ADORAÇÃO DANÇANTE PARA UM POVO QUE NÃO DANÇA?
Michelson
Borges
Recentemente recebi
e-mail de um irmão músico que se mostrou preocupado com certos tipos de
produções musicais que têm se tornado comuns no meio adventista. Antes de
entrar no assunto, gostaria de reafirmar que admiro muito os cantores e músicos
de nossa igreja; apoio tanto quanto possível o ministério deles e oro por eles,
pois reconheço a importância da música juntamente com a pregação da Palavra e
outros ministérios importantes da igreja. No entanto, não podemos tapar os
olhos – ou os ouvidos – e fazer de conta que não há problemas. Assim como são
criticados maus sermões – como os sermões humanistas desprovidos de conteúdo
bíblico que de vez em quando são proferidos de nossos púlpitos – ou mesmo um
artigo publicado em alguma revista ou um livro com conteúdo duvidoso, entendo
que podemos e devemos avaliar a música de louvor que vem sendo produzida por
músicos da igreja. E assim como o pregador e o autor de um livro/artigo devem
estar abertos a ouvir as críticas e observações e ter maturidade para aprender
e crescer com elas, essa deveria ser também a postura dos músicos, afinal,
quando o assunto é louvor, minha vontade não deve prevalecer, mas, sim, as
balizas providas pela Bíblia e pelos livros de Ellen White (como o ótimo livro
Música, da CPB), que contêm princípios mais do que suficientes para reger a boa
música adventista de louvor.
O irmão me disse estar
muito triste ao ver o crescimento de uma tendência. “Como músico, não consigo
definir a maioria das nossas músicas recém-lançadas como além de música
gospel-adventista”, define. “Já pedi para colegas não adventistas escutarem
essas músicas e darem sua opinião ‘imparcial’; eles sempre definem como um
gênero próximo ao pop-rock ou simplesmente música gospel.”
Ele diz que,
atualmente, o que lhe preocupa e parece paradoxal é o incentivo à dança
presente em muitas músicas. “Tocamos em nossas igrejas estilos musicais
dançantes e esperamos que nossos irmãos não dancem, que fiquem apenas no nível
auditivo. Mas até quando isso durará? Não estamos criando um paradoxo?”, ele
questiona.
Segundo ele, os jovens
da igreja não têm tido a oportunidade de conhecer a estética e a maneira de
transmitir as verdades bíblicas por meio da música sacra. Para o músico, “as
várias estéticas presentes na música sacra das diversas épocas nunca
comunicaram a dança; ao contrário, o dançar via de regra sempre esteve ligado à
música popular, secular ou profana” – especialmente em nosso tempo e em nossa
cultura, os quais devemos, como igreja, sempre levar em consideração.
O irmão que me enviou o
e-mail acredita que a próxima questão a ser discutida não será mais sobre o uso
da bateria no louvor, mas, sim, se a dança é ou não aceitável para os cristãos
em nossa cultura e em nosso tempo, especificamente no Brasil.
Em seguida, ele propôs
dois casos fictícios, mas possíveis:
Caso 1: Imagine um
homem de cerca de 27 anos, professor universitário, batista, fez seus estudos
de piano clássico, fez mestrado em educação musical e doutorado em regência com
foco em música sacra. Em certo momento ele conhece a mensagem adventista e
decide ser batizado. Ele começa a rever sua vida e sua cosmovisão e inicia em
sua vida um processo de santificação com a ajuda do Espírito Santo. Depois
disso ele decide dedicar boa parte de seu tempo livre, que é um tempo razoável,
a algum projeto da igreja. Ele acharia em nossas igrejas um campo fértil para o
ensino da música sacra?
Caso 2: Imagine um
homem de cerca de 28 anos, guitarrista de uma grande banda de rock, compositor
e um músico muito bem realizado que sempre faz masterclass sobre música popular
e estilo rock para jovens músicos que pretendem seguir essa carreira. Certo dia
ele é apresentado à verdade e decide entregar a vida a Jesus. Depois de
batizado, ele decide se santificar e pede também ajuda ao Espírito Santo. Tendo
em vista os estilos musicais predominantes e diariamente oferecidos à nossa
igreja, e considerando que a música erudita e a estética sacra tradicional, que
embora existam em nossas universidades não são apresentada à grande maioria dos
membros, qual dos dois músicos encontraria mais rapidamente um campo de
atuação?
O músico cita Ariano
Suassuna: “O cachorro só come osso porque só lhe damos osso”, para perguntar:
“Quem vai gostar de música sacra, se só oferecemos como opção música gospel?
Quem deveria divulgar a música sacra, o mundo secular? Como alguém poderia
gostar de comida vegetariana se nunca teve a oportunidade de comer uma boa
comida feita por vegetarianos?”
Por esse e outros
motivos fiquei feliz com a notícia de que o Hinário Adventista passará por uma
atualização a fim de ser mais relevante para a atual geração (confira aqui a
notícia). Nele haverá a inclusão de novos hinos e a retirada de hinos em
desuso, cujas letras não mais comunicam aos adoradores desta época. Mas o que
marcará todas as canções serão as melodias adequadas ao louvor (e não
dançantes) e as letras com conteúdo teológico sólido, que ajudarão a fixar
verdades eternas na mente dos que as cantarem.
Um dos aspectos mais
importantes envolvidos no grande conflito entre o bem e o mal é exatamente a
adoração. Por isso, esse assunto deve ser levado muito a sério e ser alvo de
nossas mais fervorosas orações. Oremos pela nossa igreja, pelos nossos músicos,
pela nossa gravadora, pela comissão do novo hinário e por nós mesmos, a fim de
que Deus promova a unidade na diversidade e Se agrade do que Lhe oferecemos em
termos de louvor. [MB]
Nota 1: Fica
terminantemente proibido o uso deste texto para fins de ataque ou de crítica
pela crítica. Não foi com esse espírito que ele foi escrito e postado. Amo
profundamente minha igreja e nunca fui nem nunca serei adepto do “fogo amigo”.
Quero vê-la cumprir seu papel neste mundo perdido e ajudá-la no que me for
possível.
Nota 2: “O fato é que
muitos gostariam de unir igreja e palco, baralho e oração, danças e ordenanças.
Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada, podemos, ao menos,
prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela. Quando a
antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa
que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na falta de
pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente
pelo caminho da tolice” (Charles H. Spurgeon, citado por John F. MacArthur,
“Another Word Concerning the Down-Grade”, The Sword and the Trowel [agosto,
1887], p. 398).
FONTE: https://michelsonborges.wordpress.com/2018/01/17/adoracao-dancante-para-um-povo-que-nao-danca/
Comentários
Postar um comentário