Teologia

domingo, 10 de maio de 2015

MUITO ALÉM DO SOL ESTÁ O MEU LAR



Ricardo André

Quando me tornei Adventista do Sétimo Dia, na década de 1984, uma das primeiras músicas que aprendi foi o hino nº 551 do Hinário Adventista, “Muito Além do Sol”, cujo coro diz: “Muito além do Sol, muito além do Sol está o meu lar, um belo lugar, muito além do Sol. Lembro-me com emoção dos dias que cantava nos cultos da IASD do Cabo de Santo Agostinho/PE.

Quando o ministério terrestre de Jesus chegou ao fim, os discípulos ficaram desanimados ao perceberem que o reino que Ele viera estabelecer não seria uma estrutura política terrestre. Embora eles ainda não houvessem compreendido bem o que aconteceria com Jesus, seus planos desmoronaram de vez quando Ele lhes anunciou que se retiraria da presença deles, voltaria ao Pai. Eles ficaram profundamente tristes. Então Cristo procurou confortá-los, elevando os pensamentos deles para aquele mundo melhor, o encantador mundo do amanhã, localizado “muito além do Sol” e que será a habitação eterna dos remidos, fazendo a maior e mais importante promessa: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. (João 14:1-3).

Jesus sabia que os discípulos levariam uma vida de peregrinação, viajando de um país para outro para pregar o evangelho. E, para homens em constante mudança de lugar, o que mais precisavam era a promessa de um verdadeiro lugar de descanso.

Ao afirmar que “Na casa de meu Pai há muitas moradas”, Jesus podia ter em mente uma casa espaçosa e ampla, com acomodações para todos os seus moradores. Os discípulos, portanto, não precisariam se preocupar com a falta de lugares. Mas Jesus não está agora administrando a construção de moradas para nós, no Céu, como eu pensava no início da minha carreira cristã, pois Ele mesmo disse que o reino dos Céus já está preparado para nós “desde a fundação do mundo” (Mt 25:34).

No simbolismo de Suas palavras sobre o preparo de um lugar para o povo de Deus podemos compreender a Sua obra intercessória no Santuário Celestial, pois, como nosso “Precursor” (Hb 6:20), Ele penetrou no Lugar Santíssimo. Foi  à nossa frente, preparando esse lugar para que nós possamos estar ali também.

Assim como a Terra está pronta para receber os seres humanos quando foi criada, o Céu também estará pronto quando lá chegarmos. Não haverá improvisação, pois Deus é um Deus de ordem, e planeja tudo com antecedência.

Em breve Jesus voltará para nos levar a Casa do pai, muito além do Sol. Ele prometeu voltar e vai cumprir. Teremos uma casa, um belo lugar. Entretanto, só estarão lá os que crerem e aceitarem a Jesus como seu Salvador (Jo 14:6). Isto haverá de ser uma experiência magnífica. Mas só participarão dessa experiência os que se prepararem condignamente. A escritora cristã, Ellen G. White, escreveu o seguinte:

“Poderiam aqueles cuja vida foi empregada em rebelião contra Deus, ser subitamente transportados para o Céu, e testemunhar o estado elevado e santo de perfeição que ali existe, estando toda alma cheia de amor, todo rosto irradiando alegria, ecoando em honra de Deus e do Cordeiro uma arrebatadora música em acordes melodiosos, e fluindo da face dAquele que Se assenta sobre o trono uma incessante torrente de luz sobre os remidos; sim, poderiam aqueles cujo coração está repleto de ódio a Deus, à verdade e santidade, unir-se à multidão celestial e participar de seus cânticos de louvor? Poderiam suportar a glória de Deus e do Cordeiro? Não, absolutamente; anos de graça lhes foram concedidos, afim de que pudessem formar caráter para o Céu; eles, porém, nunca exercitaram a mente no amor à pureza, nunca aprenderam a linguagem do Céu, e agora é demasiado tarde. Uma vida de rebeldia contra Deus incapacitou-os para o Céu. A pureza, santidade e paz dali lhes seriam uma tortura; a glória de Deus seria um fogo consumidor. Almejariam fugir daquele santo lugar” (Eventos Finais, p. 279).

Aqui é o lugar e agora é a hora de nos prepararmos para o Céu. Busquemos receber e praticar o amor de Jesus. Exercitemos a bondade, a pureza nos atos e nas palavras. Vamos desde agora, na companhia e na força de Jesus, nos acostumar a viver aqui a vida que viveremos lá no Céu.

Caro amigo leitor, a promessa de Jesus está prestes a se cumprir. Você está pronto para encontrar-se com Ele. Ele foi preparar-nos um lugar no Céu. Logo, há um lugar a espera de cada um de nós. Preparemo-nos para morar lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário