemos e pregaremos o sábado “mais plenamente”.11 Significa isto que aceitaremos verdadeiramente pela fé a justiça de Cristo como a nossa única esperança de salvação, sem quaisquer "ses", "e", "mas" ou "codicilos" sobre a perfeição? Mesmo a afirmação “Posso fazer isso com a ajuda de Cristo” ainda deixa o “eu” no centro. Não são apenas as coisas que fazemos ou deixamos de fazer que nos tornam indignos do reino; é a decadência inata de nossa natureza. É possível viver uma vida perfeita em termos de estilo de vida exterior, mas nenhum exercício ou prática religiosa pode erradicar o pecado que se entrelaça nos nossos próprios pensamentos e emoções. Somente Cristo pode fazer isso.

Guardar o sábado apenas como um memorial da Criação tem o perigo inerente de torná-lo como um dia de Martin Luther King. A maioria ignora o significado do dia porque para eles não é nada além de um feriado legalmente remunerado. Em contraste, aqueles que celebram o dia o fazem por causa do que Martin Luther King fez por eles. Eles se lembram da marcha pela liberdade. Nossa marcha pela liberdade é do Egito do pecado até a Canaã celestial.

Em resumo, o sábado nos lembra do privilégio de sermos escolhidos por Deus. É uma celebração da proteção que o Seu povo desfruta, uma garantia da perfeição que é nossa em Cristo.

"Resta, então, um descanso sabático para o povo de Deus; pois quem entra no descanso de Deus também descansa de seu próprio trabalho, assim como Deus descansou do seu. Façamos, portanto, todo esforço para entrar nesse descanso, para que ninguém cairá (Hb 4:9-11).

*Lyndon K. McDowell, DD, é um pastor aposentado que mora em Scottsdale, Arizona.

REFERÊNCIAS:

1. Genesis rabba, citado por Abraham Joshua Herschel, The Sabbath: Its Meaning for Modern Man (Nova York: Straus and Girous), 23.

2. Ibidem.

3. Ellen G. White, O Grande Conflito, 253.

4. Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, 371.

5. Ellen G. White, Manuscrito 104, 28 de setembro de 1997.

6. Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, 389.

7. Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, 372.

8. Não há nenhuma referência nas Escrituras a qualquer período da história em que Israel guardasse o sábado corretamente; antes, pelo contrário. Veja Ezequiel 20:13, 21; Jeremias 17:19-27; 2 Crônicas 36:20-22; Romanos 9:30-10:3.

9. Ellen G. White, Caminho a Cristo, 70.

10. Veja também Perguntas Difíceis que os Cristãos Perguntam , David Neff, ed. (Victor Books, 1989, Christianity Today, Inc.), 12,15.

11. Ellen G. White, Primeiros Escritos, 33.

12. NVI usada em todo o documento, a menos que especificado de outra forma.

 

FONTE: Ministry Magazine, fevereiro de 1998.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário