Teologia

segunda-feira, 20 de abril de 2015

VALE A PENA SEGUIR A JESUS?



Ricardo André

Encontramos na Bíblia Sagrada um interessante e honesto diálogo entre Jesus e Pedro. Ela revela que uma intrigante questão pairava na mente de Pedro. “Então Pedro lhe respondeu: "Nós deixamos tudo para seguir-te! Que será de nós? "Jesus lhes disse: "Digo-lhes a verdade: Por ocasião da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar em seu trono glorioso, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna” (Mateus 19:27-29, NVI). O texto apresenta uma das muitas conversas de Pedro com Jesus. Impulsivo como sempre, ele estava intrigado. Havia acompanhado o encontro do jovem rico com Jesus e viu o momento quando Ele lhe orientou a vender tudo o que tinha, para ter um tesouro no Céu.

A pergunta de Pedro foi direta, diante daquilo que havia visto e ouvido: “Nós deixamos tudo para seguir-te! Que será de nós?” (19:27). Se o jovem rico precisava vender tudo e dar aos pobres, para ter um tesouro no Céu, a preocupação de Pedro era com a situação dele e dos outros discípulos. Eles haviam deixado tudo para trás. Será que receberiam alguma recompensa por isso?

Alguns têm questionado a vontade de Deus, dizendo que suas proibições são tantas, que se forem segui-Lo do jeito certo a vida vai perder a graça e a liberdade. Em outras palavras, não se ganha nada com isso.

Precisamos responder essa questão: “vale a pena seguir a Jesus? O que nós ganhamos quando tomamos esta decisão?

Pedro foi corajoso em expressar um questionamento que muita gente guarda no coração: Será que compensa deixar tantas coisas que são populares, ou mesmo interessantes, para seguir a Jesus? É bem possível que algumas pessoas tenham vontade de olhar para Jesus e perguntar: “Senhor, nós deixamos amigos, hábitos, lugares, roupas, alimentos, músicas para te seguir, e o que receberemos em troca?

Quatro Grandes Recompensas que o Cristão Recebe

Apesar de muitos identificarem os crentes em Cristo como o povo do “NÃO”, na realidade somos o povo do benefício, porque ganhamos muito mais do que deixamos quando seguimos a Cristo. Isto foi o que Cristo confirmou a Pedro, ao responder sua pergunta. Vejamos apenas três dentre tantas grandes recompensas que recebemos, quando deixamos de lado alguma coisa para seguir a Jesus. Só por estas três recompensas já é possível entender que não temos uma visão negativa da vida cristã.

1) Liberdade
É possível até que alguém questione: “Mas é exatamente isso que eu perco. Me sinto preso a tantas proibições!” Será que esta é a verdade? Foi Cristo quem disse: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" (João 8:32, NVI). A verdade liberta, não aprisiona ninguém!

Você quer uma prova de que isso é real? Imagine dois jovens, com 18 anos. Um cristão fiel e o outro sem religião, e consequentemente sem ter que deixar nada. O jovem que não tem religião bebe, fuma, usa drogas e curte bandas de heavy metal. É livre para fazer tudo isso, e gosta do que faz. Já o jovem cristão, foi educado dentro dos princípios da Bíblia, não bebe, naõ fuma, não usa drogas e ouve músicas equilibradas. Parece proibido de experimentar o que o outro faz. Vamos resolver a questão, avaliando o que aconteceria se os dois resolvessem trocar de lugar. O garoto que não é cristão, deseja se tornar cristão e o outro, que é cristão, resolve abandonar a fé e seus princípios.

Qual dos dois teria maior facilidade para mudar seus hábitos? Qual dos dois é realmente dono de suas decisões, e está livre para toma-las? É fácil para o garoto não cristão deixar de beber? Fumar? Usar drogas? Ouvir heavy metal? Sim, vai ser possível pelo poder de Deus, mas vai haver muita luta para isso.

E o garoto cristão fiel? É fácil começar a fumar? A beber? A usar drogas? A ouvir música pesada? Claro, você sabe que é muito fácil! É fácil a gente concluir que aquele que segue o caminho de Deus é livre de verdade. É dono de suas próprias decisões! Aquele que segue um caminho sem Deus e parece livre, descobre que as coisas não são bem assim, quando resolve mudar de vida. Quem deixa tudo para seguir a Cristo sempre recebe a verdadeira liberdade como recompensa. É dono de seu destino.

2) Felicidade
Você já parou para pensar no que é felicidade? Felicidade é viver bem! Ter equilíbrio nas horas fáceis e difíceis!

Imagine quando você compra um eletrodoméstico. Ele vem com um manual do fabricante, que sempre está cheios de “nãos”. “Não ligue na voltagem errada, não exponha ao sol, não use determinado produto para sua limpeza”. Enfim, vários “nãos”. Eles são colocados porque o fabricante, que conhece o produto nos mínimos detalhes, sabe exatamente como ele deve ser usado para funcionar bem. Seus “nãos” foram apresentados visando evitar desconforto ao usuário, e não atrapalhar sua vida.

Nossa realidade é muito semelhante. Deus, que nos criou, sabe o que devemos fazer para funcionar bem. Por isso Ele nos deu o Seu Manual do fabricante, que é a Bíblia Sagrada. Ela apresenta todos os caminhos para nossa felicidade. Nela, você vai encontrar vários “nãos”, mas sempre procurando evitar problemas ao nosso “funcionamento”. Se escolher fazer diferente do que é apresentado em Seu “manual do fabricante”, o resultado será o desconforto dos problemas. Sempre que você deixar tudo para seguir as orientações de Deus, vai viver em harmonia e equilíbrio, e isso é felicidade.

3) Proteção
A proteção vem como resultado da escolha certa. Esse é um grande benefício! Para tudo o que você deixa quando segue a Cristo existe uma consequência positiva, como resultado da proteção divina.

De que os jovens cristãos são protegidos?  Dos problemas enfrentados pela maioria dos jovens não cristãos no século 21, decorrentes do sexo livre, drogas e Rock’n Roll, a exemplo da gravidez indesejada entre adolescentes, abortos e a violência. Milhões de jovens são assassinados no Brasil por causa das drogas, brigas, rixas de gangues ou torcidas. No sábado passado (18/04), os jornais noticiaram a chacina de 8 jovens na sede da torcida Pavilhão Nove, do Corinthians, em São Paulo. Mydras Schmidt, de 38 anos, Ricardo Junior Leonel do Prado, de 34 anos, André Luiz Santos de Oliveira, de 29 anos, Mateus Fonseca de Oliveira, de 19 anos, Fabio Neves Domingos, de 34 anos, Jhonatan Fernando Garzillo, de 21 anos, Marco Antônio Corassa Junior, de 19 anos, e Jonathan Rodrigues do Nascimento, de 21 anos, foram assassinados. A maioria deles envolvidos com o tráfico de drogas. É duro ver jovens antecipando a própria morte. Todos sabemos que um dia vamos morrer, e estamos vulneráveis a qualquer momento. Porém, quando seguimos as orientações de Deus quanto aos amigos que temos, às músicas que ouvimos, aos lugares que frequentamos, estamos livres de antecipar a própria morte, se envolvendo em atos de violência.

O jovem que deixa tudo e segue as orientações de Cristo, não têm estes problemas. Estão livres da gravidez na adolescência, não faz parte do grupo de usuários de drogas. Está livre deles. A pergunta que surge, então, é óbvia: nós perdemos ou ganhamos? Com certeza, estamos protegidos destas consequências. Conheço garotas e rapazes, cristãos, que enfrentam o drama de serem pais na adolescência, mas isso aconteceu porque seguiram um caminho diferente daquele que Deus orientou. Deus os ama, mas terão de enfrentar as consequências.

4) Esperança de Vida Eterna
Seguir a Jesus pode ter um preço alto: Tudo aquilo que nos embaraça no caminho para o Céu precisa ser destruído. Ídolos pessoais e paixões precisam ser derrotados. Sofrimento físico e emocional produzido pela perseguição e desprezo do mundo, privação financeira também representam o custo do discipulado.

Mas uma coisa é certa: o que quer que ganharmos ou perdermos neste mundo, tudo o que realizarmos, tudo o que fizermos para nós mesmos, será apenas temporário. Essas coisas desaparecerão para sempre. Em contraste com isso, aquilo que ganhamos por meio de Jesus Cristo aqui neste mundo e no futuro, a vida eterna, em um novo Céu e em uma nova Terra, vale muito mais do que tudo o que este mundo jamais poderá oferecer.

Seguimos a Jesus porque temos a promessa, a esperança de redenção, de uma nova vida num mundo novo, sem pecado, sofrimento e morte (Jo 14:1-3; 2Co 3:13; Ap 21:15; 22:1-5). O que as alegrias e as boas coisas deste mundo significam em comparação com a eternidade ao lado de Cristo? Absolutamente nada! (Rm 8:18).

Caro amigo leitor, talvez você esteja em dúvida, como Pedro, acerca de sua escolha. Quem sabe, esteja preocupado por ter deixado tantas coisas para ficar com Jesus. Lembre sempre de que andar com Cristo vale apena. É uma vida positiva e vitoriosa. Tem muito mais benefícios do que proibições, porque Ele sempre busca o nosso bem. Deus lhe concederá as bênçãos e prosperidade neste mundo, e no futuro, a vida eterna. Esse é o melhor resultado de seguir a Jesus!

Novamente temos que responder: perdemos ou ganhamos? A resposta é imediata, ganhamos! Compensa seguir a Jesus!



4 comentários:

  1. Maravilhosa pregação, tudo que eu precisava para pregar em uma celula,espero poder passar o teor profundo da mensagem,que Deus me ajude!grande bj e Deus abençoe teu miisterio😘😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  2. Amém! Louvado seja Deus porque nossas mensagens aqui lhe tem ajudado, meu irmão! Fique com Deus. Abraço afetuoso!!!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso comentário, me ajudou bastante no meu Sermão.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por renovar minha fé com esse belíssimo texto. Deus o abençoe 🙏

    ResponderExcluir