Teologia

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

DE BATISTA A ADVENTISTA – O TESTEMUNHO DE WALLACE MUNIZ



por Ricardo André

Gostaria de convidá-lo a conhecer o testemunho de conversão do jovem Wallace Muniz de Lima e por que se tornou adventista do sétimo dia. É um precioso testemunho de alguém que estava em busca da verdade e guiado pelo Espírito da Verdade a toda verdade.

Seu encontro com Jesus

Wallace Muniz mora em Lagarto, Sergipe, com a esposa e sua enteada. Ele é oficial administrativo da Escola Estadual Leite Neto.  Nasceu num lar católico, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Veio para Sergipe aos seis anos de idade, quando seus pais decidiram morar em Aracaju, SE com a família, em 1983. Na sua adolescência curtia muito rock, mas sempre sentiu uma necessidade muito grande de buscar o caminho certo, e tinha sede pela verdade. Ele buscou a Deus em três igrejas evangélicas.  Experimentava constantemente uma sensação absurda de vazio profundo. Mas um dia a misericórdia e o amor de Deus o alcançou, e sua vida teve uma mudança radical.

Aos 19 anos, fez uma visita aos seus avós maternos, no Rio de Janeiro, em fevereiro de 1996. E foi nesse estado (Rio de Janeiro) onde aconteceu uma coisa que marcou sua vida de modo indelével. Um dia ele foi levado por parentes a Igreja Assembleia de Deus (igreja dos seus avós), onde impelido pelo Espírito Santo aceitou a Jesus Cristo como Salvador e Senhor da sua vida. Daquele momento em diante, ele estaria iniciando a experiência de uma nova vida, começando a viver com Jesus ao seu lado. Ao retornar para Aracaju começou a frequentar a Igreja Assembleia de Deus da Rua Bahia, durante dois anos (1997 e 1998). Em 1999, decidiu congregar na Primeira Igreja Batista do seu bairro, Sol Nascente, por conta da proximidade da sua casa. Frequentou aquela Congregação entre os anos de 1999 e 2002.

Em 2002 tornou-se membro da igreja Presbiteriana, tornando-se calvinista, crente na doutrina da Predestinação. Foi presbiteriano durante os anos de 2002 a 2009. Durante o período que foi presbiteriano guardava o domingo conscientemente como ensina a igreja Presbiteriana. No primeiro semestre de 2015, começou a ter muitas dúvidas a respeito das crenças calvinistas, a exemplo da doutrina da Predestinação e do Pedobatismo (batismo de crianças). Então, começou a estudar as doutrinas Adventistas do Sétimo Dia. É a partir desse estudo que abandona definitivamente o calvinismo .

Em 2009, leu o livro “Bebês devem ser Batizados?”, da Editora Fiel. Ao descobrir tratar-se de um erro o batismo infantil retorna a Igreja Batista. Em 2007, Wallace decide fazer o Curso de Teologia, no Seminário Batista de Aracaju, tendo concluído no ano de 2011, quando recebeu o Diploma de Bacharel em Teologia. Antes de concluir o curso, em 2010, casou-se com a lagartense Gisélia Duarte de Souza Muniz. Por conta disso assou a morar em Lagarto. Após a conclusão do Curso de teologia, dirigiu a Igreja Batista da Água Fria, município de Salgado, durante dois meses. Em novembro de 2012, dirigiu a Congregação Batista do Bairro Novo Horizonte (bairro onde mora).

O encontro com a Verdade Presente

Nesse mesmo ano, ele assistiu ao Programa “Na Mira da Verdade”, do jornalista Leandro Quadros, da Novo Tempo, Canal de TV da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Foi através da Novo Tempo que ele teve contato com a mensagem Adventista.

No momento em que assistia ao programa “Na Mira da Verdade”, Deus tocou profundamente o coração dele, despertando-o para uma nova realidade quanto à importância dos Dez Mandamentos (Ex 20:1-17; Dt 5:1-21) na vida do cristão salvo pela graça.

O professor Leandro Quadros o deixava atônito com tantas informações que pareciam tão óbvias, mas por causa de sua formação religiosa discordavam de alguns pontos ensinados por Leandro.  Ficava feliz, mas apreensivo ao mesmo tempo. Assim como muitos outros amigos, Wallace pensava que o adventismo era uma seita. Porém, motivada por um desejo sincero de conhecer mais a Deus e sua verdade, ele estudou a Bíblia com a Novo Tempo, Canal de TV da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e percebeu que o adventismo é uma religião genuinamente cristã e que Senhor, além de ser amado, precisa ser obedecido. Ele orava bastante para que Deus mostrasse a ele a verdade. Continuou assistindo outros programas da Novo Tempo, a exemplo do “Arena do Futuro”, do Pr. Luís Gonçalves, “Bíblia Fácil”, do Pr. Arilton. Começou também a pesquisar os ensinos bíblicos da Igreja Adventista através de suas literaturas. Isso causou um impacto profundo em seus conceitos teológicos.

O aprofundamento do estudo da Bíblia lhe trazia uma clareza de fundamentos lógicos muito fortes. Segundo ele, os programas o desafiavam a reexaminar suas crenças, o que foi um verdadeiro desafio. Foi a cada dia convencendo-se que Jesus não aboliu a lei, mas cumpriu TODA a lei. Ele cumpriu a LEI MORAL: guardava o sábado (Lc 4:16). Quando descobriu que o sábado era o dia de guarda bíblico, logo decidiu guarda-lo. Ele começou a guardar o sábado a partir de setembro de 2014.

O tempo foi passando e a cada dia que se passava ele ia procurando saber mais sobre as verdades bíblicas. Convenceu-se também que a Bíblia não ensina imortalidade da alma, tampouco a existência de um inferno de fogo. Convenceu-se da mensagem do Santuário ao ler o livro “O Sacerdócio Expiatório de Jesus Cristo. A medida que lia o livro punha-se a meditar muito em casa sobre essas verdades do “evangelho eterno”... Os sentimentos que ele tinha enquanto lia os livros da igreja adventista e assistia a Novo Tempo eram muito fortes e algo sempre dizia em seu coração "aí é seu lugar". Começou a frequentar a Igreja Adventista. Mas não se sentia preparado para o batismo. Tinha uma dúvida se Ellen G. White era profetisa verdadeira ou não. Por conta de sua formação religiosa anterior acreditava  que o dom profético tinha cessado com o último apóstolo. Ele manifestou um desejo profundo de ter suas dúvidas esclarecidas. Um irmão da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Bairro Estação, Ginaldo Melo, orientou-o procurar o professor Ricardo André, pois ele poderia dirimir suas dúvidas.

Após dois dias de estudos sobre o dom profético com o irmão Ricardo André, ele convenceu-se que, de fato, Deus pode conceder o dom profético nos tempos modernos, e o fez no ministério e obra de Ellen G. White.

Várias outras coisas aconteceram até que ele tomou a decisão de ser batizado e de ser membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Foi uma decisão pensada e consciente, orou e sentiu que era a vontade do SENHOR que se batizasse.  Seu batismo ocorreu ao término da série de conferência evangelística, realizada no Bairro Estação, no dia 27 de outubro de 2015, pelo Pastor Charles.


  Há muitas pessoas sinceras como o Wallace Muniz que, com um coração aberto ao Espírito Santo permitem-Lhe que lhes abra o entendimento para a compreensão total das Escrituras. Assim como ele, muitos outros têm tido a coragem de confrontarem suas crenças atuais e reciclá-las à luz das novas revelações da Palavra de Deus.

Oremos por todos os filhos sinceros do Pai, que estão em busca do conhecimento pleno das Escrituras. E divulguemos a história de Wallace Muniz para que muitos outros tenham a oportunidade de desfrutarem de uma experiência espiritual tão enriquecedora como a dele.

Caro amigo leitor, convido você também para estudarmos juntos a Palavra de Deus e chegarmos a conclusão de onde está a verdade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário