Teologia

domingo, 18 de dezembro de 2016

LUZES E ALEGRES MELODIAS... É NATAL!





Ricardo André

Estamos na semana do Natal. Respira-se a atmosfera da linda festa que comemora o nascimento de Jesus. Particularmente, amo esse período natalino, pois é um tempo onde surgem cores e luzes por todos os lados. O ar se enche de lindas e alegres melodias, que nos lembram de que num passado distante nosso querido Deus visitou a pequenina cidade de Belém da Judéia. Ali, numa humilde estrebaria, Maria traria à luz um menino que, gerado em seu ventre pelo Espírito Santo, viria ser o nosso Salvador.

O nascimento de Jesus é o fato mais marcante de todos os acontecimentos da história do mundo. Até o nosso calendário valoriza esse fato dividindo a história do mundo em duas partes: antes e depois do nascimento de Jesus. E isto está plenamente correto.

Nesse tempo as pessoas ficam com um sentimento diferente, a solidariedade é algo muito incentivado. É uma época de paz, alegria, amor, muita festividade e troca de presentes. Em meio a toda esta euforia porém as pessoas  se esquecem do verdadeiro sentido do natal.

De que o natal só existe por uma razão, e essa razão as pessoas esquecem ou nem ligam para ela. Isso acontece devido a exploração comercial. O natal foi introduzido como uma festividade cristã em homenagem ao nascimento de Cristo nosso Redentor. Porém o comercio transformou isso em um momento favorável de aumento de demanda de compras.

Qual é o verdadeiro sentido do natal? Nas Sagradas Escrituras, descobrimos o verdadeiro significado do Natal: dar! Deus deu a Si mesmo tornando-Se carne, uma pessoa como nós. Jesus deixou o Céu para fazer para fazer parte deste mundo corrupto e resgatar-nos do pecado, degradação e morte eterna. Deus se tornou carne!


Descrevendo sobre o nascimento de Jesus, as Sagradas Escrituras dizem a respeito de Maria: “Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados" (Mateus 1:21, NVI). Eis aí a importante missão da vinda de Jesus à Terra: “salvará o Seu povo dos seus pecados". Jesus não era um filho comum. Era Emanuel, Deus conosco (Is 7:14), um “Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2:11, NVI).

Sem Jesus a humanidade estaria perdida. Só o originador da vida é que poderia resolver a questão da condenação de morte dos seres humanos em face de seus pecados. Esse fato nos comove muito. Só mesmo um amor infinito em grandeza poderia motivar um gesto de tão grande magnitude: um Deus, criador e todo-poderoso, Se dignar em vir ao mundo como se fora uma de Suas criaturas, para viver uma vida pura e exemplar, e por fim selar conosco Seu pacto de vida mediante a Sua morte. Nós, humanos, que nada somos, não podemos compreender tão grande humilhação. É por isso que damos mil louvores a Deus porque o Seu filho não Se negou a dar-nos salvação.

Nunca devemos nos esquecer de que o Cristo humano era Deus conosco, “um Salvador”. Esta é a mensagem de Natal, as “boas novas de grande alegrias” (Lc 2:10). Nasceu Emanuel! Ele pode mudar o coração das pessoas, ressuscitar os mortos e salvar-nos da destruição eterna. Mas fazer isso custou-Lhe a vida. Devemos sempre contemplar Belém à luz do Calvário – contemplar a esperança que a manjedoura e a cruz nos dão.

Caro amigo leitor, deixemos que o espírito de natal tome conta de nosso coração! Que os presentes dados e recebidos nestes dias de alegria e festa possam levar consigo a gratidão sincera de corações reconhecidos, que expressam a Deus o seu louvor e adoração por Jesus, o dom da vida e o nosso Salvador!

Estrela de Luz
 
Estrela de luz um dia brilhou,
Com raro fulgor, e os magos guiou
Ao pobre curral da humilde Belém,
Ao meigo Jesus, a fonte do bem.

CORO: Brilhando inda está, brilhando inda está,
A estrela de luz, de raro fulgor
Brilhando inda está, brilhando inda está,
A estrela a indicar o Deus Salvador

Já por Balaáo, da estrela porvir,
Ouviram falar, em terra oriental;
E logo que a vêem, a estão a seguir,
E vão encontrar Jesus, afinal.

A fim de encontrar e ter salvação,
Havemos também de a estrela seguir;
E achando a Jesus, felizes, então,
Do amor e da paz iremos fruir.

(Hinário Adventista, nº 46)




Que a luz vinda de Belém domine o nosso coração! Feliz natal para todos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário